Blog do Convidar

Gestão de marketing: como trabalhar nessa área?

gestão

Gestão de marketing são atividades que promovem a empresa, seus produtos e serviços, além de identificar oportunidades de crescimento que dinamizam o negócio.

Da mesma forma como o mercado e o consumo mudam constantemente, o departamento de marketing também passa por transformações para que consiga atingir seus objetivos e satisfazer as necessidades do consumidor moderno.

As companhias precisam estar atentas às tendências do setor e saber quais ferramentas tecnológicas estão disponíveis e são capazes de contribuir com o processo de gestão de marketing.

Mas antes de entender um pouco mais sobre o assunto, é interessante falar sobre a relevância do marketing para os negócios. Não é de hoje que as organizações investem na divulgação de seus produtos e serviços.

Antes dos canais digitais tão conhecidos e usados atualmente, essa divulgação acontecia pela televisão, rádio, panfletos e outras estratégias fora do ambiente online. Hoje em dia, isso acontece pela internet e facilita a vida de muitos negócios.

A internet popularizou e democratizou o marketing, só que isso acabou aumentando muito a competitividade entre os negócios, e é aqui que entra o gestor de marketing.

Mas antes de seguir carreira na área, primeiro é necessário compreender o conceito de gestão de marketing, saber quais são as funções e a importância do profissional da área e conhecer maneiras de se tornar um gestor de sucesso.

O que é gestão de marketing?

Gestão de marketing nada mais é do que um conjunto de estratégias e ações que têm o propósito de promover uma marca, seus produtos e serviços, usando para isso diversas ações necessárias, como:

  • Análise;
  • Planejamento;
  • Execução;
  • Acompanhamento.

É graças à gestão de marketing que a organização consegue criar um workflow para alcançar os resultados esperados e crescer.

Dentro de uma empresa de aluguel de martelete pneumático, a gestão de marketing não consiste em aumentar as vendas de maneira direta. Ela também tem o propósito de aumentar o reconhecimento da marca e melhorar seu posicionamento.

Esses e outros resultados, em longo prazo, ajudam o negócio a crescer em seu mercado de atuação. Isso mostra que uma boa gestão de marketing identifica oportunidades lucrativas e aumenta a satisfação do cliente.

Por conta disso, é um tipo de gestão que também pode estar relacionada à publicidade, relações públicas, vendas, atendimento, entre outros.

Funções e importância do gestor de marketing

O gestor de marketing é um profissional muito importante para as empresas por conta de suas funções. Uma delas é definir um posicionamento para que a corporação possa se diferenciar em seu mercado de atuação.

Para defini-lo, o gestor se pergunta sobre o que faz com que os clientes escolham uma marca em detrimento de outra. Mas ele também se encarrega de fazer pesquisas e analisar dados do mercado e dos clientes.

Uma gráfica de impressão de revistas pequenas tiragens precisa fazer um levantamento sobre os dados do mercado para saber qual é o nível de satisfação, as dúvidas dos clientes, coletar feedbacks, entre outras informações.

O gestor faz o planejamento de marketing, por meio de ações estruturadas que fazem os resultados crescerem. Para isso, ele precisa definir as metas e objetivos e aí sim saber quais serão as estratégias para alcançar os resultados almejados.

Seu trabalho também envolve a definição do mix de marketing para determinar o preço, produto, praça e promoção, bem como promover uma visão analítica sobre o negócio.

É papel do gestor desdobrar o planejamento de vendas para analisar as promoções, estratégias usadas atualmente, ofertas, discursos de vendas, determinar os produtos que vendem mais ou menos, determinar a sazonalidade ou definir o quanto vai vender.

Independentemente do tipo de estratégia que está sendo implementada, o gestor também precisa acompanhar os resultados e ajustar as ações que não estão alcançando os objetivos esperados.

Por fim, o gestor de marketing também se encarrega de fazer a integração entre as equipes de marketing e vendas para que todos esses profissionais trabalhem de forma alinhada.

Gestor de marketing é importante dentro de uma transportadora encomendas pessoa física porque desenvolve um papel crucial no processo de criação e planejamento de campanhas e estratégias.

Esse profissional também se encarrega de coordenar a equipe, e essa tarefa gera impactos diretamente na produtividade dos colaboradores, na autoridade da marca e nos resultados que obtém.

Sua importância também se deve ao fato de que ele acompanha o comportamento do público e pode até mesmo colaborar com o desenvolvimento de novos produtos e serviços.

Por ser um profissional que ocupa cargo estratégico dentro das organizações, negócios dos mais variados tipos precisam de sua atuação. Isso chama a atenção de muitas pessoas que se interessam pela área.

Mas como ser um profissional de sucesso?

Uma escola decidiu adotar tablet para dar aula porque percebeu, por meio de sua gestão, que essa ferramenta é muito útil no dia a dia dos professores. Trata-se de uma decisão tomada por alguém que estudou as necessidades do negócio.

O gestor de marketing faz a mesma coisa, mas suas decisões estão relacionadas às estratégias de divulgação, podendo trabalhar também com as estratégias de vendas.

Para seguir essa carreira, é necessário dominar os 4Ps de marketing, que são preço, produto, praça e promoção.

Em outras palavras, o indivíduo precisa de um bom conhecimento sobre as soluções oferecidas, os preços da concorrência, onde a venda acontece e onde a marca está presente.

Ele vai gerenciar a equipe de marketing, por isso também deve ser capaz de analisar resultados, acompanhar processos e traçar estratégias. Quem preenche esse perfil, também precisa de algumas características para ser um profissional de sucesso. São elas:

Desenvolver habilidades de liderança

Além de um bom conhecimento técnico, o gestor de marketing tem que ser capaz de liderar uma equipe.

Por exemplo, durante um projeto para desenvolver uma embalagem para hamburguer personalizada, todos os profissionais envolvidos precisam trabalhar em busca do mesmo propósito.

Se o gestor de marketing não souber liderar, pode prejudicar toda a estratégia. Um líder é aquele que tem capacidade de delegar tarefas, identifica as capacidades dos colaboradores e sabe orientar a equipe.

Também é capaz de motivar o time, solucionar dificuldades, identificar necessidades de treinamento e estabelecer uma comunicação aberta com todos os profissionais.

Conhecer bem a empresa

A verdade, conhecer bem a empresa é uma obrigação de qualquer pessoa, visto que saber quais são suas missões e no que a organização acredita é crucial para gerar identificação entre colaboradores e corporação.

Só que isso é uma habilidade necessária para o gestor de marketing porque qualquer pessoa que ocupe um cargo de liderança precisa representar os valores da companhia.

Quando a pessoa acredita e se envolve com os mesmos ideais, consegue ter sinergia com os objetivos da marca.

Contribuir com as metas do negócio

Dentro de uma confecção de toalha de mesa oxford, o gestor de marketing vai trabalhar com metas, objetivos, prazos e resultados, e eles precisam ser trabalhados a favor do negócio.

Se a equipe tiver um alto rendimento e conseguir alcançar as metas, o líder passa a ser visto como um profissional competente, mas o contrário também acontece.

Seu papel também é se concentrar para alcançar os objetivos da organização, além de dar algumas ideias, identificar novidades e contribuir com o setor.

Saber se comunicar

Saber se comunicar é muito importante para quem quer ocupar um cargo de gestor de marketing. Ele tem que se relacionar com muitas pessoas, como os membros da equipe, outros gestores, diretores, clientes e parceiros.

Um fabricante de pomo giratório para volante vai escolher como gestor de marketing uma pessoa que tenha facilidade para transmitir suas ideias. Quem for muito tímido precisa trabalhar essa questão porque a timidez atrapalha a comunicação.

Estar sempre atualizado

Manter-se atualizado é uma parte um pouco mais técnica para ser um bom gestor de marketing, e existem cursos, certificações e eventos que colaboram muito nesse sentido.

São espaços que ensinam técnicas que contribuem com os resultados da corporação e destacam o profissional em seu mercado de atuação.

Para trabalhar em um fabricante de motor de arranque, além de todas essas habilidades, um bom gestor de marketing precisa saber trabalhar em equipe e não deve enxergar os colegas de trabalho como concorrentes.

Considerações finais

Hoje em dia, as empresas precisam investir em marketing se quiserem vencer a concorrência extrema que acontece no mercado atualmente.

Independentemente da área de atuação ou do tipo de produto ou serviço oferecido, o marketing deve fazer parte do planejamento estratégico da companhia.

Para trabalhar com boas estratégias e alcançar os resultados esperados, todas as ações precisam ser conduzidas por um gestor de marketing. Com ele, os investimentos são mais assertivos e trazem retornos satisfatórios.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Gestão de marketing: como trabalhar nessa área? via @ConvidarNet
  • Save

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Publicidade Adsense

Artigos Recentes

Artigos por Categorias

Publicidade Adsense

Artigos Relacionados

Publicidade Adsense

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O ANUNCIAR MAIS!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
close-link
Rolar para cima
Share via
Copy link