Marketing digital: 4 dicas para crescer nessa área

marketing digital

Entre as muitas possibilidades de carreiras que vão surgindo com o passar do tempo, nenhuma delas é tão atual quanto a do marketing digital.

A área é muito promissora e pode ser bastante enriquecedora, tanto em termos financeiros quanto de aprendizado.

Muitas pessoas se deparam com ações de marketing digital e são beneficiadas por elas. Sendo assim, vários profissionais identificam uma oportunidade de se desenvolver nessa área, que vem crescendo mais e mais a cada dia.

Para se ter uma ideia do quanto o marketing digital se expandiu, basta verificar que hoje já existem cursos bastante específicos para quem deseja atuar na área, de modo que a profissionalização é cada vez mais difundida e acessível.

Por isso, da mesma forma que uma pessoa que deseja trabalhar com tampografias precisa se preparar para atuar de modo completo, a área do marketing digital também tem cada vez mais opções para um desempenho de qualidade.

Sendo assim, os interessados em atuar no marketing digital podem aproveitar essas oportunidades para conseguir consolidar a sua carreira e obter muitas vantagens no processo.

Mas, para começar, é importante saber mais sobre a história do marketing digital, assim como entender como funciona a formação na área. Para isso, e também para conhecer dicas, não deixe de ler este artigo até o fim.

A evolução e o boom do marketing digital

O marketing é uma área que pode se ramificar em vários pequenos segmentos. O do marketing digital é um dos destaques, justamente porque a tecnologia é cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, o que cria novas demandas no setor.

Para entender a evolução do marketing, é preciso voltar para o tempo dos primeiros comércios. A pouca concorrência era uma das características do momento, assim como a realização do marketing, que era exclusivamente feita pelo boca a boca.

Tempos depois, surge a imprensa, que trouxe como avanço para a época a impressão de jornais. Os empresários viam ali uma oportunidade de tornar os seus negócios mais conhecidos, por meio de anúncios nas páginas.

Nos anos seguintes, aparece uma nova frente possível para divulgação, que são os panfletos. Eles ainda ganham visibilidade ao serem fixados em diferentes pontos. Como essa prática incomodava os donos de casas, nasceu então o outdoor.

O outdoor é um recurso utilizado até hoje, comportando bem anúncios de venda e instalação de piso laminado até a inauguração de novos empreendimentos.

O marketing, então, vai ganhando ainda mais espaço nos meios de comunicação. Com o surgimento dos telefones, em 1946, aparece a modalidade do telemarketing. O rádio também passou a ser usado para divulgação de produtos e serviços.

Até mesmo os anúncios de televisão, que só foram se popularizar muitos anos após o surgimento do equipamento, já que ele era considerado caro para a época.

Em 1990, tendo surgido já alguns aparelhos celulares, os computadores pessoais também ganharam a cena. Afinal, ali a internet passou a ser uma possibilidade e, em 1994, surge o primeiro envio de mensagem automatizada, ou seja, logo viria o e-mail marketing.

Tudo isso mudou consideravelmente o marketing, possibilitando que cada empresa de transportes residenciais ou de qualquer outro setor pudesse promover os seus serviços ou produtos de maneira ampla e eficiente.

Porém, o boom do marketing veio justamente da evolução dele, que continua até hoje. Os principais buscadores, como o Google, e as redes sociais são ferramentas que mudaram significativamente a maneira de fazer marketing.

Com isso, o marketing mais recente ganhou quatro fases importantes, que marcam bem o começo e o desenvolvimento dessa área. São elas:

  • Marketing 1.0 (Era da Manufatura);
  • Marketing 2.0 (Era da Venda);
  • Marketing 3.0 (Era do Marketing após a Segunda Guerra);
  • Marketing 4.0 (Era do Marketing Digital).

O marketing 1.0 foi marcado pela produção em escala e pela padronização. Já o 2.0 foi o período no qual surgiram as vendas de porta em porta. No 3.0, o comportamento do consumidor é levado em conta, já que eles passam a ser mais exigentes.

Por fim, o marketing 4.0 é o dos tempos atuais, nos quais o marketing está em todos os canais de comunicação e na internet de modo massivo. Por isso, o boom trouxe novas oportunidades, principalmente para quem quer seguir carreira na área.

Continua depois da listagem de artigos relevantes…

Formação e atuação na área de marketing

Para contratar uma diarista terceirizada, é possível que o contratante tenha visto um anúncio e tenha se interessado pela possibilidade.

No entanto, é válido lembrar que a divulgação pode ter sido feita por um profissional da área de marketing.

Atualmente, existem cursos específicos para quem deseja se formar em marketing digital. Eles podem ser técnicos, de nível médio, ou de graduação e até pós-graduação.

O marketing é uma formação que abrange diferentes níveis, tanto teóricos quanto técnicos, exigindo a aplicação de ferramentas e conhecimentos no ambiente no qual se trabalha.

O tempo de duração do curso de marketing digital pode variar.

Os cursos tecnólogos costumam durar entre dois e três anos. Já os cursos para formação de bacharéis são maiores, tendo duração média de quatro anos.

Em termos de atuação no mercado de marketing digital, vale a pena mencionar algumas das principais profissões da área. Entre as opções, é possível se tornar produtor de conteúdo, social media, especialista em SEO e em mídia paga.

Além disso, pode-se tornar especialista em e-mail marketing, em inbound marketing, em endomarketing e neuromarketing. Outras possibilidades são atuar como gestor de e-commerce e analista de marketing digital.

Por isso, oportunidades não faltam para quem quer se voltar para uma carreira no marketing digital, podendo assim atuar com uma empresa que fabrica correia dentada, da mesma maneira que é possível prestar serviços de anúncios de marketing pago.

Dicas para construir uma carreira no marketing digital

Depois de decidir iniciar uma carreira no marketing digital, existem algumas dicas que podem ajudar a tornar o processo mais simples e mais eficiente. Confira a seguir algumas delas.

1. Invista sempre em formação

Como não poderia deixar de ser, da mesma maneira que surgem novos modelos de closet casal planejado, o marketing digital está evoluindo e abrindo outras frentes o tempo todo.

Por isso, além de uma formação em marketing digital, é preciso buscar atualizações, investindo sempre em novos conhecimentos. Com isso, é possível se destacar de maneira especial na área.

2. Busque experiências na área

É fundamental buscar, o quanto antes, trabalhar na área de marketing. Isso porque essa é uma maneira de adquirir novos conhecimentos e começar a praticar, o que vai gerando maiores experiências para o profissional.

É por meio de um trajeto assim que se torna possível abraçar oportunidades maiores conforme elas forem surgindo. Por isso, quanto mais experiência, melhor.

3. Tenha bons contatos profissionais

Em qualquer local que se exerça atividades de marketing digital, uma boa forma de se manter conectado ao setor é construindo bons contatos profissionais.

Essa rede de relacionamentos, muitas vezes, é o caminho mais rápido e efetivo para conquistar cargos melhores, uma vez que boas indicações podem ser feitas.

Sendo assim, da mesma maneira que uma pulseira identificação idoso é importante, cultivar bons relacionamentos na área de marketing é o caminho mais seguro para uma carreira de sucesso.

4. Estipule objetivos

É verdade que construir uma carreira sólida, em qualquer área do mercado, é um processo exigente. Por isso, não basta saber aonde se quer chegar, é preciso estipular objetivos e traçar metas para que esse desejo seja concretizado.

Dentro da área de marketing, é fundamental que o profissional tenha clareza sobre a sua carreira, de modo que possa traçar um horizonte para poder crescer cada vez mais dentro do setor.

Isso pode significar investir em formação em alguns momentos, colocar em prática os conhecimentos em outras fases e criar pontes de relacionamento em outros ainda.

Sendo assim, é fundamental estipular os objetivos e direcionar a caminhada, para que as metas possam ser alcançadas e uma carreira seja construída da maneira correta.

Considerações finais

Tal como em qualquer outro setor do mercado, o marketing digital é uma área gigante, que está em busca de profissionais que possam assumir cargos de tarefas mais práticas, como a elaboração de e-mails, até a de gestores de marketing de grandes empresas.

Por isso, oportunidades não faltam para quem se identifica e quer atuar com o marketing digital. Sendo assim, não deixe de se especializar na área, busque novos conhecimentos e oportunidades.

Essa é a maneira mais certa de se consolidar como um profissional do marketing digital e conquistar os seus objetivos no curto, no médio e no longo prazo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site?
Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor #anunciodevenda ...
SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes.Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona| Nossos Serviços | Análise gratuita |Fale Conosco |Anuncie Melhor |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários.Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

Obrigado por nos visitar. Deixe uma opinião ou mensagem, isso nos ajuda a melhorar esse espaço

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O PIN!

A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
Projeto
close-link
Scroll to Top
%d blogueiros gostam disto: