Peças publicitárias: Como elaborar este recurso?

peças publicitárias

As peças publicitárias fazem parte de nossas vidas desde sempre, e é por meio delas que conhecemos marcas, produtos e serviços.

No dia a dia, nos deparamos com diferentes tipos de propagandas, pode ser no outdoor, no rádio, na fachada de um prédio, em panfletos, na internet, em carros de som, no rádio, dentre outras possibilidades.

Cada uma dessas ações é considerada uma peça publicitária, ou seja, é uma prática que está dentro de uma campanha publicitária, que tem o intuito de divulgar uma empresa e as soluções que ela tem a oferecer.

É dessa forma, que os consumidores descobrem novos produtos e serviços e que as empresas atraem novos clientes. 

Um negócio que não investe em pelo menos uma peça publicitária, corre sérios riscos de ser vencido pela concorrência.

As estratégias de marketing e publicidade são a alma do negócio, mas antes de escolher entre uma opção ou outra, é importante que você entenda alguns conceitos desse universo.

Portanto, se você tem dúvidas em relação a esse assunto, leia o artigo até o final, pois vamos explicar o conceito de peças publicitárias, falar um pouco sobre a importância delas e dar algumas dicas para desenvolvê-las.

Entendendo o conceito de peças publicitárias

As peças publicitárias são muito importantes para a publicidade de um negócio e podem ser trabalhadas isoladamente, o que as torna.

Você não precisa criar uma campanha inteira para um produto ou serviço que deseja vender, e dentre os canais mais populares estão:

  • Outdoor;
  • Busdoor;
  • Mobiliário urbano;
  • Folhetos.

O outdoor é uma peça publicitária que comporta todo tipo de produto ou serviço, desde uma loja de roupas até um fabricante de mangueira flexível para água quente.

A maioria das pessoas conhece essa estratégia, e costumamos vê-la em beira de estrada, vias públicas e próxima a grandes centros comerciais.

Vem sendo utilizada pelos publicitários há muitos anos por conta dos resultados positivos que traz. 

Ao ver uma marca estampada em um grande outdoor, ela se transforma em uma referência e desperta a curiosidade e a vontade de comprar.

O busdoor, por sua vez, são anúncios colocados na janela traseira dos ônibus, para também divulgar marcas, produtos e serviços.

Costumamos vê-lo em cidades grandes enquanto dirigimos, andamos pelas ruas ou paramos atrás dos ônibus.

O mobiliário urbano, por sua vez, são os objetos e equipamentos instalados nas ruas e estradas, com diversos objetivos. 

Os pontos de ônibus, por exemplo, contam com um espaço para publicidade.

Antigamente, os primeiros mobiliários urbanos a receberem peças publicitárias foram os bancos de praça.

Muitas empresas, como uma desenvolvedora de software restaurante comanda eletrônica, também gostam de anunciar por meio de outros canais, como no caso dos folhetos, flyers e folders.

As propagandas desse tipo continuam sendo um ótimo investimento, pois podem ser distribuídas em larga escala, independentemente da localização do negócio.

Além dessas opções que mostramos aqui, também existem muitas outras, como TV, banners, eventos e carros de som.

Importância das peças publicitárias

As peças publicitárias são importantes para transformar ideias abstratas em ótimos resultados. 

Tudo o que envolve textos, ilustrações, roteiros e slogans, além de vários outros atributos, é resultado de um trabalho publicitário.

Essa prática é fundamental para transmitir uma mensagem ao público de uma empresa. A publicidade é uma área mutável e inovadora, por isso, os bons profissionais estão sempre dispostos a acompanhar essa evolução.

Como resultado, as organizações estão sempre evoluindo em suas campanhas e peças, o que as mantém sempre em contato com seus antigos clientes e com as novas gerações.

Ao criarmos uma peça publicitária, precisamos considerar diversos fatores, pois assim conseguimos alcançar os objetivos propostos. 

Esses objetivos têm como foco gerar interesse nos consumidores e fortalecer a marca.

Para que uma empresa de serviço de guincho atinja seus objetivos, é necessário que a agência contratada promova um bom trabalho em equipe, elabore briefings com todas as informações específicas do cliente e saiba trabalhar no processo de criação.

Sem as peças publicitárias, as companhias simplesmente não conseguem alcançar seu público, o que vai diminuir as vendas, consequentemente os lucros e reduzir a competitividade da marca.

Em um mercado cada vez mais concorrido, investir em peças publicitárias é crucial para que o negócio atinja novos patamares e se mantenha ativo por muito tempo.

Sabendo qual é a importância das peças publicitárias para as organizações, no próximo tópico, estaremos algumas dicas para desenvolver essa estratégia.

Dicas para desenvolver uma boa peça publicitária

Para desenvolver uma peça publicitária de sucesso, é imprescindível que você siga algumas estratégias. 

Escrever um anúncio de venda

Baixe o e-book gratuito Como escrever um anúncio de venda


Conhecer a situação da empresa

Para fazer uma boa peça publicitária, primeiro precisamos conhecer a real situação da empresa. 

Se vamos trabalhar, por exemplo, com uma empresa de rastreamento de automóveis, precisamos fazer um diagnóstico de sua realidade.

Isso também inclui a situação do mercado, e devemos levantar questões que mostram os fatores internos e externos da companhia. É interessante conhecer dados de vendas, lucro e faturamento.

Também é importante saber como está a satisfação dos clientes, o desempenho dos funcionários, como é o fluxo de trabalho, posicionamento dos concorrentes, dentre outras informações.

Ter um objetivo em mente

Toda a campanha publicitária precisa ter um objetivo, que pode ser o lançamento de um produto ou serviço, ampliar o público-alvo, atuar em novos mercados, reforçar a imagem institucional, melhorar o posicionamento da marca, dentre outros.

Ao determinarmos o objetivo de uma peça publicitária para um fabricante de PMOC ar condicionado split, podemos nortear os indicadores-chave da campanha e melhorar as estratégias.

Determinar os indicadores-chave

Durante o planejamento de uma peça publicitária para um produto ou serviço, precisamos estabelecer os indicadores-chave que almejamos alcançar.

Eles precisam ser bem específicos, mensuráveis e alcançáveis, além de relevantes e terem um prazo bem definido. 

Um exemplo disso é uma empresa que deseja aumentar em 15% a venda de determinado produto nos próximos 10 meses.

Conhecer o público-alvo

Toda a campanha precisa ser direcionada para uma audiência específica, portanto, precisamos saber com quem a marca deseja se comunicar.

Se não tivermos um público definido, não conseguiremos transmitir a mensagem para as pessoas certas e, consequentemente, não vamos alcançar os objetivos propostos.

Ao elaborar uma peça para uma empresa de coberturas para eventos, podemos contar com a tecnologia para conhecer o seu público-alvo.

Existem plataformas que ajudam a criar questionários para identificar o perfil das pessoas que compram ou podem vir a comprar determinado produto ou serviço.

Criar um conceito

Nesta etapa, vamos trabalhar em cima do conceito da campanha, é criada uma versão preliminar de uma peça, que pode ser um anúncio, uma animação, dentre outras possibilidades.

Feito isso, precisamos testar o conceito por meio de uma pesquisa para se certificar de que ele se adequa aos objetivos da campanha.

Você pode elaborar um questionário com uma série de perguntas que ajudam a definir o conceito do produto ou serviço anunciado.

Supondo que esse produto seja um aparelho ortodôntico transparente, ao entender o seu conceito, a equipe terá todas as informações necessárias para montar uma campanha publicitária, que de fato vai impactar a audiência da marca.

Testar a campanha

Trabalhar em cima de uma pesquisa de comunicação ajuda a antecipar a reação do público em relação ao conteúdo da peça publicitária.

Com isso, evitamos o desperdício de tempo e dinheiro em um projeto que não trará os resultados desejados. 

Por meio de um teste, também conseguimos realizar os ajustes necessários para construir uma abordagem mais assertiva.

Você também pode contar com a tecnologia para levantar os aspectos da campanha e assim adequá-la ao conceito da marca e às necessidades do público.

Elaborar um plano de ação

Com o intuito de otimizar os recursos disponíveis e conduzir melhor os trabalhos de campanha, é muito importante elaborar um plano de ação.

Se você já tem as peças publicitárias de um pet shop de banho e tosa gato bem definidas, e já definiu os veículos e mapas de veiculação, chegou o momento de elaborar um plano de ação.

Nele, vamos incluir as responsabilidades, cronogramas e outros fatores importantes para a execução da peça publicitária.

Conclusão

Portanto, como vimos, as peças publicitárias são fundamentais para divulgar a marca, seus produtos e serviços, de diferentes maneiras, sempre de acordo com as características e expectativas do público.

É um trabalho que há muitos anos vem mostrando resultados e que se faz presente no planejamento de publicidade e marketing de empresas de diferentes portes e segmentos.

Ao ser bem elaborada, planejada e executada, uma peça publicitária ajuda a elevar os resultados de uma empresa e a conquistar um posicionamento melhor em seu mercado de atuação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



GOSTOU DESTE ARTIGO?
FAÇA PARTE DO SELETO GRUPO DE LEITORES INTELIGENTES.

Seu e-mail não será compartilhado Somos contra o SPAM!


Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site? Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor anúncio de vendas… SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!