Quais os principais objetivos em adotar estratégias de marketing direto

marketing direto

Você sabe como funciona o marketing direto, de que forma ele pode te ajudar na sua estratégia de negócios? Ele é uma ótima estratégia para iniciar uma abordagem com os consumidores para fidelizá-los. Veja como funciona!

O marketing direto está ligado à criação de estratégias que tenham o foco absoluto nos clientes que apresentam um real objetivo de compra.

Por cert, atraindo a sua atenção de uma forma direta, o que não demanda a intervenção de intermediários.

Diferentemente da estratégia de cold calling onde as chamadas são feitas a frio.

Por ser uma das maneiras das companhias chegarem até o consumidor, o marketing direto vem se tornando a estratégia favorita no que se refere às abordagens com aqueles que demonstram algum interesse no que é ofertado.

A comunicação estabelecida não possui quaisquer intermédios, podendo ser feita por telefone, e-mail ou por meio de mensagens diretas privadas nas redes sociais, em alguns casos.

Como uma mecânica a domicílio, que após segmentar os seus potenciais clientes, pode fazer tentativas de contato com eles, por já haver alguma demonstração anterior sobre os serviços que o comércio oferece.

Por meio de mensagens personalizadas para algum público-alvo específico, o marketing direto conta com um conjunto de estratégias que gera menores gastos e atende o seu objetivo, não apenas conquistando novos consumidores ou fidelizando os que já existem.

Assim, o marketing direto se mostra como um meio para as empresas que estão começando ou são de pequeno porte, onde os recursos financeiros algumas vezes não permitem grandes investimentos para captar clientes.

Tipos de marketing direto

Dividido em quatro categorias, uma empresa que realiza os serviços de adestrar cachorro filhote pode utilizar quatro formatos de marketing direto, sendo eles:

  • E-mail marketing direto;
  • Marketing de catálogo;
  • Telemarketing;
  • Mala direta.

O e-mail marketing direto tem o foco no correio eletrônico, e para que essa estratégia dê certo, os endereços de e-mail podem ser coletados por um formulário ou até mesmo da própria lista de contatos que a empresa já possui.

Sendo o meio mais comum para receber um e-mail marketing o envio de newsletter, algo semelhante à boletins de informações que o cliente cadastra para receber em uma certa periodicidade de tempo, conforme a estratégia da companhia.

Essas podem oferecer produtos ou serviços, ofertas, dar exclusividade para futuros lançamentos, links de conteúdos de blog, solicitar opiniões e outros meios que levem a uma interação com os consumidores.

O marketing de catálogo se trata de quando a empresa envia o portfólio com todos os seus produtos para o cliente como uma forma de dar opções para ele escolher o que precisa ou o que lhe atrai, como opções de expositores ou quiosque para alugar.

A mala direta funciona como um material publicitário enviado até a casa do cliente, um dos recursos offline e pouco usados, por conta de seu gasto na personalização do kit enviado.

O telemarketing, por sua vez, é a prática de telefonar para uma lista de contatos selecionados previamente, oferecer o produto, pedir um feedback ou dar o suporte em algum empecilho que o consumidor teve durante ou após o processo de compra.

Assim, ao vender um uniforme para eletricista, a equipe de vendas da fábrica pode entrar em contato com o cliente para saber se o produto está atendendo aos seus desejos e satisfações.

Há ainda o modo de marketing direto por mobile, que se tornou mais frequente com o aumento do uso de celulares pela população, bem como pelo número de usuários nas mídias sociais, o principal canal para um atendimento neste estilo.

Oferecidos por meio de SMS ou pelas redes sociais, os métodos de se abordar um consumidor são feitos por conteúdos personalizados que também podem ser personalizados para cada cliente.

As vantagens do marketing direto

Com um planejamento ideal, a estratégia de marketing direto pode fazer uma empresa se aproximar ainda mais do seu público-alvo, de forma que seja benéfica para o empreendimento como um todo.

Além disso, as principais vantagens de investir nesse método são:

  1. Encontrar o público-alvo ideal;
  2. Converter clientes com poucos gastos;
  3. Promover mais fidelização;
  4. Rastrear e medir resultados;
  5. Gerar mais leads.

Encontrar o público-alvo ideal pode ser complicado de início, especialmente quando se está começando um negócio, como uma empresa de locação de coberturas para festas, que deve ter uma identificação de clientes certos que podem utilizar os serviços.

Por isso, é essencial ter um tempo para fazer uma pesquisa direcionada do público que mais se enquadra com os serviços, pois uma campanha bem focada pode trazer bons resultados sobre quem deseja comprar o que está sendo ofertado.

Além disso, a conversão pode ser feita em larga escala com poucos gastos se for direcionada para um público específico, chegando até mesmo a fidelizá-los após construir um relacionamento direto e de longa data.

Para tornar um cliente fiel, é importante mostrar o quanto ele é especial no empreendimento, com o envio de promoções exclusivas, ofertas e até mesmo mensagens personalizadas em sua data de aniversário.

Essa relação faz com que o consumidor se sinta especial de alguma forma, e não somente mais um na lista de marketing.

Saber se a estratégia está ou não tendo êxito pode ser uma maneira de a empresa entender como os clientes a estão recebendo, e isso pode ser feito com o uso de softwares ou ferramentas de métricas, que mostram dados de maneira mais objetiva.

Como o mercado pode sofrer abalos em alguns momentos, é fundamental que uma empresa esteja preparada para passar por eles, e isso inclui os momentos de crises, onde pode ser necessário a geração de mais leads.

Ou então, quando um empreendimento deseja focar em apenas um produto do seu catálogo, como uma porta de alumínio para banheiro, o marketing direto pode ser eficaz para isso encontrando os consumidores que irão comprar a mercadoria.

Como utilizar o marketing direto em um negócio?

Sendo um dos meios para se conquistar clientes, o marketing direto deve ter algumas etapas em seus planejamentos para que seu objetivo seja concluído com sucesso e que, principalmente, seja durável.

Para isso, é importante que os conteúdos que a empresa produz tenham uma relevância, principalmente para os leitores, ao tirar suas dúvidas internas e se vale a pena ou não finalizar a compra.

Isso porque deve demonstrar que o produto ou serviço, de alguma forma, irá agregar em sua vida, pois assim irá chamar a atenção e despertar o interesse em obtê-lo, podendo ser até mesmo para consumidores modelo B2B (de empresa para empresa).

Os benefícios oferecidos por um negócio devem ser vantajosos e sem propagandas enganosas, porque caso o cliente não seja agradado após à compra, as chances dos feedbacks serem negativos são altas.

Veja, por exemplo, os feedbacks recebidos nos perfis, Google business que chegam a impactar na imagem das empresas que recebem as avaliações.

Por falar no Google Maps, que tal utilizar um serviço especializado na otimização do Perfil Google Meu Negócio e melhorar ainda mais a imagem da sua empresa no Google?

Assim, o conteúdo relevante de uma broca diamantada para concreto pode chamar a atenção de uma construtora.

A credibilidade da empresa pode aumentar com as vantagens que ela proporciona aos clientes, porque assim acaba nutrindo uma perspectiva para sempre ficarem de olhos nas novidades que irão ser lançadas.

A abordagem também se torna uma peça-chave na conquista dos clientes, especialmente ao ter como alvo pessoas de diferentes faixas etárias ou que utilizam redes sociais distintas.

A linguagem deve ser personalizada de acordo com o canal de comunicação usado, por isso, podem ser utilizados mais de um meio para se abordar o cliente e escolher as melhores ferramentas para isso.

Caso o conteúdo seja mais visual, redes sociais cujo foco são fotos e vídeos se tornam a melhor opção, mas caso as ofertas exijam maiores detalhes, sites ou e-mails podem funcionar melhor por conta da descrição.

Por isso, testes A/B se tornam uma boa maneira de saber como chegar no consumidor de diversas idades, para saber a resposta das suas abordagens.

Contudo, quem já é consumidor não deve ser esquecido. Portanto, mantenha-os valorizados da mesma forma que os novos, senão mais, para que a confiança de adquirir com sua corporação seja mantida.

Os resultados devem ser sempre avaliados e mensurados, tanto os bons quanto os ruins, que sempre precisam ser levados como formas construtivas de melhorar as estratégias que a empresa faz.

Considerações finais

O marketing direto é uma ótima estratégia para iniciar uma abordagem com os consumidores para fidelizá-los, principalmente com os empreendimentos que estão iniciando no segmento que irão atuar, como os de areia lavada média.

Podendo ser uma maneira mais fácil de fidelizar clientes e rastreá-los, o marketing direto se torna o preferido no que se refere a agilidade de conquista de alguns consumidores quando não se tem um grande orçamento para investir em publicidade paga.

Ademais, o marketing direto pode atuar em diversas áreas para a atração de clientes, como as redes sociais, e-mails, SMS e o que mais combinar com a estratégia que a empresa planeja até chegar ao seus clientes.

Os benefícios de um empreendimento utilizar esse meio são diversos e com ele, as chances de se tornar reconhecido no mercado, se destacando entre a concorrência, é ainda maior.

No entanto, quando se trata do marketing de conquista, vale a pena explorar as possibilidades.

E uma dessas possibilidades e explorar as facilidades oferecidas pelos serviços de marketing para pequenas empresas, do Convidar.Net.

Você pode começar com a maneira mais fácil de anunciar na internet.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site?
Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor #anunciodevenda ...
SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes.Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona| Nossos Serviços | Análise gratuita |Fale Conosco |Anuncie Melhor |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários.Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

Obrigado por nos visitar. Deixe uma opinião ou mensagem, isso nos ajuda a melhorar esse espaço

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O PIN!

A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
Projeto
close-link
Scroll to Top
%d blogueiros gostam disto: