Melhore suas métricas de marketing

métricas

A atenção às métricas do marketing digital é uma das preocupações que mais têm levado as pessoas a investir em ferramentas eficazes para administrar os dados recebidos, bem como os números que são obtidos o tempo todo nas campanhas digitais.

Por essa razão, é preciso estar atento à real importância desses detalhes, uma vez que, seja trabalhando com usinagem ou com vendas de produtos de limpezas na web, torna-se extremamente necessário conhecer a capacidade que a empresa tem de comunicar.

Dessa forma, conscientizar as pessoas da importância desses aspectos para uma campanha digital será o objetivo deste artigo, enquanto também são detalhadas informações úteis para a realização dessa meta.

Seja para quem faz visitas técnicas no curso de direito, ou trabalha em uma agência de marketing, o conhecimento das métricas será fundamental para o alcance dos objetivos.

Assim, o conceito desses indicadores será abordado junto com a sua importância. No final, também serão indicadas algumas orientações práticas de como os otimizar em uma campanha publicitária, para que até mesmo uma bateria carro goiânia possa ser vendida.

Em que consistem as métricas do marketing?

As métricas do marketing digital são valores ou indicadores utilizados para analisar os resultados de ações e campanhas de uma tática em diferentes canais.

A partir delas, é fundamental compreender a realidade de cada fase de um planejamento de cunho publicitário de forma segura, para que seja possível tomar decisões que não sejam conduzidas por achismos ou meras suposições.

Em um clima de mercado competitivo, com mudanças e reajustes a todo o momento, a necessidade de mensurar o desempenho de um planejamento se torna maior dia após dia.

Dessa forma, o uso desses indicadores é imprescindível em qualquer tipo de negócio, mesmo que seja em uma simples empresa jardinagem e paisagismo.

É possível definir as métricas do marketing como o primeiro dos passos para que qualquer companhia elabore os seus planos, ações e táticas comerciais.

Elas são ilustradas por indicadores que ajudam a medir o sucesso de uma campanha específica ou de todo um trabalho de um setor publicitário.

Com essas informações, as pessoas se tornam capazes de estudar cada fase de um projeto de forma segura, sem precisar se limitar aos achismos para tomar decisões importantes.

Isso, de todas as formas, é o que pode possibilitar que a equipe também monitore e compare o trabalho de forma prática e objetiva.

Em virtude de tudo isso que representam, saber fazer uso das métricas é crucial para o sucesso da área.

Além do mais, ao contrário do que muitos pensam, os objetivos não devem ser avaliados apenas no início e no fim de um lançamento. Eles precisam ser observados durante todas as etapas de um funil de marketing.

É justamente por esse motivo que uma campanha publicitária feita para lavagem de cadeiras a seco não pode ser observada por essa ótica limitada. Além do mais, são diversas as funções das métricas nesse setor.

Entre elas, vale destacar a missão que a estratégia tem de fazer o apontamento dos pontos positivos e negativos das campanhas, bem como de dar assistência para a tomada de decisões e os investimentos do negócio.

Além disso, ela também atua no auxílio para o aprimoramento de táticas, na redução do grau de incerteza para os próximos passos da empresa e na identificação do ROI, que é o Retorno Sobre o Investimento, de maneira mais objetiva.

Por fim, também vale a pena destacar o objetivo da realização da mensuração da performance de cada lançamento e do envolvimento do público.

As métricas do marketing digital são uma maneira de mensurar o sucesso ou fracasso das diferentes campanhas.

Dessa forma, é possível ganhar clareza nos planos de ação que devem ser realizados para a garantia de bons números, bem como da compreensão a respeito do que está funcionando, podendo dar uma nova otimização a toda a estratégia.

De maneira que, ainda que a empresa esteja vendendo rastreador carros via satélite, será possível verificar a viabilidade das estratégias, e ter um tato com os resultados palpáveis.

As pessoas que atuam no segmento publicitário podem atestar a eficácia desses procedimentos.

Supondo, por exemplo, que um indivíduo trabalhe no marketing de um grande comércio eletrônico.

Será necessário, da parte dele, avaliar o valor médio das compras, o limite de valor, os custos por clique dos anúncios e diversas outras variantes do tipo.

Será necessário para ele ainda ponderar o custo de aquisição por cliente e as taxas de conversão, para compreender como está o desempenho das ações da empresa.

Também é válido lembrar que acompanhar mais de uma taxa possibilita que o gestor tenha mais clareza sobre o todo das métricas avaliadas na campanha.

Por que é preciso acompanhar as métricas?

O mais essencial das métricas é avaliar os resultados para compreender se o seu planejamento está dando certo.

Uma tática de marketing digital é criada em diversas fases, e cada uma delas dispõe de diversas campanhas e ações.

Além do mais, é possível aperfeiçoar a comunicação com a audiência, uma vez que será possível perceber a linguagem que funciona da forma mais adequada, bem como as Call to Action, ou chamadas para a ação, que mais convertem e vendem.

Ademais, a mensuração da performance é feita com detalhes e entrega de insights preciosos, aprimorando, dessa forma, o todo da estratégia.

Esses resultados demonstram quais são os investimentos corretos, como em mídia paga.

Já no que diz respeito às redes sociais, será possível ver quais formatos de conteúdo dão mais engajamento e o horário que eles possuem maior interação.

Ao fazer uso dos dados colhidos por meio de ferramentas específicas, existe uma melhora na tomada das decisões.

De modo prático e direto, o monitoramento ajuda, como já foi frizado ao longo do artigo, a não basear a atuação das campanhas comerciais nos achismos, uma vez que o marketing digital possui a possibilidade de conferir todos os resultados em tempo real.

Em suma, as métricas publicitárias nos meios digitais são como dados mágicos dentro do âmbito da propaganda digital e jamais podem ser deixadas de lado.

Essas informações são de vital importância para saber se o planejamento está dando certo, o que pode ser melhorado e até mesmo se existe previsibilidade sobre as próximas ações.

Além disso, eles indicam o que pode estar acontecendo de errado e quais são os pontos que necessitam de melhoria.

Deve ser observado o fato de que isso é assim até mesmo para uma empresa que vende produtos como cobertor para doação casal.

A partir da análise dessas métricas, torna-se possível assegurar a eficiência de uma campanha ou estratégia de marketing digital, estar a par do desempenho da equipe e atingir os objetivos traçados no seu plano de publicidade.

São esses números que servirão como norte para as próximas etapas do planejamento. Por esta razão, extrair e analisar os dados é imprescindível.

Investir na aferição das principais métricas de marketing digital proporciona a compreensão dos mais distintos fatores, além de impactar de forma positiva nos resultados de uma companhia.

Como melhorar as métricas do marketing?

Para que seja possível implementar as mudanças necessárias para que todas as etapas de uma campanha comercial sejam planejadas de forma eficiente, será pertinente fornecer algumas orientações práticas de como otimizar os resultados obtidos.

Nem sempre as coisas são exatas como uma demarcação de vaga no marketing digital.

Não é tudo que se pode calcular milimetricamente, e é indispensável começar a pensar nas formas de adaptar as regras às circunstâncias.

Tendo isso em mente, nos momentos em que são obtidos resultados ruins, ou mesmo aqueles que poderiam ser um pouco melhores, mas não foram, é importante lembrar de dez necessidades para que seja possível melhorar essas métricas. São elas:

  1. Se ater aos dados;
  2. Não se prender nos resultados ruins;
  3. Ter um olhar crítico dos números;
  4. Investir em gatilhos mentais;
  5. Fazer uso do storytelling;
  6. Apostar na produção de conteúdo;
  7. Dar valor às redes sociais;
  8. Aprender a agregar valor para as pessoas;
  9. Construir autoridade com a entrega dos produtos ou serviços;
  10. Otimizar os anúncios online.

Através da atenção plena às circunstâncias do momento, é possível ler de forma inteligente os dados e as estatísticas obtidas e, a partir dessa realidade, melhorar as métricas dos resultados e escalar o faturamento das campanhas.

Considerações finais

Por meio de um estudo bem feito, é possível planejar muita coisa no marketing digital, de forma que boa parte do trabalho de atuação prática e de armazenamento de dados seja feita de forma automática.

Entretanto, é apenas com a análise inteligente das métricas obtidas que se torna possível construir do zero um novo modelo de atuação que não tenha funcionado, ou mesmo reformar e potencializar uma campanha que já proporcionou resultados positivos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site?
Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor #anunciodevenda ...
SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes.Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona| Nossos Serviços | Análise gratuita |Fale Conosco |Anuncie Melhor |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários.Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

Obrigado por nos visitar. Deixe uma opinião ou mensagem, isso nos ajuda a melhorar esse espaço

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O PIN!

A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
Projeto
close-link
Scroll to Top
%d blogueiros gostam disto: