Matriz SWOT: como fazer a análise estratégica de sua empresa

SWOT
  • Save

A Matriz SWOT, sigla para Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats, é uma ferramenta de planejamento que permite uma análise precisa dos ambientes internos de uma empresa, bem como dos ambientes externos, que podem influenciar nos negócios.

SWOT
  • Save

Também conhecida pela sua abreviação em portugês, o FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças), é uma estratégia que permite a identificação de oportunidades e o aprimoramento de pontos fracos presentes em uma organização.

Qualquer pessoa, empresa ou projeto pode utilizar a matriz para obter um diagnóstico preciso do cenário mercadológico, além do interno, que influenciam diretamente em seu crescimento e evolução.

Hoje, com a evolução da tecnologia, a análise que era realizada com o auxílio de caneta e papel pode ser feita por meio de softwares, disponíveis em uma infraestrutura de redes, que produzem o diagrama com base no conceito.

A Matriz SWOT auxiliará na obtenção de uma ampla visão da empresa, na criação de estratégias assertivas e na tomada de decisões em um ambiente organizacional, empreendimento ou desenvolvimento de um projeto. 

Com essa ferramenta, é possível alcançar os seguintes benefícios:

  • Compreensão sobre a atual fase do negócio;
  • Visão mercadológica mais extensa;
  • Conhecimento do ambiente interno;
  • Integração e colaboração de toda equipe;
  • Elaboração de um plano preciso;
  • Desenvolvimento processual;
  • Crescimento e aprimoramento.

Além de gerar crescimento e, consequentemente, lucratividade, esses tópicos beneficiam o principal alvo das atuais organizações baseadas no marketing 4.0: o cliente final, ou o consumidor.

O aumento da satisfação do público-alvo será a maior recompensa proporcionada por uma análise detalhada das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de qualquer tipo de negócio.

A partir da elaboração de estratégias, será possível conhecer e compreender os concorrentes diretos e indiretos, além de desenvolver uma construção ou aprimoramento assertivos dos seus diferenciais competitivos.

Como fazer uma análise estratégica do ambiente externo?

O primeiro passo para realizar uma análise estratégica de uma corporação é ser sincera nos apontamentos de pontos fortes e fracos de uma empresa. Com isso, encontrar soluções concretas para possíveis problemas identificados torna-se mais simples.

O segundo passo é ter uma clara compreensão do atual momento vivenciado pela empresa. Para isso, é necessário ouvir todos os colaboradores, realizar pesquisas de satisfação dos clientes, além de reunir dados sobre o mercado do segmento.

Acima de tudo, é essencial que durante a execução desse diagnóstico, a organização considere e reforce a sua missão, visão e valores, além de ter um objetivo claro em mente.

Afinal, ter uma meta estabelecida auxilia a dar os primeiros passos no caminho mais ideal para alcançar o sucesso de suas estratégias.

Por fim, após a aplicação da Matriz SWOT, será possível elaborar planejamentos de acordo com as necessidades identificadas pelo mediador do processo. Para uma melhor compreensão, vamos usar como exemplo uma empresa de portaria.

Fundada há alguns anos, a corporação tem como foco principal promover a segurança e bem-estar aos moradores de edifícios comerciais, edifícios residenciais e até de condomínios.

Entretanto, nos últimos tempos, ela tem enfrentado uma fragilidade em sua lucratividade. Por essa razão, resolveu realizar uma análise estratégica para obter uma ampla visão do segmento e de todos os serviços oferecidos. 

Com isso, a corporação obteve os seguintes dados como exemplo:

  • Forças: bom atendimento dos profissionais e preço acessível;
  • Oportunidades: apostar em recursos automáticos e tecnológicos;
  • Fraquezas: recursos manuais, como portões com fechaduras à chave;
  • Ameaças: empresas que já utilizam a tecnologia para segurança.

Com base nesse diagnóstico, a empresa compreendeu que o que estava reduzindo o seu rendimento era a falta de inovação em um de seus serviços, como a automatização de fechadura eletrônica para portão.

A falta desse recurso oferecido para os moradores sempre fazia com que os responsáveis pelos edifícios e condomínios buscassem opções mais seguras com a concorrência. A partir disso, novas estratégias começaram a ser traçadas por essa corporação.

Ao contrário da empresa anterior, que já existia no mercado, o mesmo método de análise pode ser aplicado em outro tipo de negócio, cujo esboço ainda não foi concretizado, como um projeto de arquitetura focado na reforma de ponto comercial.

Para isso, o arquiteto responsável pela sua elaboração resolveu aplicar a Matriz SWOT para compreender melhor o cenário econômico que enfrentaria ao realizar as construções, além do cenário interno, que envolve sua equipe. 

Com isso, observou os seguintes aspectos:

  • Forças: projeto bem elaborado, arquitetos renomados;
  • Oportunidades: comércio local em ascensão e cenário econômico favorável;
  • Fraquezas: equipe prática reduzida;
  • Ameaças: concorrentes especializados em detalhes, como a climatização.

A partir desse diagnóstico, o profissional responsável pela criação e coordenação do projeto foi capaz de compreender como poderia crescer e o que teria que aprimorar na execução de suas obras.

Um dos pontos identificados foi a necessidade de contratação de um especialista em climatização e instalação de ar condicionado 110 volts nos ambientes, considerando que a cidade local tem um clima quente durante todo o ano.

Impactos da Matriz SWOT para as empresas e negócios

Além de conseguir uma ampla visão a respeito do próprio negócio, a aplicação da Matriz SWOT pode facilitar o processo de estudo da concorrência e desenvolvimento de diferenciais, que trará um maior destaque diante do mercado.

Com o crescente número de lojas virtuais, conseguir uma boa posição na internet tornou-se ainda mais necessário. Considerando essa informação, pode-se imaginar o seguinte caso de uma loja de uniformes sociais para empresas.

O e-commerce, que é especializado na personalização de uniformes sob encomenda para corporações, tem tido um bom crescimento e rendimento nos últimos meses. Contudo, além dos concorrentes existentes, percebeu uma nova ameaça.

A partir da realização de uma análise estratégica, foram identificados pontos essenciais que não estavam sendo notados pelo dono da loja, como a elaboração de seu portfólio, visando uma expansão, para uma maior oferta aos consumidores.

Com isso, foi possível visualizar que outras lojas virtuais do mesmo segmento estavam abrindo o leque de opções de produtos, incluindo, além dos uniformes, a venda de mochilas, acessórios e pin personalizado para empresas.

A partir dessa compreensão do cenário interno e externo, mudanças tiveram que ser tomadas no e-commerce de uniformes. Para isso, foi criada uma seleção de produtos que pudessem competir com os concorrentes.

Independentemente do segmento, é essencial que um negócio realize periodicamente um diagnóstico que possibilite a criação de estratégias assertivas. Pensando nisso, o mesmo método poderia ser aplicado até mesmo em uma empresa de dog walker.

Considerando que profissionais desse nicho lidam com cães e seus donos, é essencial que a execução do serviço alcance um alto nível de satisfação por parte de ambos, afinal, como diria o guru do marketing Philip Kotler, “a melhor propaganda é feita por clientes satisfeitos”.

Dessa forma, os donos de negócios devem conhecer a fundo todas as suas forças, oportunidades, fraquezas e ameaças, para que assim a conquista de uma alta performance se torne alcançável.

A importância de uma análise estratégica para uma equipe

Antes de encontrar soluções para fatores externos, é essencial que a gestão empresarial se concentre no desenvolvimento de um plano para sua equipe interna.

Uma equipe sólida reflete no ambiente externo de uma empresa. Sem funcionários capacitados e um ambiente profissional harmônico, não é possível identificar as dores dos clientes e sanar suas necessidades.

Para que essas competências sejam desenvolvidas e criem fortalezas, treinamentos e capacitações são essenciais para que resultados satisfatórios e efetivos sejam alcançados por todo o time interno de uma organização.

Consequentemente, dessa forma haverá um baixo índice de descontentamento e reclamações feitas pelos clientes durante a execução de um serviço, um atendimento, ou no processo de venda de um determinado produto.

Tudo está interligado, portanto, deve-se trabalhar as forças e fraquezas de todo o cenário que envolve uma empresa ou negócio, incluindo a composição de uma equipe. Somente assim será possível trilhar um caminho de sucesso profissional.

Considerações finais

O diagnóstico de uma empresa é como uma bússola que pode guiá-la até o destino desejado. 

Assim, a elaboração de estratégias dentro de todos os cenários, internos e externos, como ensina a Matriz SWOT, é o veículo que irá ajudá-la a percorrer esse caminho.

Portanto, é necessário estar sempre atento a tudo o que ocorre dentro e fora de uma organização, para que sejam identificados os pontos de melhoria e os seus pontos fortes sejam aprimorados.

Além disso, com o crescimento do número de aberturas de empresas e empreendimentos, o responsável por um negócio deve buscar constantemente um destaque em meio à concorrência.

Tudo que é bem feito é reconhecido e traz retornos, e por essa razão, com a execução de boas estratégias, pode acontecer o aumento da lucratividade do quesito financeiro de uma empresa.

Crescer exige esforços e aprendizados, portanto, um diagnóstico preciso é essencial para atender a esses dois requisitos que auxiliarão na trajetória traçada até o sucesso profissional.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Matriz SWOT: como fazer a análise estratégica de sua empresa via @ConvidarNet
  • Save

Deixe um comentário

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O ANUNCIAR MAIS!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
close-link
Rolar para cima
Share via
Copy link