Outbound marketing: como utilizar esse recurso? Confira 6 vantagens

outbound

Outbound marketing é o nome dado à técnica de prospectar possíveis clientes de forma ativa, direcionando as características de cada um às soluções oferecidas que melhor se adaptam aos seus interesses e às suas necessidades.

O principal objetivo dessa estratégia de marketing digital é que uma empresa vá atrás de seus clientes, sem esperar que eles façam isso de forma voluntária.

É como usar uma rede para pescar peixes de qualidade e que darão uma boa refeição.

Essa analogia demonstra exatamente a técnica mais agressiva que os profissionais de marketing usam para atingir um determinado grupo presente em algum dos canais digitais de uma organização, como as mídias sociais, site ou blog.

Seja por meio de ligações telefônicas, contato via WhatsApp ou anúncios patrocinados na internet, a forma de ofertar serviços e produtos, no outbound marketing, é mais direta e busca aumentar o número de vendas com a relação B2C (Business-To-Consumer).

A principal vantagem dessa técnica é a certeza de um retorno, pois, ao entrar em contato direto com os clientes, a probabilidade de persuasão e realização de negociações é muito maior do que se isso fosse feito de forma voluntária por parte deles.

Outra vantagem é que os anúncios e publicidade direcionados a um determinado grupo podem ser facilmente mensurados, o que ajuda na compreensão dos resultados das estratégias aplicadas nas campanhas e em possíveis ajustes.

O outbound marketing pode ser feito, também, de forma offline, com a produção e distribuição de panfletos a prospects presentes nas redondezas do estabelecimento comercial ou com a presença na mídia paga, com um spot na rádio local.

Por serem direcionadas e segmentadas a pessoas específicas, essas estratégias de marketing tendem a ser muito mais assertivas e efetivas do que o contato feito com um grupo expansivo e genérico, que dificilmente efetuaria uma compra.

Qualquer empresa ou negócio de pequeno ou grande porte pode utilizar esse recurso e alcançar a possibilidade de maiores chances de adaptação.

Com testes constantes de eficácia dos métodos aplicados, a capacidade de aperfeiçoamento é muito maior.

Como já mencionado, essa técnica de marketing mistura o universo online e offline e tem o mesmo objetivo: entrar em contato direto com possíveis clientes.

Isso pode ser feito em diversas mídias e canais, entre elas, as mencionadas a seguir:

  • Televisão e rádio;
  • Jornais e revistas;
  • Materiais gráficos;
  • Anúncios de display;
  • Feiras comerciais;
  • Telemarketing.

Independentemente do canal ou da campanha realizada, o importante é ter em mente que o grande diferencial das estratégias de outbound marketing é ir até um grupo de prospects e buscar suprir as suas necessidades.

Dessa forma, muitos benefícios poderão ser conquistados pelas empresas e empreendedores interessados em divulgar e ofertar um determinado serviço ou produto, sem esperar que o público-alvo seja atingido de forma involuntária.


Leia também:


Quais as vantagens do outbound marketing?

Além dos resultados imediatos e da capacidade do acompanhamento das estratégias aplicadas, o outbound marketing pode trazer inúmeras vantagens aos profissionais que desejam aumentar o número de vendas e, consequentemente, de clientes.

Por meio de propagandas e anúncios físicos ou digitais, é possível ir direto ao encontro das necessidades e interesses de um determinado grupo de pessoas. Isso pode beneficiar empresas e empreendedores da seguinte forma:

Segmentação assertiva

Tanto no online, quanto no offline, a segmentação de prospects no outbound marketing pode ser muito mais assertiva e gerar retornos positivos à equipe de vendas de uma empresa ou negócio específico que busca crescimento e lucratividade

Os responsáveis por um estabelecimento especializado em lavagem de sofá a domicilio podem entrar em contato direto com os seus potenciais cliente de duas maneiras, presencialmente ou virtualmente, de maneira certeira e efetiva.

No ambiente digital, anúncios poderão ser criados e direcionados a pessoas de uma certa região e com um interesse apropriado, e no ambiente físico, panfletos e materiais gráficos podem ser entregues aos moradores de um bairro próximo ao estabelecimento.

Dessa forma, qualquer pessoa que, ao receber esse anúncio das mãos ou dos canais de comunicação da empresa, e precisar de uma limpeza em seus sofás, automaticamente, fechará negócio com os vendedores.

Garantia de ROI mais rápido

Pode ser que o investimento nas diversas estratégias de outbound marketing seja mais caro, por conta da união do universo virtual e físico, entretanto, a garantia de um ROI (retorno sobre o investimento) é certa para as empresas que apostam na técnica.

Ao pagar pelo patrocínio de posts e anúncios em suas mídias sociais, ou produzir panfletos com ofertas de fachada com janela de vidro, uma loja de materiais de construção pode ter retornos muito maiores.

Por se tratar de um processo massivo, em que diversos potenciais clientes são atingidos pela mesma publicidade, a possibilidade de interesse e de aquisição de algum dos produtos ofertados é quase certa.

Quando uma empresa vai até um grupo de pessoas, em vez de esperar que ele vá até ela, os processos de venda acontecem de forma muito mais rápida e eficaz, pois a persuasão ocorre de forma direta.

Capacidade de mensuração

Ao anunciar anúncios de serviços terceirizados de portaria nas mídias sociais, ou nas plataformas de busca, o responsável pelo marketing da empresa consegue ter uma mensuração exata do resultado das campanhas criadas.

A quantidade de cliques, número de visitantes e todo o tráfego consegue ser visualizado diariamente e mensalmente por meio de um relatório que reúne os dados em formato de gráfico e passam uma visão das estratégias usadas.

O mesmo poderia acontecer com uma empresa que presta serviço de pintura residencial e usa os canais digitais como principal meio de realizar a sua publicidade, atingir um maior número de pessoas e crescer.

Com os resultados da efetividade de cada campanha criada, é mais fácil saber quais são as técnicas que funcionam melhor na abordagem ao público, e quais são as que precisam ser aprimoradas.

União do online e offline

Como mencionado anteriormente, essa técnica de marketing pode ser bem abrangente nas alternativas de comunicação direta com o público.

Uma loja que vende Película jateada branca, por exemplo, pode negociar com prospects de muitas formas.

Realizando uma ligação, por meio de um telemarketing, mandando uma mensagem via WhatsApp, investindo em e-mail marketing, abordando clientes-alvo na rua ou na própria loja, entregando panfletos ou mesmo anunciando nos canais digitais.

São diversas as possibilidades de alavancar um negócio e vender qualquer tipo de produto ou de serviço pela internet, por telefone, pela rádio, televisão, jornais, revistas ou até presencialmente.

O outbound marketing é amplo e dá a chance de o mercado empresarial ou varejista aumentar sua lucratividade com os variados tipos de abordagens direta ao público-alvo de interesse, aumentando o número de vendas e de leads.

Otimização do tempo

Imagine que uma empresa de Lavagem de tapetes grandes não tenha tempo suficiente para controlar todos os processos internos e externos necessários para aumentar o número de fechamento de contratos e, consequentemente, aprimorar estratégias de marketing.

Com isso, ela resolve apostar no outbound marketing e, ao invés de esperar os clientes irem até ela, direciona o contato direto com um grupo de pessoas específico que, possivelmente, pode dar bons retornos.

Portanto, por meio das mídias online e estratégias offline, o público-alvo passou a ser cada vez mais atingido, e em pouco tempo de investimento, muitas negociações começaram a acontecer e gerar maiores lucros.

Uma situação semelhante poderia acontecer com uma empresa que oferece o serviço de fechamento de áreas externas com vidro e precisa alcançar muitos prospects em pouco tempo, garantindo o ROI.

Facilidade de encontrar profissionais

Outra vantagem do outbound marketing é a facilidade de as empresas encontrarem funcionários que sejam especialistas nessa estratégia de vendas e de promover a publicidade de um produto ou serviço.

De acordo com dados da Federação Mundial das Associações de Vendas Diretas, em 2020, o mercado brasileiro de vendas diretas consolidou sua posição como o sexto maior do mundo em 2020.

O país que segue como líder latino-americano com volume de vendas apresentando um crescimento de 10,5% em relação ao ano de 2019 tem uma variedade muito grande de profissionais especialistas no ramo das vendas.

Considerações finais

Resumindo, se não há oportunidades, uma empresa deve criá-las. É exatamente assim que funcionam as estratégias de outbound marketing.

Por meio do contato direto com possíveis clientes, os níveis de negociações fechadas são muito maiores.

O fato de não esperar o público ir atrás de um produto ou serviço, e ir de encontro às suas necessidades, desejos e interesses faz da técnica de marketing a oportunidade perfeita para promover o crescimento de qualquer negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site?
Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor #anunciodevenda ...
SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes.Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona| Nossos Serviços | Análise gratuita |Fale Conosco |Anuncie Melhor |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários.Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

Obrigado por nos visitar. Deixe uma opinião ou mensagem, isso nos ajuda a melhorar esse espaço

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O PIN!

A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
Projeto
close-link
Scroll to Top
%d blogueiros gostam disto: