Confira agora 4 recursos que podem ajudar a ranquear um site!

site

Para uma empresa desfrutar dos benefícios da internet é preciso que seu site esteja bem ranqueado nos grandes buscadores. E você sabe como ranquear um site para otimizar seus resultados?

De fato, plataformas como o Google, o Bing, o Yahoo e o Ask Brasil simplesmente revolucionaram nosso modo de fazer marketing na internet.

Literalmente, elas transformaram para sempre a maneira como as pessoas se relacionam com as marcas e empresas.

Por exemplo, ao pesquisar por um corrimão de ferro para escada fica claro o quanto os buscadores podem facilitar a pesquisa.

Facilitando até mesmo a cotação de produtos e a comunicação entre as partes, tudo com poucos cliques.

Tanto que em alguns segundos aparecem centenas ou mesmo milhares de soluções, para qualquer necessidade que a pessoa tiver. 

É muito difícil imaginar algum tipo de palavra-chave, produto ou serviço que não esteja ali.

Sem dizer que antes apenas as grandes marcas conseguiam dominar os maiores veículos de mídia e de marketing. 

Mas, hoje as maiores vitrines são online, sendo que qualquer um pode chegar a marcar presença e conquistar sua fatia de mercado.

Por outro lado, essa democratização é justamente um dos fatores que nos leva a escrever este texto.

Se o cliente em potencial pesquisa por cozinhas planejadas grandes e encontra milhares de resultados, qual empresa ele vai escolher no fim das contas?

Sendo assim, a concorrência e competitividade também aumentam formidavelmente graças ao universo digital. 

De tal modo que as marcas passam a fazer de tudo para disputar um segundo da atenção dos interessados, tentando se sobressair na multidão.

Daí a necessidade de falarmos sobre como ranquear no Google o seu site.

Ou seja, como garantir que ele consiga um bom posicionamento nas primeiras páginas dos motores de busca

Além dos 4 recursos mais indicados para isso, explicaremos por que isso importa.

Afinal, não basta ouvir falar de uma ou outra dica sem primeiro compreender a conjuntura atual, bem como os valores mais profundos que realmente conduzem esse tipo de estratégia, por meio de exemplos concretos que ajudem a assimilar.

Um ponto bacana é que hoje os motores de busca evoluíram tanto que realmente já podem ajudar no crescimento de qualquer empresa.

Por exemplo: quem atua na parte de venda de produtos populares, ou de serviços como caldeiraria industrial.

O mesmo se diz de outros setores, tão competitivos quanto.

Dito isto, resta frisar que se o interesse do leitor é compreender a fundo quais recursos ou estratégias de ranqueamento podem ajudar a posicionar seu website profissional nas maiores vitrines digitais do mundo, com isso melhorando suas vendas, basta seguir adiante.

O que é ranquear um site e por que fazer?

Antes de tudo, é preciso compreender do que exatamente se trata o ranqueamento de websites, que nada mais é do que um modo de dialogar profundamente com a proposta central dos motores de busca, os algoritmos.

Basicamente, o primeiro buscador da história foi o Yahoo.

Entretanto, o primeiro a utilizar algoritmos e parâmetros como modo de organizar as páginas de resultado foi o Google, causando uma verdadeira revolução digital.

Se antes o critério de organização era a data de postagem, ou ainda a classificação por gêneros e categorias, de repente surgiu a ideia de usar a Inteligência Artificial para trazer resultados personalizados, conforme o perfil de cada visitante ou usuário.

Daí que uma pessoa pesquise ensino fundamental 1 grau em determinada cidade do Brasil e venham as escolas mais próximas, em vez de virem páginas de outro estado ou mesmo de outro país, pois o algoritmo sabe onde o usuário está.

Mas, esse foi apenas o começo da revolução.

Com o tempo, os algoritmos passaram a ficar cada vez mais exigentes. 

Por isso, é necessário falar em SEO (Search Engine Optimization), o recurso de Otimização de Páginas para Motores de Busca.

Assim, quanto melhor for a otimização de determinado site, melhor vai ser o posicionamento dele. 

Lembrando que as primeiras posições obviamente trazem um resultado muito maior, pois as pessoas nem costumam passar dessas primeiras páginas.

Os motivos para participar dessa corrida digital são muitos, indo desde os resultados sólidos que isso pode trazer, aumentando a geração de leads, oportunidades e vendas de uma marca, até valores intangíveis como o fortalecimento do negócio.

Afinal, se você dominar as principais palavras-chave do seu segmento, obviamente você vai acabar se tornando sinônimo de autoridade dentro da sua área, mais ou menos como um líder de mercado ou algo semelhante.

Leia também: Hotsite de Anúncio Para Negócios | Características

1.     Gestão das palavras-chave

Ao falar em “principais palavras-chave do seu segmento”, entramos naquele que é um dos pontos essenciais do ranqueamento de sites, já que toda busca começa por aí.

Um ponto interessante é que as pessoas tendem a fazer um uso um pouco intuitivo desse recurso.

De modo que, quando várias pessoas querem o mesmo produto ou serviço, é bem provável que acabam escrevendo isso do mesmo modo.

Por outro lado, já existem plataformas que podem ajudar a fazer essa gestão, para que a escolha seja realmente assertiva, e não apenas um achômetro.

O maior exemplo é o próprio Google Keyword Planner.

Com essa plataforma qualquer um pode descobrir se é melhor usar a palavra-chave motor para portão, ou outra opção bastante semelhante. 

Depois, é preciso que a keyword apareça em pontos básicos da página, tais como:

  • No título do texto;
  • No primeiro parágrafo;
  • No título das fotos;
  • Nas linhas H2 e H3;
  • Na URL do site;
  • Na meta description.

Enfim, é importante que a keyword figure nesses pontos-chave, de modo que o seu site dialogue com os algoritmos da própria plataforma, para que antes de tudo ela saiba do que sua página trata.

Por isso que a assertividade na hora de escolher é tão importante.

Depois de tudo isso, se você conseguir ranquear bem com as 20 ou 30 palavras mais importantes do seu segmento, pode ter certeza de que isso vai mudar a realidade da sua empresa.

2.     Tenha um sitemap

Até aqui já ficou claro que um dos maiores segredos está em não lutar contra os algoritmos e parâmetros dos buscadores, mas justamente dialogar com eles e atender suas exigências.

Um ponto importante e diferenciado para isso é criar um sitemap, que é um arquivo que indica alguns detalhes estruturais do seu website, o que ajuda na indexação dele.

Pouca gente sabe disso, mas as pessoas não encontram seu site no Google e demais buscadores simplesmente porque você decidiu colocá-lo no ar.

Antes essas plataformas precisam saber que ele existe e indexá-lo.

Aí sim, quando alguém buscar catraca academia, suas páginas vão poder aparecer nos resultados. 

É isso que a criação do arquivo de sitemap acelera, tornando o processo mais acelerado e mais assertivo.

Além do mais, às vezes o layout de um site pode dificultar essa varredura, sendo que pelo arquivo não tem erro, pois a comunicação se dá na linguagem de programação.

 

3.     O poder dos links

Outro recurso incrível que pode ajudar a ranquear um site é o gerenciamento de links, também chamado link building

A começar pelos links internos, que fazem uma conexão entre os demais conteúdos do seu site, ajudando o leitor a entender determinado tema.

Porém, o verdadeiro segredo está nos links externos, que dialogam com outros sites, sobretudo quando eles já são uma autoridade no seu segmento, o que reforça seu SEO.

Se o tema é assessoria empresarial, faça parcerias com alguma empresa que já seja uma autoridade na área, e você vai desfrutar um pouco dessa popularidade.

Um segredo especial para conseguir algo assim é fazer guest post, que consiste na troca de conteúdos, como artigos em que seu parceiro faz um link para o seu site e você devolve fazendo o mesmo em relação ao site dele.

4.     Toda a parte visual

Para ranquear um site, o primeiro requisito é a satisfação do visitante.

É fundamental pensar na experiência geral que seu público vai ter, desde o momento em que entra no site até a última linha de conteúdo consumido.

Assim, é preciso que o layout tenha escalabilidade, isto é, que ele seja agradável como cores, tamanho, disposição dos textos, imagens e afins.

Junto a isso, vem a própria usabilidade.

Afinal, se o visitante quer entender melhor sobre bateria 60, ele consegue navegar com facilidade, encontrar os links em destaque, as informações mais importantes e daí em diante.

Outro exemplo que vai na mesma linha é o da mobilidade.

Hoje é preciso que o site seja responsivo, ou seja, que a tela se ajuste a qualquer dispositivo.

Seja um desktop, laptop, celular ou mesmo tablet, garantindo uma boa experiência em todos os casos.

Considerações finais

Falar sobre ranqueamento em motores de busca é o mesmo que tratar das maiores vitrines do mundo, como algo que pode mudar a realidade de qualquer marca.

Para dar os primeiros passos e conseguir bons resultados nesse universo, é preciso entender os conceitos e os 4 recursos que detalhamos acima, tornando essa jornada mais simples e mais segura.

Por falar em jornada segura…

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site?
Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor #anunciodevenda ...
SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

 

Obrigado por nos visitar. Deixe uma opinião ou mensagem, isso nos ajuda a melhorar esse espaço

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O PIN!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
Projeto
close-link
Scroll to Top
%d blogueiros gostam disto: