matriz BCG: Entenda como funciona na prática

matriz BCG

Diante da alta complexidade que uma gestão empresarial pode ter, algumas ferramentas passam a fazer parte do horizonte estratégico das marcas. Nesse caso, a matriz BCG acaba sendo uma manifestação fundamental dessas questões.

É claro que há uma série de dinâmicas que acabam se aplicando em momentos específicos dentro de uma lógica completamente heterogênea do mercado.

Com isso, se torna difícil definir por meios generalistas quais são as posturas mais importantes a serem levadas em consideração.

No entanto, é preciso entender que há uma série de possibilidades de atuação e que, cada uma delas possuem características próprias.

Vender, por exemplo, um panetone trufado Bauducco pode carecer de algumas ferramentas que uma perspectiva automotiva não precisaria.

O efeito oposto disso acaba sendo verdadeiramente equivalente e, por isso mesmo, é importante que tudo seja considerado dentro de um espectro de planejamento.

Não há, nesse sentido, espaço para que haja uma adoção sem que haja um estudo detalhado de cada perspectiva empresarial.

Afinal de contas, não há divulgação de vistoria veicular laudo feito a partir de uma comunicação baseada em comidas.

Por essa razão, já há uma série de possibilidades que garantem algumas avaliações importantes.

Entender, por exemplo, como uma análise de SWOT pode fundamentar uma campanha dentro de um mercado pode ser essencial.

Esse ponto é tão realizável quanto uma perspectiva de análise de dados para a fundamentação de um site para acupuntura hérnia de disco.

Esses são elementos primordiais e que, em grande medida, acabam fazendo toda a diferença na hora de se começar a planejar uma estratégia.

A importância do planejamento estratégico

Diante desses elementos, o planejamento estratégico acaba sendo um dos fundamentos mais importantes para analisar os rumos de uma companhia.

Afinal de contas, é ele que irá efetuar uma avaliação precisa sobre cada possibilidade de ação dentro dos objetivos propostos.

Nesse sentido, uma série de elementos vão sendo adotados para dar substância na hora de realizar uma ação de mercado.

Para vender mais produtos de limpeza institucional, por exemplo, alguns métodos irão ser avaliados. Esses pontos podem ser resumidos em políticas internas e externas de relacionamento entre a empresa e o mercado.

Reconhecer, por exemplo, o público-alvo pode ser definido do ponto de vista de uma implementação estratégica.

É ele que, em última instância, irá dar sustentação a todos os aspectos de implementação de uma empresa. Isso ocorre porque ele é a razão de ser da comunicação, uma vez que ele é o receptor de uma mensagem.

Então, um serviço de guincho mensal pode, em grande medida, fornecer algumas possibilidades de anúncio quanto ao seu público.

Logicamente, esse não é o único item que precisa ser avaliado e, portanto, alguns outros elementos precisam ser levados em consideração.

Um deles é, sem dúvidas, o produto que a entidade pretende disponibilizar no mercado e, também, o segmento a ser instaurado. Por essa razão, é importante ter em mente algumas perspectivas fundamentais quanto a esses assuntos.

Ciclo de vida do produto: por que compreender?

Há um elemento importante dentro dessa lógica de planejamento que diz respeito ao período que um produto vai estar dentro de um mercado.

Há uma série de avaliações que podem ser feitas para nortear essa manutenção, mas, o mais importante, é entender quais são os períodos fundamentais para agir.

Sendo assim, um produto tem um ciclo de existência bastante importante dentro de uma lógica de mercado.

Afinal de contas, quando ele entra em uma perspectiva de venda, ele passa por um processo de crescimento, maturação, estabilidade e declínio.

Cada um desses pontos são essenciais para entender quais são as atitudes a serem tomadas com relação a uma venda de switch e patch panel.

Esses elementos são centrais e acabam norteando todas as perspectivas de venda de uma empresa. Afinal, sob uma lógica de branding, o declínio de um produto pode representar uma imposição para efetuar um rebranding.

Seja como for, esses são elementos primordiais para uma boa relação de mercado dentro dessa lógica.

O que é matriz BCG?

Partindo das lógicas de estratégia de produto, o ciclo de venda acaba sendo um dos elementos importantes para a compreensão de uma interação de mercado.

No entanto, esse aspecto não é o único e há uma perspectiva bastante utilizada para efetuar uma análise nesse sentido.

A matriz BCG é datada da década de 1970 e sua sigla diz respeito a Boston Consulting Group que fundamentou essa estratégia.

Ela consiste em um artifício imagético onde as empresas irão efetuar algumas avaliações facilitadas dos percursos dos produtos da empresa.

Se, por exemplo, um depósito de materiais de construção vende alguns produtos para reforma de piso de madeira, é aqui que a matriz BCG pode agir.

É certo que há uma variedade muito grande dentro dessa lógica e que, portanto, precisa ser esclarecida.

 

Funcionamento da matriz BCG

Essa técnica consiste em uma diagramação simples com dois eixos perpendiculares que formam quatro quadrantes.

A linha horizontal diz respeito à participação relativa de mercado que vai se classificar no quadrante à esquerda como baixo e o da direita como alto.

Já a linha vertical tem a ver com o crescimento de mercado e o quadrante abaixo representa um baixo crescimento e o de cima um alto.

Esses quatro quadros podem ser classificados dentro de algumas classificações importantes. São elas:

  • Estrela;
  • Vaca leiteira;
  • Interrogação;
  • Abacaxi.

Esses são alguns dos aspectos mais importantes dentro dessa lógica e que precisam de alguns esclarecimentos.

Estrela

A estrela diz respeito a uma dinâmica em que os dois eixos representam uma alta, tanto do ponto de vista do crescimento, quanto da participação.

Esses produtos, sendo assim, precisam de um alto investimento, ao mesmo tempo que eles possuem um grande potencial.

Vaca leiteira

Essa instância pode ser a realização do objetivo de muitas empresas, uma vez que ela representa uma rentabilidade alta e um investimento baixo. Nesse caso, a vaca leiteira acaba sendo um produto muito vantajoso.

Por exemplo, um delivery de comida light pode ter alguns pratos que são fáceis de preparar, mas muito vendidos.

Interrogação

A interrogação faz referência a uma perspectiva nova dentro do mercado que possui algum potencial, mas ainda não obteve retorno.

Dentro dessa lógica, é importante que os investimentos sejam feitos, mas sob uma perspectiva de algo que pode funcionar ou não.

A interrogação, na verdade, é representada, justamente, por essa perspectiva de mercado de incerteza de investimento.

Abacaxi

Esse ponto diz respeito a um produto que não possui mais rentabilidade e que pode exigir algum tipo de investimento.

O abacaxi é representado nesse caso como uma demanda de resolução fundamental para a realização desse produto no mercado.

Vantagens da matriz BCG

A matriz BCG traz algumas vantagens importantes para as empresas que desejam aplicá-la.  Por essa razão, é fundamental apontar para algumas de suas realizações essenciais dentro desse meio.

Capacidade de gestão

Muitas vezes, a empresa possui um grande espectro de produtos e não consegue dar conta de conseguir avaliar um por um.

Nesse caso, a matriz BCG pode funcionar como um elemento central para garantir uma visualização mais prática desses elementos.

Afinal de contas, é muito mais fácil enxergar as possibilidades dentro de uma lógica diagramável.

Insights estratégicos

Com essa avaliação mais precisa, alguns insights estratégicos podem passar a fazer parte da vida daquela empresa.

Se há, por exemplo, alguns abacaxis e algumas estrelas, é possível começar a entender a respeito de algumas descontinuações de produtos.

Desvantagens da matriz BCG

A matriz BCG, também, acaba apresentando algumas limitações e, por isso, é sempre importante utilizá-la em consonância com outras estratégias.

Limitação de critérios

É certo que os critérios utilizados pela matriz BCG são importantes para entender a respeito de algumas realizações.

No entanto, é preciso entender que esses não são os únicos que devem ser levados em consideração na hora de se pensar um produto.

Desconsidera o ciclo de vendas

Devido ao fato de ela estar condicionada a entender a respeito das participações de mercado, ela, raramente, dá conta de entender a respeito do ciclo de vendas.

Por essa razão, utilizar as duas estratégias de forma mais elaborada pode garantir uma avaliação fundamental.

Considerações finais

Partindo das complexidades do mercado, alguns elementos acabam sendo centrais para a realização de uma boa estratégia.

Há, hoje em dia, uma série de ferramentas que podem ajudar na hora de começar a se pensar em uma avaliação e aplicação de mercado.

Por isso, entender os rumos e benefícios da matriz BCG pode ser fundamental para consolidar uma ação estratégica.

Afinal de contas, ela funciona como uma forma de facilitar algumas questões importantes dentro desse meio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

#matrizbcg #ferramentasdegestao #gestaoempresarial #blogdoconvidar




Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site?
Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor #anunciodevenda ...
SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

 

Obrigado por nos visitar. Deixe uma opinião ou mensagem, isso nos ajuda a melhorar esse espaço

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O PIN!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
Projeto
close-link
Scroll to Top
%d blogueiros gostam disto: