Quais os benefícios do pós-venda? Conheça 5 vantagens

pós-venda

O pós-venda é uma estratégia muito importante para as empresas porque é uma forma de fazer com que os clientes voltem a comprar mais vezes. Você conhece e utiliza alguma estratégia de pós-venda? Leia as dicas!

Apesar da necessidade de possuir clientes fiéis e nutrir um bom relacionamento com eles, o que vemos são muitas organizações que se preocupam muito mais em conquistar mais pessoas do que preservar aquelas que já possuem.

Mas, a maneira como os consumidores se conectam com as empresas está mudando rapidamente e isso evidencia cada vez mais a necessidade em pensar sobre a perspectiva dos indivíduos e como a transformação digital está influenciando essa jornada.

Lembrando que é importante conquistar novos clientes, mas para ter sucesso, é fundamental cultivar uma cultura de fidelização.

Isso porque aquela pessoa que compra com o seu negócio pela primeira vez, se eu tiver uma boa experiência em diferentes pontos de contato, principalmente por meio de um relacionamento após a compra, provavelmente ela vai comprar de novo.

Mais do que isso, vai indicar a marca para pessoas de seu convívio.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o conceito de pós-venda, como realizá-lo e mostrar alguns benefícios dessa prática. 


Entenda o conceito de pós-venda

O pós-venda é uma estratégia pensada para melhorar a experiência do consumidor, depois que ele compra um produto ou serviço com a marca.

Seu objetivo é estabelecer um relacionamento positivo e duradouro e corresponder às necessidades e expectativas das pessoas.

É um erro acreditar que a corporação atinge sua meta quando faz uma venda.

Na verdade, depois que isso acontece, outro trabalho muito importante precisa ser realizado.

Para uma oficina mecânica especializada em suspensão, o pós-venda é o melhor caminho para fidelizar clientes.

Só que é fundamental entender as ações que ajudam a estreitar o relacionamento entre marca e consumidor.

O cenário está cada vez mais competitivo, o que torna o processo de fidelização mais difícil, portanto, é mais uma razão para planejar e investir com afinco nessa ação.

Como fazer um bom pós-venda?

Existem várias estratégias que podem ser usadas para colocar o pós-venda em ação, e algumas das principais são:

Oferecer descontos

Todo mundo gosta de descontos, e essa ação é uma das maneiras mais eficientes de engajar clientes, durante o pós-venda.

Para ter resultados ainda melhores, é possível realizar campanhas com pessoas que já demonstraram interesse ou que consumiram os produtos da marca. Ofereça cupons para quem visita o site e invista em outras práticas que estimulam a compra.

 

Investir em conteúdo relevante

Investir em conteúdo relevante é uma forma de reforçar a autoridade do negócio naquilo que ele faz, além de mostrar que ele está totalmente pronto para solucionar os problemas de sua audiência.

Dessa forma, quando o consumidor estiver preparado para adquirir a solução, como no caso de uma chave codificada Toyota Corolla, vai se lembrar da companhia e entrar em contato com ela.

Para produzir materiais relevantes, é necessário investir em marketing de conteúdo, e é fundamental que as publicações assumem diferentes formatos, como:

  • Textos;
  • Vídeos;
  • Áudios;
  • Imagens.

Os conteúdos devem ser publicados no blog da marca e compartilhados em outras plataformas, como no caso das redes sociais.

Divulgar lançamentos exclusivos

Divulgue lançamentos priorizando pessoas que já compraram com a sua marca, pois esta é uma das melhores estratégias para valorizar compradores antigos e conceder a essas pessoas notícias que envolvem suas soluções.

O sentimento de exclusividade ajuda a conquistar clientes fiéis, tendo em vista que o indivíduo começa a se reconhecer como diferente e mais especial.

Além do mais do que um produto, ele passa a adquirir experiência que vai além da relação entre marca e consumidor.

Oferecer serviços de suporte

O cliente de uma empresa de instalação de rede para quadra pode entrar em contato com a companhia, se tiver alguma dúvida ou precisar de algum suporte.

Toda marca precisa oferecer um suporte de qualidade e um canal de comunicação aberto para que seja possível atender às demandas existentes.

O maior erro que uma empresa pode cometer é abandonar seus clientes após a venda, pois as pessoas precisam de suporte e apoio para que tenham sucesso com suas aquisições.

Além disso, muitos consumidores entram em contato com as empresas também para saber um pouco mais sobre produtos e serviços e podem realizar a compra durante esse contato.

Pedir feedback

Pedir feedback é questionar o comprador em relação à sua experiência com o produto ou serviço, de modo que ele exponha sua opinião sincera sobre o que pensa.

Ouvir o que o cliente tem a dizer é fundamental para avaliar o desempenho da solução, o grau de satisfação das pessoas e o custo-benefício oferecido pelo produto.

Por exemplo, uma empresa terceirizada de acompanhamento visita domiciliar pode entrar em contato com seu cliente para saber como está o desempenho dos colaboradores após o treinamento.

Esse procedimento deve ser realizado, pelo menos, uma semana após a aquisição e questionar o comprador acerca de sua experiência, se possui alguma dúvida, se está tendo algum problema e assim por diante.

É muito importante levar essas opiniões em conta, pois elas ajudam a melhorar os produtos e serviços e ainda colaboram com as estratégias de marketing.

Entrar em contato com o cliente

Os clientes são pessoas comuns, por isso, possuem sentimentos e gostam de ser lembrados em momentos especiais, como no caso do aniversário e do Natal.

Aproveite as datas comemorativas para entrar em contato com os clientes e oferecer alguns mimos, como descontos e promoções exclusivas.

Além de oferecer essas facilidades, não se esqueça de promover ações de marketing, por exemplo, por meio de cartões de aniversário enviados por e-mail ou até mesmo pelo correio.

É uma forma de humanizar o seu negócio e se aproximar cada vez mais da audiência, criando um relacionamento promissor com ela.

Ao investir em todas essas estratégias, além de fidelizar seus clientes, uma clínica de parto normal humanizado ainda tem acesso a uma série de benefícios.

Vantagens do pós-venda

Investir em pós-venda traz muitas vantagens para as empresas e, claro, para os clientes, e dentre os benefícios que mais se destacam estão:

Melhora a relação com os clientes

Uma das maiores vantagens, sem dúvidas, e que essa prática melhora muito o relacionamento com os clientes e por isso acaba gerando novas oportunidades.

A companhia consegue compreender melhor o funcionamento do ciclo de vendas de seus produtos e serviços e como acontece a jornada de compra do consumidor.

É uma forma de se manter em contato com as pessoas no momento em que elas precisam de uma solução, como uma clínica de curativos.

Aumenta a produtividade

Uma vez que os vendedores compreendem os hábitos de compra e a jornada do consumidor, consegue trabalhar com uma abordagem mais efetiva, além de negociar melhor com essas pessoas.

Se você quer que o seu negócio tenha uma negociação rápida, ágil e efetiva, precisa investir em estratégias de pós-vendas. Isso melhora a experiência do cliente e traz resultados surpreendentes para a corporação.

Aumenta o valor da marca

Fazer uma boa gestão de pós-vendas também é uma forma de melhorar sua reputação e posicionar a sua empresa como uma boa solução no mercado.

Quando isso acontece, naturalmente, uma empresa de aluguel de escritório por dia começa a gerar novas oportunidades de negócios, provenientes de pessoas que já alugaram escritórios com ela antes.

É como se, literalmente, novos clientes começassem a bater na porta da empresa, atrás de seus produtos e serviços.

Esse comportamento é resultado de um trabalho cuidadoso e eficiente, sempre focado nas necessidades e demandas dos consumidores.

Ajuda a fidelizar o consumidor

Oferecer uma boa experiência ao consumidor é uma forma de reforçar a empresa na memória dele, e quando houver uma nova necessidade, vai se sentir interessado em repetir uma experiência agradável e positiva.

Sem falar no fato de que as estratégias de fidelização são financeiramente mais acessíveis do que aquelas voltadas para conquistar clientes novos.

Portanto, para uma empresa de limpeza de carpete comercial, é uma forma de garantir mais economia e aumentar os lucros.

Melhora a experiência do consumidor

Por fim, o pós-venda também é uma forma de melhorar a experiência do consumidor com o seu negócio.

Ele vai perceber que a empresa se preocupa com sua satisfação e quer garantir que sua aquisição traga uma boa experiência e realmente resolva seus problemas e necessidades.

Considerações finais

Sendo assim, as estratégias de pós-venda são fundamentais para construir uma imagem positiva do seu negócio, na mente de pessoas que já compraram com ele.

O objetivo de uma marca nunca deve ser apenas vender, mas também satisfazer os clientes para eles comprarem mais vezes e para que realmente se sintam satisfeitos com seus produtos e serviços.

Por falar em vender, considere conhecer nosso e-book Guia do Anúncio de Venda.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site?
Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor #anunciodevenda ...
SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

 

Obrigado por nos visitar. Deixe uma opinião ou mensagem, isso nos ajuda a melhorar esse espaço

Rolar para cima
%d blogueiros gostam disto: