Por que investir em influencers?

influencers

Os influencers são pessoas comuns que criaram perfis nas principais redes sociais e se destacaram em meio a milhões de outros usuários. 

Influencers ditam moda, tendências e comportamentos e são seguidos por muitas pessoas.

Devido à popularidade desses usuários, muitas empresas perceberam que eles são peças-chave nas estratégias de marketing. Antigamente, as marcas contratavam celebridades para fazer algumas propagandas.

Apesar de ser uma estratégia eficiente, o colaborador sabe que se trata de uma relação meramente comercial e não de uma recomendação genuína.

Surgiu então o marketing de influência, uma estratégia que vem sendo aplicada por empresas de todo o mundo e que traz resultados incríveis para os negócios.

O marketing digital é a principal forma de divulgar marcas, produtos e serviços, por meio de diferentes canais, como site institucional, blogs, redes sociais, entre outros, e todas essas formas de produzir conteúdo são relevantes para a companhia.

Os influenciadores digitais desempenham um papel importante na produção de materiais destinados ao público-alvo da organização. E é por isso que muitas parcerias começaram a surgir com essas personalidades.

Neste artigo, vamos explicar quem são os digitais influencers, como usar essa estratégia no marketing digital e mostrar algumas vantagens que eles trazem para os negócios.

Quem são os influencers?

Os influencers ou influenciadores digitais, são pessoas que possuem perfis nas redes sociais e outros veículos digitais, que possuem uma grande quantidade de seguidores e pessoas engajadas com os seus conteúdos.

Alguns deles chegam a possuir milhões de seguidores e exercem uma grande influência sobre as pessoas. 

É possível encontrar influencers de diferentes segmentos, como:

  • Moda;
  • Estética;
  • Educação;
  • Humor.

No Brasil, um dos maiores influenciadores é o Whindersson Nunes, mas além dele, muitos outros se destacam e chamam a atenção de empresas de vários segmentos, como um fabricante de sonda de alimentações enteral.

O principal foco das organizações é aumentar sua clientela e consolidar seus produtos e serviços em meio ao público. 

As personalidades da internet ajudam nesse sentido, formando parcerias com as mais diferentes marcas.

Esse trabalho consiste no pagamento de permutas, ganhos por divulgação, dentre outras possibilidades, mantendo o foco nos influenciadores que atuam com o mesmo tipo de público que a empresa.

Antigamente, muitas companhias contratavam celebridades para fazer propagandas de seus produtos e serviços, mas nem sempre o consumidor confiava na opinião do artista.

Antes da internet se popularizar e o marketing digital se consolidar, um comercial com um artista famoso era o suficiente para convencer as pessoas, mas hoje o cenário é bem diferente.

Ao ver um comercial desse tipo, o consumidor pesquisa informações sobre a solução em um blog, pede a opinião de amigos e familiares, analisa indicações de outros clientes e assim vai formando a sua decisão.

Mas, se uma confecção faz uma parceria com um influenciador que experimentou o produto e fala sobre ele de maneira sincera, a conversa muda.

Os influencers são excelentes parceiros porque eles estão próximos da audiência, são vistos como pessoas comuns e que interagem com os seguidores.

Seus conteúdos são feitos de maneira espontânea, dentro de um supermercado, testando maquiagem, falando sobre seus problemas, expressando opiniões políticas, dentre várias outras atitudes.

São vistos como “gente como a gente” e por isso influenciam a decisão dos seguidores. Os usuários confiam neles e em suas indicações, visto que eles não falam apenas sobre o produto, mas sim sobre a impressão que tiveram dele.

As agências de publicidade conseguem dimensionar o poder da relação entre marcas e influenciadores, por isso, muitas já se especializaram nesse tipo de estratégia e conseguem escolher aquela personalidade que consegue impactar o público do negócio.

Como aplicar essa estratégia em marketing digital?

Uma empresa de locação de coberturas para festas e eventos pode investir nessa estratégia, assim como qualquer outra empresa. Mas para não perder tempo e dinheiro, é necessário seguir alguns passos. São eles:

Definir os objetivos

Defina qual é o principal objetivo do negócio ao investir em marketing de influência. A empresa pode querer divulgar um novo produto, gerar leads, reforçar sua marca no mercado, dentre outras possibilidades.

O objetivo precisa estar bem claro, além de considerar outros pontos. Por exemplo, pense se a campanha com o influenciador vai deixar o negócio realmente mais próximo de seu objetivo.

Faça as contas e veja se o orçamento é compatível, de que maneira a corporação quer trabalhar a parceria e o nicho de mercado que ela pretende atingir.

Os influenciadores atuam em diferentes segmentos e são capazes de escalar facilmente o alcance das soluções que abordam. Também é importante lembrar que eles trabalham com diferentes parcerias e tipos de monetização.

 

Conhecer o público-alvo

Assim como uma empresa de terceirização de copa, seu negócio deve conhecer bem a persona, seus hábitos e o tipo de conteúdo digital que mais a agrada.

Se a companhia não tem uma persona definida, está na hora de estruturá-la para direcionar melhor as estratégias de marketing digital. Se não houver um conhecimento aprofundado desse personagem, todas as ações podem cair por Terra.

Agora se o seu negócio já tem a persona definida, então deve se aprofundar em relação ao seu comportamento.

Para isso, converse com os clientes para entender os canais que eles utilizam, influenciadores que acompanham e o que pode impactar a decisão de compra.

Conhecer bem o público é a melhor maneira de alcançá-lo, estabelecer um bom relacionamento, nutri-lo e escolher os influenciadores corretos.

Escolher o influenciador

Nenhuma empresa deve escolher o influenciador com base em seu número de seguidores, pois mesmo que ele converse com milhões de pessoas, se o seu negócio não for do mesmo segmento que ele, não terá bons resultados.

Uma empresa de serviços administrativos terceirizados precisa se atentar a algumas características dos influencers, como a linguagem que utilizam, impressão que ele passaria e se está dentro do orçamento.

Analise os veículos utilizados pela personalidade e se eles correspondem aos canais que o público-alvo da empresa utiliza.

Planejar as ações com os influenciadores

Se a empresa já encontrou o influenciador que deseja, então deve entrar em contato com ele e conversar sobre a possibilidade de formar uma parceria.

No caso de uma resposta afirmativa, é um momento de formalizar o acordo, por meio de contrato e começar a estruturar a ação junto com o influencer.

Nesse processo, é fundamental alinhar as expectativas e detalhes, como tempo de veiculação e exigências de exclusividade, para que tudo saia nos conformes.

Vantagens de trabalhar com influenciadores

As empresas prestadoras de serviços de manutenção industrial podem obter diversas vantagens ao fazer parcerias com os influenciadores.

Uma delas é a acessibilidade, pois não é necessário ter um orçamento muito extenso para trabalhar com essas pessoas e nem mesmo ter algum tipo de vínculo com agências de publicidade.

Os influencers trabalham em diferentes nichos, possuem quantidades variadas de seguidores e trabalham com negociação distinta. 

Nesse contexto, tudo o que a empresa precisa fazer é escolher aquele que se adequa ao seu público e à sua realidade.

Também de acordo com uma pesquisa realizada pela Tomoson, um tipo de marketplace de influenciadores digitais, 51% das companhias que utilizam o marketing de influência afirmam que ele atrai clientes mais qualificados.

Para uma empresa de impermeabilização de piso laminado, é uma maneira de aumentar a rentabilidade com as estratégias orgânicas. Quando isso acontece, a aquisição de clientes aumenta muito, sim que para isso seja necessário gastar tanto.

Outra vantagem de destaque é o aumento da confiança por parte do consumidor, quando as pessoas querem comprar determinado produto ou serviço, costumam pesquisar a opinião de outros que já fizeram a aquisição.

Lembre-se de que as pessoas confiam mais no que as outras têm a dizer do que naquilo que a marca fala sobre sua solução.

Os influenciadores são próximos de seus seguidores e interagem com eles de alguma maneira. Isso cria uma sensação de proximidade que faz com que os produtos e serviços da companhia pareçam mais confiáveis.

Por fim, uma empresa terá muito mais chances de alcançar o público certo e impactar pessoas que realmente têm potencial para se tornarem clientes.

Com o marketing de influência, não é necessário mapear grupos para encontrar um público com potencial para se tornar cliente, tendo em vista que o influenciador já possui uma audiência construída.

Tudo o que a organização precisa fazer é encontrar influencers de seu segmento, como no caso de uma academia que faz parceria com uma influenciadora personal trainer.

Considerações finais

Sendo assim, os influenciadores digitais estão com tudo e a tendência é que eles fortaleçam cada vez mais sua influência sobre as pessoas.

Integrá-los às estratégias de marketing ajuda a melhorar a imagem do negócio e a conquistar clientes com mais facilidade.

Você já promoveu sua empresa com a a juda de influencers?

Comente abaixo e deixe a sua opinião.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

#influencers #digitalinfluencer influenciadordigital #influenciadores #marketingdigital #blogdoconvidar




Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site?
Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor #anunciodevenda ...
SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

 

Obrigado por nos visitar. Deixe uma opinião ou mensagem, isso nos ajuda a melhorar esse espaço

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O PIN!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
Projeto
close-link
Scroll to Top
%d blogueiros gostam disto: