Blog do Convidar

Como impulsionar o engajamento dos consumidores nas mídias sociais?

engajamento

No universo digital, nada acontece por meio de um processo mágico, incluindo o engajamento dos consumidores nas redes sociais. No entanto, entender esse conceito faz com que empresas aumentem suas relevância nesse ambiente online.

A forma como as pessoas passam a seguir outras nesses meios digitais, assim como no Instagram ou no TikTok, por exemplo, é um processo de trabalho que exige muito esforço para que dê resultados que, nem sempre, são imediatos.

Promover a confiança dos consumidores para que eles se envolvam e acompanhem uma determinada marca é uma das formas de torná-los ativos, com base nos conteúdos postados, que, por si, influenciam um comentário ou até uma curtida.

Entendendo o que é engajamento nas mídias sociais

Engajar-se nas redes sociais acontece quando um usuário se envolve ativamente em um determinado assunto, compartilhando-o com outras pessoas mas, acima de tudo, ele deve mostrar as razões pelas quais acredita em um produto, por exemplo.

A veiculação das informações sobre qual é a loja mais recomendada para comprar uma treliça de ferro para telhado não é feita aleatoriamente, mas com base em tudo o que ela oferece de melhor. A partir daí, o engajamento tem o seu início.

Ou seja, as pessoas que receberam esses dados, com certeza foi por meio de outra, que já esteve nesse comércio e comprovou que ele é o melhor e que vale a pena divulgá-lo nas redes sociais, para amigos ou parentes.

O engajamento, na linguagem do marketing digital, geralmente é metrificado em relação ao alcance que um post de guarda corpo de ferro com vidro conseguiu atingir, aumentando o número de seguidores, e essa taxa pode ser calculada.

Nas redes sociais, o engajamento é extremamente importante para medir o conteúdo de uma marca, no sentido de indicar o quanto ela alcança a audiência, calculando-se a porcentagem do público total que é impactado por ele.

Esse indicador da porcentagem do público de cirurgia de bexiga em gatos, por exemplo, vai mostrar qual é o impacto provocado pela comunicação proposta no conteúdo, a ponto de criar o engajamento com a página da clínica.

Importância do engajamento nas redes sociais

Se tratando das marcas, o engajamento nas redes sociais é essencial porque consegue revelar o quanto o público se identifica com elas e se sente à vontade para se envolver com aquilo que elas fornecem.

Por isso, calcular a métrica é muito importante para identificar até que ponto o conteúdo sobre impressão e recorte de adesivos realmente produz impacto no consumidor.

Através do resultado dessa métrica calculada, é possível saber o quanto uma marca está ou não sendo notória junto aos seguidores que, acabam por acompanhá-la de forma expressiva e continuada, pelas redes sociais.

É importante conquistar fãs para uma marca, levando os seguidores a comprá-la em um site e para isso é necessário criar estratégias, para transformar as conexões entre as pessoas, para que elas possam adquirir totem para empresas, por exemplo.

Normalmente, as visualizações de um produto não contam no engajamento, mesmo porque tudo o que está sendo informado no Instagram, por exemplo, passa muito rapidamente, não prendendo a atenção dos usuários.

No caso dessa plataforma, ela considera como sendo engajamento apenas quando um post é clicado e expandido, é comentado, salvo para ser visto depois ou é compartilhado com outras pessoas ou recebe pelo menos uma curtida.

As curtidas, mesmo sendo consideradas como uma métrica de vaidade, contam como engajamento, ainda que elas tenham um peso bem menor na hora de calculá-lo, porque, às vezes, isso é feito automaticamente.

Muitas vezes, algumas pessoas não prestam muita atenção em um post de troféu personalizado futebol, apenas o curtem para receberem em troca outras curtidas nos perfis particulares ou da empresa em que trabalham.

As postagens feitas nas redes sociais, se não reverberam com outras pessoas, engajando-as, acabam se perdendo e sendo inúteis, porque se uma marca, por exemplo, não transmitir a mensagem a que se propõe, acaba não atingindo o que pretende.

E o que uma marca quer é ser destacada no mercado, causar até mesmo uma mudança social e levar retorno financeiro para a empresa, por meio de vendas.

Ir em busca do engajamento é fundamental para que o posicionamento de uma postagem em um blog ou vídeo, bem como as imagens de um suporte para extintor de incêndio sejam assimiladas pelo público.

O engajamento, inclusive, é crucial, também, no uso do produto ou serviço que a empresa oferece, promovendo a participação dos funcionários da empresa em ações estratégicas, internas e externas, para poder alcançá-lo entre os seguidores.

Portanto, a melhor forma de engajamento é construir uma comunidade de pessoas, que se envolvem com a marca, formando um verdadeiro time.

Por que é preciso engajar seguidores?

Para atrair o engajamento dos seguidores nas redes sociais, é imprescindível que eles se interessem pelos conteúdos postados.

Então, é necessário que as postagens sejam relevantes para o público-alvo da empresa, no sentido de se comunicarem com a persona, para poderem se identificar com a marca, produto ou serviço.

É válido ressaltar também que, na maioria das vezes, as pessoas estão nas redes sociais apenas por distração ou entretenimento.

Portanto, não adianta ficar postando propagandas extensas de onde procurar pelo recurso de pontos na carteira, se isso conteúdos longos não são muito consumidos.

Isso porque, consequentemente, o público não vai se engajar, tampouco passar a seguir aquele perfil. Sendo assim, é fundamental ter criatividade para realizar a divulgação da marca.

Dicas para engajamento nas redes sociais

Existem diversas maneiras de fazer com que o público se torne engajado nas redes sociais, com uma determinada marca que a empresa oferece, e abaixo serão listadas algumas dicas de como alcançar esse engajamento.

  • Gerar conversas e conexões entre as pessoas e as empresas;
  • Postar conteúdo relevante para o público-alvo;
  • Estimular opiniões sobre produtos ou serviços;
  • Aproveitar os trends para um diálogo humanizado;
  • Criar conteúdos criativos.

É importante ressaltar que os algoritmos das mídias sociais conseguem interpretar quando uma conexão é real, com base na quantidade de usuários que interagem com as postagens.

Dessa forma, eles entendem que o conteúdo veiculado é importante para o público-alvo e o distribui para outros usuários, que possuem os mesmo gostos.

No entanto, considerar o que é um “conteúdo relevante” é bem subjetivo, porém, é a melhor forma de aumentar o engajamento nas redes sociais, mas antes ele deve ser elaborado com base na persona.

Gerar conversas na internet, por meio do estímulo de opiniões sobre algum produto ou serviço, também leva ao engajamento, porque as pessoas sentem a necessidade de comentar o que pensam e ainda compartilham esse pensamento com outras.

Os comentários são relevantes para que os algoritmos considerem os posts relevantes, aumentando o alcance do engajamento, trazendo mais seguidores para os diálogos e, responder a esses comentários é muito importante. Não se deve deixar de responder.

Uma marca pode ganhar engajamento quando os trends são aproveitados para as pessoas entrarem nos assuntos mais atuais, mas o diálogo com os seguidores deve ser de forma humanizada.

As dancinhas e áudios humorísticos são muito utilizados no TikTok ou no Instagram Reels, pois são linguagens leves, que tendem muito mais a aproximar pessoas por não serem elementos sérios ou densos.

Criar posts criativos por meio de recursos visuais, vídeos ou gráficos diferenciados é uma grande oportunidade de engajamento nas redes sociais, porque eles qualificam as interações e aumentam as possibilidades de chamar a atenção de outras pessoas.

Torna-se necessário a marca analisar os resultados do engajamento nas redes sociais e é por isso que os cálculos periódicos são realizados por meio do marketing digital.

Com ele, a empresa consegue identificar o que está dando certo ou não nas postagens, nos conteúdos, bem como nas estratégias utilizadas para aumentar o engajamento das pessoas, aumentando o número de seguidores.

Portanto, ao testar cada uma dessas estratégias é possível identificar quais as que são mais certeiras para alavancar a taxa de engajamento.

Medir o engajamento é apenas uma maneira de utilizar as estratégias de marketing digital. Há muitas formas de usá-las, inclusive, as ações que geram leads e vendas de produtos ou serviços por meio das redes sociais.

Considerações finais

O engajamento dos consumidores nas redes sociais é uma das estratégias mais utilizadas pelas empresas, seja pelo TikTok, Instagram ou Facebook.

É uma forma de dar relevância a uma marca, produto ou serviço. Mas, para isso ocorrer, é crucial que as pessoas se tornem seguidoras, e a postagem de conteúdos voltados para o público-alvo é uma das melhores maneiras de angariar fãs.

Engajar os consumidores é, também, aproximá-los de outros usuários nas mídias sociais, que possuem os mesmos interesses e gostos, que apreciam a mesma marca e que fazem todo o possível para compartilhar as informações e segui-la.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Como impulsionar o engajamento dos consumidores nas mídias sociais? via @ConvidarNet
  • Save

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Publicidade Adsense

Artigos Recentes

Artigos por Categorias

Publicidade Adsense

Artigos Relacionados

Publicidade Adsense

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O ANUNCIAR MAIS!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
close-link
Rolar para cima
Share via
Copy link