segmentação

A segmentação dentro de uma empresa pode ajudar profundamente os negócios a darem certo, tendo em vista que o foco […]

Blog do Convidar

Qual a importância de realizar a segmentação do público? – Confira 5 dicas!

segmentação

A segmentação dentro de uma empresa pode ajudar profundamente os negócios a darem certo, tendo em vista que o foco no cliente será muito mais específico, e que ações e estratégias a serem trabalhadas poderão surtir maior efeito, além de serem mais fáceis.

Tudo isso pode parecer algo de outro mundo, mas a segmentação é muito mais prática do que parece, além de ser um forte indício de conquista de um público exclusivo e fiel.

Afinal, quando um negócio tem como princípio na elaboração de seu produto e na venda deste para o mercado as características que envolvem o seu consumidor, tudo passa a ser muito mais voltado a quem vai comprar.

Sendo assim, o público-alvo passa a ter aquilo que precisa, a empresa começa a focar apenas nesse tipo de cliente, e ambos os lados saem ganhando muito mais rapidamente,

No texto abaixo vamos entender um pouco mais sobre o que é de fato a segmentação de um público, explicando as suas vantagens para empresas de aluguel de box para armazenagem e de que forma é possível dar início a essa estratégia.

O que é a segmentação de um público?

A segmentação de um público nada mais é do que a procura por grupos de consumidores que sejam cada vez mais específicos para uma empresa, desenhados a partir de algumas das características que melhor envolvem o público-alvo e cliente ideal de um negócio.

Por exemplo, uma empresa de aluguel de gerador de energia tem como segmentação dentro da sua empresa um público determinado por:

  • Mulheres;
  • Executivas;
  • Maiores de 35 anos;
  • Moram em uma capital;
  • Não possuem filhos;
  • Possuem carro elétrico.

Essas especificações de segmentação de mercado são uma indicação para que a empresa foque cada vez mais em quem de fato vai comprar aquilo que ela produz, evitando dar atenção e trabalhar sem medir esforços para pessoas que não são tão importantes.

Neste exemplo, vemos que as especificações, similares à persona da empresa, conseguem apontar a uma segmentação dentro do mercado e entre os consumidores.

Em outros casos, como dentro de uma empresa de contrato de manutenção preventiva e corretiva de ar condicionado essa segmentação pode ser apenas um tipo de cliente, como empresas e profissionais liberais de corridas por aplicativos.

Independente do tipo de segmentação, o ideal dentro desse sentido é evitar trabalhar apenas com conceitos e especificações de público e mercado gerais.

Por exemplo, uma empresa de maquiagem foca no público feminino que gosta de cosméticos. 

Porém, a segmentação neste sentido, por exemplo, deverá ser de mulheres que preferem batons coloridos vendidos com uma sacola de kraft.

A especificação, feita a partir do máximo de informações colhidas e verificadas sobre o público ideal, ajuda dentro de muitas questões, mas sobretudo, fazendo a empresa deixar de lado uma generalização e passar a trabalhar cada vez mais focada.

Quais as vantagens que isso agrega?

Agora que entendemos um pouco mais sobre o que é segmentação, é importante saber mais sobre as vantagens que essa forma de trabalho agrega para as empresas, e principalmente dentro de suas principais estratégias em relação aos clientes.

Em primeiro lugar, a segmentação concede muito menos concorrência dentro de um setor, tendo em vista que a empresa prefere focar em um público cada vez mais único.

Por exemplo, uma empresa de avaliação patrimonial que foca em um público jovem recém-formado terá muito mais chances de ter sucesso e conseguir ganhos do que outras empresas que focam em todos os públicos que estão interessados no serviço.

Isso porque passa a ocorrer um entendimento muito mais pleno e completo sobre esse público específico, fazendo com que estratégias sejam o máximo de personalizadas.

Neste sentido, a linguagem, a comunicação visual e até mesmo as ações de venda feitas para esse segmento se tornam muito mais certeiras, tornando as chances da empresa de avaliação patrimonial maiores neste sentido, do que em relação a outros públicos.

Outro ponto de interesse dentro de segmentação é a produtividade que esse trabalho agrega às equipes, principalmente aquelas de vendas, que têm contato com o cliente.

Isso acontece porque esses profissionais param de ter que lidar com qualquer tipo de pessoa ou público, e passam a ter contato com características ou até mesmo grupos muito similares, ajudando a construir um padrão de atendimento que atenda essa demanda.

Imagine o quão difícil é focar nas vendas para públicos diversos, com especificações e padrões de vida diferentes, e em seguida, começar a entender apenas um tipo de pessoa.

A mudança passa a ser significativa para a elaboração de estratégias que de fato funcionam, e podem começar a surtir efeito em pouco tempo dentro de uma empresa de ar condicionado residencial, a partir do foco naquele público que vale a pena.

A assertividade também não fica de fora em meio a esses benefícios. É possível alcançar os resultados esperados em tempo recorde, visto que o foco será no cliente certo.

É muito mais difícil obter resultados quando não se há um conhecimento pleno sobre a pessoa que você está fazendo uma venda de baterias, justamente porque se desconhecem os pontos e particularidades que podem fazer com que ela se interesse.

Podemos fazer um comparativo com pessoas que conhecemos, entendendo o quanto elas nos transmitem pontos e comportamentos que as fazem ser únicas, e também que nos entrega um maior entendimento e certamente uma convivência melhor.

Quando temos a proximidade de pontos que podem interessar uma pessoa todas as ações começam a dar mais certo do que poderiam ocorrer com pessoas desconhecidas.

O mesmo acontece dentro da segmentação, e por isso ela se faz tão importante, porque evita que equipes dentro de empresas passem a trabalhar muito mais para atingir poucas pessoas, quando na verdade podem fazer o inverso, tendo então resultados melhores.

Por fim, podemos falar do market share, que é caracterizado como a fatia que uma empresa tem de um mercado, seja em questão dos ganhos financeiros ou à localidade.

O market share consegue trazer uma consciência sobre a parte do todo que um negócio tem acesso dentro de uma área de atuação. 

Portanto, quando essa área e especificação é cada vez mais segmentada, maior será a porcentagem da parte referente à empresa.

Ter a noção dessa condição pode agregar o reconhecimento da importância do seu negócio, ao mesmo tempo que mostra o quanto ele têm relevância no segmento.

Em muitos casos ocorre-se uma unidade dentro de um grupo de atuação, apontando que a empresa pode ser a única em meio ao oferecimento de um produto, o que para ela e para seus concorrentes pode trazer excelentes informações.

De que forma começar a viabilizar a segmentação?

A segmentação, ao contrário do que parece, não é nada difícil de ser feita. 

Por meio de alguns pontos de interesse dentro dessa construção fica fácil traçar a melhor especificação que se adequa aos serviços ou produtos que você oferece.

O primeiro ponto para isso é o reconhecimento do público-alvo, ou seja, aquele cliente ideal da sua empresa, algo que vai guiar toda a construção do negócio e o que ele oferece.

A partir desse ponto específico, é importante verificar se sua empresa está entregando algum tipo de exclusividade, uma resolução que esteja à altura daquele consumidor.

Em seguida, depois da verificação da qualidade de suas entregas, é importante fazer a divisão de mercado em que esse público se encaixa, procurando ser cada vez mais específico e concentrado em um espaço onde poucas empresas estão.

Essa adequação entra, inclusive, em meio ao desenvolvimento de estratégias de contato com o cliente, como em alguns dos canais de venda, espaços de comunicação, linguagem e ações de engajamento desse público, que juntos, fazem a diferença nos resultados.

É importante considerar em meio a essa procura por uma segmentação a possibilidade de concorrentes na área, que deve ser muito menor em relação a um foco geral.

Isso porque nem todos passam a ter um interesse em um público diferente. Quanto maior for a particularidade do seu público ou produto, melhores serão os resultados do negócio.

Considerações finais

Portanto, a segmentação de clientes nada mais é do que uma especificação naquilo que a empresa foca em vender e também para quem ela vende. 

Por conta da diferença entre mercados e serviços mais generalizados, as vendas passam a ser menores porém mais intensas.

Procurar trabalhar essa definição pode trazer uma melhoria em diferentes partes, seja em estratégias utilizadas pela sua empresa ou até mesmo na melhoria de produtos e serviços.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Parceiros

Publicidade

Artigos Recentes

Publicidade

Artigos por Categorias

Publicidade Adsense

Artigos Relacionados

Publicidade Adsense

Rolar para cima