Por que trabalhar a identidade visual de uma empresa? Conheça os 4 motivos principais

Por que trabalhar a identidade visual de uma empresa- brainstorm-de-equipe-de-negocios-lampada-e-foguete-visao-missao-empresarial-planejamento-de-negocios

A identidade visual de uma empresa é um conjunto de diversos elementos que são unidos com a finalidade de representar a marca, um produto oferecido ou um serviço.

Existem diversos elementos que devem ser levados em conta dentro desse conjunto para criar o resultado. 

Por exemplo, quando você criar um caderno brochura personalizado para seus colaboradores, é ideal que ele reflita sua marca.

Em seu conceito, a identidade visual reúne uma série de fatores importantes para a criação de uma marca específica.

E estes fatores tem como objetivo criar uma identificação com o público, para que simplesmente ao visualizar alguns elementos eles consigam reconhecer a marca.

Dentro desses efeitos visuais, podemos citar diversos elementos como:

  • Logomarca;
  • Cores da empresa;
  • Tipografia;
  • Mascotes e slogans.

Esse tipo de recurso torna a empresa muito mais próxima do cliente, uma vez que ele a identificará constantemente toda vez que entra em contato com algum destes elementos.

Existem marcas que conseguem explorar tão bem esse potencial que simplesmente ao ver as cores que a representam, os clientes imediatamente a identificam e reconhecem.

Esse tipo de recurso é o objetivo da criação de uma boa identidade visual. Assim, uma empresa de instalação de placas de sinalização de animais poderá ser facilmente identificada.

O principal ponto dessa característica empresarial é mostrar a realidade da marca e como você deseja ser lembrado.

Entretanto, é preciso tomar alguns cuidados para conseguir explorar todo o potencial de sua marca.

O primeiro ponto é evitar qualquer associação com uma marca muito grande. O primeiro passo é identificar se algo de sua identidade visual faz referência a outra marca.

Além de não ser uma estratégia ética, pode acabar fazendo sua marca se apagar.

Isso porque uma empresa já estabelecida no mercado terá muito mais potencial de exploração do que uma que acabou de chegar, e você pode acabar sendo esquecido enquanto a identidade visual continuar remetendo à empresa original.

Apesar de a necessidade de criação de uma identidade visual ser fundamental, ainda existe muita confusão entre as pessoas, sobretudo com relação aos termos branding e a criação da marca em si.

Embora sejam conceitos que se interligam, eles são diferentes e é importante saber a importância e relevância de cada um deles para conseguir um acesso melhor em sua empresa.

Você pode criar uma série de elementos para difundir sua identidade, desde a gravacao de copo twister até camisetas e outros elementos.

A identidade visual é um coletivo, ela lida com todo o conjunto de elementos que configura a questão visual da empresa. Isso inclui qualquer tipo de identificação que possa ser utilizada para remeter a sua marca.

A marca em si é o logotipo de sua empresa, é a referência principal, aquela que será utilizada sempre. É importante que sua marca deixe uma impressão fixa em seus consumidores.

Algumas marcas tem tanta força que até mesmo longe de suas cores e outros elementos são lembradas. 

Isso significa que a marca atingiu um bom patamar de mercado e deve ser considerada adequada para o uso.

Já o conceito de branding envolve o processo de criação dos elementos anteriores. Este é o momento em que as equipes de criação trabalham para desenvolver uma marca forte no mercado, explorando conceitos importantes para esse fim.

O branding envolve muito mais do que a arte ou as cores utilizadas na criação da marca. Todo o processo desde a digitalizacao 3D de seu logo até a apresentação ao público passa por esta ação.

É como você consegue explorar recursos como os valores, missões e objetivos da empresa, a forma como seu atendimento é lembrado, e até mesmo o propósito de sua marca.

A identidade visual é praticamente o cartão de visitas de sua empresa. 

Ela é, essencialmente, a primeira e a mais marcante ação que o cliente encontrará quando descobrir sua marca, e por isso é importante causar uma boa impressão.

Quando falamos de mercado, é comum identificar a expressão “a primeira impressão é a que fica”.

Isso é muito verdadeiro quando lidamos com marcas e com empresas, uma vez que o cliente não voltará a procurar um estabelecimento que ele não se identifique.

Quando falamos em fechar um negócio, isso significa que um consumidor está disposto a oferecer dinheiro em troca de um bem de consumo que você tem a oferecer.

Se o cliente não gosta do que está vendo antes de chegar nesse ponto, dificilmente ele fechará um negócio com você.

Por isso a necessidade de apresentar sua marca e fixar na mente do público sua identidade, com elementos como uma impressao adesivo perfurado personalizado, por exemplo.

Por isso, é importante que uma empresa consiga passar sua qualidade e seu profissionalismo através de elementos como as cores e logomarcas.

Em contrapartida, uma identidade visual bem estabelecida pode angariar sempre novos clientes. 

Isso porque aqueles que já estão satisfeitos com seus resultados acabarão falando em seus círculos de amigos e familiares sobre a empresa.

Quando um novo consumidor chegar por estes meios e identifica que a empresa possui profissionalismo, ele tem muito mais chances de iniciar uma negociação e comprar produtos ou serviços que você tem a oferecer.

Neste caso, a confiança acaba aumentando e o consumidor sente a segurança de fechar um negócio, ciente de que é uma boa oportunidade e ele receberá exatamente aquilo que está solicitando.

Além disso, quanto mais um cliente consumir de sua marca, mais ele se identificará com seus objetivos e com a cultura que você cria enquanto empresa.

Existe uma série de benefícios de utilizar uma identidade visual de qualidade, que vão além da sensação de profissionalismo e segurança que uma empresa pode passar.

É importante ter em mente que esse trabalho é essencial para criar uma boa aceitação de sua marca. 

Por isso, investir em uma grafica de producao de impressao digital para seu material visual é uma excelente opção.

Entretanto, as vantagens vão muito além do reconhecimento do público. Existem muitas ações que podem ser realizadas apenas quando sua identidade visual está bem estruturada, sobretudo para criar um vínculo maior com seus consumidores.

Escrever um anúncio de venda

Baixe o e-book gratuito Como escrever um anúncio de venda


Trabalhe seu público

A identidade visual é fundamental para fazer as pessoas se interessarem pelo seu estabelecimento.

Uma loja sem identidade visual pode acabar perdendo muitas oportunidades de vendas simplesmente porque as pessoas não sentem o interesse de conhecê-la.

Quando você está criando um ambiente confortável para as pessoas, elas precisam se identificar com isso. 

Nesse aspecto, quando você tem uma identidade visual marcante, mais pessoas acabam se aproximando desse tipo de ação.

Se você deseja vender impressora a laser colorida, precisa descobrir que público está pronto para consumir este material.

Isso possibilita que o público certo comece a procurar seu estabelecimento. As pessoas que realmente tem interesse em consumir o que você tem a oferecer irão ser atraídas pela identidade visual que está sendo criada para a empresa.

Procure seu diferencial

Sua identidade visual deve passar para os consumidores aquilo que torna a empresa única. 

Seja a qualidade do atendimento, a variedade de produtos e serviços ou qualquer outro ponto que você julgue necessário abordar.

É importante que você se posicione corretamente em um ambiente competitivo de mercado, para que as pessoas identifiquem os motivos para consumir com sua empresa e não com os concorrentes.

Quanto mais você conseguir fazer o público compreender seu diferencial, maior será o potencial de exploração que você conseguirá para criar novos recursos e apresentar inovação e qualidade para seus consumidores.

Uma marca bem posicionada está sempre na lembrança de seus consumidores, desde o momento da propaganda e publicidade até a simples lembrança de alguma ação ou de algum produto que possa estar sendo procurado por seus clientes.

Fortalecimento de marca

A identidade visual ajuda a criar uma referência maior para seus consumidores. Quanto mais sua marca for conhecida, sobretudo com relação ao boca a boca, é ideal que as pessoas possam identificar seus recursos.

Com uma boa identidade visual, quando alguém for recomendar sua marca conseguirá passar a informação com muito mais clareza, assim como a pessoa que recebeu a dica saberá como encontrar seus produtos ou serviços facilmente.

Dessa maneira, você acaba conseguindo ganhar muito mais força para a empresa, aproveitando novas oportunidades de negócio que podem fazer a diferença em seus resultados finais.

Melhora a experiência do consumidor

No mercado em que vivemos hoje, uma das principais ações de fidelização do mercado é uma boa experiência do consumidor. Para que você consiga explorar esse recurso, é preciso tomar uma série de cuidados.

Desde o momento da compra, através da facilitação para o cliente, até o atendimento de qualidade e um rápido pós-venda, todos estes recursos são fundamentais para que o cliente aproveite o ato de consumir com sua empresa.

Com uma boa identidade visual, este consumo acabará se tornando mais frequente e mais divulgado pelo consumidor. Assim, um pintor comercial conseguirá muito mais clientes.

Uma empresa sem identidade visual é normalmente uma empresa sem apelo ao público, e pode estar perdendo grandes oportunidades de negócio por conta de uma falta simples, que pode ser resolvida facilmente.

Por isso, é importante pensar em como as pessoas observam e vêem sua marca, garantindo assim resultados muito mais expressivos para a empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



GOSTOU DESTE ARTIGO?
FAÇA PARTE DO SELETO GRUPO DE LEITORES INTELIGENTES.

Seu e-mail não será compartilhado Somos contra o SPAM!


Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site? Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor anúncio de vendas… SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!