Produção de conteúdo para web: Confira 4 dicas!

produção de conteúdo

Produzir conteúdo para web está no centro das prioridades de muitas empresas. O marketing de conteúdo é uma das principais estratégias de marketing digital e ajuda a construir a imagem do negócio na web.

Por causa da internet, entramos na era da informação e isso mudou o comportamento dos consumidores. 

Hoje em dia, pesquisamos tudo o que queremos comprar para saber mais informações e encontrar o produto ou serviço ideal.

A tecnologia também abriu as portas para que mais empresas surgissem, e com isso, houve um aumento da concorrência e a busca pela preferência do consumidor está cada vez mais acirrada.

As pessoas têm diferentes opções para comprarem o mesmo produto ou serviço, por isso, também estão mais exigentes e precisam confiar em uma marca.

Mas, ao mesmo tempo em que aumentou a concorrência, a internet também trouxe ferramentas para que as empresas possam conquistar seus clientes.

Uma delas é a produção de conteúdo, que tem como objetivo atrair o público-alvo por meio de conteúdo relevante e conquistar a confiança do consumidor.

Portanto, vamos mostrar como produzir conteúdo para a web, por que adotar essa estratégia e quais são suas vantagens.

Como produzir bons conteúdos para a web?

Se você pesquisar sobre qualquer assunto na internet, vai perceber que muitos materiais encontrados pertencem a empresas. 

Isso acontece porque a produção de conteúdo online se tornou uma estratégia importante.

Por meio dela, as empresas conseguem ampliar sua visibilidade e melhorar seus resultados. 

Para se ter uma ideia, cerca de 73% das empresas entrevistadas em uma pesquisa adotam o marketing de conteúdo.

Sendo assim, desde fábricas até uma loja de computador completo investem nessa prática, e se o seu negócio ainda não começou a trabalhar isso, está na hora de repensar. 

E para desenvolver bons conteúdos, algumas estratégias são indispensáveis, como as descritas abaixo.

Escrever um anúncio de venda

Baixe o e-book gratuito Como escrever um anúncio de venda


Analisar a concorrência

Independentemente de qual seja o assunto que vai escrever, antes de começar, pesquise sobre ele na internet. 

Se a sua página não aparecer entre os primeiros resultados, é necessário agir o quanto antes.

Analise os materiais criados pelos seus concorrentes no que diz respeito aos seus argumentos, e tente chegar a uma conclusão. 

Nem sempre é bom seguir os padrões adotados pela concorrência, o ideal é investir em maneiras de se destacar.

Manter o foco na informação

O seu produto ou serviço, bem como a sua marca não são o foco dos materiais. A ideia do marketing de conteúdo não é promover a sua empresa, visto que muitos textos nem mesmo vão citá-la.

O foco é informar as pessoas e ajudá-las em seu dia a dia, para mostrar que a companhia se preocupa com elas e com as questões que as rodeiam.

Por exemplo, uma empresa de construcao comercial pode criar conteúdos que explicam como instalar um eletroduto. 

Veja, ela não está expondo nenhum de seus serviços, apenas explicando como o conduíte pode ser instalado.

Utilizar linguagem adequada

Uma das melhores vantagens de investir em produção de conteúdo é que esses materiais podem assumir diferentes formatos, como:

  • Textos;
  • Vídeos;
  • Áudios;
  • Imagens;
  • Infográficos.

Portanto, todos eles podem ser adaptados às características de seu público-alvo, e uma delas é a utilização de uma linguagem adequada. 

Por exemplo, um escritório de advocacia adota uma linguagem mais séria e formal.

Por outro lado, um pet shop pode usar uma linguagem mais descontraída. Essa é uma forma de atrair o público-alvo e se comunicar com ele do jeito certo.

Assim, os materiais serão de fácil compreensão e vão agradar as pessoas que vão consumi-los. Mas, antes, é importante conhecer a sua audiência.

______

Está gostando do nosso site? Então cadastre seu e-mail abaixo para se juntar a vários leitores inteligentes do Blog do Convidar para receber novos conteúdos.

Seu e-mail não será compartilhado

Somos contra o SPAM!

______

Conhecer o público-alvo

É essencial conhecer o público-alvo para criar materiais que realmente sejam do interesse das pessoas. Você não lê ou assiste coisas que não te interessam, os outros também não.

Por exemplo, se o público está interessado em um caderno brochura personalizado, não faz sentido falar sobre moda.

Pesquise e descubra tudo o que seu público costuma consumir na web, sabendo quais são as suas necessidades e de que forma sua empresa pode supri-las.

O conteúdo deve ser útil e interessante, pois é isso que vai fazer com que as pessoas queiram acessá-lo com mais frequência. Para facilitar essa tarefa, pense na jornada do usuário.

Em outras palavras, analise e conheça todos os passos que levam os clientes a conhecerem e a adquirirem o produto, sem se esquecer do pós-compra. 

Feito isso, pense em tudo o que pode auxiliar a pessoa antes, durante e após a aquisição.

Investir em SEO

SEO é uma sigla para Search Engine Optimization, um conjunto de estratégias com o objetivo de colocar as páginas de uma empresa de administracao de restaurante corporativo nos primeiros resultados do Google.  

Existem uma enorme quantidade de conteúdos sendo produzida atualmente, portanto, não basta apenas que os materiais sejam bons. É necessário, também, que ele tenha visibilidade.

Se você não conhece nada sobre essa estratégia, na internet, é possível encontrar uma enorme quantidade de materiais que podem te ajudar.

Sendo assim, agora que você já conhece as principais estratégias de criação de conteúdo, no próximo tópico, vamos falar um pouco sobre sua importância.

Por que produzir bons conteúdos?

Existem muitas razões que levam empresas dos mais variados tipos a investirem em marketing de conteúdo, dentre elas o fato de que essa estratégia melhora o relacionamento com os clientes.

Como falamos no início do texto, os consumidores têm muitas opções para comprar o mesmo produto ou serviço, mas eles sempre vão preferir as empresas que zelam pelo consumidor.

O marketing de conteúdo mostra que uma empresa de iluminacao a LED industrial está mais preocupada em ajudar as pessoas do que apenas vender, por isso, ela vai se relacionar melhor com elas.

Essa estratégia também é uma forma de estar presente na vida dos consumidores a todo momento e não apenas na hora de vender.

Por exemplo, uma empresa de diaristas pode criar um blog apenas com dicas e cuidados domésticos. 

Ela não está oferecendo seus serviços e ainda está ensinando as pessoas a cuidarem de suas casas.

Além de mostrar que ela zela pelo bem-estar de seu público-alvo, prova que realmente entende do assunto e se posiciona de maneira positiva.

Agora que você entende a importância do marketing de conteúdo para qualquer empresa, inclusive um escritório de cirurgia dentaria estetica, vamos mostrar quais são as suas vantagens. 

Vantagens da criação de conteúdo

Trabalhar com marketing de conteúdo traz muitas vantagens para os negócios, e dentre as que mais se destacam, temos:

Flexibilidade

Essa estratégia é uma das mais flexíveis que existem hoje, isso porque a marca pode escolher o ritmo de postagem mais adequado para ela, de modo a alcançar seus objetivos.

Além disso, existem diferentes tipos de conteúdos que podem ser criados, como os exemplos que citamos anteriormente. 

O formato facilita a adequação do material para o público-alvo.

Melhora o tráfego

Se um fabricante de produtos para banho de verniz cabelo cacheado deseja aumentar a quantidade de visitantes em seu site, basta investir em marketing de conteúdo.

O site passa a ser estruturado com conhecimento de qualidade, voltado para o segmento de mercado do seu negócio, o que aumenta (e muito) as visitas no portal. Consequentemente, a marca se torna mais conhecida.

E além de um site bem construído com conteúdos ricos, as estratégias em SEO aplicadas a eles podem alavancar ainda mais o posicionamento orgânico.

Mais do que receber um número maior de visitantes, sua empresa passa a receber visitantes mais qualificados, ou seja, pessoas que realmente possam se interessar pelo produto ou serviço.

Aumento do número de conversões

Por fim, ao investir em conteúdos de qualidade, uma empresa de instalacao eletrica em galpoes consegue converter um número maior de leads.

Veja, este não é o objetivo do marketing de conteúdo, mas essa estratégia ajuda a produzir até seis vezes mais conversões do que outras práticas, como os anúncios pagos.

Isso acontece conforme as pessoas percebem a credibilidade da marca e que ela é, de fato, uma fonte segura de informações. 

Ademais, é uma forma de fazer com que o seu negócio prove que é capaz de resolver o problema do cliente.

Conclusão

Estamos na era da informação e as pessoas estão em busca de conteúdos de valor, sobre os mais variados assuntos. 

Uma clínica de psiquiatria não anuncia atendimentos psiquiátricos, ela investe em conteúdos sobre saúde mental para ajudar no conhecimento das pessoas sobre o tema.

Logo, para construir uma presença forte na internet e uma imagem sólida para a empresa, dê às pessoas aquilo que elas buscam: informações.

Portanto, neste artigo, você aprendeu a produzir materiais de qualidade e todos os benefícios que essa estratégia pode trazer para você.

Produzir conteúdo é a melhor forma de mostrar o potencial do seu negócio no mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Está precisando de conteúdos para o seu site ou blog, precisa de uma estratégia de comunicação que amplie seu diálogo com o seu público?

Comente neste artigo e deixe sua opinião sobre esta matéria.



GOSTOU DESTE ARTIGO?
FAÇA PARTE DO SELETO GRUPO DE LEITORES INTELIGENTES.

Seu e-mail não será compartilhado Somos contra o SPAM!


Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site? Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor anúncio de vendas… SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!