4 táticas de utilizar SMS em sua empresa

SMS

Existem uma série de ferramentas inusitadas que podem ser utilizadas pelas empresas em suas táticas de marketing e vendas, dentre essas ferramentas o SMS se destaca.

A iniciativa de entrar em contato com o cliente pode ser feita de diversas maneiras, tanto por meio dos veículos de informações mais atuais como nas redes sociais ou através de veículos mais tradicionais, por exemplo, o SMS.

O SMS é uma tecnologia de envio de mensagens por telefone antiga, que ao longo dos anos foi saindo de uso. 

Porém, apesar das pessoas não utilizarem com a mesma frequência de antigamente, ainda é muito útil para diversas finalidades, principalmente para fortalecer as estratégias de marketing e vendas de uma empresa. 

Essa usabilidade é devido a constante necessidade do marketing e das equipes de vendas precisarem estarem em contato com seus clientes. 

Uma empresa para ter sucesso não pode ser esquecida, necessitando estar sempre mandando informações novas para os clientes, para fortalecer o seu posicionamento no mercado, até o de venda de válvula mangote corpo fechado.

Para que essa abordagem alcance o sucesso e alavanque a empresa a atingir as suas metas mais rapidamente, basta ter o conhecimento de como utilizar de forma otimizada o SMS, aproveitando todos os seus recursos. 

Tendo em vista isso, o objetivo desse texto é apresentar para os empreendedor como o SMS pode auxiliar no crescimento de uma empresa, conceituando SMS, sua importância, benefícios e algumas dicas de como aplicar em um negócio. 

A definição de SMS

O SMS foi o pontapé inicial para a criação dos modelos de comunicação que existem e são populares atualmente, como os chats de conversas online, popularizados no mundo inteiro. 

Apesar de ter seu uso reduzido, é difícil imaginar uma realidade onde as pessoas não utilizam o SMS, assim como é difícil imaginar um mundo sem mangueira irrigação 1 polegada

Esse método curto de comunicação, faz com que trilhões de textos sejam enviados e recebidos diariamente. 

Definição 

A sigla SMS é uma abreviação da frase em inglês Short Message Service, que ao ser traduzida para o português significa Serviço de mensagens curtas. No Brasil, o SMS é também conhecido como torpedo. 

De forma geral, o SMS é um serviço de troca de mensagens curtas que são enviadas e recebidas por meio de um celular ou de um computador para um celular. 

A palavra “curta” se refere ao número máximo de caracteres que podem ser enviados, que é de 160 caracteres, incluindo letras, números ou símbolos, sendo aplicado para todos, independentemente do telefone, operadora ou tecnologia.

História do SMS 

O SMS foi uma tecnologia desenvolvida por meio da cooperação GSM franco-alemã, em 1984 por Friedhelm Hillebrand e Bernard Ghillebaert. 

A sigla GSM significa Global System for Mobile Communications 2G, que ao ser traduzida para o português é Sistema Global para Comunicações Móveis, um sistema de cobertura telefônica internacional. 

É o GSM que irá permitir que as pessoas tenham sinal para enviar mensagens e realizar ligações em diferentes pontos do mundo, abrindo o TNT grosso branco da comunicação internacional. 

A partir do desenvolvimento dessa tecnologia e de outras, o primeiro SMS foi enviado anos depois, em 3 de dezembro de 1992, por Neil Papworth, um ex-funcionário desenvolvedor da empresa Sema Group Telecoms. A mensagem continha a seguinte frase: Feliz Natal. 

Pelo incrível que pareça, nessa época os celulares não possuíam teclado, o que fez com que Neil escrevesse a mensagem primeiramente por meio de um computador, para depois enviar aos celulares. 

Nesse período da história, a maioria dos primeiros celulares com a tecnologia GSM não suportavam a ação de enviar mensagens de texto. 

Os primeiros SMS automatizados para celulares foram notificações comuns de rede, geralmente para informar mensagens de correio de voz e alertas de cobranças de todos os tipos, até de locação de plataformas tesoura.

Foi a empresa Nokia que fabricou a primeira linha de celulares com tecnologia GSM que suportava enviar e receber SMS, em 1993. 

Anos depois, a empresa foi a primeira a fabricar um celular com teclado completo, o que permitia que o usuário escrevesse suas mensagens e as enviassem constantemente. 

Os teclados inicialmente eram do modelo multi-tap, onde cada número no telefone era representado por 3 a 4 letras, por exemplo, o número 0 exibia abaixo das letras A,B e C. 

Portanto, caso o usuário queira digitar um SMS que continha essas letras, ele precisava apertar o número 0 e os demais para completar a frase.  

Ao longo dos o SMS foi ganhando popularidade e aumentando a taxa de mensagens enviadas. Com o desenvolvimento de novas tecnologias, como os teclados virtuais, o uso do SMS se expandiu ainda mais. 

Em 2007, os usuários de celulares receberam mais mensagens de texto do que telefonemas, consolidando o SMS como o veículo de comunicação mais utilizado na época do muda de pau viola

Atualmente, apesar do SMS não ser mais tão utilizado para a comunicação entre as pessoas, devido a popularidade das redes sociais, ainda é muito utilizado para diversos fins, como: 

  • Recebimento de alertas;
  • Recebimento de atualizações;
  • Uso quando não há sinal de internet; 
  • Acompanhamento de finanças. 

Ou seja, pode ser aproveitado principalmente pelas empresas, por meio da combinação de tecnologias atuais, como os chatbots. 

 

Dicas para utilizar o SMS de forma empresarial

O SMS é uma tecnologia que pode ser implementada para auxiliar a equipe de marketing e vendas a divulgar diversas informações, até mesmo sobre o processo de semi reboque dolly e fortalecer o relacionamento com os clientes.

Ela é importante para qualquer empresa que deseja se destacar dos concorrentes, lembrando que aquele que não é comentado não é lembrado. 

Portanto, as empresas que desejam ser notadas devem sempre estar criando esse contato com o cliente, principalmente, por meio do SMS. 

Para facilitar esse processo, segue as dicas: 

  1. Automatize;
  2. invista no marketing; 
  3. Faça cobranças pro SMS; 
  4. Ofereça benefícios. 

A aplicação destas dicas vão trazer benefícios para o empreendedor, como o estreitamento de relações, a redução de inadimplência dos clientes, aumento de vendas e de lucros a curto prazo e redução de custos. 

Um outro ponto positivo do SMS, é que a terceira idade está acostumada com esse modelo de troca de informações. 

Dessa forma, é fácil atingir essa faixa etária de pessoas, que possuem mais dificuldade de utilizar os canais digitais. 

1- Automatize

O sucesso da implementação de um sistema de SMS em uma empresa está na utilização de tecnologias de ponta. 

Não dá para mandar manualmente diversas mensagens para todos os clientes, é necessário automatizar. Assim, milhões de SMS falando sobre o aluguel de serra tico tico vão chegar a clientela. 

Atualmente, já existem uma série de tecnologias que permitem a realização da automatização de uma maneira simples, fácil e barata. 

Como é o caso dos boots, ou seja, dos robôs virtuais, basta apenas programá-los para que disparem as informações desejadas pelo empreendedor. 

2- Invista no marketing

O empreendedor deve investir no marketing, para que as informações disparadas sejam interessantes para os clientes e não baseadas apenas em cobranças recorrentes. 

Essas informações podem ser as novidades produzidas pela empresa, cupons de descontos e uma série de outros alertas de gatilhos, que estimulam o cliente a ler e a se interessar pela empresa. 

3- Faça cobranças pro SMS

O SMS também é um canal de cobranças, onde a empresa pode enviar periodicamente as faturas para o cliente pagar. 

Muitas vezes, a inadimplência ocorre, porque o cliente esquece de pagar a conta, e não porque ele quer. 

Portanto, com a empresa e mandando alguns SMS para lembrar a data do vencimento das faturas, essa inadimplência é evitada. 

4- Ofereça benefícios

Algumas pessoas não gostam de abrir SMS empresariais, entretanto, se benefícios forem disponibilizados pelas empresas, a aceitabilidade desse tipo de veículo de informações será maior. 

Os benefícios não precisam se concentrar apenas em cupons, brindes como uma fresa topo 3mm, frete grátis, eles podem abranger informações interessantes, dentre outros exemplos. 

Considerações finais 

Com as informações obtidas neste texto, qualquer empreendedor vai conseguir aplicar o SMS em seu planejamento de marketing e vendas. 

Atualmente, ter estratégias multicanais, ou seja, que utilizam mais de um veículo de informações, faz com que a empresa tenha mais chances de ter sucesso no mercado ao qual está inserida.

Todos os mercados estão muito competitivos, portanto, as empresas devem pensar em maneiras de se destacar. 

Portanto, utilizar tecnologias consagradas, como o SMS, é um passo para o sucesso, pois esse veículo de comunicação continua sendo muito eficiente e de baixo custo para o empreendedor.

Sendo assim, nenhum empreendedor deve perder tempo na hora de investir no uso do SMS na sua empresa.  Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site?
Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor #anunciodevenda ...
SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

 

Obrigado por nos visitar. Deixe uma opinião ou mensagem, isso nos ajuda a melhorar esse espaço

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O PIN!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
Projeto
close-link
Scroll to Top
%d blogueiros gostam disto: