Qual a importância dos influenciadores digitais para as marcas?

influenciadores

A evolução digital trouxe grandes avanços para a sociedade, além do surgimento de novos apetrechos, novas profissões também foram criadas, como é o caso dos influenciadores digitais, personalidades que produzem conteúdo para a internet. 

influenciadores

Com um celular na mão ou computador, esses profissionais exploram o mundo da internet a partir de várias perspectivas, realizando resenhas sobre produtos, remédio manipulado para acne, filmes, mostrando suas viagens, compartilhando seu lifestyle e muito mais. 

Além disso, possuem uma posição privilegiada dentro das ações de marketing, atraindo a atenção de grandes empresas que buscam divulgar um novo produto ou reforçar o posicionamento da sua marca no mercado. 

Assim, os influenciadores digitais vão moldando um novo campo da sociedade digital, transformando a criação de conteúdo, o consumo e a relação dos seus seguidores com produtos e informações.

O papel dos influenciadores digitais 

Identificados não só pela extensa produção de conteúdo para as redes sociais, mas também pela quantidade de seguidores, essa nova profissão tem como principal foco a viralização do que é postado, seja foto, vídeo ou áudio. 

Estando presente em todas as esferas, é possível encontrar influenciadores de todos os segmentos, moda, turismo, saúde, marketing digital, justiça e até aqueles que ensinam a realizar atividades cotidianas ou não, como a higienização de cadeiras estofadas.

Toda essa abrangência tem gerado uma reoganização social. Afinal, para produzir assuntos com o intuito de conseguir seguidores basta ter um aparelho digital em mãos. 

Com isso, é muito comum encontrar influenciadores de todas as idades, sexo, religião, nacionalidade.

Cada um tem um objetivo diferente, seja promover um procedimento estético, harmonização facial maxilar, por exemplo, ou apenas falar sobre o seu dia a dia, relação com os pais, ida a faculdade ou qualquer tema que ache apropriado para divulgar. 

Essa exposição na internet acaba afetando toda a coletividade, pois por terem não apenas a coragem de se expor, mas também por mostrar com detalhes os seus passos, acabam formando a opinião da audiência, ou seja, da grande massa. 

E é justamente essa opinião que tem chamado a atenção de empresas, que se preocupam com a sua imagem e temem em serem divulgadas de forma negativa. 

Mas, nem só de medo vivem essas organizações, que também visualizam nesses profissionais um caminho de atingir o seu público-alvo, principalmente, quando querem que a sua marca ou produto fiquem na “boca do povo”. 

Por exemplo, um empreendimento focado em ensaio fotográfico bebê está realizando um desconto de 50% para os seus pacotes premiums. 

Para divulgar a novidade, podem contratar uma influencer focada em maternidade para falar sobre nas redes sociais. 

Dessa forma, para identificar um influenciador digital ou blogueiros, como também podem ser conhecidos, basta se atentar nas seguintes características:

  • Números de seguidores;
  • Engajamento do perfil;
  • Criação de conteúdo;
  • Postagens frequentes. 

Lembrando que os itens acima podem variar, mas em tese, esses são os requisitos que intitula alguém como influenciador. 

Número de seguidores

Existem blogueiros com números exorbitantes de seguidores, que crescem todos os dias. Porém, nem sempre para se encaixar como um produtor de conteúdo é preciso ter milhões de pessoas seguindo nas redes sociais.

Um número considerado bom é a partir dos cinco mil, entretanto, pode variar, pois é muito comum encontrar influenciadores com seguidores comprados, o que acaba sendo uma farsa.

Sendo assim, para descobrir essa mentira é muito fácil, basta se atentar no número de curtidas, compartilhamentos e comentários. 

Engajamento do perfil 

Todo esse conjunto de curtidas e outras interações fazem parte do engajamento, que é uma métrica para saber se o perfil e o conteúdo de fato são consumidos por outras pessoas, ou seja, se eles possuem relevância na internet.

Há algumas ferramentas online em que é possível medir esse engajamento, facilitando, assim, na hora de tirar conclusões sobre a influência.

 

Criação de conteúdo  

Considerado, talvez, uma das características mais importantes, é por meio da criação de temáticas que uma pessoa se torna autoridade na internet. 

E para ter esse destaque, é preciso mergulhar no que sabe fazer de melhor ou no que as pessoas mais procuram. 

Por isso, apostar na criatividade é essencial para cativar o público e também ser referência no próprio meio de blogueiros, ditando o que tanto se busca: tendências. 

Assim, essa criação pode ocorrer por meio de várias ferramentas. Fotos interativas, vídeos mostrando o dia a dia, que são os vlogs, vídeos curtos compartilhando a preparação para algum evento ou daquela receita que é muito prática. 

E toda essa criatividade também deve ser fazer presente na hora da divulgação de um produto.

Isto é, na hora da tão famosa e esperada publicidade, que pode ser direcionada para vários produtos:

Não importa o segmento, um influenciador deve tornar qualquer assunto interessante para os seus seguidores. 

Postagens frequentes

Ressaltando que toda essa produção deve ser um hábito frequente, pois alimentar o público com informações é essencial para fidelizá-los e manter-se forte na internet, um espaço em que tudo é muito efêmero. 

Exemplificando, é como se um influenciador digital fosse uma televisão, se não há nada na programação, consequentemente ela ficará desligada e o telespectador irá procurar por outros afazeres, podendo, então esquecer do aparelho. 

Nesse ramo é praticamente a mesma coisa, a única diferença é que o seguidor não irá desligar o seu aparelho, mas buscar por outro produtor de conteúdo, podendo trocar aquele blogueiro ou blogueira que fazia parte do seu dia a dia.

E assim, consequentemente o engajamento irá cair, o que irá tornar o perfil um lugar nada atrativo para as marcas que buscam um espaço para se divulgarem. 

Todo esse efeito dominó pode resultar no fim da atuação do influenciador, pois nem sempre é fácil retornar para o mercado, seja ele voltado para a instalação eletrica ar condicionado split, moda, esporte ou qualquer outro assunto. 

Marcas x influenciador digital

Quando uma marca decide contratar um influenciador para alguma campanha, ela está investindo em uma nova forma de divulgação, que pode até ser um pouco similar aos outdoors, mas que consegue humanizar o que está sendo vendido. 

Quando um blogueiro ou blogueira é convidado a se juntar ao time de criação e desenvolver conteúdo para as redes sociais sobre determinado produto, ele acaba se tornando o rosto da campanha e pode ajudar no brand da empresa.

Brand, segundo o marketing, é a identidade visual, tudo aquilo que representa a marca, e consequentemente que fica na mente do consumidor.

A pintura de fachada residencial, por exemplo, pode ser anunciada em um vídeo por um influencer focado em reformas. 

Dessa forma, ele pode criar vários vídeos mostrando o passo a passo de uma boa pintura para que, no fim, divulgue a marca de tintas que está representando.

Por isso, é essencial que as empresas procurem influenciadores que estejam relacionados com o seu nicho e também público e região. 

Os empreendimentos menores também não devem ficar de fora e podem apostar naqueles influencers conhecidos no bairro ou cidade em que estão localizados. O importante é abrir os meios de divulgação para criar um contato mais íntimo com o consumidor.

E isso os produtores de conteúdo fazem bem, pois utilizam uma linguagem mais informal, além de humanizar a marca com os seus trejeitos, história de vida e com as suas experiências, que é fundamental para convencer o consumidor. 

Caso a marca não tenha orçamento suficiente para contratar um blogueiro, existe uma outra forma de pagamento muito comum na área, que são as permutas, uma troca entre ambas as partes, como doces para eventos, por exemplo, pode ser uma permuta.

Vamos supor que uma blogueira fará uma grande festa de aniversário. Assim, a confeitaria responsável pelos doces consegue a divulgação por meio das redes sociais da influencer utilizando apenas os seus serviços. Todas as partes saem ganhando. 

Considerações finais 

Sendo assim, não há como negar que a tecnologia transformou a sociedade e desenvolveu novos hábitos e novas formas de relacionamento, como é o caso dos influenciadores, que promovem uma troca com os seus seguidores, tornando-se uma grande personalidade. 

Porém, mais que produzir conteúdos, esses blogueiros acabam tendo um grande impacto sobre os consumidores, trazendo à tona uma nova forma de consumir produtos.

Por isso, se uma marca deseja ganhar autoridade no seu nicho e também torna-se conhecida, é essencial que faça investimento em influencers, que irão propagar os seus benefícios de uma forma totalmente personalizada e humanizada.

Diferente das propagandas robóticas, essa forte personalidade digital cria comunicação, respeito e promove o desejo de consumo de forma mais assertiva. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site?
Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor #anunciodevenda ...
SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

 

Obrigado por nos visitar. Deixe uma opinião ou mensagem, isso nos ajuda a melhorar esse espaço

Rolar para cima
%d blogueiros gostam disto: