Post collabs: 5 dicas para aplicar essa estratégia

Post collabs

Post collabs é uma das últimas novidades trazidas pelo Instagram e em português esta estratégia pode ser traduzida como postagens colaborativas.

Assim como no caso de outras ferramentas disponibilizadas pela rede social, essa também auxilia as empresas a conquistarem espaços perante os usuários mais frequentes na plataforma.

Antes de entender um pouco mais sobre o assunto, é necessário ressaltar a importância do Instagram nas estratégias de marketing digital.

As redes sociais como um todo são canais muito importantes para qualquer negócio que queira interagir com o público, manter os consumidores atualizados sobre seus produtos e serviços e permanecer na mente das pessoas.

Desde que surgiram, mostraram que ajudam as marcas a fazer parte do dia a dia dos usuários de várias maneiras, seja por meio de publicações ou por meio de anúncios e elas aprimoraram a maneira de criar as postagens.

O Instagram é uma das redes sociais que mais cresce e suas publicações são totalmente voltadas para os conteúdos visuais. Ele modernizou a maneira de fazer as postagens e o post collabs é uma prova disso.

O artigo vai mostrar um pouco mais sobre seu conceito, as vantagens que traz para os negócios, como criar um post desse tipo e listar dicas de como fazê-lo.

O que é post collabs?

Post collabs é uma ferramenta do Instagram que permite que uma única publicação no feed tenha mais de um autor, por isso, é exibida para uma quantidade maior de perfis. Os envolvidos podem, inclusive, usá-los nos reels.

Esse tipo de publicação contabiliza todas as métricas de interação que costumam ser analisadas pelas empresas, como:

  • Comentários;
  • Curtidas;
  • Compartilhamentos;
  • Conteúdos salvos.

Mas mesmo tendo um grande potencial a ser explorado por um desenvolvedor de software para máquina de bordar, qualquer tipo de usuário pode utilizar esse recurso e criar uma postagem colaborativa.

Vantagens do post collabs

Esse tipo de publicação consegue ativar as parcerias no setor comercial e contas empresariais. A empresa precisa escolher com quem vai dividir a postagem e o mais indicado é fazer isso com parceiros viáveis.

Na verdade, já era um hábito dentro das estratégias de posicionamento nos motores de busca, por meio de uma ação conhecida como guest post, só que o foco dessa prática é usar o peso do parceiro por conta do link gerado.

A marca precisa priorizar a escolha do parceiro para que assim possa alcançar mais seguidores e chamar a atenção das pessoas certas. Tendo isso em vista, além de propor um post colaborativo, é interessante torná-lo ainda mais vantajoso.

Supondo que uma autoescola de curso de direção defensiva queira fazer uma parceria com uma oficina mecânica, pode se oferecer para fazer a arte e apresentar alguma proposta de valor, assim, o parceiro vai querer a publicação em seu feed.

Além das postagens comuns, podem surgir stories, vídeos, reels e até publicações em formatos diferentes. A marca pode publicar em seus destaques para mostrar que se relaciona com organizações que são referências em seu segmento.

Como criar um post colaborativo

A ferramenta “collabs” pode ser acessada por empresas e criadores de conteúdo no Instagram. Primeiro é necessário enviar um convite para que o futuro parceiro se torne coautor da publicação. Este, por sua vez, precisa aceitar ou recusar a coparticipação.

Primeiro é necessário abrir o aplicativo e tocar no ícone “+”, logo em seguida, o usuário deve selecionar a foto que deseja publicar e pressionar a opção “avançar”.

Depois, deve tocar novamente na opção “avançar” e na tela seguinte selecionar a opção “marcar pessoas”. Depois, basta selecionar a opção “convidar colaborador”, digitar o nome do usuário e selecionar o perfil.

Para finalizar a marcação, o usuário deve clicar na opção “concluir”, escrever a legenda da postagem e depois tocar em “compartilhar” para publicar o post colaborativo.

Ao fazer isso, o usuário convidado por uma autoescola de carteira para carro e moto vai analisar a notificação sobre a marcação em uma postagem colaborativa.

Ele só precisa tocar no alerta, selecionar a opção “analisar” e depois aceitar ou recusar o convite. Ao aceitar, a publicação colaborativa estará pronta.

 

Dicas para fazer um bom post collab

Depois de saber como criar um post colaborativo, é importante conhecer algumas dicas para que ele tenha qualidade. São elas:

1. Promover o negócio

O collab é um recurso oficial do Instagram para criar publicações colaborativas e é bastante usado para divulgar produtos, serviços e campanhas especiais. O ideal é que o perfil convidado tenha um público semelhante ao do negócio.

Isso porque ambos terão um veículo de mídia em comum, por isso, não faz sentido fazer parcerias com empresas de segmentos muito distintos.

Por exemplo, um fabricante de motor automático para portão de correr pode fazer uma parceria com um fabricante de portão.

2. Fazer lançamentos de produtos

Lançamentos de produtos são ótimos acontecimentos para criar expectativas na audiência e despertar sua curiosidade.

A marca pode atrair o interesse dos seguidores em torno do perfil sobre quem será o convidado que vai contribuir com a campanha ou o tipo de produto que será lançado.

3. Iniciar desafios e trends

É difícil prever qual será o próximo conteúdo que vai viralizar para adaptá-los em diversos perfis do Instagram, mas é possível analisar elementos que vão ajudá-los a se espalharem.

Por exemplo, os conteúdos que costumam fazer mais sucesso nas redes sociais são de humor, efeitos de transição com fotos, dublagens de áudios famosos, criar áudios compartilháveis e criar desafios remixados no reels.

No caso das postagens colaborativas, a marca pode criar desafios como usar hashtag temática em conteúdos de participantes, reaproveitar o áudio, dueto ou remixes de um reels.

Independentemente disso, uma empresa de serviço de poda e jardinagem terá como propósito utilizar recursos que identificam a publicação de todos que estiverem participando da ação.

4. Fazer sorteios em conjunto

Todo mundo gosta de ganhar alguma coisa boa de graça e para engajar públicos que gostariam de ganhar algum produto ou serviço da marca, uma das melhores ações da internet é fazer sorteios e o Instagram é uma excelente plataforma para isso.

A marca só precisa criar um regulamento promocional que vai assegurar a todos os envolvidos sobre o que pode ou não ser feito e como a premiação será entregue.

A mecânica usada para esse tipo de publicação colaborativa costuma ser seguir perfis da marca, curtir a publicação do sorteio, pedir que o participante responda uma pergunta ou pedir que marquem amigos nos comentários.

É importante dizer que quanto mais trabalhosa foi a participação, maior será o filtro do público participante e assim é possível ter uma ideia das características das pessoas que se interessam pelas marcas.

Além disso, uma empresa de pintura eletrostática branca deve oferecer como prêmio algo que esteja relacionado ao seu produto.

5. Apoiar causas por meio de publicações colaborativas

É possível fortalecer causas sociais por meio de conteúdos e empresas que possuem uma linha editorial relacionada a elas. Existem artistas e influenciadores digitais que possuem um estilo de vida mais consciente.

Eles procuram preservar os recursos ambientais em seu dia a dia e gostam de fazer parcerias com marcas que empregam essas práticas em sua rotina e procuram conscientizar as pessoas.

Por que vale a pena investir em post collab?

Investir em publicações colaborativas é muito vantajoso para uma empresa especializada em muda de pinheiro, assim como para muitos outros negócios.

Em primeiro lugar, é o tipo de publicação que consegue ganhar a confiança do cliente, um dos maiores desejos de qualquer empresa.

As publicações colaborativas são fáceis de serem realizadas porque muitos negócios estão dispostos a participar desse tipo de prática. Isso acontece porque ela funciona como um tipo de prova social indispensável para vender nos dias de hoje.

Um bom planejamento de marketing digital envolve uma série de estratégias que mantêm a equipe ocupada por muito tempo, inclusive, isso pode sobrecarregar um pouco os profissionais responsáveis pelo trabalho.

Com base nisso, vale a pena dividir os conteúdos para aliviar um pouco o trabalho de todos os envolvidos. Como resultado, um fabricante de robô assistente vai conseguir materiais de boa qualidade para seus seguidores no Instagram, assim como seu parceiro.

Considerações finais

Post collab é uma novidade do Instagram que já mostrou todos os benefícios para os criadores de conteúdo. Para as organizações, é uma forma de encontrar parceiros que complementam seu mercado e possuem um público semelhante.

A marca consegue divulgar seus produtos e serviços para uma quantidade maior de pessoas, em uma das principais redes sociais do mundo. Existem várias possibilidades e assuntos que podem ser trabalhados, tudo de maneira simples e prática.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site?
Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor #anunciodevenda ...
SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

 

Obrigado por nos visitar. Deixe uma opinião ou mensagem, isso nos ajuda a melhorar esse espaço

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O PIN!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
Projeto
close-link
Scroll to Top
%d blogueiros gostam disto: