Boca seca: descubra quais são as principais causas

Boca seca - principais causas da xerostomia

Aboca secaé um sintoma que incomoda muitos indivíduos. Entretanto, muitas pessoas não fazem ideia da causa que pode ter acontecido. Quer saber os motivos? Confira nesse artigo!

Esse problema pode ser causado devido a diversos fatores e ficar atento nisso é importante para um possível diagnóstico e tratamento.

O dentista pode identificar essa condição.

Por isso, é considerável buscar umplano odontológico bompara ter consultas com mais facilidade, tendo tratamentos com mais precisão

Caso queira entender o que é a xerostomia, suas causas e seus tratamentos, continue a leitura.

O QUE É A XEROSTOMIA?

A xerostomia, conhecida como boca seca, é uma condição que afeta pessoas pelo mundo todo, que causa uma redução de saliva pelas glândulas salivares.

Em alguns casos, essa condição pode ser curta, sendo resolvida com tratamentos simples, como ingestão de água. Porém, quando isso ocorre com frequência, é preciso investigar e entender o que está causando esse problema.

Como a produção de saliva tem uma certa diminuição, isso pode afetar aqualidade de vidado indivíduo, visto que quando isso ocorre, os sintomas recorrentes são:

  • Desconforto ao engolir alimentos;
  • Desconforto ao falar;
  • Feridas bucais;
  • Aumento da placa bacteriana.

Asalivaé essencial para poder engolir com facilidade os alimentos ingeridos, além de melhorar a fala e hidratar a boca. Quando isso não acontece, esses sintomas tendem a aparecer e prejudicar toda uma rotina.

Quando esses sintomas são percebidos, é preciso procurar uma ajuda profissional, devido a isso a importância de um convênioodonto empresarialtem sido maior. Assim, isso evita que o problema se perdure.

QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS CAUSAS DAS BOCA SECA?

Caso sinta um incômodo ao falar, engolir e perceba que a boca está sempre seca causando feridas labiais, então, algo está errado e precisa ser investigado.

Sendo assim, é preciso entender quais são as principais causas para que a xerostomia ocorre, nas quais as principais são:

  • Desidratação;
  • Tabagismo;
  • Diabetes;
  • Doenças autoimunes;
  • Problemas respiratórios;
  • Alterações hormonais;
  • Depressão, estresse e outras condições psíquicas.
  • Doenças gastrointestinais;
  • Hipotiroidismo;
  • Uso de medicamentos recorrentes.

Essas são as inúmeras causas que podem levar a condição de xerostomia, e é preciso entender o principal motivo para ter um tratamento adequado.

Na maioria das vezes, a falta de líquidos ingeridos podem levar a boca seca, além do consumo de cigarros que prejudicam não somente asaúde bucalcomo a geral, afetando pulmões e causando o envelhecimento da pele.

Em alguns casos, a boca seca pode ser causada por uso de aparelhos ortodônticos e caso isso aconteça, é bom informar o seu dentista para que arrume uma solução para que isso não aconteça mais.

Devido a isso, é essencial ter umplano odontológico que cobre aparelho e manutençãode qualidade, evitando tais situações.

QUAIS SÃO OS PROBLEMAS QUE A BOCA SECA PODE INDICAR?

Ao saber das principais causas que a boca seca pode vir a aparecer, é necessário ficar atento aos sintomas para descartar possibilidades de doenças autoimunes, diabetes, entre diversas outras situações que a xerostomia pode indicar.

Um fator importante é estar mantendo consultas periódicas com o dentista, para descartar possibilidades de diversas doenças, além de tratar a saúde bucal evitando o surgimento de enfermidades bucais.

Com isso, buscar um melhorplano empresarial odontológicopara ter atendimentos de qualidade é essencial.

QUAIS SÃO OS POSSÍVEIS TRATAMENTOS PARA A BOCA SECA?

Visto que a boca seca ou xerostomia prejudica a qualidade de vida, é preciso investigar o motivo que ela ocorre.

Após o diagnóstico, o tratamento irá depender do que o profissional indicar, nos quais as possíveis soluções podem ser:

  • Aumento da ingestão de líquidos;
  • Uso de goma de mascar para estimular a salivação natural;
  • Sprays de saliva artificial;
  • Uso de medicamentos indicados pelo especialista.

A água e outros líquidos são essenciais para a saúde, produzindo salivação natural, evitando problemas renais, deixando a pele mais macia, entre outros diversos benefícios que ela propõe.

O uso de goma de mascar sem açúcar é importante para estimular a saliva natural quando existe a falta dela e pode ser utilizado, sempre após escovar os dentes.

Quando a situação é um pouco mais complicada, pode ser indicado o uso de sprays para gerar uma saliva artificial ou o uso de medicamentos que ajudem nesse quesito.

Para isso, é preciso se consultar com um especialista para que ele possa descobrir o diagnóstico e indicar o melhor tratamento possível.

Sendo assim, é importante ter umplano odontológico ortodontiapara ter um atendimento de qualidade e de fácil acesso.

Agora que já sabe o que é a xerostomia, suas causas e tratamentos, caso desconfie que possa estar passando pelo problema, busque ajuda de um profissional e tenha um tratamento adequado, melhorando a qualidade de vida.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blogQualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

#bocaseca #saudebucal #xerostomia




Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site?
Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor #anunciodevenda ...
SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes.Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona| Nossos Serviços | Análise gratuita |Fale Conosco |Anuncie Melhor |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários.Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

Obrigado por nos visitar. Deixe uma opinião ou mensagem, isso nos ajuda a melhorar esse espaço

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O PIN!

A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
Projeto
close-link
Scroll to Top
%d blogueiros gostam disto: