Guia Para Explorar Veneza Como um Local

Guia Para Explorar Veneza Como um Especialista
  • Save

Não existe nenhum lugar como Veneza no mundo. Um encantador refúgio italiano edificado sobre a água, Veneza é literalmente composta por mais de 100 ilhas interligadas por pontes e canais. Quer mais detalhes? Continue a leitura e surpreenda-se!

É uma cidade com uma história mercantil extremamente rica, que viveu o seu expoente na Alta Idade Média, altura em que se tornou extremamente influente do ponto de vista económico e político.

Mas para quê regressar ao passado? Ainda que Veneza seja muitas vezes comparada a um museu a céu aberto, vale por muito mais do que apenas a sua história. Um centro urbano único no contexto europeu, a Veneza do Século XXI é viva, dinâmica, e repleta de pequenos segredos. Ou seja: vale mesmo a pena explorar como se fosse um local!

Neste pequeno guia para Veneza, deixámos-lhe algumas recomendações turísticas menos comuns que o podem ajudar a experienciar a cidade como um autêntico veneziano:

Caminhe Por Ruas Menos Conhecidas

É claro que vale sempre a pena visitar as ruas mais conhecidas de Veneza, como a fabulosa Piazza San Marco e a Ponte de Rialto. Contudo, existem amostras venezianas mais autênticas para conhecer bem perto destes movimentados pontos turísticos, como Cannaregio ou Dorsodouro.

Cannaregio, aliás, é possivelmente o distrito mais populoso de Veneza, mas é tão frequentado por turistas como por locais (algo extremamente raro na cidade). Já Dorsodouro é maioritariamente composto por uma rua estreita que acompanha os canais; perfeito para uma caminhada matinal!

Explore os Mercados Locais

Sinta-se como um verdadeiro morador de Veneza ao explorar os mercados locais menos conhecidos da cidade. O Mercado de Rialto é um destaque, claro, mas existem bancas com produtos frescos como frutas exóticas e marisco um pouco por toda a cidade.

A velha imagem de Veneza é a de um porto comercial sofisticado com produtos vindos de todo o mundo. Se procurar cuidadosamente, pode encontrar algo quase tão mágico na Veneza dos nossos dias.

Viaje de Vaporetto

É muito romântico passear de gôndola em Veneza. Mas… Também é um bocado um clichê, não acha? Se quer viajar por Veneza como um local, deixe de lado esta opção cara e com filas de espera enormes e compre um bilhete para o Vaporetto, que é como qualquer autocarro urbano do mundo… Mas em cima de água!

Todos os Vaporettos de Veneza têm atualmente um motor a diesel (afinal, são transportes públicos que centenas de pessoas utilizam para ir para o trabalho diariamente). Por que é que isso interessa? Ora, porque o nome deste transporte advém precisamente dos motores a vapor empregues nos primeiros Vaporettos!

Guarde as Malas Num Lugar Seguro

Guardar as suas malas num lugar seguro antes de caminhar pela cidade ou sentar-se num restaurante é essencial para experienciar Veneza como um local. Para o fazer, basta procurar o depósito veneziano mais próximo de si e deixar lá a sua bagagem.

Com a Bounce, pode guardar a sua mala por apenas €5 por dia e desfrutar de proteção até €10.000. As suas malas podem ser armazenadas em várias localizações da cidade, desde hotéis até restaurantes ou lojas de roupa.

Delicie-se com a Autêntica Cozinha Veneziana

Os restaurantes mais afastados dos pontos turísticos tendem a oferecer uma experiência gastronómica mais autêntica. Experimente pratos tradicionais como o risoto al nero di seppia (risoto de tinta de lula) ou cicchetti (petiscos venezianos) em bares frequentados por locais para ficar a saber do que estamos a falar. O seu palato agradece, e a sua carteira também!

É difícil estar por dentro da autêntica cozinha veneziana, por isso não hesite em consultar um local e pedir sugestões. No entanto, recomendámos os restaurantes Osteria Alla Frasca e Locanda Minton como dois bons exemplos da autêntica gastronomia veneziana.

Dica extra: Ao escolher um restaurante em Veneza, opte por um estabelecimento que não tenha fotos de comida à porta. Aparentemente, este é um dos melhores métodos para evitar tourist traps e comer boa comida veneziana a um preço justo.

Descubra Atrações Menos Conhecidas

Além dos destaques famosos, há várias gemas escondidas em Veneza, como a Igreja de San Giorgio Maggiore ou a Ilha de Murano.

San Giorgio Maggiore é um deslumbrante edifício localizado na pequena ilha de San Giorgio Farina Sal. Só existe um motivo pelo qual esta atração não está sempre pejada de turistas: porque fica um pouco longe do centro da cidade e só é acessível por via marítima.

O mesmo acontece com a Ilha de Murano, que ainda assim é bem mais movimentada. Como um pequeno pedaço de paraíso parado no tempo, Murano é principalmente conhecida pela sua produção de vidro. Aproveite para comprar alguns souvenirs menos óbvios para os seus amigos e familiares!

Respeite a Cidade e História de Veneza

Veneza é única e frágil, por isso respeite o ambiente e a história da cidade, evitando criar perturbações nos canais ou em outras áreas sensíveis. A conservação de Veneza é essencial para manter a sua beleza por gerações futuras, e é certamente algo que qualquer habitante da cidade valoriza. Acima de tudo, explorar Veneza como um local implica cuidar da cidade como um local!

Respeitar a história de Veneza também se faz aprendendo mais sobre as grandes provações pelas quais a cidade passou ao longo dos séculos. Antes de viajar até Veneza, experimente ler sobre figuras locais incontornáveis como Marco Polo, Giacomo Casanova, Antonio Vivaldi, ou Roberto Baggio; aproveite também para descobrir mais sobre a Guerra de Candía ou a Guerra Croato-Veneziana.

PS: Se ainda não sabe quando visitar a cidade de Veneza, não se esqueça que este pequeno paraíso italiano é casa daquele que é talvez o mais famoso Carnaval europeu!

Guia Para Explorar Veneza Como um Local via @ConvidarNet
  • Save
A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O ANUNCIAR MAIS!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
close-link
Rolar para cima
Share via
Copy link