Qual a importância do SEBRAE para uma empresa?

SEBRAE

O SEBRAE é um órgão brasileiro que apoia os empreendedores e os pequenos e médios negócios. 

É comum vermos as pessoas tendo idéias inovadoras de negócio, mas por melhores que sejam, acabam ficando apenas nas ideias.

Geralmente, isso acontece porque as pessoas não têm conhecimento ou apoio necessários para empreender.

Se elas tentam agir por conta própria, acabam cometendo erros e tropeçam nas armadilhas que encontram pelo caminho.

O empreendedor brasileiro precisa de ajuda para levar uma ideia adiante, isso envolve o planejamento, análise de detalhes e fatores e o capital necessário para tornar a empresa uma realidade.

Para orientar essas pessoas e conduzi-las por uma trajetória de sucesso existe o Sebrae. 

Para aqueles que estão envolvidos de alguma maneira com micro e pequenas empresas, buscar a orientação deste órgão é fundamental.

Com certeza você já deve ter ouvido sobre ele, assim como muitas pessoas conhecem, mas não sabem ao certo o que ele realmente faz.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é o Sebrae, falar sobre a sua importância e quais são os recursos oferecidos por ele. 

O que é o Sebrae?

SEBRAE é uma sigla para Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Trata-se de uma entidade que tem a missão de apoiar o empreendedorismo brasileiro.

Foi criada em 1972 e seu objetivo é ser referência em suporte a esses negócios, e em princípio, era vinculada ao governo federal.

Em 1990, com o surgimento da lei 8.029/90 e 8.154/90, deixou de fazer parte da administração pública e passou a atuar como instituição privada sem fins lucrativos, como um serviço social autônomo.

Muitas empresas, como as especializadas na realização de projeto de ar condicionado receberam apoio do Sebrae de muitas formas.

A instituição oferece conhecimento operacional e técnico para que micro e pequenas empresas possam crescer e se fortalecer no mercado, isso é feito por meio de:

  • Cursos;
  • Palestras;
  • Programas;
  • Eventos.

Dessa forma, o órgão consegue fomentar o empreendedorismo no Brasil. Todos os estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal, possuem sucursais do Sebrae.

Existe uma unidade coordenadora central e mais 27 unidades regionais que são administradas de maneira autônoma. 

Além disso, os empreendedores também podem contar com postos de atendimento em diversos municípios.

Por meio dessa estrutura, a entidade oferece consultorias para os empreendedores tirarem suas dúvidas e cumprirem todas as etapas do empreendimento.

Você pode obter informações sobre abertura, auxílio para obtenção de crédito e microcrédito, bem como dicas de planejamento e gestão financeira, contratações, dentre outras atividades inerentes aos negócios.

O órgão atende diferentes setores, desde abertura de comércio até escritórios de arquitetura para colégios.

Desde que se tornou um serviço social autônomo, o Sebrae assumiu o compromisso de fortalecer a cultura do empreendedorismo. 

Também passou a ter mais liberdade para desenvolver suas ações e organizar seus programas.

Ele mantém uma parceria com o governo, e boa parte dos recursos que sustentam o Sebrae e fomentam sua atuação é proveniente de descontos irrisórios na folha de pagamento das empresas brasileiras.

Os valores são recolhidos mensalmente e repassados para a entidade, por meio do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

É por essa razão, que dentre os seus objetivos está a prestação de assistência ao empreendedor. 

Isso fortalece a inclusão social e regionaliza os pequenos negócios, incrementando soluções que interessam a todo o território nacional.

Importância do Sebrae para os empreendedores

O Sebrae oferece suporte para quem está iniciando sua jornada empreendedora. Por meio dele, você pode obter informações sobre abertura de empresas.

Para quem não tem experiência, abrir um novo negócio sem apoio é uma tarefa muito difícil, mas ao contar com a ajuda da entidade, é possível entender os aspectos legais que envolvem esse processo.

Além de obter informações sobre tipos de projeto de sala comercial mais adequados para a sua empresa, você também pode entender melhor o seu público-alvo e quais são suas necessidades.

A instituição também é fonte de informações sobre gestão financeira eficiente, ensina os empreendedores a fazerem um plano de negócios e ainda indica cursos online e presenciais que enriquecem ainda mais o conhecimento.

A Entidade também é importante para quem pretende reformular uma empresa, com o objetivo de melhorá-la, por meio de análise minuciosa do negócio, com o objetivo de identificar aspectos que precisam ser melhorados.

O órgão também ajuda a criar uma nova visão sobre a sua empresa, apresenta opções de crescimento de negócio e direciona os empreendedores a buscarem soluções necessárias ao empreendimento.

Um empreendedor que deseja revender aparelho surdez pode consultar o site do Sebrae durante sua jornada empreendedora.

Pelo portal, podemos obter informações, como dicas para abrir, melhorar ou expandir o negócio, como fazer o planejamento, boas estratégias para controlar as finanças e como fazer a empresa se destacar em meio à concorrência.

O empreendedor também tem acesso a dicas para se destacar em seu segmento, como conquistar boas parcerias, estratégias para gerenciar a equipe de colaboradores, como tornar seus processos mais eficientes, além de informações sobre leis e aspectos legais.

Todas as seções do site do Sebrae oferecem artigos, vídeos e cursos sobre o tema, com informações valiosas e importantes para qualquer tipo de negócio.

Uma pessoa que queira abrir um negócio de avaliação de imóveis rurais também pode acompanhar o cronograma de eventos que acontecem nas unidades da instituição.

Ademais, o portal traz soluções interessantes, como cursos, como se tornar um microempreendedor individual, diagnóstico de gestão, uma biblioteca virtual com diferentes artigos, dentre outras opções de serviços.

Recursos oferecidos pelo Sebrae

O Sebrae tem a missão de ajudar os empreendedores a abrirem e tocarem o próprio negócio. 

A entidade também é voltada para os micros e pequenos empreendedores que já possuem uma empresa e desejam ampliá-la.

Para os negócios já consolidados no mercado, o órgão também oferece soluções inteligentes para que eles cresçam ainda mais.

Escrever um anúncio de venda

Baixe o e-book gratuito Como escrever um anúncio de venda


1- Incentiva a cooperação entre empresas

Também incentiva a cooperação entre empresas e empreendedores, tendo em vista que essa reunião ajuda a fortalecer os pequenos negócios e a torná-los mais competitivos, independentemente do mercado em que atuam.

Por meio dele, um negócio de bateria 60 hp pode obter informações sobre formalização e todas as vantagens desse processo.

A entidade atua com foco no estímulo ao empreendedorismo e no desenvolvimento sustentável das pequenas empresas. 

Isso acontece por meio de educação empreendedora, acesso à tecnologia e inovação e orientação financeira.

______

Está gostando do nosso site? Então cadastre seu e-mail abaixo para se juntar a vários leitores inteligentes do Blog do Convidar para receber novos conteúdos.

Seu e-mail não será compartilhado

Somos contra o SPAM!

______

2- Oferece capacitação aos empreendedores

Também oferece capacitação aos empreendedores e empresários, atua na articulação de políticas públicas que fomentam ambientes favoráveis ao empreendedorismo, além de expandir o acesso a novos mercados.

3- Presta serviços

O Sebrae presta serviços de informação, consultoria, cursos, publicações e premiações em diferentes sentidos, sobre temas relacionados ao empreendedorismo no Brasil.

Diversos setores são atendidos pela entidade, como a indústria. Para esse setor, a instituição desenvolve ações coletivas para pequenos negócios industriais, proporcionando o encadeamento com grandes empresas e outras formas de cooperação.

As pequenas empresas industriais, como um fabricante de moveis para consultório, podem contar com orientação e apoio em diferentes aspectos do negócio.

Outros seres então industriais que são atendidos pelo órgão são a indústria têxtil, alimentos e bebidas, construção civil, eletroeletrônicos, olaria e cerâmica, papel e papelão, petróleo e gás, couro e calçados, cosméticos, fármacos, dentre outros.

O setor de comércio e serviços também recebe todo o respaldo do Sebrae, atuando na capacitação dos empresários e na integração cooperativa, com o intuito de modernizar e aumentar a competitividade de empreendimentos comerciais de pequeno porte.

As estratégias beneficiam diversos segmentos do setor, como mercearias e mercados, centros gastronômicos e farmácias.

4- Oferece apoio para prestadores de serviços

Também oferece apoio para prestadores de serviços, como uma empresa especializada em manutenção de ar condicionado split, setores emergentes, como turismo, artesanato e economia criativa.

O Sebrae apoia essas empresas porque elas são responsáveis por grande parte da geração de empregos e influenciam a competitividade de outros setores.

Por fim, o agronegócio também pode contar com os recursos do Sebrae, que oferece atendimento coletivo aos empreendedores rurais, com o objetivo de profissionalizar a luz e oferecer recursos de gestão de empresas presentes no campo.

Dessa forma, a instituição aumenta a produtividade, a competitividade, além de elevar a qualidade dos produtos e torná-los mais acessíveis para o mercado.

Conclusão

Portanto, pode-se dizer que o Sebrae é uma entidade muito importante para o desenvolvimento do empreendedorismo no Brasil, ajudando pessoas a alcançarem o objetivo de ter seu próprio negócio.

Os micros e pequenos empreendedores encontram respaldo e apoio para que possam fortalecer suas empresas e torná-las mais competitivas no mercado.

Tudo isso é feito por meio de diferentes recursos oferecidos pela organização, incluindo cursos gratuitos que fortalecem o espírito empreendedor do brasileiro.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.