Como trabalhar o marketing sensorial?

marketing sensorial

O marketing sensorial é uma estratégia que tem ganhado cada vez mais força, e utiliza as sensações que o cliente possui para conseguir explorar todo o potencial de venda de um determinado produto ou serviço.

Trata-se de um processo muito mais natural, com uma boa autonomia por parte do cliente, o que torna esse modelo muito mais satisfatório para sua corporação de alimentacao coletiva empresas.

Para que esse modelo de marketing tenha efeito, é importante que o cliente possua uma chance maior de contato com o produto, que extrapola os limites do anúncio digital ou mesmo a visualização em uma vitrine.

É preciso ter acesso irrestrito para gerar a conversão. A ideia principal é que durante a estratégia de marketing você seja capaz de afetar uma boa parte dos sentidos do corpo humano, se não todos. Eles são:

  • Olfato;
  • Paladar;
  • Tato;
  • Audição;
  • Visão.

Mesmo que um determinado sentido não esteja diretamente ligado ao seu produto ou serviço.

Portanto, é interessante criar um ambiente subjetivo onde você consiga estimular a venda utilizando esse tipo de recurso para vender batedeira de massa industrial.

Quando você consegue trabalhar em torno de sensações de bem-estar e de desejo com relação a um material que você está oferecendo com sua empresa.

Sendo assim, o impulso de compra acaba sendo mais estimulado, o que garante mais conversões em vendas para sua empresa.

Para isso, é importante que você saiba trabalhar os sentidos individualmente e como unificá-los para criar um material de mais qualidade com suas ações. 

Dessa forma, você consegue conquistar um público muito maior para suas ações.

Aplicando os sentidos no marketing

Para conseguir na prática a utilização dos cinco sentidos em sua estratégia de marketing, é importante saber como cada um deles pode se comportar.

Além de que ações você pode planejar para conseguir atingir os resultados desejados, criando um interesse maior em seus produtos.

Dessa forma, você consegue estruturar melhor sua campanha de marketing, sabendo exatamente o que você precisa fazer para conseguir criar um bom ambiente de vendas e converter mais clientes para esse tipo de ação.

Escrever um anúncio de venda

Baixe o e-book gratuito Como escrever um anúncio de venda


Paladar

Para conseguir utilizar o paladar como estratégia de marketing, é importante saber como usar este sentido.

Embora ele seja óbvio para serviços alimentícios, é importante pensar em como você pode usar estes recursos em outras empresas de detergente e secante para lava loucas industrial.

Quando você oferece um lanchinho ou mesmo uma água ou café para o cliente, está gerando uma sensação de agrado no local da venda. 

Dessa forma, o consumidor se sente mais valorizado e satisfeito de estar ali.

Muitas empresas deixam exposto para qualquer cliente que deseje tomar um café, água ou mesmo alguns biscoitos para comer. 

Esse tipo de ação é simples, não tem um custo alto e pode ser muito útil para conseguir seus resultados.

O paladar é um dos sentidos que mais pode ser trabalhado para diminuir a sensação de espera, que normalmente é negativa e acaba afastando clientes de seu estabelecimento de gravacao caneta laser.

Quando eles se sentem agradados por esse tipo de mimo, entretanto, o processo de espera é mais fácil de lidar, não sendo tão incômodo.

Tato

O tato é outro elemento importante do marketing sensorial. Sua utilização às vezes é mais subjetiva, mas ainda assim, é muito importante trabalhar este elemento para conseguir resultados expressivos.

Quando você lida com um produto, o contato físico do consumidor com ele faz toda a diferença para garantir mais sucesso na compra.

Esse tipo de ação é fundamental para que você consiga aproveitar melhor suas oportunidades de venda de impressao banner lona.

As pessoas gostam de tocar e verificar em detalhes produtos que tem interesse em consumir. 

Por isso, permitir esse contato direto pode ser uma excelente maneira de convencer o cliente a consumir o produto em si.

Para serviços e outros tipos de ação que não tem essa função tátil, o sentido ainda pode ser usado como uma maneira de marketing, convencendo o cliente de que este é o melhor ambiente para fazer sua escolha.

A ergonomia tem um forte impacto em qualquer ação comercial.

Principalmente em prestação de serviços que geram fila, como é o caso do atendimento médico, preocupar-se com o ambiente de espera, o conforto da cadeira e outras ações que ajudam a tornar o ambiente mais aconchegante para o consumidor.

Evite deixar espaços apertados ou com sensação de claustrofobia, permitindo que o cliente se sinta confortável e consiga aproveitar melhor o ambiente, tornando o momento de espera ainda melhor quando ele for em uma loja de informatica notebook.

Olfato

O olfato é um dos primeiros sentidos a ser afetado na maioria dos casos. 

Ele é um elemento poderoso de engajamento, uma vez que os aromas muitas vezes tem uma ligação direta com as lembranças e com sentimentos.

Por isso, é importante criar um aroma marcante para sua marca. Se você trabalha com produtos de alimentação, o ideal é que o aroma se espalhe pelo ambiente, gerando nos consumidores o desejo de consumo imediato em um almoco de empresa.

Entretanto, mesmo empresas de outros setores podem aproveitar o conceito dos cheiros para conseguir encantar mais clientes. 

Criar um aroma único para sua empresa, entretanto, não é um processo simples.

É preciso trabalhar muito este recurso para conseguir aproveitar melhor suas possibilidades, utilizando um aroma específico para criar a identificação e fazer seus clientes associarem imediatamente sua marca a este cheiro.

Se você tem uma loja de roupas de banho ou algum outro produto que remete a praia, trabalhar com odores que remetem este ambiente pode criar uma aceitação maior do público para conseguir identificar produtos e serviços do interesse deles.

É importante, entretanto, saber colocar um aroma em sua marca sem exageros, o que pode incomodar ou atrapalhar seus clientes e acabar afastando-os de sua base.

Visão

A visão é um dos principais sentidos para se utilizar quando falamos de marketing. 

O conceito visual tem um impacto muito importante na maioria das ações que você estruturar para sua empresa grafica online atual card.

A identidade visual de uma marca é um passo extremamente importante para você conseguir resultados satisfatórios ao longo de sua estrutura.

Esse tipo de recurso é fundamental para que você consiga um bom planejamento, apresentando sua marca para um grupo maior de pessoas. 

Quanto mais você aproveitar estes recursos, mais conhecida sua empresa fica.

A identidade visual é composta por uma série de elementos que têm forte impacto no imaginário de sua marca. 

As cores, por exemplo, são uma combinação de impacto, que tem um conceito muito mais complexo a longo prazo.

Algumas marcas se tornam tão famosas por conta de suas cores que é muito mais fácil identificá-las por elas, sem nem mesmo ser necessário alguma outra forma de identificação. 

Por isso, é muito importante escolher as cores de sua empresa com sabedoria.

Isso porque se você optar por usar a mesma combinação de uma marca maior, pode acabar sendo engolido por ela, tendo suas ações de marketing muito prejudicadas.

Outro ponto importante para lidar com a identidade visual é a tipografia.

O tipo de fonte usada nos elementos escritos deve ser único e chamar a atenção, enquanto se vincula de maneira inteligente com a marca. 

A maioria das empresas utiliza duas tipografias diferentes para maximizar suas possibilidades.

No caso da primeira, é utilizado uma fonte diferenciada, que tem um impacto direto na marca e faz as pessoas vincularem a fonte à empresa. 

A segunda é uma fonte mais neutra, utilizada para comunicação interna e externa.

Além disso, ainda é possível contar com diversas ações de imaginário visual, como artes, mascotes e outros elementos que chamam muito mais atenção nesse tipo de situação.

Audição

A audição tem um forte potencial de vínculo com os clientes, mas trabalha de uma maneira mais subjetiva. 

Ao utilizar as músicas ou sons ambientes corretos, você consegue criar um ambiente muito mais satisfatório dentro de seu estabelecimento.

Esse tipo de conforto é ideal para aproveitar melhor todo o potencial que sua estrutura física tem de engajar-se com seus clientes, aproveitando na totalidade esse tipo de ação.

Além disso, você pode usar o áudio como uma fonte de marketing direto, por meio de anúncios em rádio ou da criação de jingles, músicas de marketing que tem um forte apelo com o público e acabam fazendo as pessoas marcarem sua empresa.

Considerações finais

O marketing sensorial é uma estratégia que possui muitas possibilidades de interação, tornando-se uma importante referência para a utilização dos sentidos em estratégias de engajamento.

Para conseguir usar em sua totalidade, é importante ter em mente que esse tipo de recurso é muito importante para as empresas, e que cabe a você enquanto gestor identificar a melhor forma de aplicar estas ferramentas a cada um dos sentidos possíveis.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



GOSTOU DESTE ARTIGO?
FAÇA PARTE DO SELETO GRUPO DE LEITORES INTELIGENTES.

Seu e-mail não será compartilhado Somos contra o SPAM!


Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site? Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor anúncio de vendas… SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!