Como desenvolver um press kit?

press kit

O press kit, que também pode ser chamado de “kit de imprensa”, é uma estratégia de marketing que ajuda a apresentar uma marca para a mídia. Dentro dele é possível encontrar uma carta de apresentação e outros itens relacionados. Veja como funciona!

Essa prática é bastante tradicional dentro da área de relações públicas e marketing, e continua sendo bastante usada, mesmo com todas as facilidades trazidas pela inovação digital.

É claro que essa ação se modernizou e sofreu algumas alterações ao longo do tempo, mas essas mudanças não alteraram sua importância, e ela continua sendo uma das melhores estratégias de divulgação e reconhecimento de marca.

Atualmente, as empresas precisam se reinventar e encontrar maneiras de se aproximar cada vez mais do público e divulgar suas soluções.

Existem diversas maneiras de fazer isso, e muitas estratégias trazem um excelente custo-benefício, como é o caso do press kit. Mas, além disso, é uma ação com grandes possibilidades de retorno.

Para os negócios que estão começando agora ou marcas que estão lançando novos produtos e serviços, investir nessa prática é sempre uma boa ideia.

Neste artigo, vamos explicar o conceito de press kit, por que vale a pena utilizá-lo e como elaborar um kit de imprensa ideal.


Leia também:


Entenda o conceito de press kit

O press kit ou kit de imprensa surgiu nos escritórios de assessoria de imprensa, com o objetivo de apresentar uma empresa e as soluções que ela oferece para a mídia.

Um bom kit conta com todos os objetos que conceituam o negócio.

O principal item é uma carta de apresentação, conhecida como press release. Sua missão é apresentar a empresa, contar um pouco sobre sua história, explicar o que ela faz e falar sobre o objetivo do envio.

Essa carta pode ser impressa em uma gráfica especializada em impressão de folhetos, e pode abordar sobre uma inauguração, divulgação de um novo produto ou serviço, ação de oportunidade, dentre outras possibilidades.

Contudo, junto com a carta é necessário enviar alguns produtos que sejam capazes de exemplificar como o produto ou serviço funciona na prática.

Uma opção para uma empresa de entretenimento é enviar ingressos para um evento, enquanto uma prestadora de serviços pode enviar cupons de desconto ou isentar o divulgador do valor que seria pago.

Antigamente, as marcas costumavam enviar o press kit para jornalistas, que depois de avaliar o conteúdo, faziam uma divulgação espontânea para falar qual a impressão que tiveram a respeito da marca.

Dessa forma, a companhia conquistava visibilidade e aumentava a sua popularidade, algo fundamental para aumentar as vendas como atualmente.

No entanto, com a chegada e o crescimento do uso das mais variadas redes sociais, também surgiram novas profissões, como os influenciadores digitais, e isso fez com que o kit de imprensa se modificasse.

Uma empresa de limpeza de carpete empresarial pode enviar seu press kit para um jornalista, mas mesmo que ele atue em um grande jornal ou revista, o impacto dos influenciadores digitais é muito maior.

Isso se dá por conta das mudanças drásticas no mercado e no modo como as companhias se comunicam com as pessoas.

Então, fazer uma parceria com um digital influencer acaba sendo mais proveitoso e lucrativo.

Por que trabalhar com o press kit?

Existem muitas razões para investir nessa estratégia, uma vez que ela traz uma série de vantagens para os negócios, dentre as quais se destacam:

  • Praticidade;
  • Profissionalismo;
  • Excelente custo benefício;
  • Divulgação espontânea.

O press kit é muito mais prático do que organizar um evento ou participar de uma feira para apresentar um novo produto ou serviço. É muito trabalhoso apostar nesse tipo de estratégia, pois exige muitas horas de reunião para apresentar uma solução.

Com o kit de imprensa tudo fica mais simples, como o espaço para inserir todas as informações e dados necessários, além das amostras para deixar o divulgador experimentar tudo isso.

Se uma empresa de treinamentos nr monta um kit bem elaborado, é capaz de transmitir seu profissionalismo.

Mas é importante prestar atenção na qualidade do material, visto que os divulgadores costumam receber muitos kits.

O cuidado ao elaborá-lo mostra que a empresa se preocupa com a qualidade e que dedicou um tempo precioso nesse processo.

Essa estratégia leva menos tempo, além de ser mais econômica, visto que organizar um evento é mais caro.

O tempo e o dinheiro poupados com outras ações podem ser investidos de outras maneiras.

Por fim, o kit é capaz de gerar mídia espontânea, por meio de vários canais de comunicação.

Depois que é enviado para o divulgador, consegue fazer todo o trabalho de divulgação sem que a empresa precise designar um profissional de sua equipe para isso.

Mas para ter acesso a todas essas vantagens, uma empresa de portaria eletronica deve saber como elaborar o recurso.

Fazendo a montagem do press kit

Assim como qualquer outra estratégia, a elaboração do kit de imprensa precisa ser bem pensada, respeitando o seguinte passo a passo:

 

1 – Montar um planejamento

Antes de escrever o press release e colocar tudo dentro de uma caixa, é essencial desenvolver um plano de ação.

Entenda que, mesmo que seja muito legal receber um kit de divulgação, não é todo mundo que vai se interessar.

Nesse sentido, é muito importante saber quem é a persona da marca e determinar os objetivos em relação à audiência.

Em outras palavras, saiba quem são as pessoas que a empresa quer conquistar, a faixa etária, localização geográfica, classe social, dentre outras características.

O divulgador precisa coincidir com a audiência da marca. Não tem sentido, por exemplo, uma loja de games enviar um press kit para uma influenciadora digital que fale sobre maquiagem.

Se uma empresa de segurança do trabalho se vê diante da oportunidade de firmar uma parceria com uma figura conhecida, primeiro precisa avaliar se ela está de acordo com seu público-alvo.

2 – Determinar o objetivo

O press kit também precisa fazer sentido para a empresa, seu público e o divulgador.

De nada adianta enviar por enviar, com o press release genérico e encerrar por aí.

Se a intenção é fazer a parceria com um influenciador digital conhecido, lembre-se de que ele recebe uma grande quantidade de materiais, mas ele só vai dar atenção para algo que de fato seja de seu interesse.

Mas se a campanha tem um objetivo definido e isso fica claro para o divulgador, ele vai perceber as vantagens de fazer a divulgação para ele e para a sua audiência.

Existem várias épocas do ano que podem impulsionar o objetivo dessa campanha, como as datas comemorativas e outros acontecimentos importantes, como a semana de qualidade.

Esses acontecimentos podem ser explorados juntamente com um objetivo específico, o que vai dar sentido para a estratégia e convencer o divulgador.

3 – Ser criativo

Novamente, é necessário ressaltar que os influenciadores digitais recebem muitos kits de empresas dos mais variados tipos. Nesse cenário, é crucial compreender de que maneira o seu negócio se diferencia.

Os próprios consumidores também estão muito mais rigorosos, e com tantas ofertas à disposição, é necessário se destacar.

Logo, um fabricante de forro de gesso deve fugir do óbvio e manter o foco no objetivo da campanha. Além dos itens básicos enviados no press kit, outros presentes podem ser determinantes para o sucesso da ação.

São conteúdos que tornam o kit mais atrativo e que aumentam as chances de divulgação da marca.

4 – Criar um bom press release

O press release, como falamos, é uma carta onde a marca escreve um pouco mais sobre ela, sobre os produtos e serviços que oferece e explica qual é a intenção dessa campanha.

Só que falar apenas sobre isso é um pouco maçante e até entediante para o divulgador. Imagina a quantidade de press release que essa pessoa precisa ler.

Se uma empresa de aluguel de impressora quer chamar a atenção do divulgador e destacar seu kit, deve fugir do óbvio ao escrever essa carta.

Muitas marcas investem na criação de desafios, ações lúdicas e charadas que tornam a experiência de receber o kit muito mais interessante e proveitoso.

A criatividade na hora de escrever a carta pode até mesmo criar alguns insights para o divulgador na hora de falar sobre a marca. Portanto, seja criativo na hora de escrever um press release.

Conclusão

O press kit é uma estratégia inteligente para divulgar uma marca e suas soluções, e que vem sendo usado pelas companhias há muito tempo.

Mas não é fácil agradar o divulgador e fazer com que ele se interesse pela sua marca.

A competição é grande, contudo, mesmo diante de tanta concorrência, saber montar esse kit é tudo o que você precisa fazer para atrair a atenção do influenciador digital ou de qualquer outro divulgador com o qual pretende firmar uma parceria.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site?
Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor #anunciodevenda ...
SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

 

Obrigado por nos visitar. Deixe uma opinião ou mensagem, isso nos ajuda a melhorar esse espaço

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O PIN!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
Projeto
close-link
Scroll to Top
%d blogueiros gostam disto: