Publicidade Dentro de Aplicativos Mobile. Por que utilizar?

Publicidade dentro de aplicativos mobile

A publicidade em aplicativos mobile, ou o chamado in-app advertising, está rapidamente se tornando uma ferramenta dominante para as marcas alcançarem cada vez mais clientes. 

De uns anos para cá, esse tipo de publicidade superou até mesmo a TV em termos de tempo de uso.

Portanto, pense quanto da sua publicidade é focada em usuários e dispositivos mobile.

  • Qual proporção de sua publicidade é para celular?
  • Seu negócio está investindo em anúncios criativos para smartphones no mesmo nível em que investe em anúncios para desktop ou outros canais tradicionais?

Se a resposta para essas perguntas for não, é melhor correr atrás o quanto antes, pois grandes companhias já perceberam a relevância da publicidade mobile para os consumidores e estão crescendo por meio dessa estratégia.

A publicidade para aplicativos mobile refere-se a anúncios e campanhas expressamente projetados para dispositivos como smartphones, tablets e wearables, como pulseiras e relógios inteligentes. 

Os anúncios para celular podem ser exibidos em aplicativos, em sites visualizados em dispositivos móveis ou em plataformas de mídia social acessadas por estes dispositivos.

Além disso, existem várias vantagens ao adotar a publicidade in-app. Vamos ver algumas delas a seguir:

Escrever um anúncio de venda

Baixe o e-book gratuito Como escrever um anúncio de venda


1 – Comunicação instantânea com o usuário

A maioria dos usuários de smartphones tende a manter seu dispositivo móvel em algum lugar na maior parte do tempo, o que dá aos profissionais de marketing a oportunidade perfeita de transmitir sua mensagem em um local e horário específicos.

Normalmente, os usuários móveis usam os mecanismos de pesquisa como o Google para procurar um produto, como um vinho frutado tinto, ou serviço específico como resultado de uma necessidade ou desejo imediato. 

Os números confirmam que 70% das pessoas que utilizam aplicativos em seus celulares e busca resultam em ações imediatas, de acordo com pesquisa da Marketing Pilgrim.

Enquanto a navegação no desktop, geralmente, corresponde aos estágios superiores do funil de vendas.

2 – Soluções de direcionamento e segmentação

A disponibilidade instantânea de aplicativos e dispositivos móveis nos leva a outro benefício: uma gama mais ampla de soluções de direcionamento e segmentação.

Uma estratégia de anúncio móvel bem projetada permite que os anunciantes segmentem os usuários não apenas por seus interesses, como abadá personalizado masculino ou dados demográficos.

Mas também com base em sua localização atual, ou até mesmo em seus lugares favoritos.

3 – Aumento do tempo gasto em mobiles e mercado mais amplo

Segundo dados oficiais do World Advertising Research Center, mais de dois bilhões de usuários já acessam a internet apenas pelo smartphone. Isso é o equivalente a mais da metade de todos os usuários mobile em todo o mundo. 

Em apenas seis anos, a estimativa é que essa proporção chegue a 72% de todos os usuários da Internet acessando a web exclusivamente por meio de dispositivos móveis.

Dessa forma, o tráfego da internet por meio de dispositivos móveis excede o tráfego por meio de computadores, o que é uma realidade há vários anos.

______

Está gostando desse artigo? Então cadastre seu e-mail abaixo para se juntar a vários leitores inteligentes do Blog do Convidar para receber novos conteúdos.

Seu e-mail não será compartilhado

Somos contra o SPAM!

______

4 – A publicidade em aplicativos mobile gera mais engajamento

Pesquisas já mostram que o custo por clique (CPC) nos smartphones é muito menor, e a taxa de retorno, ou seja, o engajamento com os anúncios é bem maior em comparação ao desktop.  

Além disso, já é sabido que a propensão às compras por parte dos consumidores de aplicativos mobile é também bem maior do que no desktop. O ímpeto para gastar, considerando a facilidade e praticidade dos smartphones, é de fato mais importante.

5 – Capacidade de segmentação geográfica

O celular ainda permite o marketing de localização de uma forma que os computadores não conseguem fazer.

O que é muito importante se considerarmos que os consumidores estão com seus dispositivos móveis o tempo todo e o utilizam com mais frequência do que seus desktops.

Assim, os anunciantes têm mais oportunidades de alcançá-los, seja por meio de anúncios de talão personalizado ou de peças de vestuário. Os anúncios para celular vêm em vários formatos, incluindo:

  • Publicidade no aplicativo;
  • Publicidade em vídeo para celular;
  • Publicidade com base na localização;
  • Pop-ups;
  • Anúncios nativos.

Não ignore os canais de publicidade de aplicativos mobile. Quase todos os tipos de publicidade de aplicativos para celular mencionados acima podem ser veiculados em mídia social, redes de anúncios gráficos e anúncios de busca em um banner informativo.

Portanto, se você tentou apenas um canal ou formato de anúncio para celular e não funcionou, continue testando os demais.

Embora o mecanismo principal seja semelhante, ainda há uma diferença significativa entre o marketing para desktop e mobile em termos de formatos, estratégias e outros recursos específicos.

Existem três ecossistemas principais na indústria de marketing digital. A publicidade em desktop é baseada em anúncios da web – um tipo de anúncio que é mostrado no navegador enquanto os usuários de desktop navegam na internet. 

Para a publicidade in-app, o sistema é um pouco mais complexo. Existem dois ambientes principais que são chamados de web móvel e no aplicativo.

Quando se trata de web apenas otimizada para celular, não há uma diferença tão grande entre anúncios em flyer digital para celular e anúncios da web. 

A publicidade na web móvel funciona de maneira semelhante à web para desktop, o que significa que os anúncios também são exibidos no navegador. 

O marketing no aplicativo, como se pode ver pelo nome, é exibido dentro dos aplicativos e serve como a principal alternativa à web móvel para usuários de smartphones.

Como se pode ver, a diferença entre marketing para desktop e mobile é bastante clara. 

Tanto a web móvel quanto a publicidade mais tradicional funcionam com os mesmos princípios: no aplicativo, tecnicamente, há um ambiente diferente, de modo que os formatos de anúncio podem ser mais específicos. 

Todos esses ambientes têm suas próprias vantagens. No entanto, uma análise mais aprofundada do assunto confirma que não existe uma batalha entre os anúncios para celular e os anúncios da web.

Afinal, cada um representa mais uma oportunidade de interagir com seu público.

Por isso, é fundamental estar atento e buscar aproveitar ao máximo ao lançar campanhas in-app de acordo com seus objetivos específicos de negócio.

As campanhas de publicidade em aplicativos para dispositivos móveis funcionam como qualquer outra, com algumas diferenças e estratégias importantes que destacamos a seguir.

Conheça o seu público

As interfaces mobile podem ser simplificadas em comparação com os desktops, mas elas têm muitas distrações. 

Se você deseja que sua mensagem passe por um caminho menos tortuoso, é preciso estabelecer que tipo de mensagem atrai seus usuários ideais. 

Será que eles estão à procura de uma restauração de fachada predial, por exemplo? Você também precisará saber a quais canais e seus usuários ideais se dirigem, se uma publicidade em banner já funcionaria ou algum outro canal é mais efetivo.

Descubra quais canais e formatos se ajustam ao seu orçamento

Não gaste todo o seu orçamento com um anúncio gráfico no maior jornal do país se alguns anúncios pelo aplicativo funcionarem bem. Afinal, o custo de um anúncio na internet é bem menor do que nas mídias tradicionais.

Utilize a criatividade mais do que nunca

A criatividade é a sua alavanca mais eficaz para melhorar o desempenho, à medida que os algoritmos das plataformas em que você anuncia vão mudando. 

Isso ocorre porque é necessário impactar mais e de forma mais certeira, afinal, não fica tão claro quantas vezes o usuário será impactado.

Use os algoritmos de otimização 

As ferramentas do Facebook e do Google melhoraram tanto seus algoritmos de otimização que anunciantes de todos os tamanhos podem acessar algoritmos de otimização sofisticados sem se tornarem especialistas em publicidade nas redes sociais.

Empresas novas e estabelecidas, seja no ramo de aluguel de rolo compactador pequeno ou uma indústria de cosméticos podem automatizar os aspectos mais repetitivos do gerenciamento de campanhas e obter bons resultados de receita. 

Isso significa que os anunciantes agora estão livres para se concentrar no que realmente importa: no desenvolvimento e testes criativos, bem como na segmentação de público.

No entanto, em cada uma dessas áreas, ainda há uma grande lacuna de serviço para startups e pequenas e médias empresas. 

É difícil encontrar agências que ofereçam testes internos experientes, econômicos e robustos, criativos e rigorosos – os recursos exatos de que você precisa para garantir gastos com publicidade eficientes.

Se você não alocou uma fatia significativa de seu orçamento de publicidade digital para anúncios in-app, pode estar perdendo um fluxo de tráfego que pode gerar muitas oportunidades e ser mais lucrativo. 

Isso é uma realidade, quer o seu público seja formado por adultos interessados em serviço de entrega com fiorino ou pré-adolescentes. 

Todo mundo está conectado o tempo todo com seus smartphones atualmente. Portanto, seus anúncios também devem marcar presença nestes ambientes para aumentar a performance de seu negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Gostou desse post sobre #publicidade dentro dos #aplicativos_mobile


GOSTOU DESSE POST?
FAÇA PARTE DO SELETO GRUPO DE LEITORES INTELIGENTES.

Seu e-mail não será compartilhado Somos contra o SPAM!


No Blog do Convidar publicamos dicas e tutoriais de como anunciar mais e melhor, seja uma marca, um produto, serviço ou oportunidade. Da mesma forma, também damos dicas de como fazer propaganda grátis na internet com o uso de serviços gratuitos.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita de site  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários.

Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!


 

Mais posts de publicidade

Posts de anúncios

#aplicativosmobile