Quais Cuidados Devemos Ter ao Acessar Redes Abertas?

Cuidados Devemos Ter ao Acessar Redes Abertas

Em um mundo cada vez mais conectado, como o que vivemos atualmente, é comum que pessoas abram mão da segurança por sua produtividade, conectando-se em redes abertas de Wi-Fi sem tomar as devidas precauções.

Inclusive, muitas empresas possuem um wobbler display indicando o acesso à internet disponível para seus clientes, mas é preciso se atentar aos detalhes de segurança para conseguir usufruir do benefício com tranquilidade.

Claro que muita gente nem se atenta ao fator da segurança, pois prefere se manter conectado.

Ademais, tendo em vista que, muitas vezes, o serviço de internet móvel é falho e limitado, isso faz o acesso ao Wi-Fi aumentar.

Essas redes abertas oferecem economia financeira, uma vez que não gastam dados de internet móvel, e normalmente possuem uma boa funcionalidade, seja em velocidade ou em desempenho.

Entretanto, é preciso tomar alguns cuidados com sua segurança, principalmente, para evitar qualquer tipo de problema no futuro, ainda mais se você possui documentos ou dados bancários registrados no aparelho que pretende se conectar.

Leia nesse post os cuidados que precisamos ter ao acessar Redes Abertas de Wi-Fi, seja para trabalho ou diversão, e evite problemas sérios e de consequências inimagináveis

A interceptação de dados é possivelmente o maior risco que as redes abertas apresentam, uma vez que criminosos costumam aproveitar as falhas em dispositivos de segurança de modens e roteadores abertos para conseguir analisar as atividades dos usuários.

Inclusive, se você possui uma central de monitoramento CFTV interligada ao seu smartphone, pode estar apresentando o conteúdo das câmeras para um invasor de celular, colocando em risco até mesmo sua residência e seus familiares.

Uma vez que tenham este tipo de acesso, os criminosos conseguem identificar quais ações estão sendo realizadas pelos usuários, conseguindo pegar senhas, logins e, às vezes, até dados mais pessoais como numeração de documentos, de contas em banco e outros.

Esse tipo de tomada de dados não é uma atividade complexa, e até um leigo pode procurar por tutoriais na internet para começar esse tipo de atividade. Por isso, é importante redobrar a atenção quando optar por usar um serviço aberto de rede Wi-Fi.

Para que o criminoso tenha acesso aos seus dados, eles devem ser colocados durante a utilização da rede aberta. Por isso, especialistas em segurança costumam recomendar que você nunca utilize redes abertas para realizar transações bancárias ou acessar o e-mail.

Seu e-mail, normalmente, é uma ferramenta perigosa nas mãos de uma pessoa com más intenções. Isso porque, um criminoso pode requerer mudanças de senha de diversos serviços, conseguindo utilizar seu e-mail para fazer as alterações e roubar seus dados.

Por isso, quando ver um anúncio em um display de papelão para balcão identificando o acesso à internet, tome muito cuidado para não entrar em um ambiente sem segurança. Caso você acesse, lembre-se de não inserir dados importantes.

No caso de computadores, é importante saber exatamente como configurá-lo para impedir que ações maliciosas sejam realizadas na conexão. Um dos principais pontos é na configuração da rede.

Os computadores mais atuais já têm a opção de marcar a utilização de uma rede pública na hora do registro, permitindo que você escolha não compartilhar arquivos com outros computadores.

Isso é essencial para manter a segurança de seus dados enquanto navega, uma vez que um criminoso com acesso ao seu computador pode roubar ou modificar dados importantes, gerando um grande transtorno para você.

Além de qualquer medida protetiva, é importante que o usuário tenha consciência de sua exposição. Entrar em uma rede Wi-Fi aberta é um risco, mesmo que todos os protocolos de segurança sejam tomados.

Não é preciso que o local utilize um grande painel de publicidade elencando os perigos de usar redes abertas, cabe ao usuário compreender e ter noção para quais perigos ele está se expondo. 

Proteger-se é fundamental, e por mais que existam ferramentas de segurança para todos os dispositivos, ainda é preciso saber como agir quando você depender de usar uma rede aberta.

Ainda assim, se houver a possibilidade de evitar a utilização desse tipo de ferramenta, é importante entender que a segurança de seus dados muitas vezes vale mais do que a economia de dados de internet.

Acompanhe a seguir os 6 cuidados que você precisa ter ao acessar redes abertas.

Escrever um anúncio de venda

Baixe o e-book gratuito Como escrever um anúncio de venda


Atualize sempre o sistema operacional do dispositivo

As empresas que produzem equipamentos tecnológicos têm uma grande preocupação com a segurança dos dados transmitidos por eles. Por isso, constantemente lançam atualizações no sistema operacional para consertar pequenas falhas de segurança.

Manter os aparelhos sempre atualizados é fundamental para conseguir mais tranquilidade durante a utilização. Isso é importante independentemente de seu aparelho ser um:

  • Computador;
  • Tablet;
  • Smartphone;
  • Notebook.

Até mesmo aplicativos, no caso de smartphones, possuem atualizações de segurança, que normalmente são indicados através de alertas no próprio aparelho.

Já no caso dos sistemas base, é preciso acessar as configurações do aparelho para pesquisar por atualizações e realizá-las.

Tenha mais confiança nas conexões com senha

A senha de uma rede é uma das principais etapas de proteção. Ela confere aos usuários uma limitação de acesso e criptografia, tornando a navegação mais segura. Mesmo em uma rede aberta, é possível se proteger mais com o uso de uma senha.

Um estabelecimento que acabou de passar pelo aluguel de espaço comercial pode ainda estar organizando a estrutura, e deixar a rede sem senha para facilitar para os clientes. Mas esse tipo de ação pode acabar sendo prejudicial a longo prazo.

Entretanto, redes abertas sem senha podem ser acessadas o tempo todo por uma série de usuários, permitindo um acesso muito maior a pessoas mal intencionadas.

Para impedir que criminosos acessem suas informações e monitorem o que você está fazendo, procure sempre redes com uma senha própria.

Em alguns casos, depois de conectado é solicitado uma espécie de senha ou cadastro. Embora este tipo de rede ainda seja fácil de acessar, normalmente a empresa responsável produz algum tipo de elemento de segurança.

______

Está gostando do nosso site? Então cadastre seu e-mail abaixo para se juntar a vários leitores inteligentes do Blog do Convidar para receber novos conteúdos.

Seu e-mail não será compartilhado

Somos contra o SPAM!

______

Deixe sempre o antivírus ativado

Atualizar o sistema é um ótimo passo, mas não imuniza o aparelho de ataques cibernéticos. Nesse aspecto, ter um antivírus funcional é muito bom para ter uma barreira adicional e um controle maior dos dados utilizados.

A maioria dos antivírus disponíveis ainda possuem diversas ferramentas úteis, como bloqueadores de GPS, gerenciamento de aplicativos e, até mesmo, opções de backup, para proteger melhor você e seu aparelho.

O antivírus acaba servindo como uma espécie de faixa de sinalização horizontal preta, ou seja, uma tarja que evita o acesso não autorizado aos seus dados.

Um antivírus é fundamental em computadores também, uma vez que estes equipamentos são mais suscetíveis a ataques de vírus. Por isso, é importante escolher uma aplicação de confiança para sua maior proteção.

Aposte na utilização do VPN

Se você precisa utilizar redes abertas constantemente, e não tem como fugir desse tipo de problema, uma alternativa é a utilização de VPN. 

O serviço, chamado Virtual Private Network, cria uma rede de conexões anônimas, isolando seu aparelho através de camadas de proteção e criptografia.

Os VPNs criam redes de simulação, que tornam a navegação anônima, impedindo que criminosos consigam acessar seus dados e seus equipamentos.

Utilize seu próprio compartilhamento de dados

Caso você trabalhe utilizando um notebook e dependa de uma conexão com a internet para realizar o serviço, antes de optar por se expor ao risco de usar uma rede aberta, pense em utilizar a ferramenta de compartilhamento de dados de seu smartphone.

A maioria dos celulares modernos permite que você use o aparelho como um modem, utilizando seus dados móveis para conseguir uma conexão mais segura. Isso porque você define a senha e a quantidade de usuários que podem se conectar.

Por exemplo, empresas produtoras de eventos em Curitiba podem precisar de um contato imediato com seus clientes, e para isso usam as redes móveis para conseguir uma melhor conexão.

Além disso, a conexão é realizada diretamente com a operadora de internet e telefonia, eliminando qualquer intermediário que possa utilizar de forma prejudicial a rede.

Verifique as informações da rede aberta

Caso não haja outra alternativa, e você precise usar os dados da rede móvel, é importante ter certeza de que está acessando exatamente o que você deseja. Muitos criminosos utilizam de técnicas maliciosas para acessar usuários incautos.

Caso uma rede sem nenhum tipo de bloqueio apareça com o nome de um estabelecimento, confira com algum funcionário se o serviço é mesmo oferecido pelo local.

Isso porque alguém pode tentar roubar seus dados se passando pelo estabelecimento, oferecendo um serviço de internet já programado.

Você não precisa saber detalhes técnicos, como se é o cabeamento furukawa utilizado no local, mas precisa garantir que a rede que está tentando acessar pertence àquele estabelecimento.

Considerações finais

Manter seus dados em segurança deve ser uma prioridade constante. Os benefícios de utilizar uma rede aberta podem parecer vantajosos, mas muitas vezes existem pessoas que desejam prejudicar outras.

Por isso, sempre que decidir utilizar uma das redes abertas e disponíveis, tome todos os cuidados possíveis com relação a sua segurança.

Principalmente, para ter uma experiência tranquila e não correr nenhum tipo de risco com suas informações.

Dito isso, fica a pergunta…

E você, já teve problemas por utilizar redes abertas quando precisou, por algum motivo?

Deixe aqui o seu comentário e opiniões.

Aproveite para compartilhar esse post em suas redes sociais.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



GOSTOU DESSE POST?
FAÇA PARTE DO SELETO GRUPO DE LEITORES INTELIGENTES.

Seu e-mail não será compartilhado Somos contra o SPAM!


No Blog do Convidar publicamos dicas e tutoriais de como anunciar mais e melhor, seja uma marca, um produto, serviço ou oportunidade. Da mesma forma, também damos dicas de como fazer propaganda grátis na internet com o uso de serviços gratuitos.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita de site  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários.

Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!