Como garantir o engajamento dos colaboradores?

engajamento

O engajamento dos funcionários acontece quando eles estão satisfeitos com o trabalho. Isso faz com que sejam mais produtivos e tragam bons resultados para a organização. Confira algumas dicas que preparamos para você!

O setor de gestão de pessoas é cada vez mais importante nas empresas, pois gera impactos significativos no ambiente organizacional.

Mas, mesmo diante de um papel muito importante, alguns gestores de RH não compreendem bem o tema e não sabem de que maneira fazer com que os colaboradores se sintam mais engajados com a corporação.

Não existe segredo para isso e o papel da empresa é valorizar seus funcionários e mostrar-lhes que faz isso.

Organizações que valorizam seus colaboradores possuem vantagem competitiva no mercado.

Isso acontece pelo óbvio, pois ninguém quer trabalhar em um ambiente desconfortável e onde não é bem recebido.

Os profissionais sentem o clima do ambiente e isso vai determinar a maneira como eles vão trabalhar.

Se a empresa quer colaboradores motivados e com bons resultados, que precisa fazer com que eles se sintam assim.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é engajamento de funcionários, as vantagens de uma equipe engajada e dar algumas dicas para garantir o engajamento.


Leia também:


O que é engajamento de funcionários?

Engajamento de funcionários é quando eles criam um envolvimento pessoal e profissional com a companhia. Passam a confiar mais nela e se identificam com seus objetivos.

É aquele colaborador que se une à empresa e procura fazer o seu melhor por ela, não só por sua carreira profissional, mas também para que a organização conquiste bons resultados e seja vista com excelência no mercado.

Mas, o engajamento traz resultados ainda maiores, visto que dentro de uma empresa, além de trabalharem bem em suas funções, os colaboradores procuram uma boa relação interpessoal.

Só que isso depende de algumas práticas e processos para garantir que a equipe se sinta satisfeita, e um deles é enxergar os funcionários de maneira humanizada.

São pessoas que possuem suas próprias necessidades, tanto pessoais quanto profissionais, e que buscam qualidade de vida em vários sentidos.

A corporação deve investigar quais são as necessidades delas, analisar tudo aquilo que proporciona e ainda não proporciona e assim descobrir por que os colaboradores estão ou não engajados com ela.

Se no momento não existe uma grande produtividade e a performance não é positiva, algo pode estar errado e deve ser repensado, o que inclui tópicos como:

  • Gestão de benefícios;
  • Qualidade de vida no trabalho;
  • Comunicação integrada;
  • Trabalho da liderança.

Ao voltar seu foco para o aumento do engajamento dos funcionários, a companhia tem acesso a diversas vantagens.

Vantagens do engajamento organizacional

Se um fabricante de carimbo médico personalizado possui colaboradores engajados, tanto eles quanto a corporação terão muitos benefícios.

Enquanto o profissional se sente mais motivado e satisfeito, a empresa aumenta consideravelmente seus rendimentos. 

Aos poucos, o ambiente se torna mais agradável para trabalhar e a organização tem acesso a outras vantagens.

Cultivar o talento da equipe

O engajamento profissional cria um vínculo maior entre o trabalhador e a empresa. A equipe aumenta seu comprometimento e produz serviços de boa qualidade para os clientes, o que melhora a imagem do negócio.

Funcionários engajados estão sempre dispostos a trabalhar mais e melhor, são proativos, independentes e inovadores, consequentemente, atingindo níveis mais altos de desempenho.

 

Reduz as taxas de rotatividade

Sem uma boa cultura organizacional, as taxas de rotatividade aumentam muito.

O profissional não está engajado, portanto não se sente parte da equipe e nem mesmo deseja continuar se eu trabalho.

Empresas com altas taxas de rotatividade perdem a confiança no mercado, perante os clientes e os profissionais.

Por outro lado, a baixa rotatividade de uma clínica de acupuntura para enxaqueca não precisa contratar e demitir tantas vezes, situação que aumenta as despesas para o negócio.

Aumenta a produtividade da equipe

A produtividade está relacionada à motivação, e a falta de motivação gera conflitos de identificação com tudo aquilo que é produzido. 

O profissional começa a sentir seu trabalho como algo desgastante, o que prejudica seu desempenho.

Por outro lado, quando estão envolvidos com o trabalho, sentem-se parte do que fazem e produzem e reconhecem sua importância para a corporação.

Os resultados para todos são muito melhores quando isso acontece.

Dicas para aumentar o engajamento na empresa

Antes de investir em qualquer estratégia para aumentar o engajamento, o gestor precisa ter em mente que está lidando com pessoas, e por isso deve saber como moldar elas nesse sentido. Algumas dicas são:

Investir em desenvolvimento individual

Se uma empresa de portaria permite o desenvolvimento profissional constante de sua equipe, logo é vista como um bom lugar para trabalhar, o que implica em estratégias de desenvolvimento para os funcionários.

Isso pode ser feito de várias formas, de acordo com as possibilidades e com as necessidades da companhia, e dentre as mais comuns estão:

  • Cursos;
  • Treinamentos;
  • Palestras;
  • Workshops;
  • Webinars.

Essas ações mostram para o colaborador que a companhia se preocupa com o seu desenvolvimento profissional. Melhorar a capacitação das pessoas é uma ótima maneira de engajá-las ao ambiente de trabalho.

São estratégias que atualizam o profissional, melhoram o seu autodesenvolvimento e tornam a equipe mais feliz e inovadora.

Ter bons líderes

Líderes preparados mostram aos funcionários quais são suas responsabilidades dentro da equipe, fazendo com que todos estejam alinhados aos objetivos da empresa.

Supervisores e gestores devem capacitar os colaboradores para engajar eles. Eles também devem comemorar pequenas vitórias e mostrar que o trabalho de cada membro é fundamental para gerar retornos e sucesso.

O gestor de uma empresa de higienização ar condicionado split deve fornecer feedbacks constantes, saber delegar tarefas, compartilhar conhecimento com os membros da equipe, assumir erros e responsabilidades e trabalhar com planejamento estratégico.

Oferecer recompensas e oportunidades de crescimento

Algo que os funcionários valorizam muito é a possibilidade de evoluir onde trabalham. Se eles não enxergam para onde podem crescer, se sentem desestimulados e estagnados, o que afeta a motivação e a produção diária.

Aqueles que estão em posição de liderança devem oferecer feedbacks para que os colaboradores evoluam. Um bom líder conhece os membros da equipe e constrói um ambiente de trabalho positivo.

Mas, a empresa também deve fazer o seu papel, oferecendo recompensas pelo esforço. 

Elas não precisam ser apenas financeiras, mas também variar para folgas, participação em eventos, ingressos para atrações, entre outras possibilidades.

Ao investir em recompensas, a corporação mostra que o funcionário tem possibilidades de crescimento interno e que seu esforço é reconhecido no dia a dia.

Ter uma boa comunicação interna

Se uma empresa de decoração de ambiente possui uma relação transparente com os seus funcionários, conquista a confiança deles.

Este é um trabalho que deve ser realizado pelo departamento de recursos humanos, por meio de um plano de comunicação.

A corporação deve comunicar o que está acontecendo atualmente, além dos passos e expectativas para os próximos meses, por meio de reuniões.

Outra ação que costuma dar muitos resultados é criar um canal de intranet, o que permite aos funcionários se comunicarem entre si para esclarecer dúvidas, alinhar projetos, dentre outras necessidades.

Proporcionar um bom clima organizacional

A desmotivação pode ser uma consequência de um clima organizacional ruim. A melhor maneira de evitar essa situação é por meio de pesquisas de clima que mostram quais são as falhas e o que precisa ser melhorado.

Uma imobiliária especializada em aluguel de escritórios também deve fazer com que seus colaboradores se sintam confortáveis para opinar no dia a dia de trabalho.

Essa estratégia faz com que eles se sintam mais confiantes para resolver problemas internos e estimula o engajamento na construção de um ambiente mais saudável para todos.

Ter uma boa cultura organizacional

Existem diferentes pensamentos que podem ser implantados na empresa, mas um dos mais importantes é a cultura organizacional voltada para pessoas.

O RH investe nos talentos e busca maneiras de retê-los na corporação.

É a maneira que uma empresa de limpeza de carpete empresarial tem para mostrar que seus funcionários são primordiais para o sucesso do negócio.

Em uma cultura organizacional voltada para pessoas, a hierarquia é mínima e os funcionários têm mais autonomia em suas obrigações do dia a dia.

Considerações finais

Resumindo, investir em maneiras de engajar e motivar os funcionários deve fazer parte dos processos internos de qualquer tipo de empresa, independentemente de seu porte ou segmento.

Os profissionais são pessoas e por isso precisam se sentir estimulados e capazes de crescer em seu ambiente de trabalho. 

Cuidar bem deles e fazer com que se sintam engajados é trilhar o caminho do sucesso da própria companhia.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site?
Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor #anunciodevenda ...
SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

 

Obrigado por nos visitar. Deixe uma opinião ou mensagem, isso nos ajuda a melhorar esse espaço

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O PIN!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
Projeto
close-link
Scroll to Top
%d blogueiros gostam disto: