WhatsApp Marketing: 6 dicas de como expandir as vendas

WhatsApp Marketing

Diversas empresas já notaram que usar as estratégias de WhatsApp Marketing é uma das melhores formas de ampliar sua base de contatos, fechar novas vendas e facilitar a comunicação com clientes em potencial.

No entanto, as empresas não podem cometer um erro muito comum: usar o WhatsApp de forma isolada, sem a ajuda de outras campanhas de marketing digital para garantir o sucesso nos seus resultados.

Ao unir o as técnicas de vendas pelo WhatsApp com outras estratégias de marketing digital, uma empresa que realiza locação de empilhadeira a combustão poderá:

  • Ter mais eficiência nos atendimentos;
  • Aumentar o volume de vendas;
  • Garantir uma constância de resultados;
  • Desenvolver uma estratégia escalável para seu negócio.

Diversas empresas podem ter resultados semelhantes a esses, porém, precisam entender a importância do uso correto do WhatsApp em suas campanhas de marketing e como uni-las às demais técnicas para atingir seus objetivos.

O que é WhatsApp Marketing?

O WhatsApp Marketing pode ser resumido com um tipo de mensagem de marketing que serve para promover uma marca, produto ou serviço através do aplicativo de mensagem instantânea.

Utilizar essa estratégia é muito vantajoso para as marcas que desejam atingir um grande público em curto espaço de tempo, já que a utilização do WhatsApp no Brasil é muito grande.

Esse tipo de campanhas também ajuda a estabelecer uma relação mais sólida com os clientes e com isso, gerar mais oportunidades de venda para a empresa.

Além disso, ela possibilita uma maior taxa de fidelização dos clientes e reconhecimento de marca, como foi atingido por uma empresa de exame pré admissional sorriso ao utilizar dessas estratégias.

Portanto, é possível adaptar essa estratégia para diferentes nichos e segmentos de negócio, facilitando a forma de realizar vendas e atingir mais pessoas como as campanhas de marketing.

Qual a importância do WhatsApp Marketing?

Toda estratégia de marketing deve ser bem estruturada, afinal, planejar qual o objetivo final ajudará a promover a marca e conseguir converter os interessados em clientes.

Felizmente, para isso, o WhatsApp cumpre bem o papel de ser um canal versátil para a divulgação de promoções, atendimento ao cliente e remarketing. Afinal, as pessoas costumam utilizar esse aplicativo muito mais do que abrem seus e-mails.

Portanto, criar estratégias de marketing que façam um bom uso da flexibilidade e rapidez do WhatsApp ajuda até mesmo uma empresa de vistoria veicular domiciliar, já que a mesma pode agendar as visitas através do aplicativo de mensagens. Outros pontos são:

Melhorar o relacionamento com o cliente

Uma das principais dificuldades que muitas empresas enfrentam é manter um bom relacionamento com os clientes e retê-los após a aquisição de um produto ou serviço.

Todos sabem que é muito melhor mantê-los por perto porque a fidelidade é mais lucrativa do que a aquisição de novos clientes.

Por causa disso, o WhatsApp é um dos canais mais relevantes para investir e atingir essa meta de fidelização dos clientes, pois as empresas conseguem ter um contato direto com seus clientes.

 

Suporte personalizado ao cliente

Usar o WhatsApp como ferramenta de atendimento e suporte ao cliente é muito mais eficiente do que a convencional ligação ou e-mail já que o contato é feito de forma instantânea.

Supondo que uma fabricante de copos descartáveis tenha um atendimento por WhatsApp, ela poderá tirar dúvidas de clientes como aqueles que só estão buscando copos descartáveis atacado valores ou algo semelhante.

Isso ajuda a filtrar curiosos de pessoas realmente interessadas em adquirir o produto ou serviço. Essa forma de contato também facilita a prestar auxílio caso os clientes tenham algum problema com o produto.

Divulgação de produtos e serviços novos

Além de ajudar e melhorar o relacionamento com clientes, também é possível estabelecer formas de promover e vender os produtos e serviços da empresa.

Essa foi a principal tática de uma empresa que faz a fabricação de caixinha de presente para jóias, já que tinha uma boa base de clientes e poderia oferecer outros itens semelhantes para os interessados.

Outra forma interessante de aumentar as vendas é oferecer descontos e condições especiais pelo aplicativo. Isso facilita a fixação da marca na mente dos clientes e permite escalar o faturamento do negócio.

Saiba como fazer uso dessa estratégia

Com novos canais de comunicação com os clientes a cada dia, desenvolver uma estratégia de marketing digital, incluindo o WhatsApp, é fundamental para manter uma conexão personalizada com eles.

É importante integrar isso organicamente ao plano de marketing, ou seja, colocar um botão do WhatsApp no site não é suficiente, mas é preciso considerar como o WhatsApp pode ajudar a vender melhor o produto ou serviço.

Por exemplo, supondo que uma empresa especializada em escada vazada de concreto fazenda queira escalar suas vendas. O WhatsApp irá ajudar a impulsionar a comunicação e entender as necessidades dos clientes.

Isso possibilitará que ela adapte seu atendimento e modelo de negócios para melhor atender as expectativas de seu público e assim aumentar as taxas de conversão.

Também é possível integrar o uso do WhatsApp a outras campanhas de marketing, focadas em divulgar o negócio, esclarecer dúvidas e outros métodos que ajudam a vender igualmente.

Dicas para aplicar no WhatsApp Marketing

Para garantir o sucesso dessa estratégia, é preciso saber aplicar técnicas que ajudem a trazer resultados relevantes.

Para isso, de modo geral, as dicas a seguir poderão ajudar na hora de estruturar as campanhas de WhatsApp Marketing empresas de todos os segmentos. Sendo assim, é necessário saber qual se encaixa melhor com o seu modelo de negócios.

1. Envie mensagens personalizadas

Enviar mensagens personalizadas passam uma sensação de atendimento único para o cliente, o que por sua vez ajuda no relacionamento com a marca.

Ao manter uma postura profissional, auxiliar o cliente no que ele deseja e enviar promoções sem ser invasivo, os clientes terão uma percepção muito mais positiva da marca, o que ajuda a vender mais e reter os clientes atuais.

2. Não seja inconveniente com as mensagens

Como no e-mail marketing, enviar muitas mensagens para o público somente focado em vender é uma péssima estratégia.

Portanto, foque em se comunicar de forma genuína e sem ser intrusivo com as mensagens e avalie o que está dando certo ou não para sempre melhorar as interações e manter uma boa base de contatos.

3. Foque em estratégias multicanal

O WhatsApp é uma ótima ferramenta para manter bons relacionamentos, apoiar e divulgar produtos como mesa auxiliar inox e serviços, mas em hipótese alguma deve ser a única ferramenta em uma campanha de marketing.

É apenas como um complemento para outras campanhas que ajudam a captar potenciais clientes. Por exemplo, além de anunciar pelo Google AdWords, é possível combinar anúncios em redes sociais com conteúdo mais fácil de encontrar.

Dessa forma, escolha os canais certos e conecte-os poderosamente para que a comunicação seja eficaz em qualquer situação.

4. Tenha uma resposta rápida

Quando os clientes entram em contato com pelo WhatsApp, ou respondem às mensagens que a empresa envia, é importante não fazê-los esperar e respondê-los o mais rápido possível.

Por isso, é crucial ter um aparelho e um número dedicado para comunicação via WhatsApp, assim como foi feito em uma loja de gôndola reforçada aço.

Como o aplicativo requer apenas uma conexão com a Internet para funcionar, a rede móvel do telefone pode ser desativada para evitar que chamadas indesejadas interfiram nas interações do consumidor.

Além disso, outra boa prática é instruir os funcionários responsáveis ​​a usar o WhatsApp Web ou o aplicativo de desktop, pois usar teclado de computador e tela maior pode facilitar o trabalho e agilizar as conversas.

5. Contate quem já é cliente

Nada é mais inconveniente do que receber mensagens ou ligações de desconhecidos, portanto, é imprescindível que as empresas busquem mandar mensagens somente para quem já sabe do que se trata.

O recomendado é usar o app para se conectar com usuários que já são clientes e conceder algum tipo de permissão para enviar mensagens, como preencher um formulário de cadastro na loja, enviar informações em um formulário ou adicionar seu WhatsApp.

6. Investir em pós-venda

Quando o consumidor comprar, faça um ótimo trabalho de pós-venda, pergunte se ele está presente, se tem uma boa experiência de compra e se o item está em boas condições.

Depois disso, deixe passar alguns dias e agende um acompanhamento para avaliar a satisfação do cliente com o próprio produto.

Verifique se funciona conforme o esperado e se há algum problema de uso que possa ajudar. Tal atitude ajuda a fortalecer o relacionamento entre o público e a empresa e aumenta suas chances de fidelizar mais clientes.

Considerações finais

O uso do WhatsApp nas campanhas de marketing é uma realidade cada vez mais presente na vida dos usuários e empresas. Isso porque a facilidade e rapidez de contato permite que os clientes tenham ajuda, interação e comunicação direta com as marcas que consomem.

Sendo assim, utilizar as técnicas e dicas presentes neste texto podem ajudar a alavancar as vendas e melhorar o relacionamento com os potenciais clientes. Portanto, é crucial testar e avaliar para ver os resultados positivos por si só.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site?
Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor #anunciodevenda ...
SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

 

Obrigado por nos visitar. Deixe uma opinião ou mensagem, isso nos ajuda a melhorar esse espaço

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O PIN!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
Projeto
close-link
Scroll to Top
%d blogueiros gostam disto: