Marketing de Hotelaria: Entenda como fazer

marketing de hotelaria

Apesar de que tenha havido, recentemente, uma grande crise sanitária de dimensões globais, ocasionada, não exclusivamente, pelo vírus da covid-19, o turismo e a hotelaria continuam sendo mercados altamente rentáveis e aproveitáveis.

Isso pode parecer evidente, haja vista que viajar e se hospedar, ainda que temporariamente, são ações comuns a uma quantidade infindável de pessoas.

Seja por mero prazer de fazê-lo, seja por necessidade, apesar disso tudo, é que viajar e se hospedar em outros lugares é algo que muitos anseiam fazer ou que muitos fazem.

Não obstante que tudo isso firme o caráter singular e forte do mercado de hotelaria e de viagens ante a outros segmentos do mercado, existe o lado negativo para os que empreendem nessa área, o que diz respeito à competitividade e à concorrência.

Se, a título de exemplo, um trabalhador realizar uma viagem para fazer um exame demissional, ele se aperceberá, já nos princípios do município em que vai residir, de uma imensurável quantidade de hotéis e locais em que ele se pode hospedar.

O que lhe restará, sem dúvidas, é hesitação em relação a qual hotel ou a qual local ele escolherá, uma vez que, a depender da cidade, existem muitas opções.

Sob a outra perspectiva, a que diz respeito ao trabalho exercido pelos profissionais e empreendedores de hotéis, existirá um outro problema, que é o da angariar e trazer esse indivíduo para as suas instalações.

Por essa razão, é essencial fazer apelo ao marketing e, especialmente, ao marketing digital, tendo em vista que ele é, hoje em dia, uma das mais importantes ferramentas e um dos mais poderosos recursos que servem à promoção de um negócio.

E isso serve a hotéis que querem realizar negociações B2B tanto quanto àqueles que almejam realizar negociações B2C, por exemplo, realizando operações comerciais de troca ou venda com negócios de janela pivotante de vidro.

Enfim, para que se possa, portanto, conhecer por que razões fazer um marketing de hotelaria e, de igual maneira, como fazê-lo, este artigo abordará o tema em sua totalidade.

O que é o Marketing de Hotelaria?

Como o nome pode sugerir, o marketing digital de hotelaria ou marketing digital hoteleiro é, em breves linhas, estratégias de marketing digital que servem à promoção de um negócio que foca em, obviamente, hotéis.

Nesse sentido, é o conjunto total de ações que, a título de exemplo, um hotel, uma pousada, um hostel ou qualquer outro estabelecimento de hospitalidade ou de alojamento que serve para promovê-lo.

Com esse montante de táticas, além da obtenção de maior visibilidade e de notoriedade no mercado, o negócio consegue construir uma identidade visual e de marca perceptível aos olhos dos consumidores.

É possível, basicamente, ligando a televisão, perceber que existem franquias de hotelaria e de hospedagem que apelam ao marketing tradicional para fazer suas campanhas.

Essa via é rentável e extremamente conveniente àqueles negócios de hospitalidade que podem tirar proveito dele, mas, obviamente, não é o caso de todos os empreendimentos de franquias de hospedagem.

Portanto, parece mais apropriado recorrer à utilização dos canais digitais para realizar a promoção de um hotel, hostel ou de outro estabelecimento cuja finalidade é a mesma.

É possível, quando se sabe disso, apostar ou investir em muitos canais, entretanto existem aqueles que se sobressaem em termos de potencial. De entre eles, destacam-se estes:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • Twitter;
  • E-mail marketing;
  • Website.

Se uma empresa de inspeção veicular precisa de investir em abordagens que contemplem uma pluralidade de canais, não há razão pela qual em um marketing de hotelaria se faria algo diferente.

Na verdade, o marketing de hotelaria segue, basicamente, os mesmos princípios de qualquer outro marketing, mas é preciso perscrutar as peculiaridades, que de fato fazem a diferença.

A importância de investir em Marketing de Hotelaria

Existem estatísticas que reafirmam a já conhecida necessidade de realizar uma estratégia convincente, persuasiva e bem estruturada de marketing de hotelaria.

Em conformidade com pesquisas realizadas por plataformas e mecanismos como PwC, TripAdvisor, HSMAI, WIHP e Google, obtiveram-se dados relativos a pessoas que se hospedam em hotéis e as suas preferências de serviço.

De acordo com ela, 52% dos usuários dos canais digitais nos quais se reservam vagas de hospedagem buscam, antes de realizar qualquer confirmação de aquisição do serviço, o site e informações suplementares do ofertador.

Esse número se eleva em se tratando de usuários de redes sociais, cuja porcentagem representa 76%.

Afora tudo isso, é possível que se cite também o fato de que 1 em 4 cada pessoas que se hospedam optam por reservar diretamente com o hotel e, especialmente, pelo website, local no qual já conseguem confirmar a sua hospedagem.

Assim como um negócio de chaveiro para personalizar atacado que aposta em marketing, um hotel ou uma pousada, a título de exemplo, que recorre à utilização dessas táticas consegue, também, passar uma imagem de mais credibilidade.

E, como se sabe, essa credibilidade é, em suma, essencial no meio digital. Portanto, renunciar a ela é um erro fatal, que pode, basicamente, custar o progresso financeiro e de sucesso de um negócio.

Isso porque confiança, segurança e visibilidade são os estandartes de quaisquer negócios hodiernos.

Marketing de Hotelaria: como fazê-lo?

Realizar o marketing de hotelaria na prática é uma tarefa árdua, e, por essa razão mesmo, é essencial, antes de fazer qualquer coisa, compreender que o básico é o primordial e o mais importante passo a ser dado.

Nesse sentido, portanto, é mais do que recomendável que se preze a qualidade em vez da difusão aleatória e que seja mal-feita. Ademais, por consequência, é preciso investir na qualidade do hotel; no conforto, na qualidade e na hospitalidade.

Estar presente na internet é uma dica polivalente e que, por essa razão, não serve somente a um negócio de vending machine refrigerante que quer sucesso de mercado.

Desse modo, é preciso estar, em breves linhas, em todas as redes sociais e de comunicação possível a fim de maximizar as possibilidades de negócio e, também, a presença digital, que é um agente poderosíssimo em se tratando de publicidade.

A criação de blogs, websites e a aposta em marketing de conteúdo digital são eficazes e extremamente funcionais, e por esse motivo não se pode negligenciar as táticas pertencentes a ele.

É essencial lembrar que, se um vendedor de lavatório aço inox precisa apostar na qualidade dos seus conteúdos, os empreendedores que fazem marketing digital de hotelaria precisam primar pela boa apresentação das suas produções de conteúdo digital.

Assim, fotografias, newsletters, artigos e vídeos devem seguir princípios calcados em SEO (Search Optimization Engine), escalabilidade, acessibilidade e, também, seriedade a depender do público.

Vídeos institucionais, postagens de blog e artigos escritos concernentes ao nicho de hotelaria conferem, passiva ou ativamente, credibilidade ao negócio, e dessa forma atraem-se mais clientes.

Ademais, é preciso permitir que o potencial cliente ou o atual cliente consigam contato com a hotelaria ou a pousada facilmente, a fim de que o relacionamento entre cliente e empreendimento seja otimizado e mais facilmente realizado.

Uma empresa de salgadinho de forno fit que tem sucesso no marketing digital sabe de que precisa fazer isso, e isso é algo que vale a hotéis e a pousadas também.

Em última análise, é possível seguramente dizer que estratégias de tráfego pago podem, de igual maneira, ser convenientes à difusão da boa imagem do negócio e também à sua promoção.

Portanto, apostar em Google Ads (plataforma de anúncios do Google) ou em quaisquer outros mecanismos de busca que tenham suporte para anúncios é um ato extremamente bem-vindo.

Não se podem dispensar as métricas, especialmente aquelas que dizem respeito à avaliação do negócio. Dúvidas, críticas ou sugestões são aspectos aos quais um hotel que faz marketing digital não pode negligenciar, haja vista que os usuários ligam para notas.

Nesse sentido, responder mal comentários, postergar avaliações ou ser não cordial e respeitoso com os clientes faz com que o negócio incorra em má fama, o que é extremamente danoso não somente ao branding do negócio, mas a ele mesmo também.

Considerações finais

O marketing digital é essencial a quaisquer tipos de negócio que querem obter notoriedade e visibilidade, seja on-line, seja off-line. Hoje em dia, mesmo empresas de tela para quadra de esporte não o negligenciam.

Desse modo, não há por que, de igual maneira, um hotel ou uma pousada fazê-lo. Na verdade, é ideal que estes se adequem e se façam uma estratégia de marketing, a fim de maximizar os seus ganhos.

Para isso, portanto, existe o marketing de hotelaria, um conjunto de estratégias de marketing digital que servem à promoção de hotéis, pousadas, hostels e demais estabelecimentos de hospedagem e hospitalidade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site?
Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor #anunciodevenda ...
SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes.Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona| Nossos Serviços | Análise gratuita |Fale Conosco |Anuncie Melhor |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários.Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

Obrigado por nos visitar. Deixe uma opinião ou mensagem, isso nos ajuda a melhorar esse espaço

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O PIN!

A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
Projeto
close-link
Scroll to Top
%d blogueiros gostam disto: