Marketing para startup: Como trabalhar? – Confira 7 dicas!

marketing para startup como trabalhar

Investir no marketing para startup é fundamental para o desenvolvimento de uma empresa, uma vez que está inserido em um mercado com grande concorrência. Veja como fazer isso, muito fácil!

O marketing para startup proporciona diversos benefícios a ela, por isso, primeiramente, é essencial entender o que significa ser uma startup.

Ela se refere a um grupo de investidores que procuram um modelo de negócios que se pode repetir e escalar, em meio a um trabalho com condições de grande incerteza.

Sendo assim, esses investidores buscam uma forma de transformar o que fazem em dinheiro, disponibilizando modelos de produtos com certa frequência e crescendo cada vez mais.

Porém, não há como comprovar que o negócio dará certo.

Dessa forma, para essas empresas, uma startup é muito importante, pois auxilia no lançamento e posicionamento dela, assim como em sua expansão e desenvolvimento.

Como uma opção surge o marketing para startup realizado pelas plataformas digitais, por ser mais barato, controlável e efetivo.

Como trabalhar a estratégia com foco em startup

Antes de tudo, é extremamente necessário que a empresa entenda quem serão os clientes, criando um público-alvo basicamente. 

Para tanto, é preciso definir para quais pessoas ela deseja vender seus produtos ou serviços. Isso pode ser feito por meio de diversos questionamentos e criação de hipóteses.

Depois, com a evolução do negócio, a empresa pode adaptar suas estratégias e consegue entender de forma mais profunda e específica o público que atende.

Em outras palavras, no momento, é preciso estabelecer um rascunho sobre as características do grupo e seguir em busca de informações concretas, as chamadas estratégias de validação. 

Isso é realizado para que ela consiga entender quem são e os pensamentos de seus clientes. É o momento apenas de entender o grupo de pessoas que se deseja atingir. 

Com isso, ela consegue entender e definir estratégias que serão efetivas para atingi-lo, garantindo o melhor desenvolvimento da empresa. 

Não é necessário desenvolver um produto para realizar a análise.

Isso seria até um erro, porque, para criar uma mercadoria que faça com que eles desejem comprar, é preciso entender quem são, pois se eles não gostarem do produto não adiantará em nada.

Por exemplo, se uma empresa de móveis desenvolve qualquer cadeira para analisar seu público seria perda de tempo caso eles não gostassem. 

Dessa forma, ela pode entender seus gostos para aprofundar a mercadoria, como uma cadeira para call center, por exemplo.

Isso é, as estratégias devem se basear na experiência e no próprio cliente, como definir uma persona, ou seja, seu cliente ideal, seus gostos, necessidades e interesses.    

Depois dessa definição, é preciso entender como oferecer valor para esse cliente estabelecido. 

Isso por que, quando uma empresa conhece seu nicho, ela consegue pensar em estratégias para solucionar os empecilhos de seus consumidores e atrair mais deles.

Além disso, ela consegue entender e disponibilizar formas de ajudar na rotina e evitar que surjam desafios para enfrentar. 

É dessa análise que é criado um produto que será de fato eficiente para o desenvolvimento da empresa.

A relevância do marketing para uma startup

Para todas as empresas é importante investir no marketing, mas para as startups se torna mais importante ainda, pois elas estão iniciando no mercado e precisam conhecer o ambiente para estabelecer estratégias de qualidade.

Há uma enorme competitividade nos mercados e um aumento constante do número de novas empresas, sendo necessário entender como uma empresa, por estar no início, consiga se destacar nesse meio. 

Nesse contexto, o marketing surge como uma forma de garantir a promoção de determinada marca e garantir sua colocação em evidência, consequentemente, o sucesso.

Portanto, serão destacados em alguns tópicos a importância de investir no marketing para startups, assim como os benefícios que surgem:

  • Resultados a curto prazo;
  • Não exige altos investimentos;
  • Aumenta o alcance;
  • Permite que mais pessoas se interessem pela marca;
  • Comunicação rápida;
  • Estratégias direcionadas;
  • Maior eficiência;
  • Elevação da produtividade dos funcionários. 

Logo, investir no marketing é essencial para as novas empresas no mercado, porque garante que seus resultados sejam atingidos e que consiga se desenvolver da maneira que deseja.

Dicas para elaborar a estratégia com eficiência

Existem alguns pontos que podem ajudar uma empresa startup a atingir os seus resultados com eficiência. Por isso, alguns deles serão analisados e detalhados a seguir.

Escrever um anúncio de venda

Baixe o e-book gratuito Como escrever um anúncio de venda


Conheça o mercado

Antes de tudo, é essencial fazer uma análise do mercado em que a startup estará inserida. 

Por isso, deve-se pesquisar as informações sobre a concorrência, as estratégias usadas por elas, seus pontos fracos e as tendências.

Assim, ela consegue encontrar formas de conseguir inovar e se destacar em relação às outras empresas, além de conseguir se basear em pontos que funcionam para elas.

Fora isso, manter um acompanhamento do que acontece no mercado permite que a startup se prepare para os problemas que podem surgir e consiga adotar estratégias que ficarão em alta em determinado momento. 

De maneira geral, essa estratégia permite uma análise de informações suficientes para orientar a empresa e as ações que ela tomará. 

De igual modo, ela consegue diminuir os custos, tanto com crises, quanto com atos que não serão eficazes ao seu nicho.

Assim como é feita, por exemplo, uma avaliação para seguro de bens intangíveis. Antes de realizar um plano em específico, é preciso analisar o ambiente para conseguir se inserir nele corretamente.

Defina objetivos e metas

Para iniciar a propagação de estratégias eficazes, é preciso que os objetivos e as metas da startup estejam claros e bem definidos. 

É extremamente importante destacar que essa definição deve ser feita junto de uma análise das possibilidades. 

Isso é, ela deve estabelecer objetivos que sejam alcançáveis e não apenas um sonho. No início, não tem problema se eles forem pequenos e mais simples. 

Isso por que, metas menores e que são fáceis de alcançar, aumentam a produtividade da equipe, estimulando-a a trabalhar mais.

Outro ponto importante é ser bem objetivo no que se deve alcançar. Assim, existe uma clareza de quando eles foram atingidos e do que falta para tal.

Por exemplo, se uma empresa que realiza entrega de encomendas com motoboy deseja se tornar um caso de sucesso, uma das metas que ela poderia definir é “ aumentar o lucro em 30% mensais”, assim ela sabe como fazer para atingi-lo e aumentar o sucesso com o tempo.

Portanto, para realizar essa etapa, é preciso realizar uma união de todas as informações coletadas, seja sobre o público ou sobre o mercado em geral. 

Com isso, ela consegue estabelecer as metas de acordo com os dados reais, que servirão como um guia. 

Integre a equipe

Informar a equipe sobre os objetivos e mostrar a elas os resultados permite que eles conheçam o processo e a evolução da empresa em geral. 

Desse modo, é criado um sentimento de satisfação, que aumenta a produtividade e os resultados.

Por exemplo, se uma empresa que produz embalagem de madeira para exportacao tem todos os seus colaboradores com conhecimento das etapas, haverá diminuição dos problemas com erros, pois eles saberão suas funções e objetivos. 

Estabeleça a persona

Como foi dito, estabelecer a persona do negócio permite uma maneira subjetiva de definir quem é o cliente comprador.

Dessa forma, ela consegue criar estratégias mais direcionadas para as pessoas que de fato consomem sua empresa.

Por exemplo, uma empresa que produz cartao de visita de manicure sabe que, por criar a persona, deve destinar sua publicidade a mulheres, que se interessam por cosméticos e trabalham com serviço de manicure, criando mecanismos mais eficazes.

Viu como é prática essa estratégia?

Dessa forma, ela consegue economizar com gastos desnecessários dentro da startup, pois não colocará investimentos em estratégias que não funcionarão.

Isso, além de conseguir facilitar o trabalho dos funcionários e ter uma menor perda de tempo e aumentando a produtividade.

Tal fato acontece porque as estratégias criadas serão pontuais e conseguirão atingir os resultados desejados.

Beneficie-se do marketing digital

Investir em estratégias de marketing digital é muito importante, principalmente para as startups.

Isso porque essa ferramenta não tem altos custos para fazer efeito e permite um acompanhamento dos resultados. 

Por exemplo, se uma empresa que vende armario arquivo para escritorio está nas redes sociais, ela consegue promover suas publicações e atingir mais pessoas do que aconteceria no mundo offline.

Além disso, ela garante que o conteúdo conseguirá atingir um número de pessoas muito maior, uma vez que as pessoas estão constantemente conectadas, permitindo uma área de contato com elas. Para isso, utilizar as redes sociais é uma fonte essencial. 

Crie conteúdos relevantes e variados

Para conseguir se destacar no meio de tanta concorrência, a empresa precisa postar conteúdos que sejam relevantes para o seu público ter o desejo de consumi-los. 

Eles precisam despertar o interesse do usuário, atraindo-os para a marca em si.

É uma forma de aumentar o engajamento, a interação e o relacionamento com o público de forma geral. Por isso, precisam ser criativos e seguir estratégias de acordo com os desejos. 

Portanto, para fazer alguns Convites Personalizados que possam despertar o interesse, é necessário adicionar um conteúdo e design que chame a atenção e usar uma linguagem de acordo. 

Acompanhe os resultados

Um dos pontos mais importantes é monitorar os resultados, pois, assim, a empresa consegue entender quais estratégias não estão sendo eficazes e como melhorá-las, assim como os pontos que a favorecem e devem receber mais investimentos. 

Dessa forma, as decisões a serem tomadas conseguirão seguir um posicionamento melhor e mais eficaz para proporcionar o crescimento da empresa. 

Por exemplo, se uma empresa vende relogio de ponto digital e percebe que suas estratégias de publicidade não estão chegando aos seus consumidores, ela consegue mudar a plataforma para atingir mais público. 

Conclusão 

Sendo uma empresa startup é essencial investir em um marketing eficaz, pois ele pode ser a porta para um grande desenvolvimento e destaque no mercado. 

Contudo, deve ser feito de acordo com algumas estratégias para ser de fato eficiente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



GOSTOU DESTE ARTIGO?
FAÇA PARTE DO SELETO GRUPO DE LEITORES INTELIGENTES.

Seu e-mail não será compartilhado Somos contra o SPAM!


Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site? Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor anúncio de vendas… SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!