Trabalhar a presença online é, neste cenário atual, indispensável para a sobrevivência de qualquer negócio. 

O comércio virtual é uma fração significativa das atividades econômicas, traçando uma rota de amplo crescimento a partir da criação das ferramentas de tecnologia digital

Maturidade digital é um indicador da presença online do consumidor, índice medido pela acessibilidade e qualidade do sinal de internet, pelo percentual que possui computadores e smartphones, pela capacidade da formação acadêmica tecnológica, entre outros.  

Nos países que apresentam bom desempenho nesse quesito, cerca de 48% a 60% da população compra artigos do dia a dia, incluindo alimentos, produtos de limpeza, itens para manutenção mecânica e de mesa. 

Projeções para 2040 indicam que 94% de todas as compras realizadas serão online, um cenário muito provável diante do desenvolvimento da infraestrutura virtual, em termos de:

  • Segurança;
  • Velocidade;
  • Confiabilidade;
  • Variedade de opções. 

O comércio virtual ofereceu uma série de oportunidades inéditas para o cliente e para as empresas. 

Se para um, a perspectiva de comprar online garante conforto e agilidade de pagamento, para os negócios, promove a redução de custos e melhoria de processos. 

De acordo com estatísticas internacionais de 2017, as vendas na internet movimentaram 2,3 trilhões, um volume de consumidores a nível global que abriu oportunidades para a abertura de empreendimentos de pequeno porte. 

Este fenômeno, além de aumentar os elementos que movimentam o mercado, melhora a qualidade do que é oferecido ao cliente, que conta com maior variedade de funcionalidades, opções econômicas e design de produtos que variam entre alimentos e bateria 60

O papel da internet no mercado

A internet é o veículo de comunicação mais bem sucedido da História desde a escrita, um divisor de águas que modifica todas as formas de organização de grupos. 

Por meio dela, indivíduos de todo o mundo podem trocar informações de maneira instantânea. 

Antes da internet, a atividade comercial sofria restrições regionais, transponíveis apenas por um forte investimento em infraestrutura logística, como locação de box, algo requisitado pelas grandes corporações devido ao seu valor estratégico.

Ações de marketing e publicidade também representavam uma barreira para os pequenos empreendedores. 

Os veículos de comunicação existentes até então, como o telefone, TV e outdoors eram investimentos caros e complexos. 

Uma empresa que desejasse se sobressair diante da concorrência de seu setor, por vezes ficava restrita ao perímetro da cidade ou distrito onde estava instalada, além de possuir um precário ambiente organizacional, devido à falta de dados em gestão. 

A rede mundial de computadores, funcionando como uma ponte entre indivíduos e empresas, alimentou a criação e compartilhamento de informação sobre todos os temas, uma vez que transformou a produção de conteúdo em visibilidade e lucro. 

Apostilas de cursos, aula de canto iniciante, livros e artigos sobre gestão em diversos setores, foram os responsáveis pela democratização do acesso à informação e a criação de oportunidades para profissionais liberais e pequenos empresários. 

Conforme o uso de aparelhos digitais consolidou-se nas preferências do usuário, um fenômeno acelerado pela chegada do smartphone ao mercado, empresas de tecnologia engajaram em uma corrida pela criação de plataformas de apoio. 

A demanda interna por softwares e serviços terceirizados que facilitassem a prospecção, negociação e entrega de produtos ao consumidor, impulsionou o surgimento de transportadoras de pequeno porte, sistemas de gestão e marketplaces na web. 

Diante disso, é possível definir a importância da presença online das empresas em tópicos que demonstram o impacto desta tecnologia nas relações financeiras entre consumidor e organização: 

Expansão da base de clientes

A presença online de uma empresa tem o efeito imediato sobre o número de clientes que é capaz de alcançar. 

Para uma proposta de expansão do volume de aquisições, aderir aos espaços virtuais é fundamental para o sucesso do negócio. 

Além de tornar-se conhecido pelo setor, investir em publicidade e prospecção online contribui para atração de potenciais clientes de outros espaços, submetidos, muitas vezes, a um mercado com baixa capacidade de satisfação de suas necessidades. 

Um serviço de consultoria, por exemplo, pode auxiliar um conjunto de consumidores em recurso de pontos na CNH e outros processos, uma vez identificado uma oportunidade de negócio em determinado local. 

A expansão da cobertura de uma empresa confere maior liberdade de exploração de demandas pouco supridas em regiões que não fazem parte do eixo natural de atuação do empreendimento, com sua estrutura física.  

Acessibilidade à métodos de pesquisa

A presença online viabiliza a implementação de métodos de pesquisa de larga escala a um custo irrisório, uma prática anteriormente impossível, devido à necessidade de contratar equipes e formar uma grande estrutura para coleta e tratamento de dados. 

Com milhões de publicações por segundo, a internet tornou-se uma biblioteca infinita, uma janela de observação do comportamento humano. 

Atualmente, a investigação dos hábitos de consumo e interesses em clientes de persiana horizontal 25mm é mais ágil. 

Isso porque muitas plataformas, como os motores de busca, disponibilizam serviços de monitoramento do tráfego a um custo baixo, com muitas funcionalidades acessíveis nas versões gratuitas, além do design responsivo. 

A terceirização desses serviços, decorrente de tecnologias como computação em nuvem e o desenvolvimento de redes mais eficientes, diminui as despesas e elimina processos burocráticos para a montagem de uma infraestrutura adequada. 

Comunicação ininterrupta com o consumidor

As plataformas virtuais também permitem a comunicação em tempo real, de múltiplas formas, de modo instantâneo e ininterrupto com o cliente. 

Para além do atendimento e suporte, a possibilidade abre um campo de atuação: o marketing de atração. 

Também chamado Inbound Marketing, o marketing de atração é marcado pela criação de conteúdo e estabelecimento de um contato indireto com o consumidor, pautado na satisfação de necessidades, conforme os interesses da audiência. 

Desta forma, as empresas livram-se do efeito negativo que a prospecção agressiva pode causar, mas ganham em termos de eficiência e número de visitantes convertidos em clientes.

A prática também tem grande impacto sobre a fidelização do cliente

Estabelecer um canal de comunicação ininterrupto com o consumidor é demonstrar sua relevância antes mesmo da prospecção direta.

Isto é, o momento em que um atendente se dirige ao potencial cliente, a fim de negociar uma operação de venda. 

Como estabelecer uma presença online?

Criar uma presença online é uma parte importante da criação de uma autoridade de marca, conceito abordado em marketing que estuda o comportamento da empresa diante de seus stakeholders ou grupos de interesse, formado pelos seguintes aspectos: 

  • Grau de reconhecimento de símbolos da marca em seu mercado; 
  • Taxa de conversão do cliente em embaixador da marca; 
  • Coerência entre a imagem apresentada para cada grupo de stakeholders; 
  • Posição de preferência em relação a concorrentes; 
  • Histórico de gestão de crises e sucesso no rebranding. 

Uma empresa de coleta de residuos hospitalares, por exemplo, depende da autoridade de marca para se estabelecer, a longo prazo, no radar de consumidores do serviço. 

Criar uma boa presença online, visando esses pontos, pode acontecer pelas ferramentas: 

Site do negócio

O site do negócio é, na maior parte dos casos, o elemento de maior importância na construção de uma presença online. 

Ele é a plataforma que vai reunir e sincronizar todos os demais canais da marca, uma bússola para o cliente e para a equipe interna. 

Muito se comenta sobre a criação de perfis empresariais falsos em redes sociais, aplicativos e outros locais. 

Um site oficial é um modo de assegurar aos visitantes quais são os verdadeiros canais de contato com a marca, prevenindo fraudes. 

Uma empresa de limpeza de estofados pode criar um site gratuitamente, ou sob custo baixo nas versões mais completas, com o auxílio de plataformas que fornecem uma estrutura completa, como painel de controle e gerenciamento de domínios de site e e-mail. 

O site do negócio pode reunir páginas do tipo catálogo de produtos, blog institucional, chatbots e canais para comunicação com atendentes, como caixas de mensagem ou transmissões por vídeo-chamadas. 

Redes sociais

As redes sociais, há muito conquistaram a preferência do usuário na internet. 

Inicialmente, com o objetivo de gerar espaços para interação entre pessoas físicas, as redes sociais se atualizam para equipar seus marketplaces para compras online. 

É recomendado que o empreendimento escolha múltiplas redes sociais de acordo com seu tipo de produto e o perfil de consumidor que deseja atingir. 

Uma fornecedora de cilindro de oxigênio industrial, por exemplo, é mais procurada por outras empresas, um perfil distinto de uso das mídias sociais.

Aplicativos

Mais comuns no contexto dos smartphones e aparelhos móveis de conexão, o sucesso desse tipo de plataforma é tão evidente que sua implementação é estudada em desktop. 

Seu ponto forte é o controle do ambiente, mais seguro para ambas as partes. 

Com a ajuda de um desenvolvedor web, a organização pode montar um aplicativo simples de vendas ou de monitoramento de pedidos, por onde criar um canal de suporte ao consumidor torna-se mais simples.

Conclusão

Sendo assim, a presença online não pode ser ignorada por qualquer empresa que deseja crescer a longo prazo. 

A realidade virtual já está em processo avançado de integração com a realidade física, um fenômeno demonstrado pela adesão crescente ao comércio digital. 

Capaz de moldar padrões de consumo, categorias de trabalho, estilos de contratação e de aprendizado, o mundo online é tão vasto, complexo e repleto de oportunidades quanto o mundo físico, munido ainda de comodidades exclusivas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

O que é presença online? via @ConvidarNet
  • Save
A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O ANUNCIAR MAIS!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
close-link
Share via
Copy link