Consórcio: 7 estratégias de marketing para aumentar o faturamento 
  • Save

Consórcio: 7 estratégias de marketing para aumentar o faturamento 


O consórcio ainda não é totalmente conhecido pela maioria das pessoas, que na verdade já se acostumaram há muito tempo com financiamentos bancários tradicionais para adquirir bens materiais. 

Assim como existem diversas instituições financeiras que emprestam dinheiro, também existem várias administradoras que trabalham com essa modalidade, para fornecer mais recursos financeiros para empresas na área de transporte de efluente industrial

Essa concessão monetária não se aplica apenas a pessoas jurídicas, mas físicas também, e é necessário conhecer exatamente o funcionamento desde a contratação até a contemplação, momento em que a pessoa é “premiada” com o valor solicitado.  

O Consórcio é feito tanto para adquirir bens como serviços de caráter individual, como uma cirurgia plástica no rosto, por exemplo.

Porém, neste caso específico, é preciso conhecer qual clínica ou hospital aceita o consórcio. 

Obviamente, quando se procura camera de monitoramento via internet preço e se detecta que não é um produto de valor muito alto, não há como contratar um consórcio para tal, a não ser que a aquisição seja de muitas peças, conferindo um valor acima do normal. 

Analisando por este aspecto de valores, quando a pessoa opta em contratar um consórcio, além do questionamento sobre qual produto ou serviço o cliente vai optar, é necessário um valor considerável para solicitar o dinheiro. 

Normalmente o vendedor de consórcio pergunta ao cliente: “qual é o valor mensal disponível no orçamento para investir nas parcelas na aquisição dos materiais de higienização e impermeabilização de estofados?”. 

Essa pergunta é feita para que o vendedor saiba direcionar o cliente no valor exato do financiamento que será concedido, fazendo com que esse montante mensal seja o suficiente para o pagamento do número de parcelas determinadas na contratação.  

Percebendo que esse valor é impossível para cobri-las, o profissional de vendas deve ser sincero e avisar que não existe a possibilidade e tenta oferecer um valor que possa, então, condizer com a disponibilidade do cliente. Agindo assim, diminui a inadimplência. 

É fundamental que a pessoa ou a empresa de transporte e remoção de máquinas avalie o orçamento, para que não seja feito o cancelamento do contrato pouco tempo depois porque se isso ocorrer perde-se a oportunidade de obter o bem ou o serviço. 

Concretizar um sonho por meio do consórcio é totalmente possível nos dias de hoje. Aos poucos as pessoas acabam adquirindo mais conhecimento a respeito e deixam de lado as instituições bancárias. O fundamental é não ter muita pressa nesse sentido. 

Consórcio: conceito

O consórcio é um “autofinanciamento” de origem tipicamente brasileira para a compra de bens e serviços no qual pessoas físicas ou jurídicas formam um grupo, constituindo uma poupança conjunta para ajudar na compra de bens móveis, imóveis e serviços. 

Esses grupos são coordenados pelas administradoras de consórcios e instituições que são autorizadas e fiscalizadas. Sem essa condição elas não podem funcionar. É um produto que foi criado nos anos 1960 pelos funcionários do Banco do Brasil. 

Se alguma administradora não seguir as regras do Banco do Brasil e desviar o dinheiro do cliente que quer comprar etiquetadoras industriais, terá graves problemas jurídicos, podendo até ser penalizada com processos e o fechamento. 

A criação do consórcio se deu pela falta de crédito ao consumidor brasileiro nesta época e os funcionários do Banco do Brasil se uniram para formar uma reserva financeira para que todos pudessem adquirir os veículos próprios.  

Segundo a Abac – Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios, o consórcio está ligado diretamente ao desenvolvimento da indústria automobilística brasileira.  

Com o passar do tempo, adquirir eletrônicos, imóveis e serviços de automação portão basculante, por exemplo, passaram a fazer parte do consórcio. A atividade é regulamentada pela lei 11.795 de 2008.  

O consórcio funciona através de pessoas em um determinado grupo que pagam parcelas mensais, com o objetivo de formarem um fundo de reserva financeira em comum, permitindo, desta forma, a compra de bens ou serviços.  

O valor deste bem ou do serviço de emplacamento carro pcd é dividido pelo tempo de duração do consórcio e cada participante do grupo paga uma parte deste valor e o prazo e número de cotas são preestabelecidos pela administradora.  

Mensalmente, ou de acordo com o contrato, a administradora sorteia uma fração deste fundo, para que um ou mais participantes do grupo comprem o que desejam. Eles podem dar lances nesta ocasião e, se vencerem, são contemplados com o crédito.  

Quando uma pessoa decide participar de um grupo de consórcio é necessário assinar um contrato de participação, no qual são listados os seguintes itens: 

  • Objeto do contrato; 
  • Prazo de pagamento; 
  • Número de cotas; 
  • Periodicidade dos pagamentos; 
  • Taxa administrativa (obrigatória). 

No consórcio já existem grupos formados, onde a administradora procura encontrar interessados ou grupos em andamento, cujas cotas podem ser adquiridas por meio daquelas que ainda não foram vendidas ou através da transferência de uma.  

A administradora tem 90 dias a partir da assinatura do contrato para criar o grupo e se isso não ocorrer ela tem que devolver o dinheiro com rendimentos.  O objetivo do consórcio é o interesse coletivo e não o individual.  

O lance

O lance é um valor dado para antecipar o pagamento das parcelas e a quantia é abatida do saldo devedor do consorciado e não há limite legal para o valor do lance, podendo ser realizado com recursos próprios.  

A contemplação

É o momento em que o consorciado recebe a carta de crédito, através do sorteio ou do lance e pode fazer a compra do que quiser e onde quiser. O produto a ser comprado pode ser diferente daquele previsto, mas precisa ser da mesma natureza. 

Por exemplo: se for um computador, pode ser um de valor mais baixo, mas tem que ser um computador. Depois de três dias úteis da contemplação, o recurso financeiro pode ser utilizado.  

A carta de crédito pode ser convertida em dinheiro “vivo”, após 180 dias da contemplação, mas devem ser quitadas todas as pendências financeiras. Caso ainda restem prestações a serem pagas, para usar o dinheiro é necessário apresentar garantias para proteger o grupo.  

Os consórcios são usados para comprar veículos de passeio e comerciais, máquinas agrícolas, imóveis, motocicletas (deve-se atentar-se para verificar se a cnh bloqueada e vencida) e serviços.  

O consórcio não exige uma entrada, como acontece nos financiamentos de veículos e imóveis e não é necessário apresentar garantias até a contemplação, por isso o processo de adesão não é complicado.  

A desvantagem maior é ficar esperando para ser sorteado ou conseguir obter recursos para o lance. Por isso, esse tipo de financiamento é indicado para pessoas que têm paciência para comprar o produto ou serviço.  

Para não correr riscos ao optar por esta modalidade de empréstimo, é aconselhável pesquisar no site do Banco do Brasil, para obter informações de uma administradora confiável e que está autorizada a funcionar.  

Dicas de marketing para aumentar o faturamento

Para que a administradora de consórcio aumente o faturamento interno, abaixo seguem 7 dicas de marketing que podem ser utilizadas para vender consórcio, alavancando a entrada financeira, tais como: 

  • Identificar o perfil do cliente ideal (PCI); 
  • Prospectar contatos qualificados para um produto ou serviço; 
  • Antecipar as objeções do cliente e não discuta com ele; 
  • Melhorar a abordagem nas vendas ou negociações; 
  • Praticar a escuta ativa dando total atenção ao cliente; 
  • Gerar valor ao produto ou serviço a ser comprado; 
  • Não dar descontos, aplicá-lo apenas em casos especiais. 

O mercado está voltando a se aquecer novamente e, para quem quer investir o dinheiro em consórcio pode fazê-lo, com paciência, atentando-se para o fato de que as parcelas não são fixas.  

Elas sofrem reajustes quando o valor do crédito for alterado. É uma garantia do poder de compra para o consorciado que ainda não foi contemplado pelo lance ou pelo sorteio.  

Considerações finais

Durante a pandemia da Covid-19 o setor de consórcios cresceu cerca de 13,5%, segundo pesquisas realizadas. 

Isso significa que esta área vem crescendo exponencialmente e, como na abordagem anterior, é possível aumentar o faturamento em uma administradora, aumentando as vendas, através das estratégias elencadas. 

Nesse sentido, conquistar mais clientes em potencial para este tipo de produto, cabe ao profissional de vendas aumentar ou diminuir a performance nesse segmento. 

O consórcio pode realizar o sonho das pessoas, seja para adquirir um bem ou serviço e, tanto pessoas físicas como jurídicas têm acesso a essa modalidade, mas, antes do fechamento de qualquer contrato, é imprescindível avaliar o orçamento. 

Portanto, deve-se identificar se há recurso financeiro suficiente para o pagamento das parcelas, para que não seja necessário cancelar o contrato ou entrar na lista de inadimplentes.  

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Consórcio: 7 estratégias de marketing para aumentar o faturamento  via @ConvidarNet
  • Save
A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O ANUNCIAR MAIS!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
close-link
Share via
Copy link