Dark Store: saiba o que é e como impulsionar as vendas

Dark Store

Dark Store é um tipo de centro de distribuição de vendas bem exclusivo para as compras virtuais. Com a crise que se passou, o modo de atendimento ao cliente se intensificou, pois a maior prioridade era e ainda é a experiência do cliente, algo que continua muito essencial.

Até uma empresa que trabalha com a venda de embalagem basculante personalizada, pode fazer uso de uma Dark Store. Dado que isso pode fazer com que a marca dê uma melhor experiência do cliente pois terá mais agilidade em quase todas as suas entregas.

Os clientes desejam respostas rápidas às suas compras e isso quer dizer ter acesso aos produtos de uma maneira cada vez mais ágil. Às vezes, os consumidores compram uma espuma acústica lisa e ela pode ser entregue para ele em menos de 24 horas.

A Dark Store pode proporcionar uma agilidade nunca vista na entrega de produtos em todas as gerações, pois oferecer esse modelo de serviço era complicado com a infraestrutura dos clássicos centros de distribuição, o que limitava muito as entregas de encomendas.

É por isso que surgiu o modelo de distribuição Dark Store. E uma certa empresa que vende piscina de fibra a venda pode usufruir desse modelo de centro de distribuição e, desse modo, fazer com que o negócio seja muito bem visto no mercado pela agilidade.

Uma empresa que pregue por valor como a agilidade, entrega com segurança e alguns outros valores que agradam os olhos dos clientes, vai conseguir vender muito. Os clientes não desejam comprar de uma empresa que demora a entregar os produtos.

E, neste artigo, vão ser apresentados alguns aspectos importantes do Dark Store. Cada um dos pontos que serão apresentados tem o seu peso. Também serão mostradas algumas vantagens que essa modalidade de entrega pode proporcionar para os clientes.

Conceito de Dark Store

A Dark Store, que em tradução literal quer dizer “loja escura”, é um local exclusivo para o armazenamento, divisão e envio de produtos vendidos online, e que tem se popularizado muito.

Entretanto, bem diferente dos centros de distribuição de antigamente, que tinham grandes áreas e eram colocados em zonas bem mais distantes, a Dark Store tem um tamanho reduzido e fica localizada em centros urbanos.

É quase como um tipo de loja, mas de portas bem fechadas para o público, e é disso que o termo Dark Store, ou loja escura, vem. Afinal, é um mini centro de distribuição de produtos vendidos por meio do e-commerce.

Como funcionam?

Diferente dos centros de distribuição antigos, elas têm tamanho menor e estão nos centros urbanos. Em geral, estão em áreas de maior volume populacional, em que os costumes de consumo dos residentes já são bem conhecidos.

O foco é reduzir a distância entre o produto e o cliente para possibilitar entregas no mesmo dia ou em um dia seguinte. As Dark Stores devem ser chamadas, ainda, de micro hub, ou um mini centro de distribuição urbana.

O layout dessas unidades é bem igual ao das lojas clássicas. Assim, os separadores podem dar entrada rápida aos produtos e montar os pedidos de modo acelerado para envio ou coleta.

As Dark Stores são a última etapa da cadeia logística e funcionam só como ponto de armazenamento ou de coleta. Assim, dispensam a presença de funcionários que oferecem conselhos aos clientes.

E apesar de esse modelo ser mais comum em redes de supermercados nos Estados Unidos, a tendência já se moveu para setores como varejo de itens domésticos, lojas de roupas e até para joalherias.

Diversas empresas que adotaram o modelo já percebem as vantagens e devem mantê-lo de modo permanente.

Assim como os clientes devem continuar a adquirir produtos online, os negócios que fizerem entregas ágeis e dão experiência de compra positiva precisam se destacar.

As vantagens da Dark Store

Visto isso, em seguida, serão detalhadas algumas das diversas vantagens em ter uma Dark Store. São elas:

 

1. A grande agilidade nas entregas

Já deu para ver como esse é um dos maiores benefícios das Dark Stores. Por estarem localizadas nas maiores cidades, e não no interior como a grande maioria dos centros de distribuição, elas dão mais vantagens ao consumidor no momento da entrega e frete.

Além disso, só por a Dark Store ser fechada para o público, ela possibilita a retirada do produto no local. Dar essas diferentes escolhas ao cliente é um diferencial competitivo, sendo uma das formas de garantir uma experiência mais personalizada e positiva.

2. A flexibilização no armazenamento

A Dark Store dá tanto a facilidade logística quanto operacional. Isso faz com que os gastos da entrega sejam baixos, já que a loja está posicionada próxima às pessoas que compraram os produtos.

3. Regiões com alta quantidade de pedidos

Essa é uma das razões do crescimento da popularidade da Dark Store. Diversos clientes acabaram optando por compras online, uma vez que os enormes centros urbanos tem certa dificuldade na maioria das vezes.

E como as Dark Stores estão dentro das grandes cidades, dão o benefício de entrega rápida dos produtos aos consumidores, além de diminuir os custos de frete.

O mesmo princípio se utiliza para contratar uma ótima empresa que faz locação de impressoras, que é a agilidade.

4. Custo mais reduzido de implantação

Apesar do problema de ter integração dos canais de atendimento, que foi citado antes, a implementação e operacionalização da Dark Store dá diversas vantagens ao lojista por seu custo reduzido.

5. Otimizar a experiência do cliente

Isso é o que toda empresa que trabalha com vendas, seja virtual ou não, gosta de ver. Sabe-se como os clientes estão cada vez mais exigentes, e por isso garantir mais facilidades deve ser o diferencial do negócio.

Dicas para alavancar as vendas de um negócio

Alguns empresários do setor de reparo de TV LED sempre se perguntam como aumentar as vendas de uma empresa. Sendo assim, é importante saber algumas dicas:

  1. Conhecer o público-alvo;
  2. Criar ações levando em conta o funil de vendas;
  3. Investir no setor de vendas e no atendimento digital;
  4. Personalizar e deixar a comunicação mais humana.

Essas são as dicas para que uma empresa possa alavancar as vendas. Cada dica tem a sua importância própria. Além disso, elas vão ajudar uma empresa que trabalha com limpeza garagem a conseguir muito mais clientes.

Conhecer o público-alvo 

Antes de ter uma campanha para aumentar as vendas da empresa, saber quem é o público e quais são as demandas que ele tem, é essencial para saber como fazer um discurso de venda, e de marketing que cause o efeito necessário, estimulando a compra.

Criar ações levando em conta o funil de vendas

Uma das maneiras mais eficazes de ter um plano de ação para as vendas é usar o modelo de funil de vendas. Ele auxilia com a estruturação de táticas, identificando o que necessita ser feito em cada fase.

Investir no setor vendas e no atendimento digital

Já que foi mencionado o tópico de e-commerce, outra dica para as empresas que estão à procura de como elevar as vendas é investir em meios digitais como fonte de conversão, e não só como meros canais de divulgação.

Personalizar e deixar mais humana a comunicação

Uma comunicação bem mais personalizada e humanizada faz com que o cliente, ou potencial cliente, se sinta mais essencial para a empresa, estreita a conexão, melhora o engajamento na comunicação e produz ótimas taxas de conversão e de fidelização.

Por isso, um negócio que trabalha com serviço de impermeabilização laje descoberta, deve investir bem em uma melhor comunicação com os clientes. Dado que os clientes dificilmente vão ignorar uma organização que se preocupa dessa forma.

Considerações finais

Operar um centro de distribuição Dark Store pede alguns pontos de atenção, um deles é a entrega de produtos com mais rapidez e precisão. Para isso, é necessário ter um ótimo planejamento logístico.

Se uma empresa que vende piso emborrachado cozinha for trabalhar com esse tipo de sistema de distribuição, vai precisar implementar uma boa organização de logística. Dado que, pela proposta de fazer entregas rápidas, exige que a organização seja mais cuidadosa.

Por fim, pode-se ver que esse modelo atual de centro de distribuição tem se tornado a prática na maioria das empresas que vendem pela internet. E os clientes não querem comprar de empresas que não tem uma boa logística de entregas mais rápidas.

No entanto, as marcas não devem se preocupar com isso a ponto de não fazerem, devem procurar bons profissionais e implementar esse sistema em suas entregas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site?
Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor #anunciodevenda ...
SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

 

Obrigado por nos visitar. Deixe uma opinião ou mensagem, isso nos ajuda a melhorar esse espaço

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O PIN!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
Projeto
close-link
Rolar para cima
%d blogueiros gostam disto: