O que é o Google Search Console? – Confira 4 funcionalidades importantes para o seu site

O que é o Google Search Console

O Google Search Console é um serviço do Google que ajuda você a monitorar, manter e resolver problemas da presença do seu site nos resultados da Pesquisa Google. Confira neste artigo, a real utilidade da ferramenta.

Se existe uma maneira de fazer com que as empresas saibam como os usuários chegam até os seus sites e aplicativos, é utilizando o Google Search Console.

Em si, ela é uma ferramenta que complementa o Google Analytics e ajuda a entender como o seu site é visto.

Isso por que, existem diversas otimizações necessárias no processo de reconhecimento do caminho que o seu consumidor faz.

Portanto, saber disso é essencial para desenvolver melhorias dentro do site da sua empresa, seja ele o seu principal meio de contato com os clientes ou não.

Dito isso, no artigo de hoje falaremos sobre o Google Search Console e te mostraremos a importância dessa ferramenta no momento em que seu consumidor for entrar no seu site em busca de uma amassadeira espiral cozinhas industriais ou qualquer outro produto.

Compreendendo o Google Search Console

O Google Search Console é uma ferramenta gratuita desenvolvida pelo Google. Isso, já dissemos acima, agora vamos te ajudar a compreender ela melhor.

Anteriormente, em específico, até o ano de 2018 essa ferramenta detinha o nome Webmaster Tools e teve o nome mudado em 2018.

A ferramenta foi totalmente repaginada, mas ainda existem pessoas que utilizam e reconhecem a ferramenta pelo interface ou nome relacionado. 

Visto que a ideia principal é uma maneira de conseguir analisar o tráfego do seu site de express grafica rapida, por exemplo.

Desta maneira é possível conferir o desempenho do seu cartão de visita digital, ou seja, seu site por meio de pesquisas e da reunião de dados.

Esse conteúdo é o que possibilita uma análise do caminho que o seu consumidor faz para fazer a compra de, por exemplo, uma caixa display papelao, o tempo que passa no site e outras informações.

A forma como o Google Search console funciona

Podemos elencar as seguintes funcionalidades do Google Search Console para melhor compreensão, são elas:

  1. Problemas de segurança uma maneira de detectar falhas e vazões;
  2. Tráfego de pesquisa (como são as feitas as pesquisas no Google);
  3. Search Appearance (como o ele lê as páginas site);
  4. Google Index (identificação das palavras-chave do site).

Além dessas existem outras funcionalidades e recursos como ferramentas que testam o tráfego e a pesquisa do seu site e a identificação. 

Portanto, será preciso fazer uma explicação mais profunda desses quatro tópicos destacados e como o Google Search Console os utiliza. 

Como Fazer Propaganda Grátis na Internet e Ganhar Dinheiro
Autêntico Marketing viral – Como criar e começar

Escrever um anúncio de venda

Baixe o e-book gratuito Como escrever um anúncio de venda


Search Appearance

Essa ferramenta que compõe o Google Search Console busca analisar as otimizações que o criador do site pode melhorar a aparência do seu site. 

Basicamente, o Google compreende que existem pontos específicos que podem ser aprimorados.

Imaginando que sua empresa faz a venda de um  equipamento de cozinha industrial, ele vai buscar por sites parecidos que detêm mais acessos e padrões de sites que melhor atendem o uso do público.

Em seguida, ele emite um relatório que serve para identificar os dados que estão estruturados no site. 

A ideia é que por meio deste relatório você possa mudar alguns títulos, datas, autores, endereço e outros aspectos importantes que geram um melhor engajamento.

Recentemente foi adicionado uma funcionalidade que permite um relatório de análise de páginas para dispositivos móveis. 

Deste modo facilita a detecção de problemas que ocorrem com frequência dentro dos sites para uso de celulares.

Isso facilita muito a vida de quem faz a manutenção de sites pois a grande maioria dos acessos hoje de diversos sites de compra, pesquisa ou consulta ocorrem via celulares. 

O tráfego vêm aumentando bastante e tende a crescer cada vez mais. 

Search Traffic

É preciso compreender e identificar os motivos que fazem as informações do tráfego para o seu site. 

É possível por meio dessa ferramenta encontrar a quantidade de palavras-chave que seu site faz aparecer nos resultados pós busca. 

Por essa razão, se o seu site faz Banner personalizado, por exemplo, é necessário que essas palavras e outras sejam identificadas.

Isso porque a maioria das pesquisas feitas no Google são genéricas e por isso as pessoas tentam encontrar por sites que atendam rapidamente suas necessidades. 

Chamamos esses acessos de pesquisas genéricas de tráfego orgânico.

Em segundo, é possível ver em que páginas o seu site foi referenciado e por consequência considera importantes por estarem levando pessoas para o seu site, mesmo que vindas de outro lugar. 

Também é possível identificar quais países acessam o seu site e isso é importante, pois é comum nos surpreendemos com acessos vindo do exterior o que pode reforçar a criação de algum tipo de conteúdo diferenciado para atender esse público. 

Em terceiro, é possível identificar se os acessos foram de algum desktop ou dispositivo móvel.

Assim como, se as pessoas foram até seu site por uma pesquisa web ou por imagem, além é claro da data em que todos os acessos foram feitos. 

Como Otimizar os Resultados de Marketing e Vendas
18 Táticas de Marketing Online Para Pequenas Empresas

Ferramentas adicionais que compõem o Search Appearance 

Da mesma forma que uma grafica cartao de visita consegue ver os cliques, impressões e compartilhamentos por uma rede social, também é possível saber de todas essas informações com o Google Search Console. 

Há ainda uma forma de identificar se seu site está sendo invadido por terceiros, se algum usuário está gerando spams, se o seu site detém links artificiais superficiais ou se há excesso de palavras-chave em suas publicações.

Com todas essas informações que são descritas detalhadamente no relatório,  é possível ver quais fatores podem estar prejudicando a localização do seu site ou a perda de ranqueamento no Google. 

Google Index

O Google Index mais uma das funções do Google Search Console mostra as páginas que foram bloqueadas por robôs ou removidas. 

É relativamente comum esse tipo de coisa ocorrer, principalmente, quando ocorrem quedas inesperadas.

Existem também carros de um volume muito alto de índices, o que significa a falta de direcionamento para as páginas ou que foi invadido. 

Por fim, há algum tipo de mudança repentina que pode ter gerado problemas de segurança ou configurações do site. 

Há também erros do site  e erros de URL que direciona os seus usuários para páginas vazias. 

Se esse tipo de acontecimento for recorrente o Google acaba por tirar o ranqueamento do seu site por entender que houve interrupção na navegação. 

Veja que o seu site é mais que uma banner com foto e outras funcionalidades dentro da internet, ele precisa permitir que o acesso de todos os usuários seja fluído e o Google Search Console por meio do Index ajuda você a identificar os números. 

Security issues

Por fim, mas não menos importante, é preciso que seja identificado que tipos de problemas que o seu site pode estar sofrendo ou até causando no quesito segurança do usuário. 

O Google tem padrões de segurança bem rígidos em relação a esses aspectos.

Por ser uma empresa que já atende bilhões de pessoas é essencial que a segurança de quem acessa qualquer site. 

Também é claro, o google te avisar de algum malware que possa ter infectado o seu site e que deve ou até mesmo já ter sido retirado. 

Muitos casos de pessoas más intencionadas em sites de crescimento e muitas vezes quem faz a administração desses sites não detém o conhecimento necessário para saber o que pode estar ocorrendo. 

Quando algum problema é identificado é possível solicitar um pedido de reconsideração para que o Google faça novamente uma análise do seu site e marque que não há mais nenhum malware ou problema de segurança. 

Recursos adicionais

Existem recursos que podem ser feitos no Google Search Console que não necessariamente são de conhecimento do público, em geral. 

Essas ferramentas ajudam o seu site a ser melhor reconhecido e identificado. 

Você pode testar algum tipo de URL para que o google veja se não há problemas com ele e até uma forma de validar os dados estruturados em HTML de um email. Todas essas ferramentas estão dispostas no Google Search Console. 

Por fim, se você está abrindo o site da sua empresa física como um mobiliário urbano em São Paulo, existe a possibilidade de marcar o endereço do seu negócio e o número de telefone dele.

Esse recurso é interessante para as pessoas que precisam que seus clientes conheçam o endereço físico de suas lojas, principalmente, se estão bem localizadas e detêm um alto número de visitantes.

Considerações finais

Essas foram as funcionalidades do Google Search Console que foi pensado imaginando que nos dias atuais existem muitos empreendedores que se arriscam a criar e fazer a manutenção do próprio site.

Grande parte deles não tem o devido conhecimento em webmaster e por isso acabam por ter dificuldades. 

Esse tipo de ferramenta ajuda por meio de relatórios explicativos e didáticos a entender melhor o que está causando o tráfego do seus sites.

Porém, não se engane, diversos especialistas no assunto utilizam da ferramenta todos os dias por ser algo extremamente funcional. 

A ferramenta ainda está em constantes atualizações e tende a oferecer mais ferramentas com o passar do tempo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Este artigo foi útil para você?

Deixe seu comentário e sugestões abaixo, e aproveite para compartilhar com seus amigos e contatos.



GOSTOU DESTE ARTIGO?
FAÇA PARTE DO SELETO GRUPO DE LEITORES INTELIGENTES.

Seu e-mail não será compartilhado Somos contra o SPAM!


Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site? Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor anúncio de vendas… SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!