Qual a Diferença Entre Publicidade e Propaganda?

Diferença entre publicidade e propaganda

Apesar de serem termos bastante semelhantes e ligados à mesma área, publicidade e propaganda possuem diferenças, e conhecê-las é fundamental para quem pretende se formar e atuar no setor. 

Até mesmo para quem decidiu investir em marketing para promover o seu estabelecimento, entender o que cada um desses elementos significa pode fazer toda a diferença nas decisões que serão tomadas.

Muitas das pessoas que decidem se formar na área podem apresentar dúvidas logo no início, entendendo que publicidade e propaganda se tratam da mesma coisa. No entanto, isso não é verdade.

Em um primeiro momento, é possível definir a publicidade como um conceito e a propaganda como uma ação. Mas, há ainda outros tipos de significados envolvendo os dois termos, e conhecê-los pode ajudar na identificação do que a sua empresa precisa. 

Para vender uma central de monitoramento CFTV, por exemplo, pode ocorrer tanto o uso da publicidade quanto o da propaganda de forma que entender melhor o significado de cada um deles vai permitir uma estratégia muito mais coerente e significativa. 

Por isso, se você quer entender melhor o conceito de cada um desses elementos, este artigo pode ajudar. Portanto, continue na leitura dele e aprofunde os seus conhecimentos sobre o assunto. 

A publicidade pode ser definida de diferentes formas. Uma delas se trata da estratégia de marketing que envolve a compra de um espaço dentro de um canal de mídia, com o intuito de divulgar um produto, como uma bobina térmica PDV, um serviço ou uma marca.

Ela tem por objetivo atingir os potenciais clientes de uma companhia, para que seja possível criar o desejo de compra nessas pessoas. 

Há também outras definições para o termo publicidade, como sendo uma área de conhecimento dentro da Comunicação Social. 

Nesse caso, se trata do estudo da técnica, da função e da cultura, o que mostra o quanto a publicidade faz parte da nossa rotina. 

Um detalhe interessante de ser percebido nesse ponto é o de que os publicitários acompanham de perto todas as tendências de comportamento e de cultura da sociedade para desenvolver ações de marketing que gerem maior engajamento. 

Nesse sentido, nada mais apropriado do que dizer que uma das definições de publicidade é ser um reflexo do indivíduo presente em diferentes épocas, o que é capaz de fornecer subsídios suficientes para uma análise de valores e costumes presentes nesse período.

É também muito comum que a publicidade seja definida como uma influência no comportamento humano, uma vez que pode promover e influenciar a compra de um bolo caseiro artesanal diante de algumas ações colocadas em prática. 

Ao mesmo tempo, ela pode ter como missão a informação e o entretenimento criativo, de modo que a publicidade se torna um elemento presente na sociedade em geral, e que possui a sua importância em diferentes esferas.

É possível dizer que a publicidade engloba os famosos 4 P, que são:

  • Preço;
  • Praça;
  • Produto;
  • Promoção.

Para se pensar em fazer publicidade, é fundamental ter esses elementos bem esclarecidos e definidos, pois cada ação posterior precisará envolver esses pontos para que se tenha sucesso. 

Quando se pensa na promoção, podemos dizer que a publicidade se encontra dentro dela, uma vez que envolve ações de assessoria de imprensa, patrocínios, relações públicas e outros aspectos. 

Assim, a publicidade se mostra uma ferramenta de marketing, que é justamente o que se aplica para compreender o público que será atingido e quais estratégias serão aplicadas para atendê-lo. 

Nesse caso, ao desenvolver um flyer digital para se aplicar a publicidade, o foco será sempre o uso de uma comunicação persuasiva, que não deixa de alinhar os 4 P na sua realização. 

Para entender o que é propaganda, podemos começar percebendo que ela possui funções bastante práticas.

Por exemplo, anunciar algo, propagar ideias e divulgar informações sobre um serviço ou um produto que está sendo vendido, uma instituição e até crenças ou política. 

Nesse sentido, ela é utilizada com o intuito de influenciar o público, sendo capaz de persuadir pessoas em relação aos seus entendimentos sobre um tema ou objeto, conseguindo o apoio ou a ação esperada. 

Assim, é possível dizer que uma escola de dança que queira promover uma aula de ballet masculino pode utilizar a propaganda para que as pessoas passem a se identificar com esse serviço e queiram utilizá-lo o quanto antes. 

A propaganda, ao longo do tempo, assumiu diferentes formas. Ela já foi vista em alguns elementos de arte, como em filmes, novelas, músicas e vários outros formatos, tendo objetivos variados de acordo com o seu contexto. 

Certamente, quem acompanha diversos tipos de propaganda já percebeu que várias delas são criadas de forma a causar polêmicas, envolvendo questionamentos de ordens como a ética e a moral. 

No entanto, ela possui a função bem clara de ser informativa e educacional, de forma que desenvolver uma campanha coerente e produtiva envolve estudos e empenho da equipe técnica. 

Quando uma propaganda é bem elaborada, ela pode trazer resultados bastante importantes, tais como:

  • Maior exposição da marca;
  • Crescimento da fidelização dos clientes;
  • Criação de uma boa reputação para a empresa;
  • Aumento do número de vendas.

Desse modo, seja para abordar um assunto como a importância de um projeto data center ou para fazer uma campanha ideológica, a propaganda é o instrumento que realiza essa comunicação de maneira eficaz. 

Há vários tipos de propagandas, sendo elas: 

  • A ideológica;
  • A política;
  • A governamental;
  • A institucional;
  • A religiosa;
  • A social;
  • A de produtos ou de serviços; 
  • E a comparativa.

De fato, são muitas possibilidades, mas as que podem ser mais interessantes para uma empresa são as institucionais, as de divulgação de produtos ou serviços e a comparativa. 

Isso porque elas podem ser usadas para promover um produto, como um envelope personalizado A4 ou ser usada como instrumento de comparação e diferenciação da concorrência ou ainda ser aplicada para falar mais sobre a história da marca. 

Justamente por isso, é uma ferramenta indispensável para qualquer estabelecimento, pois oferece recursos sem os quais a empresa teria maiores dificuldades em se promover, o que a impediria de alcançar bons resultados de forma eficiente. 

Portanto, saber utilizar a propaganda a favor do seu negócio é indispensável para alcançar objetivos e metas de forma muito mais eficaz.

Uma página para venda de seguros no Facebook pode mostrar todos os planos da empresa na forma de postagens, simplesmente.

Sendo assim, entender melhor o que isso significa na prática é importante para o crescimento e a consolidação da marca no mercado. 

Depois de entender um pouco mais sobre cada um desses elementos, é possível ter um maior domínio sobre o assunto, o que ajuda no desenvolvimento de estratégias para qualquer tipo de negócio. 

Para esclarecer melhor as diferenças de cada uma delas, é importante estar atento aos pontos específicos trabalhados na publicidade e na propaganda de modos distintos. 

A publicidade é aplicada quando há a necessidade de comunicação por parte da empresa, com o objetivo de promover produtos ou serviços usando uma linguagem mais persuasiva. 

A propaganda age como uma comunicação feita por pessoas, uma vez que elas se expressam para transmitir pensamentos e ideias sobre um produto ou serviço, podendo ser feita de modo pago ou não. 

Em relação ao objetivo, a publicidade atua com o foco de transmitir ao público-alvo os valores e diferenciais encontrados na sua marca, produto ou serviço. 

Com isso, ela quer ajudar o consumidor a perceber que o que ela vende é a melhor opção. 

A propaganda tem o foco de fazer com que as pessoas mudem de opinião, tentando mudar as suas atitudes ou decisões de forma a propagar uma ideia. 

Nesse sentido, uma definição sobre propaganda é o ato de divulgar ideias, enquanto a de publicidade é uma maneira de expressão que visa alcançar lucros. 

Sendo assim, são elementos que se complementam, e podem ser usados de forma produtiva para confeccionar um comercial na televisão ou em um banner informativo.

Apesar de serem conceitos que passam uma ideia de serem sinônimos, a publicidade e a propaganda tratam de assuntos e objetivos diferentes. 

No entanto, é preciso ressaltar que um não exclui o outro, e ambos podem ser aplicados em conjunto.

De forma a potencializar os resultados de uma empresa que busca otimizar o seu trabalho e conquistar cada vez mais clientes. 

O uso da publicidade e da propaganda por uma companhia pode apresentar diferentes aplicações, mas mesmo a ideia de aplicá-las em conjunto faz com que um retorno muito mais eficaz e interessante seja conquistado pela marca. 

Por isso, se você é empresário e reconhece que a sua estratégia de atuação pode ser muito melhor ao usar a publicidade e a propaganda para o desenvolvimento do seu negócio, não deixe de usá-las conforme a necessidade, e conquiste as suas metas mais facilmente. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



GOSTOU DESTE ARTIGO?
FAÇA PARTE DO SELETO GRUPO DE LEITORES INTELIGENTES.

Seu e-mail não será compartilhado Somos contra o SPAM!


Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site? Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor anúncio de vendas… SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

 

Escrever um anúncio de venda

Baixe o e-book gratuito Como escrever um anúncio de venda


______

Está gostando do nosso site? Então cadastre seu e-mail abaixo para se juntar a vários leitores inteligentes do Blog do Convidar para receber novos conteúdos.

Seu e-mail não será compartilhado

Somos contra o SPAM!

______

Posts de publicidade

Posts de propaganda