Saiba Como Criar um Slogan e entenda a importância para o marketing

slogan
  • Save

Um slogan é uma parte muito importante para qualquer marca, visto que em poucas palavras, mostra para o público a essência da empresa, seus produtos e serviços.

Quando se pensa em uma marca, a primeira coisa que vem à mente é seu logotipo, mas os consumidores também se lembram muito bem qual é a mensagem que ela transmite em suas campanhas pela TV e na internet.

O slogan é uma frase que remete à empresa, ao que ela faz e à imagem que deseja construir no mercado. Algumas organizações criaram frases tão marcantes que se tornaram bordões e são lembradas por gerações.

Alcançar esse feito não é tão fácil, mesmo assim, o slogan continua sendo importante porque traduz a companhia para o público e fica muito mais fácil identificá-la em meio aos concorrentes.

É mais uma peça fundamental da identidade da marca que precisa ser trabalhada para transmitir credibilidade e profissionalismo ao público. Mas antes de desenvolvê-lo, é necessário conhecer um pouco mais sobre o assunto.

Este artigo vai mostrar o conceito de slogan, falar um pouco sobre sua importância e dar algumas dicas para criar um slogan marcante.

Entendendo o conceito de slogan

Slogan é uma palavra que tem origem no gaélico (sluagh-ghairm), que significa “exército” e “grito”, portanto, o termo em questão pode ser traduzido como grito de guerra.

A comunicação visual de uma empresa utiliza elementos importantes para comunicar seu branding, tais como:

  • Nome;
  • Logotipo;
  • Slogan;
  • Fontes;
  • Cores.

O slogan tem como objetivo promover a empresa, gerar lembrança na mente dos consumidores, criar uma imagem positiva e atrair clientes.

No caso de uma empresa de segurança para festas, precisa ser uma frase curta e criativa para exprimir resumidamente as características, missão, posicionamento e diferenciais da companhia, seus produtos e serviços.

Quando o slogan é realmente bom, fica na mente dos consumidores e por meio de uma rápida pesquisa na internet é possível encontrar as frases mais brilhantes que levam o nome da marca para o público.

Importância do slogan para os negócios

O slogan deve ser visto como o grito de guerra da marca, por conta disso, tem o papel de posicionar as intenções da empresa para com os concorrentes e para com os consumidores.

Quando a marca é nova e quer se inserir no mercado, precisa lidar com outras empresas que desenvolvem as mesmas soluções. Se houver um posicionamento claro, o negócio vai conseguir se destacar de seus concorrentes e mostrar por que é escolhido.

O slogan atua justamente com esse propósito e não precisa de rimas, frases divertidas e outros elementos para que possa cumprir seu papel. Tudo o que ele precisa é transmitir os valores internos da corporação, o que envolve seu posicionamento e seu propósito.

Um fabricante de transformador máquina de solda consegue impactar o público de maneira positiva com seu slogan, mas não são todas as empresas que têm essa facilidade.

Na verdade, é muito comum que as organizações tenham dificuldades para mostrar seu posicionamento mercadológico, mas que costuma ser seu atributo mais forte.

Só que a partir do momento em que o posicionamento não é trabalhado nas estratégias de comunicação, acaba perdendo sua capacidade e sua força.

Isso também pode acontecer ao longo do tempo para um bom slogan. Com isso, é necessário investir em estratégias de reposicionamento para trocá-lo.

Como criar slogans marcantes

O propósito do slogan é transparecer a história da marca, seu conceito, benefícios que oferece para os consumidores e o que a torna tão especial. Mas ele só vai atingir esse objetivo se for desenvolvido por meio das seguintes ações:

Conhecer o público

Para qualquer estratégia de marketing e comunicação, o passo inicial é conhecer o público que a marca deseja impactar, ou seja, os consumidores que possam se interessar pelos produtos e serviços.

Uma empresa de pintura residencial externa precisa levantar diversas informações sobre essas pessoas, como idade, gênero, renda, faixa etária, entre outros índices demográficos.

Mas além desses dados, é necessário saber um pouco mais para criar a persona da marca que vai representar o perfil de cliente ideal do negócio. Aí sim a organização poderá trabalhar em suas estratégias de comunicação de maneira direcionada.

Ao criar a narrativa para persona, fica mais fácil compreender quais são seus objetivos e dificuldades, de que maneira a empresa pode ajudá-la e como vai comunicar sua capacidade.

O slogan deve ser criado para alguém que realmente existe e não se tornar muito generalista, pois assim não vai conseguir transmitir a mensagem certa.

Por exemplo, não faz sentido para uma marca de roupas popular usar outro idioma em seu slogan, visto que sua persona não vai compreender a abordagem, assim sendo, é necessário usar um vocabulário acessível.

Criar o posicionamento da marca

O slogan pode indicar os benefícios e funcionalidades dos produtos e serviços dentro do ramo em que a organização atua.

Uma loja de móveis para closet casal planejado, por exemplo, vai se posicionar de acordo com sua utilidade de marca e mostrar de que maneira se encaixa na vida das pessoas.

Isso acontece ao mostrar do que ela trata e o que os indivíduos vão ganhar ao escolher suas soluções.

Mostre porque a marca é a melhor

O slogan é uma ferramenta que ajuda a expandir a personalidade da empresa e ela precisa se destacar, mostrando que é a melhor no segmento em que atua.

Assim sendo, uma boa dica é começar criando uma lista com todos os diferenciais que tornam o negócio diferente de seus concorrentes, como preços mais baixos, tradição, qualidade, pioneirismo, entre outros de destaque.

É assim que uma empresa especializada em instalação elétrica de ar condicionado 220v vai estabelecer seu diferencial competitivo, algo que costuma ser muito usado durante as vendas e que pode ser traduzido em uma frase de impacto.

Quando esse tipo de informação é inserida no slogan, fica muito mais fácil convencer o consumidor a escolher a marca.

Fazer uma lista de palavras

Quando o slogan estiver sendo montado, uma boa dica é elaborar uma lista de palavras que se relacionem bem com a marca, buscando priorizar adjetivos, verbos e substantivos que combinem com o propósito da companhia.

Entre os adjetivos, o ideal é escolher os mais comuns e seus antônimos e direcioná-los para os que ajudam a descrever a marca, como “prático”, “tradicional”, “profundo”, entre outros.

Na hora de escolher os verbos, o ideal é relacionar com o ramo de atuação da empresa, lembrando daquelas ações que o cliente vai tomar em relação ao produto ou serviço ou aquilo que ele pode sentir e fazer depois.

No caso de uma empresa de restauração de cadeiras antigas, algumas palavras que podem ser usadas são “renovar”, “modernizar”, “refazer”, entre outras.

Da mesma forma, no caso de um fabricante de alimentos, verbos como “saborear”, “provar” e “apreciar” podem ser usados.

Por fim, é necessário escolher os substantivos que traduzem a empresa para o público, por exemplo, para uma marca de shampoo, termos como “nutrição”, “brilho” e “maciez” traduzem exatamente a ideia que a marca quer transmitir.

É interessante inserir palavras irreverentes ou que sejam lembradas por acaso, visto que elas podem ajudar a tornar o slogan mais criativo.

Depois de selecionar todas as palavras é o momento de fazer um brainstorming para reunir ideias e fazer testes com os materiais.

Acima de qualquer coisa, é fundamental ser honesto, direto e marcante na hora de criar o slogan para o negócio. Isso vai desde uma empresa de serviço de copeira hospitalar até um pequeno negócio em casa.

Escolher as melhores opções

Depois de combinar as palavras e formular as frases, finalmente chegou o momento de escolher o slogan para a empresa. Mas antes de definir qualquer coisa, é muito importante fazer uma revisão gramatical para conferir se tudo está de acordo com as normas.

Levar a frase com erros pode prejudicar a imagem da corporação, portanto, todas as revisões necessárias devem ser feitas antes da divulgação.

É muito impactante para o consumidor quando ele procura sobre alguma empresa e encontra seu slogan. Por exemplo, para quem está procurando curso de controlador de acesso valor, além do preço, vai encontrar uma frase convincente.

Para que ela seja perfeita, vale a pena repeti-la em voz alta para identificar a sonoridade e selecionar a melhor opção. Depois, basta fazer alguns testes para descobrir quem teve a melhor performance.

Considerações finais

O slogan é um elemento importante, porque mostra o diferencial de uma marca, seus produtos e serviços, de maneira rápida e resumida.

O consumidor consegue entender o valor da empresa e passa a enxergar suas soluções como algo de valor e capaz de resolver seus problemas e necessidades.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Saiba Como Criar um Slogan e entenda a importância para o marketing via @ConvidarNet
  • Save

Deixe um comentário

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O ANUNCIAR MAIS!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
close-link
Rolar para cima
Share via
Copy link