Você Sabe o Que é Objetivo de Mídia? Conheça os 4 principais modelos

o que é objetivo de mídia - empresa-de-marketing-de-mecanismo-de-pesquisa-servico-de-redacao-gerenciamento-de-conteudo

Os avanços tecnológicos e o aumento do uso da internet possibilitaram diversas oportunidades em todos os âmbitos da sociedade, inclusive de seu funcionamento. Aí surge o objetivo de mídia, que se insere dentro da etapa de planejamento de metas.

A mídia é uma das que vem sofrendo diversas transformações no decorrer dos últimos anos e, diferentemente de antigamente, onde só existiam mídias tradicionais como os jornais e a televisão como meios de mídia, hoje a internet traz um modo diferente de ver as coisas.

É um estudo bastante interessante e importante quando pensamos na forma que procuramos e buscamos informações, seja sobre uma assistencia tecnica de chiller agua gelada 15000 kcal ou até mesmo os últimos acontecimentos na política.

Em outras palavras, a mídia nada mais é do que a forma como o conteúdo, mensagem ou um aviso chega a você. No caso de uma empresa, por exemplo, sempre está pensando em formas de atingir o seu cliente e meios de se comunicar com ele.

Podemos dizer que, para que uma mensagem chegue ao seu destino final, alguns elementos devem ser considerados, como:

  • Quem emite a mensagem;
  • Quem irá receber a mensagem;
  • Qual o contexto da mensagem;
  • Qual a fonte daquela mensagem;
  • Qual código será utilizado.

Embora sejam apenas exemplos, independentemente se o objetivo seja falar sobre o computador completo de uma marca famosa ou o último lançamento em automação residencial, a mídia exerce muito poder sobre as pessoas e é importante saber disso.

Então, de forma resumida, o papel de um bom comunicador e profissional da área é compreender os meios de transmitir a mensagem correta para o público certo através do meio digital, pensando em todo planejamento até o resultado final.

Para que você entenda o que é objetivo de mídia, como isso é realizado e os melhores métodos e modelos utilizados no meio de comunicação, seja para divulgar o novo oleo hidraulico 68 ou as notícias do dia, confira este artigo.

Em palavras curtas e objetivas, todo e qualquer modelo de mídia tem o intuito de negociar, planejar ou executar a forma como é divulgada uma mensagem publicitária nos meios de comunicação, de forma que chegue ao seu público-alvo.

Ou seja, é necessário um planejamento muito bem feito para que nada se perca no caminho e que a mensagem não chegue de forma errônea para o público errado, podendo ser um desastre dependendo do assunto e contexto dela.

Quando você divulga o seu centro de estetica para carros, por exemplo, diversas estratégias podem ser aplicadas para que isso chegue em quem a empresa deseja, como links patrocinados, postagens em redes sociais, banners personalizados, entre outros.

Mas, para que o planejamento ocorra de maneira eficiente e o seu objetivo de mídia funcione corretamente, é necessário o investimento nos canais de comunicação mais utilizados pelo seu público que, provavelmente, é a internet.

É importante que entenda desde já que investimento é diferente de gasto, afinal, é através dessas práticas e meios que você estará fazendo mídia e impulsionando a sua marca, empresa ou organização. As mídias sempre serão essenciais para você.

Então, para que a divulgação do seu compactador de solo a gasolina atinja o público-alvo de suas projeções, será necessário a criação de um plano de mídia, e é sobre ele que abordaremos no tópico a seguir.

Um plano de mídia eficiente e bem elaborado necessita seguir alguns critérios que, embora sejam de extrema importância, podem variar de negócio para negócio, dependendo do que ele considera ser uma maior prioridade ou de mais importância.

Podemos dizer que um plano de mídia segue alguns passos e vamos listá-los para que você consiga se orientar e aplicar em sua própria marca.

O primeiro passo é descrever as principais características e peculiaridades do seu produto. Em um mundo onde todos podem pesquisar qualquer coisa pelo celular, é importante que saibam sobre o que é o produto e como podem achá-lo.

Já o segundo diz respeito sobre estudar o mercado e entender o cenário atual para que se consiga ser mais efetivo com o seu objetivo de mídia, independentemente se utilizará um banner impressao ou a própria internet.

O terceiro passo nos ensina a analisar e entender nossos concorrentes. Entender quem são seus adversários, o que pretendem comercializar e como eles impactam no mercado é de muita relevância para o seu plano de mídia.

Já o quarto passo é bastante conhecido aborda a importância de conhecer muito bem o seu público-alvo, fazendo um levantamento de dados bastante fiéis e específicos para que não erre na hora de utilizar a mídia como ferramenta de marketing, divulgação e expansão.

Através disso, é possível descobrir quais meios de comunicação eles mais utilizam, para você ser mais certeiro em seu planejamento. De nada adianta montar um plano de mídia que atinge pessoas na internet se o seu público-alvo prefere utilizar o rádio.

Por meio desse caminho chegamos ao nosso quinto passo, que nos orienta a traçar metas e objetivos. 

Ou seja, faça projeções sobre o que pretende atingir com o seu plano de mídia, podendo ser maior lucro, alcance, atrair novos leads ou até mesmo melhorar seu relacionamento com o cliente.

Por fim, porém não menos importante, definir quais estratégias serão utilizadas em seu plano, independentemente se é para a promoção de serviços de exame audiologico clinica ou o mais novo smartphone do momento.

Lembre-se que as estratégias de tomadas de decisão são diferentes das estratégias de comunicação, portanto, reúna-se com os demais assessores e decida qual utilizará e como irá fazer o planejamento mediante tudo o que foi apontado até o momento.

Dentro do seu planejamento de mídia, os objetivos de mídias serão necessários para guiar você e seus profissionais para alcançar as metas estipuladas. 

Ou seja, tenha um objetivo e utilize os modelos de objetivos que mais se adequam a seu tipo de negócio, para que assim consiga chegar aos resultados esperados:

Escrever um anúncio de venda

Baixe o e-book gratuito Como escrever um anúncio de venda


1 – Impacto de público

O alcance nada mais é do que a parcela do seu público-alvo que é impactado pelas campanhas que sua marca faz, independentemente se o assunto a ser tratado na campanha é a remocao de maquinas e equipamentos do meio ambiente ou afins.

Quanto maior for o seu alcance, mais pessoas serão impactadas pelas suas ações.

______

Está gostando do nosso site? Então cadastre seu e-mail abaixo para se juntar a vários leitores inteligentes do Blog do Convidar para receber novos conteúdos.

Seu e-mail não será compartilhado

Somos contra o SPAM!

______

2 – Quantidade de aberturas

Diretamente ligada ao alcance de público, pense que as visualizações são o número de vezes que uma pessoa abriu o e-mail ou um link ou foi livremente até a sua campanha para ver sobre o que era, como funcionava ou qualquer outro motivo.

Sempre que alguém faz isso, a visualização é contabilizada, portanto, fica mais fácil de mensurar se todos que foram atingidos pelo seu alcance visualizaram a sua campanha.

3 – Frequência de visualizações

Tão importante quanto todos os outros objetivos de mídia, a frequência irá ditar a quantidade de vezes que alguém visualiza as campanhas criadas por você e a sua marca, podendo ser os links, postagens, anúncios e conteúdos.

Diferente das demais onde você busca um número maior, colocar para que alguém veja diversas vezes o seu conteúdo pode ter o efeito reverso e a pessoa acabar se irritando com esse marketing de mídia digital. Portanto, esteja sempre atento.

4 – Engajamento e interações

Como o próprio nome já sugere, o engajamento mostra o quanto as pessoas estão interessadas e permanecem interagindo com as suas campanhas, conteúdos e plataformas, deixando bem claro, e de forma bem direta, o que acharam do seu produto ou serviço.

Esse objetivo de mídia está ligado diretamente às redes sociais e é uma prova de como tudo acontece lá, principalmente pela quantidade de pessoas que utilizam plataformas como Facebook, Instagram e até mesmo o YouTube.

A maior vantagem deste objetivo é o feedback real e nítido para que você consiga repensar as estratégias e todo o planejamento, caso necessário, ou saiba onde está acertando e que deve continuar fazendo para agradar o seu público.

Neste conteúdo, entendemos um pouco melhor o que é um objetivo de mídia, o seu impacto perante o meio e a era digital em que vivemos, além de dicas de como montar o seu planejamento de mídia e os principais modelos de objetivo que são usados.

Claro que as informações aqui disponibilizadas devem ser usadas para melhorar o que já existe, mas o ideal é que você adapte-as para a realidade de sua empresa e crie novas e únicas formas de fazer o seu próprio planejamento.

Seguindo essa linha de raciocínio, agora você já pode colocar a mão na massa e começar a pensar em como montará o seu próprio planejamento e qual objetivo de mídia irá se beneficiar mais disso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



GOSTOU DESSE POST?
FAÇA PARTE DO SELETO GRUPO DE LEITORES INTELIGENTES.

Seu e-mail não será compartilhado Somos contra o SPAM!


No Blog do Convidar publicamos dicas e tutoriais de como anunciar mais e melhor, seja uma marca, um produto, serviço ou oportunidade. Da mesma forma, também damos dicas de como fazer propaganda grátis na internet com o uso de serviços gratuitos.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita de site  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários.

Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!