Startups: Entenda como fazer marketing digital para negócios de maneira assertiva!
  • Save

Startups: Entenda como fazer marketing digital para negócios de maneira assertiva!

Um conceito tem sido cada vez mais utilizado no mundo dos negócios, as startups. E por consequência, o tipo de marketing digital necessário para alavancar não apenas uma startup, mas qualquer tipo de negócio.

Claro, é preciso entender como agir diante dessa perspectiva. Uma das ferramentas que melhor pode ajudar na publicidade é o marketing, mas precisamos primeiramente entender como fazer isso.

As ferramentas de marketing digital, principalmente, tem um grande potencial para ajudar qualquer empresa ou negócio, estejam elas no nível de escala empresarial que for.

Um pequeno comércio de bairro, por exemplo, consegue obter algumas vantagens a partir de uma implementação bem feita do marketing.

Veja o caso de um depósito de materiais para construção em Embu das Artes que apostou no marketing de conteúdo para alavancar seus negócios.

Por certo, um pequeno negócio não é muito diferente de uma startup.

Leia também:
WhatsApp CRM: aumente a produtividade de sua empresa
Marketing online alavancando vendas
2 estratégias mais seguras para trabalhar o SEO
SEO Local no Mapa do Google Meu Negócio
Como Otimizar os Resultados de Marketing e Vendas

O Marketing para startups e todos os negócios

O marketing digital existe, portanto, como uma forma de posicionar qualquer marca ou negócio dentro de um mercado específico.

Uma auto peças para caminhões, por exemplo, ao fazer o uso do marketing digital poderá ter um aumento significativo de clientes rondando o seu ambiente empresarial online.

Esse ponto pode trazer uma grande perspectiva para esse tipo de serviço e, em grande medida, posicioná-lo ainda mais para o seu público-alvo.

Por essa razão, o marketing pode ser apontado como o grande trunfo de qualquer instituição que queira elevar o seu mercado.

Isso se dá, por conta da amplitude de ferramentas dentro do marketing digital, por isso, é preciso analisar com cautela sua exitação em não usar.

Implementar, portanto, a alternativa mais assertiva para uma comunicação empresarial pode, em grande medida, trazer uma série de benefícios para a empresa.

Alguns desses benefícios são:

  • Aumento da visibilidade;
  • Identificação com o público;
  • Sustentação no mercado;
  • Aumento de vendas.

Esses são apenas alguns pontos essenciais que o marketing digital consegue propiciar para quem o aplica de forma bem fundamentada.

marketing digital
  • Save

Como o marketing digital pode favorecer as empresas

É certo que há milhares de outros pontos a serem observados e tudo vai depender dos objetivos pretendidos e das ferramentas utilizadas para alcançá-los.

Em primeiro lugar, há uma perspectiva do aumento da visibilidade que esse tipo de postura pode trazer.

Uma empresa que disponibiliza aluguel de salas, por exemplo, pode elevar o número de relações comerciais a partir de algumas implementações.

O uso de propagandas e outdoor pela cidade pode ajudar a dar visibilidade para esse tipo de serviço.

Esse ponto é muito comum de ser visto pelas empresas do setor imobiliário, sobretudo nas grandes capitais.

Garantir a visibilidade por meio desses recursos propagandísticos, inclusive, é uma das tradições mais importantes do marketing.

Já com relação a identificação do público, há essa perspectiva por conta dos valores e das linguagens utilizadas.

A partir de um uso adequado dos artifícios da propaganda, as pessoas conseguem embarcar com mais naturalidade naquela comunicação.

Isso pode ser feito, inclusive, a partir da presença de figuras públicas importantes para aqueles possíveis clientes.

Uma autoescola que utiliza uma comunicação com uma linguagem para jovens pode se beneficiar muito dessa relação.

O marketing digital quando bem utilizado, também, consegue garantir a manutenção de uma empresa dentro de seu segmento, uma vez que ele garante um aumento significativo de vendas e contratações.

O que é marketing digital?

O marketing digital, de uma maneira simplificada, é tudo aquilo que você faz para divulgar e promover dentro do ambiente virtual, a internet.

Antes de compreender como agir dentro de um mercado, é importante determinar qual é a principal ferramenta que tem essa capacidade.

Nesse caso, o marketing digital aparece como o recurso mais importante para que as empresas consigam se estabelecer para os seus públicos que estejam online.

De forma mais técnica, esse conjunto ferramental surgiu com o objetivo de avaliar e entregar para o mercado questões que supram as suas necessidades dentro do ambiente da internet.

No entanto, sob a perspectiva da publicidade online, é possível que essa demanda seja criada para que, assim, possa ser respondida.

Há uma série de medidas que podem ser adotadas dentro de uma estratégia de marketing digital, por uma marca, e que precisam ser consideradas.

Por isso, é importante apontar alguns recursos bastante utilizados para impulsionar as relações comerciais.

Inbound marketing

Essa é uma perspectiva que tem como intenção fundamental a busca pela atratividade do público.

Nesse caso, o consumo passivo de mídia deixa de ser uma realidade e o possível cliente é que vai atrás da empresa.

Isso por quê, uma das características do inbound marketing é justamente o de trazer clientes por meio da interação com conteúdos de grande interesse.

Em uma pesquisa sobre aluguel de coberturas para eventos em São Paulo, um usuário pode acabar clicando em um site e com isso virar um lead. Esse ponto é essencial para qualquer relação de inbound marketing que deseja obter bons resultados.

Marketing de relacionamento

O marketing de relacionamento tem a intenção de criar uma contato continuado entre empresa e público-alvo.

Isso pode ser feito através de diversos recursos de comunicação como, por exemplo, e-mail ou chats.

Garantir esse tipo de implementação pode, em grande medida, atrair mais alunos para os cursos Nr 33.

O que a primeiro momento poderia ser um contato perdido, partindo dessa perspectiva, consegue manter aqueles usuários presentes até que eles contratem o serviço.

Outbound marketing

Essa ferramenta representa o exato oposto do inbound marketing. Sendo assim, ela também pode ser considerada como a alternativa mais tradicional desse tipo de implementação.

Nesse caso, são utilizadas as mídias de consumo passivo tradicionais para a divulgação das empresas.

Continua depois da listagem:

O que é startup?

O mundo dos negócios tem as suas terminologias próprias e que precisam ser desvendadas para que não haja equívocos.

Nesse caso, as startups têm sido cada vez mais mencionadas pelas publicações especializadas da área.

Esse termo se relaciona às empresas que estão começando a crescer dentro de um mercado.

Ou seja, elas estão emergindo dentro de suas áreas e podem conquistar o seu mercado de forma bastante amplificada.

Normalmente, as startups são munidas de uma série de inovações e trazem algumas atratividades para investidores dos mais variados tipos.

Para uma empresa de coberturas de festas e eventos, por exemplo, ser chamada de startup ela precisa apresentar esses potenciais.

Principais características das startups

Para facilitar a identificação de uma startup é importante apontar algumas características fundamentais para considerá-la.

Perspectiva de crescimento

Sendo uma das características mais marcantes da startup, a perspectiva de crescimento é o que fundamenta a sua relação com novos investidores.

Isso se dá, sobretudo, por sua capacidade de inovação dentro de um mercado e, com isso, acaba atraindo novos investimentos.

Inovação

Um outro ponto importante é a perspectiva de inovação que as startups trazerem para um segmento.

Uma empresa que promove locação de coberturas para festas, por exemplo, ao inovar no desenvolvimento de um aplicativo, pode entrar nessa perspectiva.

Adaptação

O perfil dinâmico e jovem que as startups têm, também, traz um caráter de adaptação com facilidade às dinâmicas do mercado.

Essa é uma das grandes características que precisam ser consideradas na hora de se avaliar se uma empresa se enquadra ou não nesse ponto.

Marketing para startups

Unir os dois pontos essenciais tratados até aqui é fundamental, mas, para que isso ocorra, é importante seguir alguns passos.

Fundamentar uma persona

Conhecer o público-alvo é um dos aspectos essenciais na hora de se consolidar dentro de um segmento por meio do marketing digital.

Fazer uma análise prévia do mercado consumidor e identificar o persona é fundamental para adotar determinada estratégia afim de consolidar essa relação.

Isso se torna ainda mais importante para as startups que estão buscando obter crescimento.

Se uma clínica de saúde mental que fonece laudos de perícia médica estiver buscando efetuar um marketing mais assertivo, ela precisará especificar o seu público de forma a torná-lo um personagem unitário.

Essa definição facilitará na hora de consolidar uma comunicação com um interlocutor específico.

Para as startups, a persona é fundamental, uma vez que ela está iniciando nessas implementações.

Marketing de conteúdo

A produção de conteúdo pode ser um grande diferencial para as startups. Partindo dele, a empresa conseguirá conquistar parte do mercado.

Isso se dá, sobretudo, por conta do aspecto de atração que esse tipo de abordagem pode trazer.

Por isso, manter essa postura para uma empresa que está iniciando é a garantia de que ela vai conseguir se sustentar por mais tempo.

Estar presente na pesquisa do usuário de um mecanismo de busca é uma forma de destacar e fazer uma startup crescer.

Marketing multicanal

Manter uma perspectiva de comunicação intensa com o público é, acima de tudo, uma interação imperativa para uma startup.

Afinal de contas, esse é um momento em que ela precisa passar a ser reconhecida pelo seu mercado.

Apostar, então, em uma perspectiva multicanal pode garantir que essa relação seja sustentada de forma mais salutar.

Considerações finais

O léxico empresarial, quanto mais o tempo passa, ganha novos aspectos que precisam ser esclarecidos para o público e também para os gestores.

Nesse caso, o marketing digital já é um velho conhecido de todos, porém, nem sempre as suas funcionalidades estão tão claras.

Tê-las em mente pode fornecer algumas ferramentas essenciais para esse tipo de manutenção dentro de um segmento de mercado.

Além disso, um outro conceito que, embora muito antigo, tem ganhado cada vez mais destaque, sobretudo no Brasil, precisa ser esclarecido.

Nesse caso, as startups aparecem como uma empresa que está em plena ascensão dentro de suas perspectivas.

Unir as duas questões acaba sendo essencial. Mas, para que isso ocorra, é preciso ter em mente algumas funcionalidades específicas.

Fundamentar uma persona para garantir a implementação do marketing é o primeiro ponto central dessa questão.

Dois exemplos que podem ser dados quanto essa aplicação reside sobretudo no marketing de conteúdo e de multicanal.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Startups: Entenda como fazer marketing digital para negócios de maneira assertiva! via @ConvidarNet
  • Save
A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O ANUNCIAR MAIS!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
close-link
Share via
Copy link
Powered by Social Snap