Relatório de marketing: conheça 5dicas de como fazer

relatório

O relatório de marketing é fundamental para monitorar as métricas e acompanhar o desempenho das campanhas e estratégias da marca. Esse documento orienta decisões estratégicas e comprova a eficácia das ações trabalhadas.

Basear-se em dados é fundamental para qualquer estratégia de marketing, principalmente pela internet. Analisá-los facilita na hora de interpretar os resultados e tomar decisões favoráveis aos negócios.

No entanto, o que se percebe é que nem toda empresa é orientada por dados ou sabe elaborar bons relatórios de marketing, que comprovem e embasam as escolhas das ações.

Só que existem várias estratégias de marketing que precisam ser trabalhadas pelas companhias, para que seus produtos e serviços sejam devidamente divulgados. Só assim a empresa vai atrair a atenção das pessoas certas.

Se não houver um relatório adequado, a tendência é continuar investindo em práticas que não trazem bons resultados e com isso prejudicar o orçamento voltado para a divulgação.

Para os profissionais de marketing, por sua vez, é uma forma de comprovar a eficácia das ações e aumentar a satisfação dos clientes.

Neste artigo, você vai entender o que é um relatório de marketing, compreender sua importância e aprender algumas dicas para elaborá-lo.

O que é relatório de marketing?

Relatório de marketing é um documento que reúne todas as informações sobre o desempenho de ações e estratégias usadas pela empresa, para divulgar seus produtos e serviços.

É uma importante ferramenta de avaliação usada na gestão de negócios, tendo como objetivo analisar os resultados e embasar as decisões futuras.

Por meio desse relatório, uma gráfica especializada em impressão de etiquetas com código de barras vai analisar os resultados de suas campanhas periodicamente e verificar o que precisa ser mudado ou não.

Em outras palavras, para saber o que deu certo e o que deu errado e com isso melhorar as próximas ações, é indispensável usar os relatórios para monitorar o desempenho dos investimentos.

Importância dos relatórios de marketing

Os relatórios de marketing servem como base para as estratégias, além de contribuírem com avaliações e insights relacionados a outras áreas do negócio.

Eles mostram o desempenho de ações passadas ou que estão em andamento, sempre procurando otimizar as práticas do futuro e melhorar as estratégias vindouras. Sua importância se explica por meio dos benefícios, que são:

  • Acompanhar os resultados;
  • Identificar bons canais;
  • Conhecer melhor a persona;
  • Comprovar eficácia da estratégia;
  • Justificar investimentos.

A principal função desse relatório é acompanhar os resultados das estratégias. Ele pode ser elaborado ao longo do andamento de projetos ou quando uma campanha de marketing termina, por exemplo, no caso de ações durante o Natal.

Com isso, um fabricante de tinta para piso com alto brilho identifica as ações que estão trazendo os resultados esperados, além daquelas que precisam ser ajustadas para alcançar as metas e indicadores do planejamento estratégico.

A equipe consegue orientar melhor seus esforços para alcançar os resultados propostos, mas outra vantagem que se destaca está relacionada aos canais usados para a divulgação.

A marca precisa identificar quais são os melhores canais de marketing para ela, como é no caso das redes sociais, e-mail marketing, campanhas Ads, SEO, produção de conteúdo e assim por diante.

No meio de tantas possibilidades, é imprescindível saber quais geram mais conversão, tráfego e engajamento. A partir do momento em que você escolhe os melhores canais, fica mais fácil impactar as pessoas certas.

Por conta disso, também fica muito mais fácil reunir informações sobre a audiência. A empresa descobre quem são as pessoas que acompanham seus perfis nas redes sociais, acessam seu site ou blog e recebem os conteúdos por e-mail.

Elas conhecem melhor o perfil desses usuários e a maneira como eles se comportam, e com base em suas características, tem mais facilidade para monitorar o perfil da audiência, conhecer seu público e criar uma persona compatível com a realidade.

Uma empresa de montagem de quadro elétrico monofásico precisa saber quem é seu perfil de cliente ideal para criar estratégias e conteúdos capazes de se conectar com esses indivíduos.

Os relatórios também são uma ferramenta poderosa para comprovar a eficácia das ações e o retorno que elas estão trazendo para o negócio.

Mas para compreender todos esses pontos, é fundamental que o relatório traga informações simples e objetivas, sem números ou gráficos muito complicados, para que todos os profissionais envolvidos possam interpretá-lo.

Uma vez que a empresa consegue comprovar a eficácia de suas estratégias, vai justificar os investimentos necessários em marketing.

Os gestores passam a compreender que investir em campanhas e publicidade não é um gasto, mas o investimento crucial para fazer o negócio crescer.

Mais do que justificar os valores que foram investidos, a companhia verifica se investe o suficiente ou então se é necessário aumentar ou reduzir seus custos.

Seja para divulgar a solução em um outdoor rodovia ou para trabalhar com qualquer outro tipo de estratégia, é necessário saber elaborar o relatório de marketing corretamente.

Como elaborar um relatório de marketing

Agora que você já compreende o conceito e a importância desse relatório, é fundamental saber elaborá-lo do jeito certo. Para isso, é fundamental seguir um passo a passo. Veja:

 

1. Definir prioridades

O primeiro passo é definir as prioridades porque praticamente tudo pode ser medido quando se trata de marketing digital. Desde a origem do tráfego até a taxa de abertura de e-mail, muita coisa pode ser avaliada, portanto, veja o que é mais importante.

Priorize as métricas mais relevantes para a empresa, caso contrário, corre o risco de ter dados soltos que mais confundem do que esclarecem.

Dentre as métricas mais avaliadas estão o custo de aquisição de cliente, retorno sobre os investimentos e custo por lead.

2. Estabelecer a periodicidade

Agora é que uma empresa de refrigeração e climatização já sabe quais métricas vai avaliar, precisa definir a periodicidade com que elas serão acompanhadas.

É necessário olhar para elas regularmente, visto que essa prática ajuda a estabelecer uma linha de tempo compatível com a evolução do negócio, facilitando na hora de fazer as comparações e prever resultados futuros.

A companhia pode fazer um acompanhamento a cada 2 semanas, no entanto, e 20 períodos muito curtos, principalmente se não houver uma grande variação de dados.

Quando isso acontece, os insights podem ser diluídos, dando a impressão de que as estratégias não estão avançando.

Agências e profissionais de marketing costumam fazer relatórios a cada 3 ou 6 semanas para obter respostas relevantes.

3. Investir em boas ferramentas

Assim como existem ferramentas que ajudam a elaborar as estratégias de marketing, também existem recursos voltados para o acompanhamento das ações.

Uma empresa de instalação de tela de proteção infantil pode usar o Google Analytics, além de contar com plataformas que criam relatórios e dashboards automáticos.

A corporação vai economizar tempo na hora de elaborar os relatórios, além de visualizar facilmente os resultados por meio de vários canais.

4. Fazer uma boa apresentação

Depois de definir tudo o que é necessário para compor o documento, chegou o momento de se atentar ao relatório em si. O recurso pode ser criado automaticamente ou por meio de templates pré-definidos.

O template será responsável por prender a atenção para o conteúdo, além de organizar muito melhor as informações presentes nele.

O gestor de marketing de uma autoescola especializada em adicionar a categoria d pode primeiro oferecer um panorama geral e depois se aprofundar em alguns aspectos.

Independentemente disso, é fundamental fazer comparativos de tempo, visto que isso ajuda a contextualizar as informações apresentadas.

Se a ideia for apresentar slides, procure não colocar uma grande quantidade de texto, por outro lado, o PowerPoint é uma ferramenta adequada para usar imagens e gráficos que geram mais engajamento entre todos os participantes da reunião.

5. Atentar-se aos processos

Além das métricas, outro indicador muito importante são os processos do time e eles precisam ser acompanhados.

Ao criar processos claros para cada tarefa, um fabricante de fliperama caseiro consegue estabelecer padrões e identificar quais práticas funcionam melhor.

Esse recurso também auxilia gestores e consultores a perceberem quais são os pontos fracos da campanha, o que ajuda a melhorá-la.

Considerações finais

Os relatórios de marketing digital são muito importantes para acompanhar os resultados e providenciar as mudanças necessárias que vão alavancar o desempenho.

Há muito tempo que os profissionais e agências não esperam os insights de criatividade surgirem, afinal, existe uma ferramenta capaz de auxiliar nesse processo.

Investir em marketing digital é uma necessidade hoje em dia para qualquer negócio que queira crescer e se estabelecer no mercado em que atua.

Mas para que as estratégias sejam realmente assertivas, elas precisam ser embasadas e confirmadas por meio de relatórios.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site?
Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor #anunciodevenda ...
SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

 

Obrigado por nos visitar. Deixe uma opinião ou mensagem, isso nos ajuda a melhorar esse espaço

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O PIN!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
Projeto
close-link
Scroll to Top
%d blogueiros gostam disto: