Ícone do site Marketing Digital para empresas e negócios – Blog do Convidar

E-commerce: saiba como otimizar seu negócio? Conheça 6 dicas!

O e-commerce ou comércio eletrônico, é um termo usado nas transações comerciais realizadas pela Internet, que existem para otimizar as formas de compras de um negócio.

Essas vendas podem ser feitas por meio de computadores, smartphones, tablets e até mesmo pelos próprios sites das empresas.

O e-commerce é uma grande vantagem tanto para os clientes quanto para os lojistas, mas é preciso de um ambiente otimizado para essa estratégia de marketing funcionar.

Oferece desde um bom cartão de visita até um boas opções de pagamento na hora do que o cliente for fechar a sua compra.

Além de entender por que a experiência do consumidor é essencial para esse processo e conhecer as técnicas para otimização de um e-commerce, veremos tudo isso a seguir.

Como funciona uma gestão otimizada?

A gestão otimizada de um e-commerce existe para monitorar, organizar, planejar, integrar e ampliar, as ações de cada área de uma empresa.

Portanto, é necessário gerenciar todos os setores que compõem a loja virtual, desde o setor do marketing, comercial, tecnologia, logística e vendas.

Mas, não basta apenas cadastrar os produtos e deixá-los se venderem automaticamente, para conquistar vendas é de grande importância ter um plano de gestão otimizado para cada parte de um negócio.

Isto porque se um setor da empresa desanda mesmo que seja a parte de criação da argola de um chaveiro carro, a probabilidade dos outros serem prejudicados e também não funcionarem é muito alta.

Sendo assim, a gestão otimizada existe para manter um negócio funcionando dentro do esperado e da forma mais saudável possível.

Com esse gerenciamento, o gestor pode evitar vários problemas que podem surgir entre os setores ou achá-los e resolvê-los o mais rápido possível sem atrapalhar a empresa.

Dá pra imaginar, por exemplo, que a empresa tenha comprado uma grande quantidade de Embalagem laminada , e depois de um tempo o gestor percebeu que elas ficaram paradas no estoque.

É uma situação de prejuízo financeiro grande, pelo espaço de armazenamento que os itens ocupam e por atrapalhar o capital de giro da empresa.

Com uma gestão otimizada, é possível conhecer o fluxo de compra dos consumidores e saber quais itens serão mais vendidos e quais serão menos vendidos.

Ou ajudaria a neste caso a criar uma estratégia de marketing para movimentar esse estoque como promoções e divulgações do produto lá esquecido.

As áreas que uma gestão otimizada trabalha e suas respectivas funções são:

O financeiro é o setor responsável por analisar e controlar os recursos financeiros do e-commerce, desde o preço da matéria prima até a confecção de um box de vidro, por exemplo. 

O estoque gerencia a quantidade de compra e distribuição de produtos da loja virtual. O marketing é a área que cuida da divulgação, da comunicação e da produção de conteúdos, com o intuito de atrair públicos maiores e aumentar a presença digital da marca.

Já a área comercial tem o objetivo de fechar ótimas parcerias e gerar mais e mais vendas para o e-commerce.

No setor de logística o processo de entrega dos produtos é o foco, além de cuidar do relacionamento com os seus fornecedores.

O atendimento ao cliente ajuda o cliente durante e depois da compra, por meio do WhatsApp, e-mail e outras fontes de contato.

Para um planejamento de gestão otimizado funcionar é necessário trabalhar para o bom funcionamento desses e de outros setores de um e-commerce.

Por que a experiência do consumidor é essencial?

Ajudar os clientes a resolverem suas questões é um dos principais motivos para o planejamento de uma gestão de e-commerce otimizada.

Com a participação dos clientes cada vez mais ativa nos processos da marca, a experiência do consumidor é uma pauta muito importante na gestão de um e-commerce.

O reflexo da saúde da empresa se dá por meio das experiências dos clientes porque quando um gestor tem acesso a feedbacks constantes sobre os processos da empresa, ele soluciona as falhas mais facilmente.

Para entender porquê a experiência do consumidor é essencial para o processo de otimização de um e-commerce, é necessário se atentar a alguns pontos.

Esse processo deve envolver muito mais do que um design atrativo e impecável, e considerar que qualquer detalhe pode impactar de maneira negativa ou positiva a marca.

O que pode ajudar ou atrapalhar na fidelização do cliente e futuros acessos ao site para a compra de um portão basculante manual, por exemplo. 

Por esse motivo muitas marcas têm colocado a experiência do cliente como o principal ou um dos principais focos nesses processos estratégicos de otimização.

Sendo assim, mesmo que ocorra uma mudança na linha de mercadoria e outros processos, a decisão sobre todas essas questões será baseada no perfil de preferências dos consumidores.

Técnicas para otimizar um e-commerce 

Com a competição no comércio online ficando cada vez maior, os empreendedores também foram atraídos para esse segmento.

Um e-commerce de sucesso precisa aliar uma experiência de compra inesquecível com a alta eficiência dos processos operacionais e administrativos.

Para otimizar um negócio de e-commerce o gerente precisa estudar as várias técnicas de otimização existentes para esse processo, algumas delas são:

 

Otimização no atendimento

Não é mais novidade quando uma página tem recursos fáceis de acessar e ao mesmo tempo um design profissional. Por esse motivo, experiências de atendimento personalizado é o diferencial na conquista de mais clientes.

Ao oferecer boas opções de atendimento online ao cliente e tornar o momento de compras mais agradável, será possível aumentar as chances de conversão deste usuário.

Um vendedor online oferecendo um jardim vertical artificial, por exemplo, deve saber qual cliente teria interesse nesse tipo de produto para oferecer para quem interessaria.

Uso das redes sociais

As redes sociais são uma das melhores formas de conseguir engajamento para um e-commerce, e atrair mais pessoas para conhecer o negócio.

Além de ser muito versátil para a divulgação de produtos e compartilhamento de conteúdos através de posts criativos.

Redes como o Instagram, permitem fazer reels, compartilhar stories, e publicar fotos e vídeos a qualquer hora do dia, a marca só precisa descobrir a melhor linguagem de comunicação que ela precisa usar.

Deixar o site profissional 

A estrutura do site é um dos pontos mais importantes para um e-commerce otimizado é necessário ter, gerenciamento de entregas, diversos meios de pagamento, controle do estoque além de outros pontos. 

É necessário também fazer testes para garantir que o carregamento do site está ideal e não está prejudicando as compras dos clientes.

Além da possibilidade de fazer um ensaio fotográfico para mostrar todos os produtos que são oferecidos da melhor forma possível com imagens boas e de alta qualidade.

Portanto, é possível criar um site em plataformas gratuitas e profissionais que oferecem ótimos recursos para a otimização de lojas virtuais. 

Fazer marketing de conteúdo

Um dos pilares do marketing de conteúdo é extrair resultados de todos os canais e plataformas possíveis. Mas, seu objetivo principal é atrair clientes para o site.

Entretanto, o material produzido só irá gerar valor para o público e para a loja virtual, se ele for de qualidade e alcançar os clientes pelos seus canais favoritos.

Estratégias SEO

SEO (Search Engine Optimization), são estratégias conjuntas usadas em um site para melhorar sua posição em buscadores como Google, Yahoo, Bing e outros.

O recurso básico de uma estratégia SEO para um e-commerce é o uso de palavras-chave relevantes que impulsionam a posição dos sites de compra nos buscadores.

Uma empresa que vende maquinário para a confecção de doces, por exemplo, poderia usar palavras chave como “painel backdrop casamento” para divulgar um produto.

Boas fotos e descrições

Analisar a qualidade e boa resolução da imagem nas páginas dos produtos é uma forma de ganhar a atenção dos visitantes e passar mais confiança para todos eles.

Diferente das lojas físicas, no e-commerce não existe a oportunidade de ver os detalhes do produto e eles dependem das fotos para ter ideia desses detalhes.

Além da qualidade, é importante caprichar nas descrições das imagens, descrevendo de forma direta como ele funciona e registrando os detalhes relevantes e dicas sobre o uso do produto.

Considerações finais

Sendo assim, não existe uma fórmula exata para a otimização de um e-commerce, mas é possível obter sucesso focando em trabalhar os resultados que já tem e saber onde melhorar.

Uma gestão otimizada precisa pensar na experiência do seu consumidor e planejar estratégias que tenham a ver com seu negócio.

Apenas fazendo o uso de boas técnicas de otimização uma marca conseguirá ter o efeito que deseja sobre seus consumidores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site?
Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor #anunciodevenda ...
SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

 

Sair da versão mobile