Nicho de mercado: 5 passos de como definir o seu com mais assertividade

nicho de mercado

O nicho de mercado nada mais é do que uma parcela que é pouco atendida ou que simplesmente não recebe atendimento de nenhum tipo de empresa. Em linhas gerais, é uma oportunidade dentro de um segmento mais amplo e competitivo.

Para trabalhar bem as estratégias de marketing e vendas, é fundamental saber definir seu nicho de mercado. No entanto, existem empreendedores que encontram seu nicho, mas que acabam apostando na opção errada.

Mas esse processo é fundamental para construir um negócio bem-sucedido, ao mesmo tempo em que se mostra um grande desafio para os empreendedores.

Quem está começando uma empresa agora precisa definir o nicho para que possa trabalhar suas estratégias. Só que a escolha deve ser certeira, caso contrário, os prejuízos em relação aos investimentos serão muito grandes.

Ser assertivo nesse quesito ajuda a atrair os primeiros clientes e faz com que a empresa alcance uma boa saúde financeira rapidamente. Só não se esqueça de que o mercado muda rapidamente, gerando oportunidades para se expandir.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, neste artigo, conheça o conceito de nicho de mercado, sua importância para os negócios e de que maneira defini-lo para a sua empresa.

Entenda o que é nicho de mercado

Nicho de mercado é uma parcela que não é atendida ou que é pouco atendida no mercado, sendo uma oportunidade de construir uma boa empresa, dentro de um ramo mais amplo e competitivo.

Mas não confunda o sentido de nicho com o significado de segmento, visto que este último se refere a um grupo de consumidores que possuem necessidades e interesses semelhantes.

Por exemplo, uma oficina especializada em adaptações para carros de deficientes tem como foco um nicho específico, por outro lado, oficinas que fazem diferentes adaptações atendem um segmento maior.

Portanto, nicho é uma pequena parcela pertencente a um segmento, é o caso, por exemplo, de uma lanchonete que vende coxinha vegana com massa feita exclusivamente de mandioca e recheio de jaca.

Um bom exemplo de empresa que identificou um nicho de mercado e conseguiu crescer rapidamente foram os aplicativos de motorista particular.

Eles perceberam que muitas pessoas precisavam de transporte mais rápido do que os ônibus e mais barato do que os táxis.

Mas para identificar o nicho da sua empresa, não é necessário que ele esteja em ascensão ou que o produto seja extremamente inovador. Na verdade, basta conhecer a fundo o seu mercado e descobrir uma necessidade ainda não atendida.

Continua após a listagem de artigos…

Importância de escolher um nicho

Entrar no mercado como uma marca generalista e que oferece produtos para um segmento muito amplo pode desencadear a perda da especialização.

Isso não acontece, por exemplo, com uma marca que fabrica lembranças personalizadas com foto de pets. Mas uma marca generalista precisa de uma comunicação que atinja um grande número de pessoas.

À primeira vista, pode parecer muito bom falar com uma multidão, mas assim como muitas pessoas estão em contato com suas mensagens, milhares de outras empresas estão fazendo a mesma coisa.

O consumidor é constantemente bombardeado por propostas e ofertas dos mais variados tipos, mas dificilmente existe uma solução realmente assertiva.

Agora, se você começa a vender sua solução como um especialista no mercado em que atua, vai atingir menos pessoas ao mesmo tempo em que consegue resolver um problema específico.

Isso faz com que a comunicação seja muito mais certeira e a marca vai falar apenas com usuários que realmente têm perfil e potencial para se tornar cliente. Além disso, estabelecer um nicho traz muitos outros benefícios, como:

  1. Plano de marketing efetivo;
  2. Baixo número de concorrentes;
  3. Preços vantajosos;
  4. Parcerias estratégicas.

A partir do momento em que o nicho de mercado é bem definido, fica mais fácil criar um plano de marketing eficiente e estabelecer uma comunicação diretamente com a persona.

Um fabricante de pergolado de madeira roliça vai trabalhar com consumidores carentes de serviços, dentro de um mercado pouco explorado. Por conta disso, vai ditar os valores do negócio e aumentar os lucros, mesmo com vendas mais baixas.

Por fim, conhecer seu mercado de atuação ajuda a encontrar um bom parceiro, que realmente possa trazer bons resultados e valorizar o tempo e o orçamento disponível para a parceria.

Em linhas gerais, todo o investimento, como o dinheiro, tempo e mão de obra, será reconhecido pelo público, aumentando as vendas e a receita. Mas para aproveitar todos os benefícios de ter um nicho, é necessário saber identificá-lo.

Como definir seu nicho de atuação

Existem algumas estratégias que ajudam a definir o nicho de atuação do negócio, e elas pertencem ao seguinte passo a passo:

 

1. Descobrir o mercado em que vai atuar

A primeira coisa que precisa fazer é definir em qual mercado o negócio vai atuar, e é fundamental que o empreendedor realmente goste, primeiramente do segmento.

Um fabricante de agulha acupuntura individual consegue crescer porque o empreendimento surgiu de uma paixão. Um dos maiores erros que alguém pode cometer é tentar atuar em algo que não gosta ou apenas porque está em alta.

Ao longo do tempo, a cobrança e o volume de trabalho começam a pesar e se não houver gosto por aquilo que está sendo feito, o empreendedor se sente desmotivado e pode até mesmo desistir.

2. Identificar o problema

A segunda coisa mais importante, depois de conhecer o mercado, é identificar um problema que a empresa pretende solucionar.

A internet pode ajudar muito nesse sentido, pois existem fóruns e grupos sociais que ajudam a descobrir carências no mercado.

Até mesmo pesquisando algumas palavras-chave no Google você consegue encontrar uma segmentação. Se pesquisar, por exemplo, sobre camiseta pedagogia bordada, procure identificar dúvidas e feedbacks de consumidores para identificar suas necessidades.

O que as pessoas falam podem trazer insights valiosos que rendem boas ideias e ajudam a desenvolver soluções que nenhuma outra empresa consegue trazer.

3. Avaliar seus conhecimentos

Se você já tem um mercado e identificou o problema presente nele, precisa ter conhecimento suficiente para propor uma solução.

Em outras palavras, para ser especialista em um nicho, é necessário dominar o ramo do negócio a fundo. Caso não tenha o conhecimento necessário, estude o assunto para que possa compreendê-lo de maneira mais ampla.

Para implementar uma solução realmente viável, também é muito importante testá-la no dia a dia, assim, você mesmo será seu case de sucesso.

Tenha em mente que não basta apenas conhecer a definição de um segmento para atuar nele. Existem muitas outras pautas que são discutidas e é em cima delas que você vai trabalhar para convencer o público de que possui uma ótima solução.

4. Observar a demanda

O nicho de mercado de um canil especializado em filhote de maltês micro se baseia em um problema real de sua audiência, e isso deve se aplicar ao seu negócio.

Quando ele consegue resolver um problema real, a vida das pessoas se transforma e muda para melhor, e é justamente isso que o consumidor moderno está procurando e dificilmente consegue encontrar, portanto, existe demanda.

Para encontrá-la, observe comentários e buscas realizadas por outras pessoas na internet. Se quiser facilitar ainda mais essa definição, converse com indivíduos com perfis de potencial cliente da sua marca.

Se você perceber que ninguém compraria a solução que tem em mente, talvez o problema que você imaginava ser tão importante não tem valor para os demais.

5. Analisar a concorrência

Se você pesquisar sobre bateria de carro cral, vai perceber que existe uma infinidade de lojas que vendem esse produto, o que é ótimo, afinal, é possível adquiri-lo por preços mais vantajosos.

Mas quem está começando um negócio agora, atuar em um mercado muito competitivo não é atrativo, pois além de existirem dezenas de empresas que querem resolver o mesmo problema, você terá de enfrentar negócios atuando há mais tempo.

Quando se trata de nicho, o ideal é que não exista tanta concorrência, entretanto, conseguir isso não é fácil. A melhor saída é encontrar um nicho pouco explorado e se atentar ao volume de competidores e as ferramentas que eles utilizam.

Se assim como um fabricante de catracas de acesso para escolas, você encontrar um segmento rentável e pouco concorrido, já pode começar a explorá-lo, afinal, possui um diferencial promissor.

Mas se perceber que a concorrência é muito grande, mesmo que o produto ou serviço esteja em alta, talvez seja melhor procurar outro nicho.

Considerações finais

Encontrar um bom nicho de mercado é crucial para construir uma empresa forte e uma imagem de autoridade. Além disso, todos os investimentos serão direcionados para o lugar certo, ficando mais fácil atrair o cliente ideal.

Seguindo as dicas que você viu aqui, sua ideia vai sair do papel e o negócio vai oferecer uma solução valiosa para os consumidores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site?
Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor #anunciodevenda ...
SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

 

Obrigado por nos visitar. Deixe uma opinião ou mensagem, isso nos ajuda a melhorar esse espaço

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O PIN!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
Projeto
close-link
Scroll to Top
%d blogueiros gostam disto: