O Que é Personal Branding?

personal branding

Já existem diversas ferramentas, como softwares, que ajudam a desenvolver uma personal branding repleta de pontos positivos. E você sabe como isso funciona para empresas e negócios?

Por estar diretamente ligada com a imagem, muitas vezes esse campo é confundido com o marketing pessoal, que apesar de ter alguns pontos em comuns, são elementos distintos, mas que também podem ser trabalhados em conjunto.

A diferenciação das duas áreas ocorre por meio da sua execução. Enquanto a personal branding é a gestão de como a imagem de uma marca ou pessoa atinge o público, o marketing pessoal são formas de deixar esse público satisfeito.

Como dito anteriormente, ambos os campos podem atuar juntos e intensificar ainda mais o processo de posicionamento de mercado, pois irão preencher as lacunas de duas vertentes que são importantes para que haja um controle da imagem e compartilhamento.

Dessa forma, se uma loja de tecnologia está criando um novo produto, como um robô assistente, por exemplo, ela poderá realizar uma pesquisa de personal branding para entender como os seus clientes estão percebendo a marca e melhorar esse sentimento.

Há diversas vantagens de fazer uso da personal branding, tanto que existem profissionais especializados para ajudar a colocá-la em prática. Com um desenvolvimento que precisa ser natural, essa área ajuda a conquistar o público da forma correta.

As vantagens da personal branding

Com muitos benefícios para quem faz uso dos seus recursos, a personal branding possibilita ao seu usuário um maior controle sobre a imagem, colhendo bons frutos para o seu trabalho. As principais vantagens são estas:

  • Maior autoridade;
  • Melhores oportunidades;
  • Destaque da concorrência;
  • Maior autoconhecimento;
  • Definição de objetivos.

Assim que o profissional e empreendimento passam a compreender os funcionamentos da personal branding e a sua importância, eles têm acesso a essa série de vantagens que os ajuda a se consolidarem no mercado, com maior estabilidade e sucesso.

  1. Maior autoridade

Criar autoridade no campo em que atua, passando para o público seriedade, confiança e conexão, esses são os intuitos da personal branding, que trabalha o posicionamento de forma que o profissional se torne referência.

Isso ocorre porque, para colocar em prática suas estratégias, é necessário que haja um conhecimento interno de si mesmo e dos objetivos. Assim, é possível construir um roteiro que fará o profissional ou marca manter o posicionamento que tanto deseja.

Por exemplo, uma fábrica de batedor sorvete está produzindo um novo produto que fará com que ela expanda o seu nicho de atuação. Assim, para que possam ser referência também no novo campo de atuação, podem aplicar as técnicas de personal branding.

  1. Melhores oportunidades

O bom posicionamento também faz, com a pessoa que faz uso da personal branding, com que ela tenha acesso a melhores oportunidades no mercado, afinal quem é visto, é lembrado.

Dessa forma, quando há uma preocupação com a imagem e um trabalho em cima dela, automaticamente o profissional e marca tornam-se mais visíveis não apenas para o seu público final, mas também para outras empresas que podem contratá-los.

O aparecimento de oportunidades está ligado diretamente com o desenvolvimento da imagem.

Ou seja, se uma empresa de chapa perfurada de alumínio, por exemplo, passa a trabalhar o seu posicionamento, logo ela irá se deparar com boas chances de crescimento no mercado.

  1. Destaque da concorrência

Pré-visualizar em nova aba

Estar sempre à frente da concorrência é essencial para que a empresa e profissional cresçam cada vez mais, obtendo bom faturamento e também maior procura pelo público que atendem.

A partir disso, trabalhar a imagem é uma forma de conquistar os elementos citados acima, pois gera reconhecimento, destaque e diferenciais competitivos, que são essenciais em um mercado repleto de bons profissionais.

  1. Maior autoconhecimento

Quando um profissional senta e passa a estudar as estratégias de personal branding, consequentemente ele precisa fazer uma reflexão sobre si mesmo, entender quem é, quais são os seus desejos, o que deseja mudar, fazer diferente, como quer ser visto.

E ter essas informações é um grande privilégio, pois ele se torna mais focado no percurso em que está traçando, fugindo de personas que muitas vezes não servem para ele, produzindo também conteúdo de qualidade.

  1. Definição de objetivos

Por fim, a personal branding ajuda a marca a fazer uma lista das suas metas, o que ela pretende atingir, trabalhando de acordo com esses intuitos.

Assim, se uma loja pretende mudar o valor de muda de babosa, ela irá trabalhar a sua imagem com uma certa transformação para que o público entenda a alteração de preço.

Como montar a personal branding

Quem deseja investir nesse conceito, precisa-se atentar a quatro importantes passos que são essenciais para trabalhar a imagem da marca:

  • Autoconhecimento;
  • Conhecimento do público-alvo;
  • Conteúdos prejudiciais;
  • Estratégias digitais.

Trabalhar em cima desses pontos é fundamental para um bom desenvolvimento da estratégia.

  1. Autoconhecimento

Como dito anteriormente, é muito importante se conhecer antes de tentar moldar a imagem que será transmitida para o público. Esse autoconhecimento ocorrerá por meio de simples perguntas, como: qual a sua missão? Quais as melhores habilidades?

  1. Conhecimento do público-alvo

Além de se conhecer, o profissional precisa também entender bem para qual público ele estará direcionando os seus esforços.

Assim, por meio desse entendimento, será possível definir a linguagem que será utilizada, o posicionamento frente a alguns temas e quais conteúdos serão desenvolvidos para eles.

É como se uma empresa de aluguel de geladeira expositora fizesse uma pesquisa dos seus consumidores e entendessem que boa parte deles preferem uma linguagem mais rebuscada, longos textos e postagens no Facebook, por exemplo.

  1. Conteúdos prejudiciais

Começar a trabalhar uma imagem do zero também requer atenção para o que já foi feito pela marca e profissional. Por isso, é recomendado que excluam postagens antigas, principalmente aquelas que podem ser prejudiciais.

  1. Estratégias digitais

Por fim, escolher quais canais de comunicação serão utilizados para propagar a imagem definida é importante. Além de pensar em quais estratégias podem ser utilizadas, como: terá postagem para blog? E-mail marketing será utilizado? E outras.

Considerações finais

A personal branding é um conceito essencial para quem deseja se posicionar corretamente no mercado e se tornar referência na área em que atua.

Repleta de ricos recursos, esse campo ajuda a alavancar carreiras e também promover uma divulgação mais assertiva da marca criada.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site?
Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor #anunciodevenda ...
SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes.Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona| Nossos Serviços | Análise gratuita |Fale Conosco |Anuncie Melhor |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários.Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

Obrigado por nos visitar. Deixe uma opinião ou mensagem, isso nos ajuda a melhorar esse espaço

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O PIN!

A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
Projeto
close-link
Scroll to Top
%d blogueiros gostam disto: