Marketing de influência: 5 dicas para impulsionar sua marca

marketing de influência

O marketing de influência se tornou algo extremamente popular nos últimos anos, graças ao sucesso que certas redes sociais têm feito ao redor do mundo todo.

Nele as marcas usam pessoas influentes e com muitos seguidores para alcançar mais pessoas e divulgar seus serviços ou produtos.

A prática deve ser bem estudada, isso porque traz muitas vantagens, mas se usada da maneira errada, pode levar a um grande prejuízo e não ajudar em nada a vender massagem zen shiatsu, por exemplo.

Para entender mais sobre o assunto, o presente artigo explicará o que é marketing de influência, esclarecerá como criar uma estratégia eficiente e, por fim, listará dicas para extrair o melhor da estratégia. 

Confira nossas 5 dicas de influencer marketing para impulsionar sua marca.

O que é marketing de influência

O marketing de influência nada mais é do que uma sociedade entre um negócio e uma pessoa que conta com muitos seguidores em canais online.

As marcas que fazem crachá personalizado para empresa, por exemplo, trabalham com essas pessoas para alcançar os seus seguidores no meio digital 

Nisso elas alcançam mais facilmente essas pessoas e divulgam o negócio para nossos públicos ou para públicos mais diversos.

Com isso, a publicidade tradicional vem perdendo um pouco da sua força nos canais online e ficando mais para trás a cada dia graças às possibilidades de bloqueio de anúncios e a mudança de comportamento do público no geral.

De várias maneiras, o marketing de influência se tornou a versão digital da influência que pessoas “famosas” tem sobre outras pessoas, podendo ser:

  • Atores;
  • Cantores;
  • Youtubers;
  • Blogueiros.

É da natureza humana concorrer de acordo com a opinião e as informações passadas por amigos e familiares que fizeram recomendações positivas.

E graças a internet, muitas pessoas acabam considerando alguns influencers como amigos, por verem seus rostos todos os dias através do celular nos canais sociais.

Como criar uma estratégia eficiente?

Para quem ainda não usa o marketing de influência é esta pensando em como criar uma estratégia eficiente e aplicá-lo em um negócio, é possível seguir algumas dicas como:

  1. Estabelecer metas para a campanha

O passo inicial para criar uma estratégia de sucesso é definir boas metas, sem metas claras e bem definidas o processo nunca poderá funcionar como deve.

O sucesso das campanhas de marketing de influência se difere para cada negócio, mas todos devem ter metas específicas, alcançáveis, relevantes e atemporais.

Quando o negócio que emite cnh para carro e moto investe em uma parceria com um ou mais influenciadores, ele certamente quer melhorar algo como o alcance da marca, por exemplo. 

Ter a meta de alcance pode ser ideal para quem deseja aumentar a visibilidade da marca e dos produtos ou serviços que ela oferece para o público.

Com isso, as influências devem ser direcionadas com mais foco no alcance, levando mais pessoas a conhecerem as ofertas oferecidas.

  1. Definir o público-alvo da campanha

O marketing de influência só se mostra eficaz quando o negócio que fabrica bebedouro para escola é divulgado para o público correto.

Acertar no público-alvo significa que a marca terá muitos benefícios e uma colaboração vantajosa, mas errar no público-alvo pode acabar sendo uma perda de tempo e de dinheiro.

Mas o marketing de influência não busca grandes públicos apenas para esperar que a maior parte dele se interesse no negócio, muito pelo contrário.

A tática e as ferramentas usadas mostram que a marca pode vender para pessoas e nichos mais específicos, porém ela deve saber quem faz parte desse nicho e os influencers que também estão nele.

  1. Criar a mensagem da campanha

Assim como é fundamental conhecer as metas e o público-alvo, é necessário entrar em contato com influencers que tenham a ver com a marca e criar a mensagem da campanha.

Essa mensagem pode ser um grande ponto de mudança sobre como a marca é vista pelos seus clientes e pelo público ainda não conquistado.

Ela deve estar sempre alinhada às metas que o negócio tem, isso porque uma estratégia bem sucedida deve ter um escopo bem elaborado.

Além disso, o brief fã campanha deve mostrar de forma clara as metas e o que a Mara gostaria que o influencer parceiro abordasse em seus trabalhos.

  1. Estipular um orçamento

Um dos erros mais comuns em qualquer tipo de campanha, seja para marketing de influência ou não, é não definir um orçamento direto.

Todo influenciador, até mesmo os que são menores, vão querer receber uma tipo de comissão pela “propaganda” que fazem da marca que vende piso ecológico drenante, por exemplo. 

Para trabalhar com influenciadores maiores que tenham um alto engajamento é fundamental que se tenha um orçamento e produtos para dar de presente.

No processo de definição do orçamento é preciso ter em mente que nele deve conter o valor de compensação dos influenciadores e o valor para cobrir os eventuais custos da campanha dos produtos e serviços.

O orçamento deve ser pensado antes mesmo de começarem as negociações com algum influencer, isso porque sem ele não se pode definir exatamente o valor que poderá pagar no processo.

  1. Construir parcerias com os influencers certos

Isso pode depender muito do tipo de campanha, mas é necessário definir se a marca vai trabalhar com influenciadores maiores com milhões de seguidores ou com influenciadores menores e com menos seguidores.

As duas opções podem ser muito eficazes mas servem para estratégias distintas, por isso não existe uma que seja certa e uma que seja errada.

Entretanto, quando se trata da contratação de influencers, o caminho entre um grande influenciador digital e um menor pode ser muito diferente.

Para quem busca trabalhar com influenciadores maiores, é preciso abordá-los na maioria das vezes através de um agente ou empresário.

Já para trabalhar com os influencers menores, na maioria das vezes a empresa conseguirá falar diretamente com ele e acelerar o processo.

Como fazer bem essa estratégia

Depois de entender como a empresa pode aplicar a estratégia e ter bons resultados, é importante saber como extrair o melhor da estratégia a seguir:

 

Usar toda a criatividade

É essencial não ter insegurança na hora de tratar da marca em um ambiente que não se tem tanto controle assim como as redes e os canais sociais.

Por isso, o indicado é não se preocupar com os obstáculos e trabalhar duro para estruturar uma campanha de Marketing de Influência efetiva para o negócio que faz acoplamento corrente, a título de exemplo.

As pessoas estão atrás de mensagens reais e de verdade, por isso a ousadia e a criatividade devem ser exploradas ao máximo nesses tipos de campanha.

Pensar em todas as combinações possíveis

Uma estratégia de Marketing de Influência pode envolver somente um influenciador, porém o foco nunca deve ser somente ele.

É preciso pensar em como usar os demais canais para aumentar o alcance da mensagem, da marca e dos serviços ou produtos que ela oferece.

Se mais influencers forem utilizados, o ideal é criar uma ligação entre as comunicações de cada um e garantir que as ações não serão publicações que não tem nada a ver com a outra.

Cuidar das questões de localização

Nem todo influenciador vai se comunicar com as pessoas da cidade onde ele mora ou onde a empresa que faz mini sanduíche natural para festa trabalha.

Por isso, é preciso perguntar para ele de quais cidades tem seus seguidores para saber se fazer essa parceria realmente é uma boa ideia.

Para empresas pequenas, anunciar com quem se comunica com pessoas de outra cidade nem sempre é o ideal, pois isso pode gerar uma demanda que a empresa não pode cumprir.

Para tanto é necessário pesquisar muito bem sobre o parceiro e as pessoas que o seguem para poder fechar o negócio.

Adicionar hashtags

É fundamental deixar claro na comunicação com o parceiro que tudo se trata de propaganda. A publicidade velada não é permitida e não é ética; ela pode até mesmo ser punida.

Por isso, o ideal é fazer o uso de hashtags no fim ou ao decorrer do texto apresentado pelo influenciador para evitar problemas para o negócio que vende materiais para a realização de teste pneumático, por exemplo.

Considerações finais

O marketing de influência tem crescido muito nos últimos anos, e de maneira extremamente rápida, levando muitas oportunidades para marcas que desejam melhorar suas vendas, por exemplo.

Quando uma marca decide aplicar esse marketing em suas estratégias, muitas vezes ela consegue se destacar dos concorrentes e deixá-los para trás tendo uma vantagem competitiva maior.

Mas para isso a estratégia deve ser bem elaborada e bem aproveitada.

Além de buscar o público certo, é necessário conhecer bem os influencers com quem fará parceria.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

#marketing #marketingdeinfluencia #influencermarketing #influenciadordigital #blogdoconvidar




Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site?
Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor #anunciodevenda ...
SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

 

Obrigado por nos visitar. Deixe uma opinião ou mensagem, isso nos ajuda a melhorar esse espaço

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O PIN!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
Projeto
close-link
Scroll to Top
%d blogueiros gostam disto: