Qual a diferença entre SEO ou PPC?

diferença entre SEO ou PPC

Utilizar SEO e PPC nas estratégias de marketing digital da sua empresa podem potencializar seus resultados de vendas, em muito mais tempo e relevância, em comparação com outras formas de trabalhar um público no ambiente da web.

Ainda assim, existem marcas que preferem uma estratégia ou outra, visto que, apesar de possuírem resultados e objetivos similares, apresentam diferenças interessantes em cada.

Por exemplo, para uma empresa de mobiliario urbano em Sao Paulo pode ser muito mais interessante trabalhar com SEO, tanto pela facilidade de trazer mais tráfego, quanto pela comodidade de investir tempo e ferramentas e obter resultados de forma gratuita.

Já para uma marca de roupas que está lançando novos produtos, e dependente de compras mais rápidas, o ideal pode ser a utilização do PPC e de todos seus mecanismos.

Como dito, as duas estratégias possuem relevantes frentes de utilização por empresas, e são sempre consideradas para qualquer tipo de ramo de negócio. 

Ainda assim, é importante saber mais sobre cada uma das suas características e também benefícios.

Portanto, no texto a seguir vamos explicar mais sobre o que é o SEO e PPC, entendendo como uma loja de informatica notebook pode trazer à sua realidade a melhor estratégia para sua preferência e os resultados que deseja alcançar diante dos investimentos feitos.

O que é SEO?

O Search Engine Optimization (SEO) é uma ferramenta do marketing digital onde palavras-chaves determinadas são a conexão existente entre uma empresa e seu cliente na internet, o que é viabilizado por meio de estratégias específicas de formatação.

Para entendermos melhor, podemos começar pelos buscadores na internet, sendo um dos mais conhecidos destes o Google. 

É por intermédio dele que um consumidor procura algo para solucionar um problema ou um desejo, e logo, empresas surgem como opções.

É o caso de uma express grafica rapida que é rapidamente encontrada por um cliente dentro de uma mesma localidade a partir das respostas que o Google o apresentou.

Mas, para que de fato essa empresa chegue até o cliente de forma orgânica, é preciso que ela entenda o que ele deseja, e viabilize uma comunicação e projeção de sua página online para que este o encontre, ou melhor, para que o Google entenda-o como necessário.

A partir desse entendimento, para colocar de fato em prática o SEO, temos como prioridade o encontro das palavras-chaves ideias, que mostrarão as pesquisas de um cliente.

Por exemplo, se uma pessoa que procura por adesivo carros Disney costuma procurar por empresas que oferecem o serviço utilizando exatamente a frase descrita anteriormente, o Google entende que o melhor resultado para ela é uma página descrita dessa forma.

No entanto, quando falamos em uma página, é bem mais do que isso. Podemos encontrar a utilização do SEO em:

  • Títulos;
  • Descrições;
  • Mídias;
  • Programações da página;
  • Título e descrição que vai para o Google.

Sendo assim, desde um conteúdo até o anúncio que a página de uma empresa de entrega de documento faz podem caber dentro do conceito de otimização das pesquisas.

Por essas e outras, é essencial que, ao entender de fato aquilo que mais é buscado pelos clientes da sua empresa, um negócio viabilize a confecção de suas páginas com a solução ou até mesmo com a própria palavra, expressão ou frase pesquisada no Google.

Tudo isso é possível e necessário por conta do filtro utilizado pelo Google, que coordena milhares e milhares de páginas online. 

Para isso, ele acaba facilitando o trabalho filtrando o que de fato é oferecido como par para uma pesquisa feita, trazendo o melhor resultado.

PPC: conceito e funcionalidade

O Pay Per Click (PPC) é uma das tantas formas de anúncios online, onde empresas pagam para plataformas como o Google a partir dos acessos que recebem em suas páginas.

Em outras palavras, é a partir de um click que um custo é gerado para a empresa.

Vimos no SEO que o encontro de um site por um cliente pode ser feito a partir de mecanismos manuais, onde profissionais de uma empresa viabilizam um resultado.

Já no PPC, tudo acontece de forma automática, disposta pelo próprio Google, fazendo com que marcas de grafica cartao de visita apareçam nas principais páginas de pesquisas e até mesmo dentro de sites a partir de um investimento, que será pago após a ação.

Ainda assim, é preciso que sejam utilizadas estratégias que viabilizam o encontro entre empresa e público, entregando especificações que façam essa união.

Por exemplo, para de fato começar a fazer uma estratégia de PPC, uma marca de impressao digital precisa ter em mente algumas características do seu público ideal, como parte de uma segmentação que vai determinar o anúncio em um local adequado.

Isso é importantes não apenas para dispor um anuncio no local correto, mas também para adequar o PPC para todos os lugares onde ele pode funcionar como dentro de:

  • Youtube;
  • Sites;
  • Aplicativos;
  • Buscadores.

Portanto, novamente diferente do SEO, o PPC consegue levar anúncios a outras plataformas da Google, e saber mais sobre o público ideal pode levar o anúncio para onde de fato um cliente está, como em meio a um vídeo, em uma página de jogos, dentre outros.

Porém, para qualquer resultado eficiente dessa campanha realizada, é preciso que haja o pagamento para o Google, já que ele funciona como um viabilizador de uma publicidade.

Entender melhor o PPC é possível através da projeção de uma publicidade em um outdoor, por exemplo. 

O Google funciona como o dono desses espaços, oferecendo destaque a uma empresa de faixa de gondola e cobra por isso a cada interesse do público.

Ainda que o outdoor determine um olhar que é feito, já que pessoas que passam olham a publicidade da empresa, no caso da internet isso acontece a partir de um click.

Hoje em dia são muitas as empresas investindo milhares para utilizarem o PPC, que pode ser determinado dentro de uma estratégia de marketing capaz de trazer tantos resultados que uma venda de forma presencial pode ser passável para aquela companhia. 

Qual a melhor estratégia de marketing para a sua empresa?

Agora que entendemos melhor cada uma das disposições do SEO e do PPC, vamos saber mais sobre as qualidades que essas podem ter, separadamente, para empresas, interessando fundamentalmente cada uma de suas prioridades no negócio.

Em primeiro lugar, é nítido ver que o SEO é uma ferramenta capaz de tornar um site e uma página na internet muito mais conhecida pelo seu consumidor alvo.

Isso acontece a partir de um trabalho metódico de palavras-chaves, que agregam uma identificação quase que própria sobre uma página na internet.

O melhor dessa estratégia é o fato dela acontecer de forma gratuita, contando apenas com o trabalho das equipes.

Os resultados conquistados pela empresa que usa o SEO são vistos mais devagar, enquanto que com o uso do PPC tudo acontece muito mais rápido que o usual.

Ainda assim, para que isso de fato aconteça, é preciso um investimento para isso, além da determinação da melhor forma de segmentação, dentre as plataformas da Google.

Um ponto de qualidade dentro do PPC também é a possibilidade de maior visualização, em comparação com os resultados conquistados a partir de uma estratégia de SEO. 

Isso porque os anúncios geralmente estão dispostos em lugares com máxima visibilidade.

Para uma empresa que está começando, e ainda não conquistou a quantidade de clientes necessária para ter retorno de seu investimento, essa talvez seja a ferramenta perfeita.

Em contramão, por ser uma construção de encontro de empresa com cliente, o SEO permite não apenas resultados orgânicos do consumidor com a página, mas também uma estabilidade daquela empresa na internet, algo que de fato é bem posicionado.

Agregado a isso está o custo benefício de toda a possibilidade de anúncios, que além de ocorrer de maneira gratuita, trabalha dentro de uma segmentação mais exata dos clientes.

Considerações finais

Por meio do texto acima, conseguimos entender um pouco mais sobre o que de fato é o SEO e PPC, quais suas principais características e diferenças, sobretudo em relação à qualidade e rapidez de resultados.

De fato, o PPC, por entregar resultados em tempo recorde, pode ser uma das principais ferramentas utilizadas por empresas que querem ter acesso a maiores vendas e principalmente um retorno financeiro dentro de um tempo estipulado.

Ainda assim, o SEO, mesmo não entregando toda essa rapidez, é uma excelente ferramenta para criação de relevância online, construída aos poucos com grande trabalho.

Por essas e outras, cada uma de suas utilizações devem ser bem estudadas por cada negócio, a partir de seus propósitos e principalmente de suas prioridades, sendo a escolha, qualquer que seja, sempre benéfica para um negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você pôde conferir neste artigo as diferenças de uso entre SEO ou PPC, mas se você busca uma maneira eficiente de obter resultados no marketing digital, podemos te ajudar nessa estratégia.

Conheça nosso Plano de marketing.



GOSTOU DESTE ARTIGO?
FAÇA PARTE DO SELETO GRUPO DE LEITORES INTELIGENTES.

Seu e-mail não será compartilhado Somos contra o SPAM!


Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site? Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor anúncio de vendas… SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!