Propaganda Gratuita e Publicidade Paga: As 2 opções mais controversas do marketing

propaganda e publicidade

A dualidade Propaganda Gratuita e Publicidade Paga, juntas, geram muitas controvérsias sobre as facilidades disponíveis para qualquer empreendedor divulgar e promover seus projetos online de forma satisfatória e sem margens de questionamentos.

Basta uma consulta online sobre qualquer assunto e verá que a quantidade de informações pode se tornar as vezes, assustadora.

E para um bom observador, pode ficar a impressão de que aparecer nesse emaranhado de informações é muito difícil. Principalmente, se não houver a iniciativa de alardear as informações a fim de chegar até o público interessado.

  • Mas de que forma a propaganda gratuita pode ajudar?
  • Ela vai alcançar a quantidade de pessoas suficientes para obter resultados?
  • Se fizer publicidade paga, os resultados serão melhores?

Depende muito de como você pretende alcançar resultados, e nesse post, vamos discutir as opções.

Fique conosco!

Propaganda e Publicidade Paga

Primeiro de tudo, falemos das diferenças entre a propaganda e a publicidade.

A confusão entre propaganda e publicidade não é só entre os leigos.

Profissionais diversos se confundem com o tema.

O CENP (Conselho Executivo das Normas-Padrão) apresenta a publicidade e a propaganda como “qualquer forma remunerada de difusão de ideias, mercadorias, produtos ou serviços”.

Num outro exemplo, o CDC (Código de Defesa do Consumidor) interpreta tudo isso como publicidade.

No conceito geral, publicidade é tornar algo público enquanto que a propaganda é a divulgação de ideias.

Fica mais fácil assim, não é?

Não é o fato de juntar as duas frases em uma que torna a questão engraçada ou controversa, mas sim os pontos que as diferem.

Quanto a propaganda gratuita, como a colocamos aqui, ele torna possível realizar uma boa campanha de divulgação para qualquer marca, desde que bem planejada e executada com persistência e utilizando um boa estratégia de marketing.

Começa desde o cadastro de anúncios num site de classificados gratuitos até a divulgação e promoção nas diversas redes sociais existentes.

De outro lado, o investimento em publicidade paga já é um forte sinal de que existe um compromisso maior em informar o maior número possível de pessoas e de forma constante, sem interrupção da mensagem.

Adiciona-se a isso o fator principal, que é o maior alcance proporcionado pela publicidade paga. Quanto maior o alcance, maior também as possibilidades de vendas, e sucesso do plano de marketing.

propaganda-de-sucesso

Anunciar de graça na internet é sim uma boa estratégia e ao seu modo, traz em sua concepção inúmeras vantagens e benefícios. Veja abaixo, algumas;

  • A primeira. A gratuidade, lógico;
  • A segunda. Não há o comprometimento financeiro;
  • A terceira: Existem inúmeros serviços que disponibilizam a gratuidade;
  • A quarta: As facilidades de compartilhamento gratuito de informações nas redes sociais, em fóruns, grupos, etc.

É possível enumerar mais.

Mas vejamos. A divulgação de anúncios gratuitos é sempre limitada á quantidade de cliques disponibilizados ou tempo determinado para que o anúncio fique online.

Em quaisquer das situações acima, o responsável pelo planejamento do marketing deve ficar atento, para reinserir ou republicar novamente o anúncio. Pensando assim, a busca por novos serviços e planos de divulgação deve ser constante.

Você pode saber mais sobre serviços gratuitos em um de nossos posts sobre: Como fazer propaganda grátis na internet

Na grande maioria dos serviços, a propaganda gratuita é sempre limitada a alguns fatores. 

Exceção do Google

O próprio Google é um exemplo prático de publicidade gratuita na internet onde você escolhe quais serviços gratuitos utilizar.

Embora o foco do Google seja a publicidade paga, existe uma forma de anunciar de graça no Google e se colocar no primeiro lugar das buscas quando alguém procurar por sua marca, produtos ou serviços na internet.

Google Meu Negócio permite que você se conecte diretamente com os seus clientes.

Basta que utilize o Google Meu Negócio

São pessoas que podem estar procurando você na Pesquisa do Google e no Google Maps.

Ao cadastrar seu empreendimento no Google Meu Negócio, suas informações aparecem com mais facilidade nas buscas locais. Reforçando assim, sua presença online, e de forma gratuita.

Lembre-se: A propaganda você faz em todos os momentos e aproveita todas as oportunidades.

Faça propaganda gratuita de sua empresa no Google.

Cadastre sua empresa no Google Meu Negócio e apareça nas buscas do Google, no Google Maps e outros serviços da web.

Diferente dos demais serviços gratuitos de divulgação disponíveis na internet, o Google possibilita a continuidade da sua presença online, mesmo que você utilize serviços pagos de outras empresas.

Ahhh, claro. Temos que lembrar que no Convidar a página de perfil personalizado e os Classificados Gratuitos, é um excelente exemplo de propaganda gratuita na internet.

Se não tiver um, cadastre-o aqui

Propaganda Gratuita e Publicidade Paga: As 2 opções mais controversas do marketing 1

Propaganda gratuita, comprometimento e continuidade

As desvantagens da propaganda gratuita também esbarram nas questões, comprometimento e continuidade.

Propaganda gratuita, características

Em todos os serviços de propaganda gratuita a característica básica é a oferta de um produto ou serviço, limitado a quantidade ou tempo de uso, e o comprometimento do usuário é o de persistência e atenção ao vencimento dos anúncios divulgados.

Isso significa que seus anúncios deixam de aparecer após determinado prazo ou quantidade de cliques. E quando um anúncio deixa de ser exibido porque expirou o prazo o anunciante deve sempre renová-lo para continuar a oferta.

Publicidade paga, características

Já na publicidade paga o diferencial é exatamente o fator relacionado a continuidade. Seu anúncio ou peça publicitária só deixa de aparecer ou continuar a existir, se você assim o desejar. Claro que é uma opção sempre vinculada a disponibilidade de recursos financeiros.

______

Está gostando do nosso site? Então cadastre seu e-mail abaixo para se juntar a vários leitores inteligentes do Blog do Convidar para receber novos conteúdos.

Seu e-mail não será compartilhado

Somos contra o SPAM!

______

O grande engano de muitos empreendedores da web é achar que a publicidade é cara, que não compensa, ou não dá resultados.

A diferença da propaganda gratuita e a publicidade (uma das diferenças) é a personalização. E se dá pra personalizar o serviço, porque não os custos?

No Convidar o custo da publicidade é baixo e os serviços abrangem a grande maioria das necessidades de divulgação de qualquer negócio. CONFIRA!

E mesmo se a publicidade for mais cara do que simplesmente receber os méritos da visita de público online gratuito, ela pode sim, ser mais rentável e benéfica.

publicidade paga comprar agora

Rentável, porque a publicidade paga impulsiona a visibilidade de qualquer projeto online. Também transmite a imagem de uma empresa em situação financeira confortável.

Um empreendimento que tem fé em seus produtos e que valoriza a sua reputação.

Benéfica porque pode inclusive aumentar consideravelmente a confiança e possivelmente a fidelidade do comprador.

A publicidade paga, normalmente é feita de forma profissional e contínua. É sempre ajustada de acordo com os resultados e remanejada de acordo com sua oferta e a necessidade do mercado.

Conheça os Planos de Divulgação do Convidar

Se desejar, comece com um Anúncio Gratuito.

"Queremos anunciar sua empresa
Você pode anunciar de graça, e sozinho.
Anunciamos por você, e fazemos com certeza.
E se cobramos, não se preocupe, é pouquinho"
 Convidar


GOSTOU DESSE POST?
FAÇA PARTE DO SELETO GRUPO DE LEITORES INTELIGENTES.

Seu e-mail não será compartilhado Somos contra o SPAM!


No Blog do Convidar publicamos dicas e tutoriais de como anunciar mais e melhor, seja uma marca, um produto, serviço ou oportunidade. Da mesma forma, também damos dicas de como fazer propaganda grátis na internet com o uso de serviços gratuitos.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita de site  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários.

Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!


 

Posts publicidade