Blog do Convidar

Guia Para Explorar Veneza Como um Local

Guia Para Explorar Veneza Como um Especialista

Não existe nenhum lugar como Veneza no mundo. Um encantador refúgio italiano edificado sobre a água, Veneza é literalmente composta por mais de 100 ilhas interligadas por pontes e canais. Quer mais detalhes? Continue a leitura e surpreenda-se!

É uma cidade com uma história mercantil extremamente rica, que viveu o seu expoente na Alta Idade Média, altura em que se tornou extremamente influente do ponto de vista económico e político.

Mas para quê regressar ao passado? Ainda que Veneza seja muitas vezes comparada a um museu a céu aberto, vale por muito mais do que apenas a sua história. Um centro urbano único no contexto europeu, a Veneza do Século XXI é viva, dinâmica, e repleta de pequenos segredos. Ou seja: vale mesmo a pena explorar como se fosse um local!

Neste pequeno guia para Veneza, deixámos-lhe algumas recomendações turísticas menos comuns que o podem ajudar a experienciar a cidade como um autêntico veneziano:

Caminhe Por Ruas Menos Conhecidas

É claro que vale sempre a pena visitar as ruas mais conhecidas de Veneza, como a fabulosa Piazza San Marco e a Ponte de Rialto. Contudo, existem amostras venezianas mais autênticas para conhecer bem perto destes movimentados pontos turísticos, como Cannaregio ou Dorsodouro.

Cannaregio, aliás, é possivelmente o distrito mais populoso de Veneza, mas é tão frequentado por turistas como por locais (algo extremamente raro na cidade). Já Dorsodouro é maioritariamente composto por uma rua estreita que acompanha os canais; perfeito para uma caminhada matinal!

Explore os Mercados Locais

Sinta-se como um verdadeiro morador de Veneza ao explorar os mercados locais menos conhecidos da cidade. O Mercado de Rialto é um destaque, claro, mas existem bancas com produtos frescos como frutas exóticas e marisco um pouco por toda a cidade.

A velha imagem de Veneza é a de um porto comercial sofisticado com produtos vindos de todo o mundo. Se procurar cuidadosamente, pode encontrar algo quase tão mágico na Veneza dos nossos dias.

Viaje de Vaporetto

É muito romântico passear de gôndola em Veneza. Mas… Também é um bocado um clichê, não acha? Se quer viajar por Veneza como um local, deixe de lado esta opção cara e com filas de espera enormes e compre um bilhete para o Vaporetto, que é como qualquer autocarro urbano do mundo… Mas em cima de água!

Todos os Vaporettos de Veneza têm atualmente um motor a diesel (afinal, são transportes públicos que centenas de pessoas utilizam para ir para o trabalho diariamente). Por que é que isso interessa? Ora, porque o nome deste transporte advém precisamente dos motores a vapor empregues nos primeiros Vaporettos!

Guarde as Malas Num Lugar Seguro

Guardar as suas malas num lugar seguro antes de caminhar pela cidade ou sentar-se num restaurante é essencial para experienciar Veneza como um local. Para o fazer, basta procurar o depósito veneziano mais próximo de si e deixar lá a sua bagagem.

Com a Bounce, pode guardar a sua mala por apenas €5 por dia e desfrutar de proteção até €10.000. As suas malas podem ser armazenadas em várias localizações da cidade, desde hotéis até restaurantes ou lojas de roupa.

Delicie-se com a Autêntica Cozinha Veneziana

Os restaurantes mais afastados dos pontos turísticos tendem a oferecer uma experiência gastronómica mais autêntica. Experimente pratos tradicionais como o risoto al nero di seppia (risoto de tinta de lula) ou cicchetti (petiscos venezianos) em bares frequentados por locais para ficar a saber do que estamos a falar. O seu palato agradece, e a sua carteira também!

É difícil estar por dentro da autêntica cozinha veneziana, por isso não hesite em consultar um local e pedir sugestões. No entanto, recomendámos os restaurantes Osteria Alla Frasca e Locanda Minton como dois bons exemplos da autêntica gastronomia veneziana.

Dica extra: Ao escolher um restaurante em Veneza, opte por um estabelecimento que não tenha fotos de comida à porta. Aparentemente, este é um dos melhores métodos para evitar tourist traps e comer boa comida veneziana a um preço justo.

Descubra Atrações Menos Conhecidas

Além dos destaques famosos, há várias gemas escondidas em Veneza, como a Igreja de San Giorgio Maggiore ou a Ilha de Murano.

San Giorgio Maggiore é um deslumbrante edifício localizado na pequena ilha de San Giorgio Farina Sal. Só existe um motivo pelo qual esta atração não está sempre pejada de turistas: porque fica um pouco longe do centro da cidade e só é acessível por via marítima.

O mesmo acontece com a Ilha de Murano, que ainda assim é bem mais movimentada. Como um pequeno pedaço de paraíso parado no tempo, Murano é principalmente conhecida pela sua produção de vidro. Aproveite para comprar alguns souvenirs menos óbvios para os seus amigos e familiares!

Respeite a Cidade e História de Veneza

Veneza é única e frágil, por isso respeite o ambiente e a história da cidade, evitando criar perturbações nos canais ou em outras áreas sensíveis. A conservação de Veneza é essencial para manter a sua beleza por gerações futuras, e é certamente algo que qualquer habitante da cidade valoriza. Acima de tudo, explorar Veneza como um local implica cuidar da cidade como um local!

Respeitar a história de Veneza também se faz aprendendo mais sobre as grandes provações pelas quais a cidade passou ao longo dos séculos. Antes de viajar até Veneza, experimente ler sobre figuras locais incontornáveis como Marco Polo, Giacomo Casanova, Antonio Vivaldi, ou Roberto Baggio; aproveite também para descobrir mais sobre a Guerra de Candía ou a Guerra Croato-Veneziana.

PS: Se ainda não sabe quando visitar a cidade de Veneza, não se esqueça que este pequeno paraíso italiano é casa daquele que é talvez o mais famoso Carnaval europeu!

Guia Para Explorar Veneza Como um Local via @ConvidarNet
  • Save

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Publicidade Adsense

Artigos Recentes

Artigos por Categorias

Publicidade Adsense

Artigos Relacionados

Publicidade Adsense

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O ANUNCIAR MAIS!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
close-link
Rolar para cima
Share via
Copy link