3 Recursos Fundamentais em um Website Que Você Precisa Saber

website

Nos dias de hoje, já não é segredo para nenhuma empresa ou empresário autônomo que estar presente na internet é essencial para ser encontrado pelo seu público e mostrar autoridade. Nesse cenário, o website mostra-se uma opção bastante vantajosa.

Além disso, é nessa plataforma onde serão apresentados os produtos e serviços oferecidos pelo negócio

Isso, além de ser possível implementar recursos que possibilitam maior interação para os usuários: os widgets.

Pensando nisso, torna-se importante entender mais sobre o seu funcionamento, visando compreender de que maneira usá-los correta e efetivamente.

Sendo assim, acompanhe a leitura deste artigo sobre os widgets, suas utilidades e facilidades, num mundo movido pela tecnologia e apoiado pelas mídias sociais.

Tenho certeza de que vai aprender muito com as dicas desse artigo.


Leia também:


Afinal, o que são widgets?

Widget é uma ferramenta dos sites que ajuda a deixar a página mais dinâmica, realizar o direcionamento do público para áreas específicas ou até para seus perfis em outras plataformas, como as redes sociais

Para pessoas que não têm muito conhecimento sobre o assunto, bem como para a organização de um website, esse recurso é um modo mais simples de adicionar elementos, como galerias, posts populares e afins, sem a necessidade de usar códigos. 

De maneira mais simplificada, os widgets têm como objetivo simplificar a navegação dos usuários, que se apresentam como botões, ícones e até barras de rolagem. 

Existe ainda a possibilidade de colocar no sistema operacional uma tarefa escolhida anteriormente e que é capaz de operar de acordo com o tempo real. 

Existem alguns tipos dessa ferramenta que podem receber informações dos usuários para criar um novo registro, como menus de seleção, locais de entrada de texto, caixas e outros. 

Ou seja, o site de uma clínica pede ao usuário que selecione uma categoria entre preços, calendário e contato, coletando informações e devolvendo as possibilidades que devem ser apresentadas a ele. 

Portanto, ele é uma função independente, mas que pode ser adicionado à página da web em certas especificidades, retornando ao proprietário informações de desempenho do site, SEO e campanhas.

Widget vs. ícone

É importante compreender a diferença entre os conceitos de widget e ícone, pois há muita confusão relacionada, devido ao fato de que os dois recursos realizam o direcionamento do usuário para uma outra página. 

A grande diferença está no fato de que o ícone funciona somente como um atalho para o programa responsável por sua origem. Já o widget precisa fornecer em sua interface as informações provenientes do aplicativo que está associado. 

Na maioria das vezes, o ícone fica estático, enquanto o widget muda com a atualização das informações que estão associadas a ele, ou seja, trata-se de algo mais sofisticado. 

Por que o widget é importante para os sites?

Esse recurso é muito importante para os sites e empresas, uma vez que deixa o ambiente online mais atraente para seu público, afinal, ele torna a página muito mais dinâmica, deixando a experiência do usuário mais agradável. 

Um widget consegue garantir que o usuário permaneça navegando no site e em suas páginas derivadas por um período maior, fazendo com que suas chances de compra sejam maiores. 

Por exemplo, se um usuário entra em um site de uma loja de construção e consegue olhar de forma fácil diferentes produtos aleatoriamente, ele pode continuar navegando e chegar até o piso de concreto polido pelo qual ela tinha interesse prévio. 

Consequentemente, esse interessado estará mais sujeito à compra.

Vendo o caso contrário, ou seja, uma navegação difícil, o usuário provavelmente teria desistido antes de encontrar algo que fosse de seu interesse.

Além disso, por tornar a experiência por completo algo mais agradável, há um aumento do número de clientes satisfeitos e que indicam a página, fazendo com que haja uma rede de indicações, aumentando o alcance da empresa e a confiança para fechar negócios. 

Deste modo, se um cliente testou o site de uma empresa de coberturas para festas e também gostou do serviço, ela irá indicar a navegação pela página para seus conhecidos para tentarem entender se é o que desejam. 

Como consequência, ele se sente mais seguro em comprar, pois alguém que já o testou anteriormente ficou satisfeito com aquilo, demonstrando maior credibilidade e servindo como incentivo para a aquisição, o que aumentará as vendas. 

Por fim, durante grandes eventos e datas sazonais, como o Natal, ele pode ser algo essencial e um diferencial de qualidade, devido ao fato de permitir a adição de uma cronometragem. 

Assim, quando o visitante visitar o site, ele se deparará de cara com um grande cronômetro de promoções, fazendo com que a sua curiosidade seja instigada, dando a sensação de antecipação e necessidade de compra para não perder uma grande oportunidade.

Neste tipo, o proprietário do site pode fazer com que, ao clicar no widget de contagem regressiva, o usuário seja direcionado até a página com todos os produtos que entrarão em promoção ou a própria página de descontos. 

Ou seja, quando uma pessoa acessa o site de um negócio de impermeabilização de bancos automotivos ela pode visualizar o tempo faltando para os descontos e, ao clicar nele, pode acessar a lista de planos que receberão a diminuição dos preços. 

Dessa maneira, é realizado um jogo de marketing com a expectativa dos usuários e o seu desejo de compra, além do fato de garantir uma experiência de melhor qualidade e dinâmica, surgindo como um benefício muito maior para a marca.

 

Quais os principais widgets a serem adicionados?

Atualmente, há alguns widgets específicos que podem ajudar de forma significativa a experiência no site e facilitar a experiência do usuário, os quais serão analisados mais a fundo a seguir. 

1 – Chat ou chatbot

O primeiro widget a ser destacado é o de chat, que se refere a um auxílio nas interações com o público. Ele dá a oportunidade de interagir em tempo real com os usuários da página, o que é um requisito fundamental para qualquer empresa nos dias de hoje. 

Essa ferramenta permite que haja um aumento nas chances de conversão do visitante em consumidor, a partir da criação de um chat

Por exemplo, o site de uma auto escola que, assim que acessado, abre uma pequena aba em que um chatbot pergunta se o usuário deseja auxílio para encontrar o que deseja ou se quer marcar uma visita ao seu estabelecimento presencial. 

Desse modo, é iniciada uma interação de qualidade e que pode influenciar de forma significativa na transformação do visitante potencial em um consumidor de fato.

2 – Link para formulário

Os formulários se tornaram uma ótima opção de prospecção de leads e conversões na página, uma vez que é a partir deles que a empresa coleta informações sobre o seu público em potencial, compreendendo mais sobre suas características e auxiliando nas táticas. 

Pensando nisso, se uma clínica de saúde mental na área de psiquiatria inserir um formulário em seu site, ela pode ter acesso às informações sobre o seu público, possibilitando a criação de valor para suas estratégias, fazendo-o vê-la como sua solução. 

3 – Feed personalizável

Devido ao crescimento das redes sociais e da necessidade de sua presença nestas plataformas para passar credibilidade aos clientes, é muito importante que exista um widget que direciona os visitantes até o seu perfil em algumas delas.

Aqui, essa ferramenta serve como uma forma de aumentar o seu engajamento e conexão entre os seus canais, além de auxiliar na transmissão de confiança para o visitante, uma vez que serve como prova social. 

Por exemplo, se um usuário acessa o site e se depara com este tipo de widget, ele pode entrar no seu perfil de uma rede social, possibilitando encontrar depoimentos e comentários de outros usuários. 

Como consequência, ele fica mais inclinado a fechar uma compra, uma vez que adquire uma visão de fora da própria marca, o que aumenta a sua credibilidade de aquisição.  

Conhecendo mais alguns recursos dos widgets

Depois de conhecer os principais componentes que garantem uma boa navegação do usuário em seu site, vale a pena mencionar que existem algumas outras opções de widgets que podem ser benéficas para um domínio na web, que são:

  • Envio de newsletter;
  • Atendimento ao consumidor;
  • Carrinho de compras;
  • Compartilhamento nas redes sociais;
  • Botão para organizar envios;
  • Pagamento agilizado.

Portanto, o widget pode auxiliar e facilitar a experiência do usuário em diversos pontos de sua jornada, desde a entrada, até o direcionamento e a efetivação da compra, principalmente se a página se tratar de um e-commerce. 

Considerações finais

Os widgets funcionam como ferramentas capazes de tornar a experiência de navegação do usuário em um site muito mais dinâmico e simplificado, o que garante diversos benefícios, como maior dinamicidade na plataforma.

Dessa maneira, é fundamental que haja a compreensão correta do funcionamento desse recurso, para que seja possibilitada a aplicação correta de widgets úteis e que tragam bons resultados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site?
Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor #anunciodevenda ...
SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

 

Obrigado por nos visitar. Deixe uma opinião ou mensagem, isso nos ajuda a melhorar esse espaço

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O PIN!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
Projeto
close-link
Scroll to Top
%d blogueiros gostam disto: