Blog do Convidar

3 Recursos Fundamentais em um Website Que Você Precisa Saber

website

Nos dias de hoje, já não é segredo para nenhuma empresa ou empresário autônomo que estar presente na internet é essencial para ser encontrado pelo seu público e mostrar autoridade. Nesse cenário, o website mostra-se uma opção bastante vantajosa.

Além disso, é nessa plataforma onde serão apresentados os produtos e serviços oferecidos pelo negócio

Isso, além de ser possível implementar recursos que possibilitam maior interação para os usuários: os widgets.

Pensando nisso, torna-se importante entender mais sobre o seu funcionamento, visando compreender de que maneira usá-los correta e efetivamente.

Sendo assim, acompanhe a leitura deste artigo sobre os widgets, suas utilidades e facilidades, num mundo movido pela tecnologia e apoiado pelas mídias sociais.

Tenho certeza de que vai aprender muito com as dicas desse artigo.


Leia também:


Afinal, o que são widgets?

Widget é uma ferramenta dos sites que ajuda a deixar a página mais dinâmica, realizar o direcionamento do público para áreas específicas ou até para seus perfis em outras plataformas, como as redes sociais

Para pessoas que não têm muito conhecimento sobre o assunto, bem como para a organização de um website, esse recurso é um modo mais simples de adicionar elementos, como galerias, posts populares e afins, sem a necessidade de usar códigos. 

De maneira mais simplificada, os widgets têm como objetivo simplificar a navegação dos usuários, que se apresentam como botões, ícones e até barras de rolagem. 

Existe ainda a possibilidade de colocar no sistema operacional uma tarefa escolhida anteriormente e que é capaz de operar de acordo com o tempo real. 

Existem alguns tipos dessa ferramenta que podem receber informações dos usuários para criar um novo registro, como menus de seleção, locais de entrada de texto, caixas e outros. 

Ou seja, o site de uma clínica pede ao usuário que selecione uma categoria entre preços, calendário e contato, coletando informações e devolvendo as possibilidades que devem ser apresentadas a ele. 

Portanto, ele é uma função independente, mas que pode ser adicionado à página da web em certas especificidades, retornando ao proprietário informações de desempenho do site, SEO e campanhas.

Widget vs. ícone

É importante compreender a diferença entre os conceitos de widget e ícone, pois há muita confusão relacionada, devido ao fato de que os dois recursos realizam o direcionamento do usuário para uma outra página. 

A grande diferença está no fato de que o ícone funciona somente como um atalho para o programa responsável por sua origem. Já o widget precisa fornecer em sua interface as informações provenientes do aplicativo que está associado. 

Na maioria das vezes, o ícone fica estático, enquanto o widget muda com a atualização das informações que estão associadas a ele, ou seja, trata-se de algo mais sofisticado. 

Por que o widget é importante para os sites?

Esse recurso é muito importante para os sites e empresas, uma vez que deixa o ambiente online mais atraente para seu público, afinal, ele torna a página muito mais dinâmica, deixando a experiência do usuário mais agradável. 

Um widget consegue garantir que o usuário permaneça navegando no site e em suas páginas derivadas por um período maior, fazendo com que suas chances de compra sejam maiores. 

Por exemplo, se um usuário entra em um site de uma loja de construção e consegue olhar de forma fácil diferentes produtos aleatoriamente, ele pode continuar navegando e chegar até o piso de concreto polido pelo qual ela tinha interesse prévio. 

Consequentemente, esse interessado estará mais sujeito à compra.

Vendo o caso contrário, ou seja, uma navegação difícil, o usuário provavelmente teria desistido antes de encontrar algo que fosse de seu interesse.

Além disso, por tornar a experiência por completo algo mais agradável, há um aumento do número de clientes satisfeitos e que indicam a página, fazendo com que haja uma rede de indicações, aumentando o alcance da empresa e a confiança para fechar negócios. 

Deste modo, se um cliente testou o site de uma empresa de coberturas para festas e também gostou do serviço, ela irá indicar a navegação pela página para seus conhecidos para tentarem entender se é o que desejam. 

Como consequência, ele se sente mais seguro em comprar, pois alguém que já o testou anteriormente ficou satisfeito com aquilo, demonstrando maior credibilidade e servindo como incentivo para a aquisição, o que aumentará as vendas. 

Por fim, durante grandes eventos e datas sazonais, como o Natal, ele pode ser algo essencial e um diferencial de qualidade, devido ao fato de permitir a adição de uma cronometragem. 

Assim, quando o visitante visitar o site, ele se deparará de cara com um grande cronômetro de promoções, fazendo com que a sua curiosidade seja instigada, dando a sensação de antecipação e necessidade de compra para não perder uma grande oportunidade.

Neste tipo, o proprietário do site pode fazer com que, ao clicar no widget de contagem regressiva, o usuário seja direcionado até a página com todos os produtos que entrarão em promoção ou a própria página de descontos. 

Ou seja, quando uma pessoa acessa o site de um negócio de impermeabilização de bancos automotivos ela pode visualizar o tempo faltando para os descontos e, ao clicar nele, pode acessar a lista de planos que receberão a diminuição dos preços. 

Dessa maneira, é realizado um jogo de marketing com a expectativa dos usuários e o seu desejo de compra, além do fato de garantir uma experiência de melhor qualidade e dinâmica, surgindo como um benefício muito maior para a marca.

Quais os principais widgets a serem adicionados?

Atualmente, há alguns widgets específicos que podem ajudar de forma significativa a experiência no site e facilitar a experiência do usuário, os quais serão analisados mais a fundo a seguir. 

1 – Chat ou chatbot

O primeiro widget a ser destacado é o de chat, que se refere a um auxílio nas interações com o público. Ele dá a oportunidade de interagir em tempo real com os usuários da página, o que é um requisito fundamental para qualquer empresa nos dias de hoje. 

Essa ferramenta permite que haja um aumento nas chances de conversão do visitante em consumidor, a partir da criação de um chat

Por exemplo, o site de uma auto escola que, assim que acessado, abre uma pequena aba em que um chatbot pergunta se o usuário deseja auxílio para encontrar o que deseja ou se quer marcar uma visita ao seu estabelecimento presencial. 

Desse modo, é iniciada uma interação de qualidade e que pode influenciar de forma significativa na transformação do visitante potencial em um consumidor de fato.

Os formulários se tornaram uma ótima opção de prospecção de leads e conversões na página, uma vez que é a partir deles que a empresa coleta informações sobre o seu público em potencial, compreendendo mais sobre suas características e auxiliando nas táticas. 

Pensando nisso, se uma clínica de saúde mental na área de psiquiatria inserir um formulário em seu site, ela pode ter acesso às informações sobre o seu público, possibilitando a criação de valor para suas estratégias, fazendo-o vê-la como sua solução. 

3 – Feed personalizável

Devido ao crescimento das redes sociais e da necessidade de sua presença nestas plataformas para passar credibilidade aos clientes, é muito importante que exista um widget que direciona os visitantes até o seu perfil em algumas delas.

Aqui, essa ferramenta serve como uma forma de aumentar o seu engajamento e conexão entre os seus canais, além de auxiliar na transmissão de confiança para o visitante, uma vez que serve como prova social. 

Por exemplo, se um usuário acessa o site e se depara com este tipo de widget, ele pode entrar no seu perfil de uma rede social, possibilitando encontrar depoimentos e comentários de outros usuários. 

Como consequência, ele fica mais inclinado a fechar uma compra, uma vez que adquire uma visão de fora da própria marca, o que aumenta a sua credibilidade de aquisição.  

Conhecendo mais alguns recursos dos widgets

Depois de conhecer os principais componentes que garantem uma boa navegação do usuário em seu site, vale a pena mencionar que existem algumas outras opções de widgets que podem ser benéficas para um domínio na web, que são:

  • Envio de newsletter;
  • Atendimento ao consumidor;
  • Carrinho de compras;
  • Compartilhamento nas redes sociais;
  • Botão para organizar envios;
  • Pagamento agilizado.

Portanto, o widget pode auxiliar e facilitar a experiência do usuário em diversos pontos de sua jornada, desde a entrada, até o direcionamento e a efetivação da compra, principalmente se a página se tratar de um e-commerce. 

Considerações finais

Os widgets funcionam como ferramentas capazes de tornar a experiência de navegação do usuário em um site muito mais dinâmico e simplificado, o que garante diversos benefícios, como maior dinamicidade na plataforma.

Dessa maneira, é fundamental que haja a compreensão correta do funcionamento desse recurso, para que seja possibilitada a aplicação correta de widgets úteis e que tragam bons resultados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

3 Recursos Fundamentais em um Website Que Você Precisa Saber via @ConvidarNet
  • Save

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Publicidade Adsense

Artigos Recentes

Artigos por Categorias

Publicidade Adsense

Artigos Relacionados

Publicidade Adsense

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O ANUNCIAR MAIS!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
close-link
Rolar para cima
Share via
Copy link