Conheça o Google Trends: + 4 vantagens para ajudar sua estratégia de marketing digital

Google sitemap concept illustration google trends

Google Trends é uma ferramenta gratuita que ajuda a descobrir tendências relacionadas a uma palavra-chave. É uma ferramenta do Google que mostra os termos mais pesquisados em determinada região e em que período.

O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de estratégias muito importante para quem deseja aparecer entre os primeiros resultados de pesquisa.

Só que para dar certo, ele depende de um monitoramento com o intuito de descobrir o que a persona está procurando e o que interesse a ela. E o Google desenvolveu uma ferramenta justamente para facilitar esse trabalho.

O Google Trends facilita o dia a dia de quem quer sempre oferecer materiais ricos e relevantes para sua audiência, dentro do ambiente da web.

Quando pesquisamos uma palavra-chave ou tópico, conseguimos descobrir quais assuntos estão sendo mais procurados pelos usuários.

Em vista da necessidade de criação de conteúdo atraente para o público-alvo, empregar nele as palavras-chave certas é o passo mais importante para atrair a persona.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o conceito do Google Trends, como ele ajuda as empresas e quais são suas vantagens para o marketing digital.

O objetivo do Google é garantir que todos os seus usuários tenham uma boa experiência, e para isso, ele ajuda quem precisa produzir conteúdo.

O Google Trends foi criado com o intuito de disponibilizar assuntos e palavras-chave mais buscados pelos usuários.

Todas as informações têm como base os dados fornecidos pelo próprio buscador. 

Por meio da ferramenta, uma fabricante de aparelho ortodontico autoligado acompanha o nível de buscas de determinado termo ou um tópico.

As empresas também podem comparar diferentes palavras-chave e conhecer sua sazonalidade ou progresso durante um período. 

E o que é melhor: tudo o que for pesquisado desde 2004 está armazenado na plataforma.

Dentre as informações que você pode obter no Google Trends para aplicar em suas estratégias de marketing digital, estão:

  • Palavras-chave;
  • Regiões de destaque;
  • Dúvidas comuns;
  • Tendências de Marketing Digital.

Além desses, muitos outros insights são fornecidos pela plataforma, que funciona como uma grande enciclopédia de tudo o que é mais pesquisado na web.

Seu funcionamento é simples, uma vez que o Google armazena todas as pesquisas feitas no buscador e em outras plataformas de seu domínio, como o YouTube.

Alguns dados são retirados, como informações pessoais, buscas pouco realizadas e pesquisas feitas pelo mesmo usuário em um curto espaço de tempo.

Para usá-la, basta pesquisar um termo e logo teremos acesso a um gráfico que mostra as variações de pesquisa sobre o assunto. Ele reflete inteiramente sobre o interesse do público em um período.

O usuário também pode selecionar o tempo que deve ser analisado, tipo de pesquisa e localização. 

No tipo de pesquisa, podemos saber se foi na web, por busca de imagens ou no YouTube.

Em linhas gerais, uma empresa de iluminacao de galpao com LED tem em mãos uma base de dados do Google, que dispõe de informações organizadas sobre diferentes assuntos, inclusive mostrando informações acerca do comportamento do usuário.

Se você não tem tempo para acompanhar as variações de palavras-chave, o buscador torna esse processo mais simples. 

Ao final do ano, ele emite um relatório com as principais tendências de busca em uma região, o que é muito valioso para as marcas.

Agora que você já sabe o que é e como funciona essa ferramenta, no próximo tópico, vamos mostrar de que forma ela ajuda as empresas.

Google Trends

O Google Trends é essencial para as estratégias de marketing digital de qualquer negócio por diversas razões. Uma delas porque ele permite filtrar e comparar as palavras-chave.

Na parte de cima da pesquisa referente ao termo, encontramos uma opção para selecionar outros tópicos. 

Dessa forma, um centro automotivo 4×4 compara o volume de buscas e vê qual deles é o mais popular.

No menu, existem outras opções de filtros e configurações de pesquisa. Na primeira é possível filtrar os dados com base na localização dos usuários.

Na segunda o usuário define o intervalo de estudos e não existem limites quanto a isso, ou seja, pode ser desde agora até a primeira pesquisa realizada em 2004.

No terceiro campo podemos filtrar pesquisas com base em algumas categorias. Essa opção é útil quando o usuário procura por um termo que pode significar duas coisas diferentes.

Por fim, a última opção possibilita escolher a fonte de pesquisa, como Google, Google Imagens, YouTube ou Google Notícias.

Outra forma de ajudar os negócios, como uma fabricante de batedeira de massa industrial, é conferindo a relevância em diferentes regiões.

Esse tópico mostra o nível de interesse do tópico nas sub-regiões. Por exemplo, se você quer saber qual o nível de interesse na batedeira industrial, o assunto é mostrado de forma dividida em cada estado do país.

Na parte superior, o usuário pode configurar se ele quer a subdivisão em estados ou cidades, baixar as informações em Excel, compartilhar nas redes sociais ou obter o código para incorporá-lo.

Também é possível descobrir as tendências de pesquisa, um recurso que permite que você acesse os principais assuntos pesquisados no Google na última hora.

Essas tendências podem ser filtradas por localização e o usuário ainda pode conferir as pesquisas mais populares em tempo real em todo o mundo.

Para aprimorar ainda mais suas estratégias de marketing, uma fabricante de moldura de gesso no teto pode conferir as tendências de dias anteriores, além de receber notificações atualizadas do Google, referentes aos tópicos pesquisados.

Também é possível consultar os termos que se relacionam, na parte final do relatório. Na esquerda, podemos ver os tópicos relacionados à palavra-chave pesquisada.

Do lado direito, por sua vez, acessamos uma lista de pesquisas feita pelo Google, que se relacionam à palavra-chave pesquisada.

É possível baixar todos esses dados, incorporá-los ao site e compartilhar nas redes sociais. 

A empresa também pode selecionar as informações entre os termos principais e que estão em ascensão.

Eles se referem aos que ganharam mais relevância no período selecionado e os mais populares em números totais.

Ao usar essa ferramenta, uma empresa de sinalizacao de transito tem acesso a várias vantagens, como as citadas abaixo.

Escrever um anúncio de venda

Baixe o e-book gratuito Como escrever um anúncio de venda


Conhecer a popularidade dos assuntos por momento e região

É possível saber quais assuntos foram mais populares e as tendências das últimas horas e dias passados. 

O usuário pode receber todas as notificações por e-mail, relacionadas aos assuntos mais pesquisados na web.

Isso ajuda a ter ideias para novos conteúdos, independentemente de formato, como texto ou vídeo. É uma forma que o negócio tem de, por meio de suas estratégias de marketing, entregar exatamente aquilo que a audiência procura.

Uma loja de instrumentos musicais de sopro também pode saber em quais países determinadas palavras-chave foram mais pesquisadas.

______

Está gostando do nosso site? Então cadastre seu e-mail abaixo para se juntar a vários leitores inteligentes do Blog do Convidar para receber novos conteúdos.

Seu e-mail não será compartilhado

Somos contra o SPAM!

______

Diferenciar termos

Além disso, consegue diferenciar termos semelhantes e escolher aquele que mais se adequa a um país falante da mesma língua, por exemplo, Brasil e Portugal.

Independentemente de qual seja o segmento do seu negócio, se você trabalha com Marketing Digital, principalmente com marketing de conteúdo e SEO, precisa usar o Google Trends.

Ter boas ideias de conteúdo

Além de todas as possibilidades que mencionamos aqui, essa ferramenta é extremamente importante para que qualquer organização, como uma fabricante de acessorio hospitalar de medico venda possa ter ideias de conteúdo.

Encontrar novas tendências

Também é a melhor ferramenta para encontrar tendências, visto que ao pesquisar por palavras-chave relacionadas à sua organização, o empreendedor encontra o crescimento ou queda das buscas referentes ao seu mercado de atuação.

Se você precisa comparar os termos, principalmente, aqueles que variam de uma região para outra, para otimizar ainda mais seus conteúdos, o Google Trends consegue fazer uma boa comparação de sinônimos.

Por exemplo, em um texto de um blog esportivo, seria melhor colocar como “Olimpíadas” ou “Jogos Olímpicos”?

Fazendo uma boa comparação entre diferentes palavras-chave com um mesmo sentido, fica mais fácil encontrar aquela que vai deixar seu conteúdo mais fluido e otimizado.

O Google é a maior plataforma de buscas do mundo e os usuários vão encontrar o seu negócio por meio dele. 

Sendo assim, estamos falando da porta de entrada para potenciais compradores das soluções que seu negócio vende.

Usar termos que estão sendo procurados pelas pessoas é se fazer encontrar por elas de um jeito muito mais prático. 

Quando isso acontece, novas oportunidades de negócio chegam até você, o que consequentemente vai impactar as vendas.

Ser encontrado no Google é captar novos clientes, e o Google Trends é a ferramenta mais apropriada para que sua marca escolha as palavras certas para se comunicar com seu público.

Esperamos que você aproveite bem as dicas desse post, e para ajudar um pouco mais, temos mais 2 dicas adicionais para você.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



GOSTOU DESSE POST?
FAÇA PARTE DO SELETO GRUPO DE LEITORES INTELIGENTES.

Seu e-mail não será compartilhado Somos contra o SPAM!


No Blog do Convidar publicamos dicas e tutoriais de como anunciar mais e melhor, seja uma marca, um produto, serviço ou oportunidade. Da mesma forma, também damos dicas de como fazer propaganda grátis na internet com o uso de serviços gratuitos.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita de site  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários.

Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!


 


Posts SEO marketing

O Que São Mecanismos de Busca

O Que São Mecanismos de Busca?

Os mecanismos de busca são sistemas online que se encarregam de pesquisar informações armazenadas na internet. Dentre os mais conhecidos e utilizados no Brasil, encontram-se o Google, o Bing e o Yahoo.Todos os dias, são …
Leia mais

Posts ferramentas web

O Que São Mecanismos de Busca

O Que São Mecanismos de Busca?

Os mecanismos de busca são sistemas online que se encarregam de pesquisar informações armazenadas na internet. Dentre os mais conhecidos e utilizados no Brasil, encontram-se o Google, o Bing e o Yahoo.Todos os dias, são …
Leia mais