Blog do Convidar

WhatsApp CRM: aumente a produtividade de sua empresa

WhatsApp CRM aumente a produtividade de sua empresa kommo-whatsapp-heading

Aumentar a produtividade é o desejo não apenas das empresas, mas também dos funcionários, pois ambos visam o mesmo objetivo: fazer mais em menos tempo. Afinal, o
tempo é o recurso mais caro do mundo.

Pensando nisso, selecionamos formas práticas de aumentar a produtividade, dentre elas uma chamou a atenção: o WhatsApp CRM.

Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto.

Dicas de produtividade para sua empresa

Selecionamos 5 dicas práticas para você implementar na sua empresa, mas antes de colocar todas em ação é preciso analisar o cenário atual da sua empresa e de seus funcionários, pois dessa forma você saberá os níveis de prioridade de cada ação.

Portanto, analise o número de tarefas, o tempo de execução de cada uma, as ferramentas que estão sendo utilizadas e qual é a frequência que os seus colaboradores fazem um treinamento. Esses fatores são essenciais na hora de decidir quais estratégias de produtividade implementar.

Se você não sabe como fazer isso, busque por um profissional de gestão de desempenho, o qual irá saber analisar e organizar os setores e demandas da sua empresa.

A gestão de desempenho é responsável por analisar as métricas e competências de cada colaborador, e por meio desses dados elaborar ações de melhoria, como necessidade de
treinamento, busca por ferramentas de automação e organização de demandas.

5 dicas práticas para implementar no seu negócio

Papel e caneta na mão ou bloco de notas do celular aberto, que selecionamos dicas valiosas para o seu negócio, fique atento.

1- Saiba delegar tarefas

Saber quem é a pessoa ou time ideal para executar cada tarefa é o primeiro passo para a produtividade. Todo mundo possui talentos, treinamentos, qualificações e tempo de experiência, esses quatro fatores são um norteador para você ou o líder de cada setor/time saber quem escolher conforme a demanda a ser realizada e complexidade do projeto.

É sempre bom ter na equipe os três níveis de profissionais: júnior, pleno e sênior. Pois, alguns projetos são mais complexos do que outros, e o nível de experiência e expertise são fatores muito relevantes na hora de decidir qual funcionário fará parte daquela demanda.

2- Otimize o tempo com ferramentas

Evite o desgaste da sua equipe, invista em ferramentas que irão facilitar o dia a dia dos colaboradores, permitindo que as tarefas sejam feitas de modo mais simples e ágil. O seu colaborador não precisa gastar duas horas em uma tarefa que com o auxílio de uma ferramenta levaria trinta minutos.

Saiba quais softwares, máquinas e equipamentos a sua equipe precisa para desempenhar um serviço de excelência no menor tempo possível. E, além de ferramentas de qualidade, busque por ferramentas de automação, as quais irão realizar tarefas de forma automática e otimizar o tempo de trabalho.

3- Invista em capacitação

Outro fator importante de investimento é a capacitação dos funcionários, se você deseja ter o melhor time precisa dar o suporte e treinamento para que isso se torne realidade. Invista em cursos, workshops, palestras e treinamentos.

Um time capacitado irá desempenhar as tarefas em menos tempo e com uma qualidade e expertise elevada. E, ter um time de especialistas faz com que o valor do serviço oferecido pela sua empresa seja elevado, ou seja, você investe no funcionário e na sua empresa ao mesmo tempo.

Além disso, investir nos colaboradores evita a temida rotatividade de funcionários, os quais se sentem valorizados e têm uma perspectiva de crescimento profissional dentro da companhia.

4- Crie um ambiente saudável e motivador

Além de valorizar os funcionários por meio de treinamentos, é importante também valorizar por meio de palavras, reconhecimentos, bonificações e um ambiente e gestão saudável.

Ações simples como: elogiar o funcionário no público e orientar no privado, cultura de feedback, ações de bem-estar, benefícios corporativos, bonificações e presentes por metas e tempo de serviço, podem fazer uma enorme diferença no desempenho de cada colaborador. 

E, claro, o primordial é o respeito pelo próximo, por isso, se você deseja que a sua empresa cresça deve ter em mente que um ambiente saudável vai desde a comunicação até a cadeira e maquinário escolhido, valorize os seus colaboradores e eles valorizarão a sua empresa. 

5-Olhar especial para o time de vendas

Sabemos que lidar com o cliente não é fácil e exige uma educação emocional do time comercial, o qual é cobrado por tudo o que vende e lida com diferentes temperamentos todos os dias.

Por isso, invista em ferramentas específicas para venda, como um CRM de qualidade. Ter uma ferramenta dessa permite que o atendimento e negociação com o cliente sejam mais assertivos, evitando a perda de informações.

O CRM também auxilia no processo de funil de vendas, fazendo com que somente os leads quentes, aqueles que estão no fundo do funil, sejam abordados pelo setor comercial. Isso evita que os seus funcionários entrem em contato com o lead muito cedo, dificultando a venda e utilizando um tempo do colaborador que poderia estar sendo dedicado a um lead pronto para a compra.

WhatsApp CRM

Nossa segunda dica foi sobre ferramentas de qualidade e nossa quinta sobre ter um olhar especial para o time de vendas, e o CRM une essas duas dicas, pois simplifica a organização de informações sobre o lead e histórico de interações por meio da automação.

O CRM é uma ferramenta de automação que gerencia e analisa as interações com os leads. Leads são pessoas que forneceram algum contato para a sua empresa, como telefone ou e-mail, e que ainda não realizaram nenhuma compra, ou seja, não são clientes.

O uso do CRM permite que os dados de contato e histórico de interações sejam armazenados e organizados de forma automática, dessa forma, o setor comercial sabe como abordar o lead conforme a etapa do funil que ele está. Além da possibilidade de enviar mensagens automáticas conforme fluxos criados na plataforma, os quais podem ser por etapa do funil ou outro critério relevante.

Quando for pesquisar por um CRM, opte pela ferramenta que tenha integração com o WhatsApp, utilizar esse app para as vendas é como um “divisor de águas”, isso porque o WhatsApp é um dos aplicativos mais baixados no Brasil, por todas as idades e esferas sociais. O app está literalmente na mão de quase todo brasileiro.

O WhatsApp, além de ser o app mais baixado, é o app mais visto pelos brasileiros durante o dia, seja para conversas profissionais ou pessoais, esse aplicativo está presente na mão dos brasileiros na maior parte do dia, sendo um excelente outdoor da sua empresa.

Utilizar o WhatsApp CRM possibilita uma entrega de conteúdos, promoções e aproximação com o lead ou cliente de forma mais rápida, pois o usuário utiliza o app de conversas durante vários momentos do dia, o que potencializa as chances de vendas.

Além disso, o WhatsApp é um aplicativo que surgiu primeiro para conversas informais, tendo funções de foto, vídeo, gif, stickers que aproximam a conversa online, trazendo proximidade.

Essas características de conversa informal com os amigos que o próprio app carrega devido a sua história de uso, já facilita o contato com o lead, gerando uma proximidade de marca e cliente mais rápido.

Como usar o WhatsApp CRM para as vendas

O WhatsApp Business pode ser usado para comunicação com o cliente, divulgação de produtos e serviços, fidelização de clientes e atendimento no pós-venda, e recomendamos o uso da versão business, pois ela tem mais funções do que a tradicional.

Para facilitar, listamos algumas formas que a sua empresa pode utilizar o WhatsApp Business:

  • divulgação de promoções e novidades
  • divulgação de participações em eventos, conquista de prêmios e certificações
  • envio de cupons de desconto ou brindes fidelidade
  • comunicação mais pessoal e amigável como envio de felicitações de aniversário, dias das mães, dias dos pais e demais datas relevantes para o seu negócio
  • envio de fotos e vídeos dos produtos
  • explicação por áudio dos serviços
  • atendimento no pós-venda

Todas essas possibilidades auxiliam na comunicação e aproximação da empresa com os clientes, criando oportunidades de venda e de fidelização dos clientes, os quais são atendidos de forma rápida por meio do WhatsApp.

Ferramenta de CRM para WhatsApp

Unir as ferramentas do CRM e do WhatsApp alavanca as vendas definindo a organização dos contatos conforme a etapa do funil, além de outras opções de automação que os serviços oferecem, o que facilita o trabalho dos funcionários e proporciona um serviço de atendimento e vendas de maior qualidade.

O WhatsApp permite uma aproximação e contato rápido com o cliente que nenhuma outra rede social consegue, sendo um diferencial a ser aproveitado de maneira organizada e com armazenamento de dados e histórico de interações que somente um CRM proporciona. WhatsApp CRM essa é a principal dica de produtividade e aumento das vendas que selecionamos para você neste artigo.

Busque por um software de WhatsApp CRM de qualidade e veja a mudança em sua empresa.

WhatsApp CRM: aumente a produtividade de sua empresa via @ConvidarNet
  • Save

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Publicidade Adsense

Artigos Recentes

Artigos por Categorias

Publicidade Adsense

Artigos Relacionados

Publicidade Adsense

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O ANUNCIAR MAIS!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
close-link
Rolar para cima
Share via
Copy link