5 dicas para elevar o mindset no seu futuro profissional

mindset

Mindset é o ponto central da nova psicologia profissional. Cada pessoa é única em seu modo de pensar, na manifestação de suas ações e atitudes e na maneira como se comporta. Conheça os detalhes desse conceito, aqui!

Esses padrões determinam a forma como o mundo é visto, assim como determinam o tipo de interação que existe entre cada ser humano, tornando-o especial e digno de admiração.

Se todos que trabalhassem com locação de espaço comercial na parada inglesa pensassem de forma idêntica, não teria graça manter uma negociação, por exemplo, visto que são as diversidades que tornam o mundo diferente e atraente.

Isso é belo e deve ser levado em consideração, porque cada pessoa se manifesta de uma forma e suas ações são bastante individuais, baseado na perspectiva que ela tem ao observar o mundo e se posicionar diante dos fatos que se apresentam.


Mas, afinal, o que é mindset?

Segundo especialistas em psicologia social e psicologia do desenvolvimento, o sucesso profissional não está necessariamente vinculado a ter um talento ou habilidade especial em consertar relógio de ponto biométrico com comprovante.

Ele está relacionado ao resultado da forma como a vida é encarada, e a ação também chamada de mindset, mostra a atitude ou a configuração mental que cada profissional tem no exemplo citado acima.

O termo significa um “modelo mental” ou “mentalidade”, e nada mais é do que a configuração mental dos pensamentos e é a partir dela que as diversas situações do dia a dia são enfrentadas.

É por intermédio desta configuração, também, que o indivíduo torna-se capaz de tomar decisões e agir, e o conjunto de ideias, crenças e valores que ele possui é que formam o seu mindset, ou seja, o seu modelo de pensamento predominante.

Na verdade, mindset é a percepção que cada empresa de portaria e recepção possui da realidade em que vive, que norteia a vida do gestor e dos colaboradores, quando interagem entre si, onde cada um tem a sua maneira de pensar e de agir.

Mindset fixo 

Quando um indivíduo possui um mindset fixo ele acredita que a sua capacidade de agir e pensar, sua habilidade e a sua inteligência não podem mudar. Ou seja: ele nasceu com um “dom” de realizar laudo de vistoria moto que não se modifica.

 Ele considera um tipo de “genialidade”, ou seja, ele é inteligente para realizar esse serviço ou não é.

Sendo assim, ele possui a habilidade ou não possui, é a sua crença e ponto final.

Nesse tipo de mindset predomina a vaidade, a hostilidade e a exaltação daqueles que possuem talentos com os quais já nasceram e errar é algo que não é admitido por essas pessoas.

Para elas errar é sinônimo de fracasso.

E fracassar é fatal para elas.

Quando o mindset é fixo, não há credibilidade no aprendizado por esforço e na capacidade de mudança do pensamento.

O esforço acaba sendo também sinônimo de fracasso, pois se esforçar para realizar algo, significa que não existe capacidade, não há inteligência e o talento necessário para desempenhar o monitoramento veicular é nulo, por exemplo.

Raramente, o indivíduo com esse tipo de mindset assume a responsabilidade pelos seus atos profissionais, e sempre arranja desculpas nos fatores externos, que justifiquem seus erros, quando alguma coisa não dá certo. 

Mindset de crescimento

Quando se trata do mindset de crescimento, acredita-se que os obstáculos que surgem e as limitações impostas sempre revelam uma chance de superação e aprendizado e conhecimento.

As pessoas que têm mindset de crescimento são sempre movidas por desafios e o esforço não é somente essencial para saber como montar torno CNC bancada, mas também existe a crença e a valorização do trabalho duro e do mérito para isso.

Para elas, o trabalho esforçado é uma maneira valorosa de desafiar suas impossibilidades e a premiação pelos seus resultados não é o mais importante.

Desta forma, por meio dos desafios e dificuldades o ser humano realiza suas conexões, tornando-o mais inteligente.

A prática e o treino incessante é a forma como os mindsets de crescimento aperfeiçoam a atenção, a memória e a capacidade de julgar e eles acreditam que a mudança pode ocorrer continuamente, melhorando sempre suas ações.

 

Mudanças comportamentais e o mindset

A forma de pensar pode ser alterada, ou seja, é possível desenvolver uma realidade diferente da que se está vivendo e começar a fazer parte de uma nova que se pretende construir.

Por exemplo, para mudar efetivamente o hábito ou comportamento do modo como se dirige um caminhão de frete mudança, é preciso mudar o mindset, ou seja, a forma como o motorista se comporta na estrada com os outros condutores.  

Exemplificando ainda mais, isso significa que se o motorista pensa e age de forma irresponsável, ele precisa alterar esse padrão de pensamento e passar a reconhecer que outras pessoas pensam e agem diferente na forma de conduzir veículos.

Se não houver uma mudança de mentalidade, é provável que as atitudes sabotadoras e crenças limitantes deste motorista impeçam a sua mudança de comportamento e elas sempre serão colocadas em prática no seu cotidiano.

Isso significa que ao realizar uma mudança efetiva no pensamento, o comportamento automaticamente é alterado e essa forma de proceder passa a ser uma nova realidade.

No âmbito profissional essa realidade não é diferente e é um grande desafio enfrentado por uma empresa que trabalha na venda de bandeja rack servidor, por exemplo. 

É necessário mudar a mentalidade dos colaboradores, e para isso é preciso incentivá-los a pensar diferente do habitual, ou seja, “pensar fora da caixa”, o que exige investimentos empresariais em inovações.

Com isso é possível criar uma mentalidade diferente daquela a que as pessoas estão habituadas, gerando melhores performances e alcançando resultados diferentes dentro das empresas, na evolução profissional de cada um.

Dicas para manter o mindset elevado no trabalho

Para mantê-lo elevado na vida profissional, e gerar resultados positivos no futuro, seguem algumas dicas muito importantes, para conhecimento, tais como:

  1. Trabalhar o conhecimento;
  2. Fazer planos;
  3. Ler mais;
  4. Aproximar-se de pessoas bem-sucedidas;
  5. Focar nos aspectos positivos.

A mudança positiva nas ações, pensamentos e comportamentos se inicia no investimento e trabalho do autoconhecimento, que nada mais é do que a tomada de consciência de quem realmente somos.

Iniciado esse processo tem como identificar melhor os motivos reais que levam uma pessoa a pensar e agir de uma determinada maneira e não de outra.

A partir daí abre-se a possibilidade de realizar as mudanças necessárias para que o mindset de crescimento seja desenvolvido no trabalho.

Fazer planos é fundamental para que a vida no futuro seja melhor, pois eles ajudam a manter o foco nos objetivos e ao mesmo tempo os comportamentos, pensamentos, atitudes e ações podem ser analisados.

Se houver necessidade de mudá-los, mude-os. Assim a vida profissional será bem-sucedida e o indivíduo poderá alcançar o que pretende na jornada evolutiva.

Ler mais, o hábito da leitura tem poder sobre o inconsciente e auxilia na modificação dos pensamentos, comportamentos e atitudes que, se não forem revistos, prejudicam o crescimento profissional da pessoa, impedindo-a de desenvolver-se. 

A leitura deve se concentrar em diversos assuntos, para que os conhecimentos sejam ampliados, podendo aumentar o repertório de argumentação, causando uma mudança positiva de mindset.

Aproximar-se de pessoas bem-sucedidas não significa nenhum tipo de interesse. Muito pelo contrário.

É apenas uma oportunidade de obter conhecimento mais profundo de como elas agem, para que o exemplo possa ser seguido, e os projetos no trabalho comecem a dar certo.

Essas pessoas sempre são grandes exemplos e fontes inspiradoras para aumentar a motivação e implementar as mudanças necessárias na realidade. 

Dessa forma, o profissional será capaz de desenvolver muito mais o mindset de crescimento.

Quando não se foca nos aspectos positivos de uma situação, os negativos prevalecem. 

Contudo, esses momentos ruins podem ser uma grande oportunidade de enfrentar as dificuldades cotidianas, fortalecendo as emoções e os sentimentos.

Essa conduta positiva permite cada vez menos falhas na caminhada profissional e pela vida, também, em outras áreas, mas é preciso estar atento a todos os aprendizados que esses momentos fornecem.

Nem sempre o indivíduo tem o mesmo tipo de mindset nos diversos aspectos da vida.

Eles podem variar de acordo com a situação que está sendo vivenciada em cada área e é muito comum que apenas um tipo predomine.

Os dois tipos de mindset não são considerados certos ou errados. Eles apenas fazem com que se possa enxergar qual o modelo em que se obterá mais êxito, por meio de exercícios que possibilitam o crescimento pessoal dia a dia.

Considerações finais

Portanto, seja no ambiente de trabalho, negócios, estudos, educação das crianças, amor ou qualquer outro, o mindset traz a capacidade de um diálogo interior, para que o indivíduo fique a disposição para aprender como desafiar as suas dificuldades.

Mudar uma atitude está diretamente relacionado a uma mudança de mentalidade. Atitudes como alimentar pensamentos positivos geram resultados excelentes na jornada evolutiva.

Tudo o que ocorre ao redor sempre traz conhecimento e pode gerar grande motivação, para que os que momentos ruins possam ser enfrentados com mais clareza e determinação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site?
Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor #anunciodevenda ...
SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

 

Obrigado por nos visitar. Deixe uma opinião ou mensagem, isso nos ajuda a melhorar esse espaço

Rolar para cima
%d blogueiros gostam disto: