Qual a importância das palavras-chaves em uma estratégia SEO?

palavras-chave

As palavras-chave nada mais são do que termos formados por uma ou mais palavras, e representa o modo como as pessoas digitam suas dúvidas no Google e em outros buscadores.

O marketing digital mudou a maneira como as empresas divulgam seus produtos e serviços. Para funcionar, suas estratégias devem ser direcionadas ao público certo, e uma das formas de fazer isso é por meio das palavras-chave.

Os termos usados pelas marcas representam as dúvidas principais de seu público, portanto, eles devem estar presentes em anúncios, conteúdos, publicações no site e assim por diante.

É por meio dessas palavras que as pessoas vão localizar os materiais e campanhas da empresa, conhecer suas opções e a partir disso começar um relacionamento promissor.

Uso de palavras-chave é uma estratégia que pertence ao SEO (Search Engine Optimization), um conjunto de estratégias que tem como missão otimizar as páginas para que elas apareçam entre os primeiros resultados de pesquisa.

Pode parecer confuso no começo, e é exatamente por isso que vamos explicar o conceito de palavra-chave, os tipos existentes e qual é a importância delas para as estratégias de marketing digital. 

Afinal, o que são palavras-chave?

Palavras-chave são um importante instrumento de pesquisa, visto que são termos usados pelas pessoas para fazer pesquisas nos buscadores, e podem ser formados por uma ou mais palavras.

Quando uma pessoa tem uma dúvida ou quer saber mais informações sobre algum assunto, vai até o Google e digita sua pesquisa. Os termos usados por ela são o que chamamos de palavra-chave.

Por exemplo, se uma pessoa digitar “catraca para controle de acesso de alunos”, ela usou este termo, formado por essas palavras, para encontrar a solução que precisa.

Toda a pesquisa parte de uma ou mais palavras que apresentam um problema aos buscadores, ou seja, são termos usados pelas pessoas para obter respostas e solucionar problemas.

Os profissionais de marketing sabem que as palavras-chave são termos que estão um direcionamento na criação de várias estratégias, como:

  • Conteúdos;
  • Anúncios;
  • Landing page;
  • E-mail.

No que diz respeito aos buscadores, ao usar determinada palavra-chave, uma mensagem é enviada ao buscador sobre o que o conteúdo aborda e a profundidade do assunto.

Ao fazer a escolha certa, o material será exibido entre os primeiros resultados, toda vez que o usuário fizer uma pesquisa pesquisando aquele termo.

Quase sempre esse termo é composto por mais de uma palavra, portanto, pode ser até mesmo uma frase.

Tipos de palavras-chave

Existem diferentes tipos de palavras-chave e um deles é a palavra-chave de cabeçalho, constituída por uma ou duas palavras usadas durante a pesquisa.

Também existe a palavra-chave de cauda longa, um termo formado por mais de 3 palavras, constituindo uma frase, como “película espelhada para vidro”.

As palavras-chave de navegação costumam ser usadas pelas marcas e sites, a exemplo de “YouTube”, “Yahoo”, “Google” e assim por diante.

Também é possível usar a palavra-chave de informação, que ajudam a descobrir um tema específico, por exemplo “como fazer…”, “melhores opções em…”, entre outras.

Por fim, existem as palavras-chave transacionais, que são aquelas digitadas no Google na hora de comprar, por exemplo “comprar celular online”.

As empresas precisam pesquisar as palavras-chave que serão usadas em seu site para gerar tráfego e atrair as pessoas certas.

Existem várias maneiras de encontrar esses termos, mas uma das mais recomendadas é o brainstorming com a equipe.

Você também pode observar as palavras usadas pelos concorrentes ou até mesmo usar algumas ferramentas específicas para isso.

Depois de selecionar alguns termos, é necessário saber quais deles vão gerar mais tráfego para o seu canal, e o Google oferece a ferramenta Keyword Planner para facilitar esse processo.

Importância da palavra-chave

Quando uma empresa de higienização de cadeiras estofadas encaixa perfeitamente uma palavra-chave ao seu conteúdo, consegue atrair mais pessoas para os seus canais digitais.

Só que mais do que atrair usuários, o emprego adequado desses termos também faz com que o material seja lido, curtido e compartilhado pelo visitante e não apenas acessado e ignorado.

As palavras-chave são ferramentas fundamentais para as estratégias de marketing digital, principalmente SEO e marketing de conteúdo.

Quando estiver fazendo um plano de investimento, a empresa precisa priorizar a geração de leads e a conversão deles em clientes, pois é dessa forma que as vendas vão aumentar.

A internet é um ambiente competitivo e o seu conteúdo vai disputar com os materiais de outras empresas. A competitividade na web é tão grande que chega a ser maior do que no mercado em si.

Mas dentro dos mecanismos de busca, quando uma pessoa procura por limpeza de colchão e sofá, as fronteiras entre ela e as empresas são menores e isso faz com que as organizações tenham milhões de possibilidades de alcance.

Só que não basta escolher algumas palavras e inseri-las no meio da publicação. O ideal é ter pensamento estratégico e usar as palavras certas para destacar o negócio.

Para escolher os termos ideais, primeiro se pergunte por que você deveria usar, e a resposta precisa ser rápida e óbvia: ajudar o público e ser encontrado na internet.

Mas, essa estratégia não pode se limitar a isso, pois as palavras-chave também ajudam a mover o lead dentro do funil de vendas. Para isso, é necessário definir suas etapas, com base nas características do público-alvo.

É necessário conhecer as dúvidas dessas pessoas para responder a diferentes tipos de perguntas. Uma pessoa que acabou de entrar para o funil de vendas quer saber mais sobre as soluções que a marca oferece.

Por outro lado, quem já está no meio do funil e está interessada em abrir franquias altamente lucrativas, já está pesquisando diferentes marcas para decidir qual delas é mais benéfica.

Agora, quem já está no fundo do funil está prestes a comprar, mas precisa se sentir um pouco mais seguro para tomar uma decisão e escolher com qual empresa vai fechar negócio.

Tanto na primeira, quanto na segunda e terceira etapa do funil de vendas, estão grupos de pessoas que utilizam palavras-chave específicas para esclarecer suas dúvidas e tomar decisões.

A empresa precisa conhecer esses usuários para saber os termos que vai usar e como eles serão encaixados em seu material.

Lembre-se de que eles serão o primeiro contato do seu negócio com o público, e vão decidir se o visitante vai fechar a janela, seguir adiante com os resultados ou continuar em seu site.

Cada palavra-chave usada pelas companhias, como “cancela de estacionamento”, deve ser considerada como uma pergunta que precisa ser respondida de maneira clara e objetiva.

É por isso que os termos são inseridos dentro de conteúdos ricos e valiosos, que vão oferecer respostas completas para as dúvidas e problemas dos usuários.

Eles vão perceber a capacidade do negócio em responder suas perguntas e isso vai construir uma relação de confiança entre ambos.

Lembrando que para que o conteúdo seja completo, também é importante saber usar as palavras-chave negativas, que embora tenham esse nome, não é algo, de fato, ruim.

Esses termos informam ao Google, por meio de uma campanha Ads, quais são as palavras que a empresa não quer atreladas a ela.

Por exemplo, se uma empresa de lavagem de tapetes grandes atender apenas em uma cidade, pode escolher nomes de cidades vizinhas para negativar, assim, quando o usuário fizer uma pesquisa local, não vai encontrar essa organização entre as respostas.

Olhando por cima, alguns não compreendem a importância dos termos negativos para a empresa, só que eles ajudam a investir com mais qualidade e aumenta as chances de retorno do negócio.

Em outras palavras, a partir do momento em que a empresa sabe o que o público não vai encontrar ao clicar em seus anúncios, deixa de pagar por cliques que não vão gerar conversões de leads e muito menos de vendas.

De maneira geral, um fabricante de cremalheira de alumínio para prateleira vai atrair apenas os usuários que realmente possam se interessar por sua solução.

É uma forma de afastar pessoas curiosas que vão apenas clicar no anúncio, visualizá-lo por alguns segundos e sair, o que gera gastos desnecessários para a organização.

 

Considerações finais

Sendo assim, as pessoas pesquisam tudo o que desejam saber na internet, e para isso utilizam termos relacionados às suas dúvidas e problemas. Esses termos são conhecidos como palavras-chave e precisam ser empregados adequadamente nas estratégias.

Mas, para saber quais são as palavras usadas pelo público de um negócio, é fundamental conhecer algumas características dessas pessoas e compreender quais são as dúvidas que elas querem esclarecer.

O uso dos termos corretos abre as portas da empresa para novas oportunidades de negócios, que vão potencializar os lucros.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site?
Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor #anunciodevenda ...
SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

 

Obrigado por nos visitar. Deixe uma opinião ou mensagem, isso nos ajuda a melhorar esse espaço

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O PIN!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
Projeto
close-link
Scroll to Top
%d blogueiros gostam disto: